Autor Tópico: O Beijo das Sombras  (Lida 10588 vezes)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: O Beijo das Sombras
« Responder #15 em: Abril 30, 2011, 04:41:21 am »
O Beijo das Sombras - Crítica no blogue Pedacinho Literário

O Beijo das Sombras foi, em absoluto, uma muito agradável surpresa. Com um mundo intricado e tão imensamente desejado pelos humanos, Laurell K. Hamilton apresenta um primeiro volume de uma série cheio de luxúria, provocações, atentados de morte e muita, muita sensualidade. Claramente, um romance de fantasia que não deixará nenhum amante do género indiferente, incrível pela sua escrita belíssima e curiosa ao olho meramente mortal. Uma excelente nova aposta da Colecção BANG, pela Saída de Emergência, que, uma vez mais, entrega o que promete: uma história envolvente, com personagens muito bem trabalhadas e uma trama que mantém o leitor agarrado do principio ao fim.

Meredith Gentry é a princesa Sidhe há muito desaparecida e que agora tenta manter o seu disfarce de se passar por humana, trabalhando numa agência de detectives de seres feéricos, de modo a evitar ser encontrada por qualquer membro real da Corte. Há quem pense que ela fugiu por não mais aguentar a dor de um coração partido mas a verdade é que Merry abandonou, de um momento para o outro, a Corte Unseelie devido aos inúmeros duelos para os quais era constantemente convocada e de onde, dificilmente, continuaria a sair viva. Assim, deixou para trás a sua família e os seus amigos e partiu para Los Angeles onde acabou por se adaptar e encontrar novas alianças... até agora.

Este é um daqueles livros em que a força da personagem principal é avassaladora. Merry é destemida, aventureira e extremamente segura de si, porém, é o seu medo irracional de ser encontrada e morta por membros reais da Corte Unseelie que também a torna ponderada e incrivelmente astuta. Ela é fantástica, detentora de um poder raro e de uma mortalidade frágil que a transformam num alvo fácil mas nem assim ela é mulher para baixar armas, lutando do início ao fim. Ser guiado por uma personagem assim é como o mais doce aroma da primavera que insiste em nos atormentar com as mais deliciosas visões de um mundo mágico distanciado mas demasiado tentador. No entanto, e embora o livro esteja recheado de um entra e sai de personagens dos mais variados tipos e feitios, a grande maioria deles é, igualmente, fantástica, apelativa e bastante cativante. Como disse anteriormente, a própria Merry é estupenda, uma heroína mestiça do seu mundo, uma personagem de fazer o leitor apaixonar-se, mas também temos outras entradas como, por exemplar, Frost, o assassino gelado e segundo em comando da Guarda da Rainha, um homem de uma beleza estonteante e de uma calidez intrigante, ou então Andais, a rainha estupendamente cruel e arrogante. Se calhar, Sholto? O rei dos Sluagh e cuja aparência por mais perfeita que pareça esconde algo terrivelmente grotesco por baixo de refinadas vestimentas, ou até mesmo Barinthus, aquele homem incrivelmente alto e cuja sensação primária ao avistá-lo é um inalar profundo da brisa do mar. Não interessa quantos são nem quanto tempo permanecem no activo, toda a gama de seres Sidhe e feéricos é incrível, havendo de tudo um pouco, desde duendes a gigantes, passando por seres do mar como roane e indo até às pequenas fadas com asas de borboleta cuja forma de alimentação até faz arrepiar. A acrescentar a um fabuloso leque de intervenientes, temos um ambiente maravilhoso, onde a oportunidade de o leitor tanto apreciar a perspectiva real e humana dos locais de acção como a mágica, permite um melhor entendimento de todo o pensamento e movimento por parte dos seres feéricos. Apesar de muito poucos conviverem com humanos e estes últimos terem pleno conhecimento da existência dos primeiros, pessoalmente, gostei imenso da atmosfera real de Los Angeles em que, mesmo com artes mágicas, Merry tem de lidar com o humano comum. Porém, serão muitos desses conhecimentos que a manterão viva, o maior tempo possível, uma vez chegada à Corte Unseelie.

A escrita de Laurell K. Hamilton é simplesmente deliciosa. Atenta aos detalhes nas descrições dos sentimentos e sensações durante todos os actos e propensões sexuais mas também incrivelmente atraente e sedutora na descrição dos movimentos dentro da corte, na caracterização dos personagens (aspectos físicos de cada um) e no próprio ambiente envolvente. Igualmente tentadora é a sua criatividade. Laurell K. Hamilton apresenta, com o seu O Beijo das Sombras, uma abordagem feérica completamente inovadora. Esqueçam os vampiros e os anjos, os lobisomens e os mortos vivos, estas fadas, estes esplendorosos Sidhe, vieram para roubar o lugar a qualquer ser sobrenatural que se coloque nos seus caminhos. Já não estamos perante aquelas criaturas pequenas, belas e simpaticamente amorosas. As fadas tornaram-se excelentes homens e mulheres, poderosas na sua sexualidade, governadas por uma rainha cuja vontade fortemente roça o sadismo, e cada vez mais propensos a actos de pura vingança e crueldade.
Embora tenha uma conotação sexual, uma vez que o sexo é como uma moeda de troca, de estabelecer alianças, de ir de encontro ao verdadeiro poder entre os Sidhe, assim como um meio de reprodução, não achei O Beijo das Sombras excessivamente provocador. A linguagem não é tão crua, apresentando-se, inclusive, muitas vezes sensível e todas as cenas encontradas estão devidamente fundamentadas. A nível pessoal, gostei imenso deste livro. Foi uma leitura que me levou por mundos nunca antes explorados, por mim, e cujos pormenores dos vários tipos de poder, das hierarquias dentro da corte e dos inúmeros seres feéricos me fez, totalmente, as delícias.

Um livro intenso e inovador. Uma leitura extremamente agradável, aprazível, que deixará o leitor completamente encantado e viciado tanto nesta personagem principal magnifica como na escrita de Laurell K. Hamilton. Pessoalmente, mal posso esperar pela publicação do próximo volume!

Para seguir no blogue Pedacinho Literário.
http://pedacinho-literario.blogspot.com/2011/04/o-beijo-das-sombras-laurell-k-hamilton.html
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Misa

• Leitor Inveterado
  • aka Misa1985
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Maio 02, 2011, 22:17:08 pm »
Já tive a ler a crítica. Este livro está a ficar cada vez mais interessante.

Offline Puky

• Bibliófilo
  • "Viaja com leveza"
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Maio 03, 2011, 22:11:02 pm »

Eu vou levantar o meu daqui a umas horinhas  ::)

A ler: Celestial - Cynthia Hand

Offline Misa

• Leitor Inveterado
  • aka Misa1985
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Maio 04, 2011, 22:20:15 pm »

Eu vou levantar o meu daqui a umas horinhas  ::)

Inveja....
Só irei ter o meu lá para o dia 8/9 de Maio.
« Última modificação: Maio 04, 2011, 22:27:13 pm por Misa »

Offline Puky

• Bibliófilo
  • "Viaja com leveza"
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Maio 09, 2011, 21:48:24 pm »
Mas antes de pegar neste ainda tenho 2há frente >.<

A ler: Celestial - Cynthia Hand

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Maio 20, 2011, 04:36:00 am »
Este, ainda está em séria ponderação e à espera de mais feedbacks.
A sério, mais uma série?  ::)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Maio 26, 2011, 03:50:11 am »
O Beijo das Sombras - Crítica na revista Os Meus Livros

http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Articles.ArticleView&article_id=946
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Maio 26, 2011, 03:59:32 am »
O Beijo das Sombras - Crítica no blogue As Histórias de Elphaba

Adorei! Tinha de começar esta critica assim pois este livro conseguiu superar todas as minhas expectativas e prendeu-me completamente a atenção.
Sensual e irreverente, esta foi uma leitura viciante e surpreendente. Laurell K. Hamilton estreia-se na Saída de Emergência com a extraordinária obra "O Beijo das Sombras", repleta de acção e fantasia ao mais alto nível, esta narrativa marcará, sem dúvida, os amantes de outros mundos.

Meredith é meio fada e meio humana, fugida da sua terra de origem vive entre os humanos refugiando-se no seu feitiço de ilusão e tentando ter uma vida normal, apesar de a normalidade ser algo que está longe de pertencer ao seu quotidiano. Merry trabalha numa agência de detectives privados direccionada para o paranormal, facto que é reconhecido entre os humanos, mas um dia, um determinado trabalho e um determinado criminoso colocam a descoberto a sua verdadeira natureza como Princesa Sidhe e a sua integridade bem como a dos seus amigos volta a estar sob perigo de morte caso ela não voltar a integrar a corte a onde pertence...
Belíssima, a nossa Meredith vê-se agora obrigada a voltar para o seu verdadeiro mundo onde a tentaram matar diversas vezes no passado e, apesar da promessa de a manterem sã e salva, qual será o preço do seu regresso? Conseguirá ela sobreviver á sua rainha? Que perigos esconderam as meias verdades que a transportam para o lugar que mais anseia e onde se sente verdadeiramente bem?

Esta é uma história realmente apelativa, fantasia para adultos ao mais alto nível docemente beijada por volúpia que apresenta um universo totalmente novo com fadas deslumbrantes detentoras de um brilho e perversidade hipnotizantse.

Repleta de pontos fortes um dos trunfos desta narrativa são os seus personagens, dos principais aos secundários todos eles são simplesmente fascinantes e deixando-me maravilhada com o seu lado cruel onde a morte e a tortura reinam lado a lado com a beleza extrema.

Um mundo que inebria com o seu cheiro a medo, mas que consegue ser sempre excitante atraindo-nos para uma teia onde o fruto proibido pode ser a nossa última tentação.

A magia, os poderes são ainda mais apelativos pela sua desumanidade, todo o horror e frieza que conseguem transmitir são muito atractivos transmitindo ao leitor envolvência, é como se em torno de todo o enredo houvesse uma luz que alimenta a escuridão, uma mistura sublime de essências que prende os personagens não permitindo a existência da bondade pura das histórias de encantar.

Numa altura em que a fantasia é cada vez mais explorada e comercial Laurell K. Hamilton prova que ainda não se atingiram os limites para a imaginação e num simples toque pode reinar a ilusão e o prazer, o mais atroz de todos os fados e a concretização do maior dos anseios. Quanto à escrita da autora é muito convidativa, breve em descrições mas suficientemente pormenorizada para nos familiarizarmos com o meio envolvente, Laurell oferece-nos fluência de diálogos que intercala momentos de acção, conseguindo assim transmitir a emotividade dos seus personagens. A fluidez com que devoramos o livro é admirável e a mim deixou-me completamente presa às suas páginas, só descansando quando terminada a leitura.

Claro que só vos poderia recomendar este livro, para mim Laurell K. Hamilton é, de agora em diante, um nome a ter em conta no fantástico e que seguirei atentamente de perto. Mais um nome de peso na já conhecida colecção Bang! - Saída de Emergência.

Para seguir no blogue As Histórias e Elphaba.
http://historiasdeelphaba.blogspot.com/2011/05/o-beijo-das-sombras-de-laurel-k.html

Offline RaquelCollin

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • RaquelCollin
« Responder #23 em: Agosto 28, 2011, 01:59:42 am »
Para dizer a verdade de inicio estava um pouco desconfiada do livro, mas depois adorei, mesmo ao estilo da Hamilton :P
A ler: http://www.goodreads.com/RaquelCollin
website: www.raquelcollin.wordpress.com
http://photostall.wix.com/raquelcollin
"Even the Devil may cry when he looks around Hell and realizes he's alone." (Sherrilyn Kenyon, Devil May Cry)

Offline Misa

• Leitor Inveterado
  • aka Misa1985
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 02, 2011, 07:05:31 am »
Já li o livro (finalmente) e tenho a dizer o seguinte: Gostei da forma como a autora escreve. Acerca da história em si, não me satisfez! Ou seja não gostei do livro!

Offline vcaixeiro

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Outubro 02, 2011, 04:04:11 am »
Li um pouco do excerto e também nao me cativou muito... Mas um excerto é um excerto, claro, e com tantas opiniões positivas lá terei que juntar este à lista

Offline denise

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Fevereiro 18, 2012, 00:40:35 am »
tá na big lista, e a sinopse que li até me cativou, no entanto ando a ler muitos comentários críticos a este livro, o que já me deixou um bocado de pé atrás =s

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Março 25, 2012, 21:37:41 pm »
Gosto muito deste tipo de histórias de fantasia urbana.  :P
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline patyy

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • Chaise Longue
« Responder #28 em: Maio 23, 2012, 23:03:15 pm »
Li a conselho da Homónima (leia-se Pedacinho Literário) e adorei  :D

http://girlinchaiselongue.blogspot.pt/2012/05/opiniao-o-beijo-das-sombras.html

Offline RaquelCollin

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • RaquelCollin
« Responder #29 em: Janeiro 16, 2013, 01:04:05 am »
Vi na wook, os livros dela com outras capas com publicação em fevereiro, e não pude deixar de reparar no preço, a 9 euros, pergunto-me se será uma edição de bolso ou só estão mesmo a renovar as capas.
A ler: http://www.goodreads.com/RaquelCollin
website: www.raquelcollin.wordpress.com
http://photostall.wix.com/raquelcollin
"Even the Devil may cry when he looks around Hell and realizes he's alone." (Sherrilyn Kenyon, Devil May Cry)