Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - vcaixeiro

Páginas: [1] 2 3
1
Passatempos / Re: Passatempos fora de fórum Bang!
« em: Março 28, 2013, 13:08:52 pm »
Obrigado pela divulgação do passatempo Martin vs Feist! O link actualizado está aqui: http://refemdasletras.blogspot.pt/2013/03/passatempo-autor-vs-autor-1-george-r-r_25.html

Participem! É uma oportunidade única de ganhar dois livros à vossa escolha!

2
A Fúria dos Reis / Re: Qual a tua opinião ?
« em: Dezembro 15, 2012, 14:32:16 pm »
http://refemdasletras.blogspot.pt/2012/12/a-furia-dos-reis.html

Após terminar Muralha do Gelo com um misto de contentamento e surpresa, foi com enorme curiosidade que iniciei A Fúria dos Reis. Os acontecimentos do volume anterior deixaram-me numa enorme ânsia quanto a conhecer o futuro desta história, que se apresentou surpreendente, singular e intensa. Mesmo só conhecendo o estilo de Martin através dos volumes iniciais, sabia que até o impossível o autor tornaria possível. E, mais uma vez, Martin não decepcionou.

Embora seja evidente que o ritmo deste livro é bem mais pausado no que se refere à própria acção (sendo esse o único ponto menos bom presente na obra, que não diminui de forma alguma a sua qualidade), as escaramuças continuam a ser travadas nos Sete Reinos de uma forma quase que silenciosa e misteriosa. Este é, essencialmente, um livro em que as personagens apresentam as suas estratégias de guerra e as começam a por em prática, para que possam vencer ou apenas alcançar a paz num reino onde a corrupção é o mote central. Cada um vê-se cercado e inundado por inúmeras oportunidades, mas qual será a que conduz à desejada saída e aquela que guarda um fim tenebroso? Estar atento é fundamental, pois até o mais ínfimo pormenor que escapa pode ser fatal.

As intrigas tornam-se cada vez mais profundas ao haver mais personagens em destaque. O autor introduz-nos neste volume pontos de vista de novas personagens, tais como Davos, Stannis e Theon. A primeira, não muito importante, é apresentada imediatamente no início do livro, de modo a introduzir um novo cenário relacionado com Stannis. Já este concebe uma figura consistente que surge em vários pontos da narrativa, intercalando-se com as outras personagens. Rapidamente se evidencia que Stannis é mais um elemento cujo propósito é o mesmo de todos os outros: o poder. No entanto, a forma pela qual Stannis tenta alcançar a coroa é diferente de todos os outros, pois Stannis detém uma arma secreta, bastante ousada. Se será eficiente o seu plano, apenas os próximos livros o dirão. Mas o final deste livro transmite a ideia de que a sua escolha foi a correcta para a sua finalidade. Quanto a Theon, o autor serve-se da sua obstinação delineada por uma certa ingenuidade para apresentar formalmente outra das grandes Casas, a Casa Greyjoy.

A conquistar também mais destaque encontra-se Tyrion. Este anão tem vindo indubitavelmente a impressionar-me com a sua presença de espírito e mente brilhante, provando que as aparências escondem a essência do ser. No meu ponto de vista, Tyrion é, até agora, a personagem mais interessante em toda a obra de As Crónicas de Gelo e Fogo, quer pela sua impressionante perspicácia quer pela imprevisibilidade que nele é característica.

Ainda a assumir importante relevância encontram-se Arya e Sansa, as irmãs que, apesar de bastante jovens e particularmente diferentes, são forçadas a crescer perante toda a hostilidade que enfrentam. Ambas mostram inteligência e perseverança, não fossem elas pertencer a uma das mais nobres Casas dos Sete Reinos.

Por contraste, afiguram-se Jon, Catelyn e Daenerys que perdem a sua liderança, recuando para um plano secundário, se bem que Catelyn seja a personagem mais activa das três. Uma vez que Jon está ligado aos outros membros da família Stark, é possível conhecer-se os seus passos por outros pontos de vista, o que não acontece com Daenerys, raramente mencionada pelas outras personagens. Ela é aquela que anteriormente mais me cativou, e por isso esperava para a mesma um grande desenvolvimento por parte do autor. Tal não aconteceu neste livro, mas certamente acontecerá nos próximos.

Martin continua a manter-se fiel a uma escrita cuidada, pormenorizada e fortemente implacável. A cada ponto de vista, o autor apresenta um registo muito próprio que nos permite contactar com a camada mais interior de cada personagem. Assim, consegue-se facilmente conhecer cada uma delas e quais são as suas intenções e percepções mais intimistas, de uma forma que por vezes é calma e suave, enquanto que em certos momentos é tão crua e directa que chega a surpreender.

Ainda outro aspecto que merece destaque é a revelação de mais um pormenor do fantástico, mesmo no capítulo final. Embora esta obra tenha qualidades mais que suficientes para existir sem essa vertente da fantasia, é aí que reside a minha maior curiosidade. Aos poucos, percebe-se que será um factor deslumbrante e que fará desta história uma verdadeira obra-prima. Só espero que o título do próximo volume, O Despertar da Magia, reflicta o que de facto decorrerá no sublime universo de Westeros.

É, portanto, com grande entusiasmo que termino mais um excelente livro de George Martin. Uma narrativa que, embora pausada, faz transparecer o que reside no âmago de cada uma das suas personagens, dando-nos um vislumbre daquilo que poderemos presenciar quando o derradeiro combate irromper nos Sete Reinos.

3
Passatempos / Re: Passatempo A SAGA DE ALEX 9 de Martin S. Braun
« em: Julho 15, 2012, 14:31:25 pm »
Vou participar :) O livro promete!

4
Literatura / Re: O que andas a ler ?
« em: Janeiro 30, 2012, 05:44:04 am »
Já alguem leu o livro "O Outono Em Pequim"? Estou curioso mas tenho receio de arriscar...  :-\

5
Literatura / Re: Harry Potter e o Caldeirão de Pinguins
« em: Novembro 26, 2011, 05:39:49 am »
Pois, eu também tive sorte porque no primeiro dia não consegui... Não encontrava a pena mágica, nem sabia o que fazer! Mas depois com um conjunto de mais fãs de todo o mundo através do facebook conseguimos resolver o mistério e no segundo dia consegui criar a minha conta :D Fiquei mesmo feliz, porque para além de ficar a conhecer muito mais sobre as personagens, história da magia, etc., conheci algumas pessoas muito amigáveis com que ainda falo. Afinal, é sobre isso mesmo, não achas? Partilhar a nossa paixão e os nossos conhecimentos com alguém que percebe o que é o significado do HP. É pena que não tenhas conta ainda, mas penso que brevemente estará disponível o acesso outra vez, quando desbloquearem o segundo livro, o que está para breve! Vai ser uma espera curta :P

6
Literatura / Re: Harry Potter e o Caldeirão de Pinguins
« em: Novembro 26, 2011, 01:20:13 am »
http://refemdasletras.blogspot.com/search/label/Harry%20Potter

A cada dia que passa sinto que nunca poderei viver sem este universo. Sinto isso cada vez mais, principalmente agora que já não existem nem livros nem filmes para lançar :(

Quando acabei o último livro do Harry Potter tive a pior sensação de perda que alguma vez tive com uma colecção... depois vai passando com o tempo, é dificil principalmente porque foram livros e filmes que acompanharam a minha infância

Foi o que aconteceu comigo. Mas para mim ainda se tornou mais especial porque foi com esse universo que eu cresci, que aprendi o que é um livro ou um filme, ou que soube o que significa o verdadeiro valor do amor e da amizade. Tinha 6 anos quando o primeiro filme saiu, e fiquei logo rendido. Comecei a ler os livros e desde aí não tenho conseguido manter-me longe do HP, ainda ontem estava um pouco em baixo e peguei no sétimo livro e esqueci todos os problemas, foquei-me na história que já reli dezenas de vezes e todo o entusiasmo reapareceu como se fosse a primeira vez que estivesse a ler o livro. Isto é magia, sem dúvida, é uma parte de mim que sempre me acompanhará para o resto da vida. "Hogwarts will always be there to welcome you home." :)

7
Literatura / Re: Harry Potter e o Caldeirão de Pinguins
« em: Novembro 26, 2011, 01:11:19 am »
O Pottermore está aberto desde Outubro para todos, mas em Agosto durante alguns dias foi possível criar uma conta com acesso exclusivo e antecipado e eu tive essa sorte! :D Segundo o Pottermore Chosen Ones, o novo livro estará disponível em Janeiro, mas não há informações concretas de momento. Mas o primeiro livro já satisfaz bastante a curiosidade de qualquer fã!

8
Literatura / Re: Harry Potter e o Caldeirão de Pinguins
« em: Novembro 24, 2011, 05:56:45 am »
http://refemdasletras.blogspot.com/search/label/Harry%20Potter

A cada dia que passa sinto que nunca poderei viver sem este universo. Sinto isso cada vez mais, principalmente agora que já não existem nem livros nem filmes para lançar :(

9
Já participei, também :D Espero ter sorte desta vez! Boa sorte a todos!

10
Literatura / Re: Lista de Livros por Ler
« em: Outubro 02, 2011, 04:13:08 am »
Também tenho muitos por ler, é melhor nem sequer fazer lista. Preciso de mais umas férias para pôr a leitura em dia  ;D

11
Livros publicados / Re: O Mago - Aprendiz de Raymond E. Feist
« em: Outubro 02, 2011, 04:09:53 am »
Já compreendo, obrigado! Seria, de facto, uma extrema diferença de dimensões de Magician para o segundo volume (Espinho de Prata, que na realidade é o terceiro). Espero que o último chegue brevemente à SDE  ;D

12
A Dança dos Dragões / Re: A Dança dos Dragões
« em: Outubro 02, 2011, 04:06:33 am »
Eu bem queria comprar mais uns livrinhos, mas no mês de Setembro é para esquecer!

13
Livros publicados / Re: O Beijo das Sombras
« em: Outubro 02, 2011, 04:04:11 am »
Li um pouco do excerto e também nao me cativou muito... Mas um excerto é um excerto, claro, e com tantas opiniões positivas lá terei que juntar este à lista

14
Sala de Convívio / Re: Jogo de palavras proibidas
« em: Outubro 02, 2011, 04:00:24 am »
Ainda está por ver o primeiro episódio, mas mesmo assim penso que a série retrata minuciosamente os cenários e as caracterizações dos protagonistas.

Alguma vez uma série te deixou colérico porque a magia que o livro transmite não se identifica na séria alusiva a esse livro?

15
Livros publicados / Re: Entrevista exclusiva a Jacqueline Carey
« em: Outubro 02, 2011, 03:50:19 am »
Esta saga está mesmo a puxar o meu interesse. Do pouco que li fiquei conquistado! Excelente entrevista!

Páginas: [1] 2 3