Autor Tópico: 13ª Leitura Conjunta - John Carter de Edgar Rice Burroughs - 2ª Fase  (Lida 1107 vezes)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Ontem acabei de ler este livro.

O livro continua no seu estilo. Temos os diálogos extremamente irreais, as coincidências sempre favoráveis ao herói e o próprio herói que consegue fazer tudo o que é preciso. No entanto, o autor consegue fazer uma narrativa em que mantém o nosso interesse (a curiosidade de saber o que acontece ao herói do desenho animado ::)) e o fim acaba por ser bastante interessante, não sendo o final feliz e cor-de-rosa que poderia ser de esperar desta narrativa (não fossem as pistas iniciais do narrador).

Não me vou estender pois acho que no fim das contas fui a única a participar na leitura conjunta - que afinal não terá sido conjunta - e não vale a pena estar a falar "para o boneco". Se por acaso ainda houver alguém por aí interessado em discutir o livro que apareça e fala-se mais um pouco sobre este. :)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: 13ª Leitura Conjunta - John Carter de Edgar Rice Burroughs - 2ª Fase
« Responder #1 em: Maio 01, 2012, 19:35:44 pm »
Não falaste para o boneco. Como já sabes li o livro há algum tempo e não participei na votação da leitura conjunta, mas posso falar contigo do que ainda me lembro.

A primeira parte foi um pouco chata de ler para mim. A segunda parte teve mais graça. As batalhas épicas no final, com barcaças voadoras e outros veículos aéreos tornam a aventura bem mais interessante, mas aquele casamento e salvamento... como já disse se tivesse lido com 7 ou 8 anos teria adorado.

A parte mais forçada e descabida foi quando
Spoiler (click to show/hide)
.

O final abre as portas para as aventuras que se seguem, pelo menos termina melhor que Tarzan (história sem pés nem cabeça).

Depois da leitura de John Carter fiquei a saber onde foram buscar a ideia para o He-Man. ;D

Decididamente Edgar Rice Burroughs foi uma grande desilusão e tão cedo não tenho vontade de ler outra aventura dele.

Michael Moorcock fez uma versão sua de John Carter cujo resultado final, foi bem melhor minha opinião claro (caso raro em que a cópia é melhor que o original): a trilogia Warriors of Mars assinado com o pseudónimo de Edward P. Bradbury e traduzido para português http://bibliowiki.com.pt/index.php/Edward_P._Bradbury

Não sei se já leste.

Quando os li nem sabia que existia um John Carter nem que Warriors of MArs eram um pastiche. A primeira vez que soube quem era o JC foi no segundo volume da Liga dos Cavalheiros extraordinários de Alan Moore!!!

Só depois (não sei bem há quantos anos) é que percebi que afinal John Carter já me havia sido apresentado há muito tempo atrás, por um mestre da ilustração: Frank Frazetta.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 01, 2012, 20:07:50 pm »
Não falaste para o boneco.
Ainda bem que não. :)

Achei interessante a tal batalha das barcaças voadoras. Pergunto-me o quão original foi a ideia e o quão foi inspirada no grande desenvolvimento tecnológico que se estava a dar na altura. E todas estas batalhas e este tipo de acção são mesmo aquilo que nos cativariam quando éramos crianças.

O salvamento final também é a típica acção do desenho animado que adorávamos enquanto crianças. Temos o herói quase a morrer num momento e, de repente, este tem força para continuar durante horas e salvar o mundo. No meio de tanta coisa descabida que já tinha havido e apreciando a acção sempre segundo a perspectiva do "desenho animado de infância", a situação não me fez muita mais comichão que o resto do livro.

Como estava perfeitamente mentalizada para o tipo de história que era, Edgar Rice Burroughs não foi nenhuma desilusão para mim e acho que até comprarei e lerei mais algum livro dele, se a SdE o publicar. Se não o fizer, também não tenho o interesse de ir atrás dos restantes livros dele. E penso ainda que vou oferecer este  livro ao meu sobrinho quando ele tiver os seus 7 aninhos. Talvez lhe cative o interesse para o Fantástico logo cedo. ::)

Não conheço essa trilogia Warriors of Mars (embora o nome não me seja estranho, talvez a tenham mencionado no outro tópico sobre o autor) e embora possa ser melhor que este John Carter não estou lá muito interessada em ler mais alguma série do estilo. Olhando para esse link que aí puseste, acho que sou capaz de ter algum dos livros, ou os três, pois tenho ideia de já ter visto esses nomes nalgum lugar.

Quanto a descobrir personagens através da Liga dos Cavaleiros Extraordinários do Alan Moore, não te envergonhes nem fiques espantado pois isso também já me aconteceu a mim. :P Já não me lembro qual era a personagem mas houve uma com qual tive uma situação muito semelhante à tua.

Acho que todos já tivemos algum contacto com muitos destes heróis do início do século passado de que não tínhamos/temos noção através de algumas ilustrações famosas. De facto, apesar da literatura pulp não ter existido em Portugal como existiu nos EUA, as suas ilustrações chegaram cá e de alguma forma vimos algumas delas.

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 01, 2012, 20:25:21 pm »
Realmente a falta de tempo fez com que me atrasasse, mas uma vez que o livro é tão fácil de ler assim, cá virei para fazer novos comentários.

OFF:
Falou-se aqui da versão do Michael Moorcock, eu não li a original para comparar, mas essa está engraçadota... falta-me ler agora o Senhor das Aranhas.

A mesma História de sempre com um design revigorado...

Bonito bonito, é fazer um minote à Virgem Maria!!

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 01, 2012, 22:26:31 pm »
Não conheço essa trilogia Warriors of Mars (embora o nome não me seja estranho, talvez a tenham mencionado no outro tópico sobre o autor) e embora possa ser melhor que este John Carter não estou lá muito interessada em ler mais alguma série do estilo. Olhando para esse link que aí puseste, acho que sou capaz de ter algum dos livros, ou os três, pois tenho ideia de já ter visto esses nomes nalgum lugar.

Se tivesse começado por John Carter, também não iria ler Warriors of Mars, mas como comecei pela cópia quis saber como era o original.

Voltando a John Carter, não sei onde surgiu a ideia de barcaças voadoras, mas não me espanta que tenham inspirado a barcaça de Jabba no Regresso de Jedi.

Quanto a descobrir personagens através da Liga dos Cavaleiros Extraordinários do Alan Moore, não te envergonhes nem fiques espantado pois isso também já me aconteceu a mim. :P Já não me lembro qual era a personagem mas houve uma com qual tive uma situação muito semelhante à tua.

Há muito que perdi a vergonha, depois de algumas peripécias que já vivi. ;) Foi espanto que senti e não vergonha. :)

Acho que todos já tivemos algum contacto com muitos destes heróis do início do século passado de que não tínhamos/temos noção através de algumas ilustrações famosas. De facto, apesar da literatura pulp não ter existido em Portugal como existiu nos EUA, as suas ilustrações chegaram cá e de alguma forma vimos algumas delas.

Exacto, o meu contacto com as obras de ERB, REH, HPL, foram sempre através de terceiros e adaptações a outros media, geralmente BD e cinema. Só muito recentemente (menos de 10 anos) comecei a conhecer realmente as suas verdadeiras vozes.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 01, 2012, 22:28:17 pm »

Falou-se aqui da versão do Michael Moorcock, eu não li a original para comparar, mas essa está engraçadota... falta-me ler agora o Senhor das Aranhas.

Eu li os três gostei, mas já não me lembro de nada. :P