Autor Tópico: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 2ª fase  (Lida 6172 vezes)

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Ora nesta fase a Alex 9 revela-se ao enfrentar aqueles salteadores, e de seguida dá por si nos aposentos do rei, a fazer uma barricada e a tentar salvar-lhe a vida. Gostava de ver qualquer coisa do ponto de vista da Alex sobre estas capacidades extraordinárias que está a demonstrar, dá-me uma sensação muito passiva dela, vê-la toda zen a distribuir porrada sem reacção, e eu sem perceber se ela já era extraordinária sem a espada, ou se a espada dá um extra. ??? Suponho que quero perceber melhor a relação entre a Alex e a espada. A cena da barricada acaba com a Alex a enfrentar Garic de Cary, e ficamos em suspenso - aquela última frase ("E então aconteceu.") deu cabo de mim! ;D

Noutra parte da narrativa assistimos à queda de Tamurya. Gostei de seguir a batalha e de ver o modo como os tshiu balancearam as coisas a seu favor (e de como foram vencidos na batalha de Golaria :P). Aqueles esquemas da batalha ajudam imenso a visualizar as coisas. ;) Com a chegada do Inverno há um adiamento dos movimentos militares de ambas as partes, mas estou curiosa em como os tshiu vão tentar abordar Brodom (especialmente agora que sabemos que estão interessados na "estrela que caiu do céu"), e em como os brodomeses (?) vão proteger o seu país.

Entretanto na frente "mundo futurista" temos algumas revelações interessantes, como a do Pierre ter estado na nave da Alex e lhe ter deixado a espada e as coordenadas que a levaram ao mundo de Brodom. Ou o encontro da Kaoru com aquele estranho misterioso no final. 27 Mundos Humanos? Tantos! Pergunto-me qual a relação entre estes, a espada, a Alex e a potencial catástrofe que parece estar a formar-se.

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 2ª fase
« Responder #1 em: Outubro 08, 2012, 11:05:50 am »
Ainda bem que estás a gostar, P7.

As capacidades extraordinárias de Alex advêm essencialmente de ela ter treinado artes marciais todos os dias desde tenra idade e do seu talento pessoal. Como sabes, ela foi a primeira mulher e a pessoa mais jovem a ganhar o famoso torneio de espada da Takahashi. A relação que teve com os seus mestres permitiu-lhe desenvolver uma habilidade incomum.

A relação de Alex com a espada ainda vai demorar a desvendar-se. Eu se fosse a vocês, punha de parte a ideia de um poder sobre-natural qualquer atribuído à espada. ;)

O resto das questões que puseste são exatamente questões que eu queria deixar em aberto para o 2º volume. Ainda que o cliff-hanger "E então aconteceu." não estivesse na primeiríssima versão, tendo sido colocada assim para criar um final estimulante para as pessoas comprarem o 2ºvolume. Não sei se resultou muito bem  ;) De qualquer forma, optei por o deixar na Saga, pois acabou por ficar muito encaixado e porque os leitores agora têm uma solução fácil: continuar a ler o livro...  ;D
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 08, 2012, 23:43:30 pm »
(...)
As capacidades extraordinárias de Alex advêm essencialmente de ela ter treinado artes marciais todos os dias desde tenra idade e do seu talento pessoal. Como sabes, ela foi a primeira mulher e a pessoa mais jovem a ganhar o famoso torneio de espada da Takahashi. A relação que teve com os seus mestres permitiu-lhe desenvolver uma habilidade incomum.

A relação de Alex com a espada ainda vai demorar a desvendar-se. Eu se fosse a vocês, punha de parte a ideia de um poder sobre-natural qualquer atribuído à espada. ;)
(...)

Já estou mais esclarecida. ;) Acho que o aparecimento... incomum, chamemos-lhe... (porque até tem uma explicação perfeitamente racional) da espada acabou por levar-me a tentar ler coisas a mais na espada em si, e distraiu-me da Alex.

(...)
O resto das questões que puseste são exatamente questões que eu queria deixar em aberto para o 2º volume. Ainda que o cliff-hanger "E então aconteceu." não estivesse na primeiríssima versão, tendo sido colocada assim para criar um final estimulante para as pessoas comprarem o 2ºvolume. Não sei se resultou muito bem  ;) De qualquer forma, optei por o deixar na Saga, pois acabou por ficar muito encaixado e porque os leitores agora têm uma solução fácil: continuar a ler o livro...  ;D

Acho que resultou para me atiçar a curiosidade, pelo menos agora, para continuar a ler... O facto de estar tudo seguido no omnibus é definitivamente um bónus. :D Li pela primeira vez o primeiro livro por volta da altura em que saiu o segundo livro, por isso nem me lembro porque é que não avancei para o mesmo. ???

Outra coisa de que me lembrei agora, e que me suscitou algum interesse, é o facto do nome completo do Rin soar à Alex como o nome da espada. Já estou aqui a magicar possíveis ligações entre os dois, para além da óbvia. ;D

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 10, 2012, 22:23:34 pm »
Também já li esta parte à uma semana e tal, mas desde então não tenho tido tempo para ler nada a não ser  livros da universidade. A avaliação continua está a matar-me  :'(
Vou tentar ler até domingo a próxima fase para não atrasar ainda mais.

Em relação à história concordo com a p7 e obrigado mais uma vez obrigado ao Sr "Martin Braun" pelas repostas.
Aquele final é para deixar  os leitores desesperados, felizmente já temos a continuação. Como a história no 2º livro não começa directamente onde acabou, dá vontade de continuar a ler para saber o que aconteceu a Garic de Cary.
- A vida de Alex já estava toda planeada, o treino que teve foi para a preparar para o futuro.
- Estou curioso para saber exactamente o porquê de enviarem a Alex para auele mundo;
- Também existem pessoas do futuro nesse mundo, intrigante;
- e por último, os desnhos das batalhas ajudam imenso. Na minha opinião um exemplo a seguir por parte de todos os escritores de fantasia. Torna muito mais fácil perceber o que o autor está a tentar transmitir.

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 13, 2012, 14:29:55 pm »
Boa!

Já agora, ontem a falar com o Rogério Ribeiro, ele confessou-me que o 2º volume ainda é o que ele gosta mais. De modo que estamos a entrar numa boa parte, prometo  ;)

O truque do nome de Rin Jikard deu-me muito gozo. Tive de pesquisar palavras em húngaro que dessem para combinar com alguma das designações em japonês de dragão, o que foi divertidíssimo, e foi aí que acabei por definir o nome da personagem. É um dos meus mind games favoritos deste livro. Mas não será o único  ;) Já agora Rinjin é um dragão de água, de modo que também tem o seu significado relativamente à Alex. «Ser é fluir».

Claro que agora as questões começam a adensar-se. O primeiro volume foi apenas um aperitivo, tal como «Star Wars» é um aperitivo para «ESB» e «Return of the Jedi».

Quanto aos mapas de batalha: adoro!!! É das minhas experiências favoritas a construir este romance: imaginar as batalhas e depois construir o mapa. Normalmente faço no MS Word, com rectângulos e triângulos e outras figuras, e depois os designers da SdE fazem o belíssimo trabalho de transformar nalguma coisa publicável. Tive a ideia porque quando se lê alguma coisa sobre batalhas históricas há sempre um mapa para ajudar a mostrar o que se passou. Sempre achei que ajudava imenso, por isso, como as batalhas de Alex estão muito claras na minha mente, achei que também poderia usar a mesma ideia. Por acaso fico surpreso como é que isto não é normal nos escritores de fantasia... Mapas de batalhas históricas é o que para aí há mais!
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 13, 2012, 15:48:58 pm »
Boa!

Já agora, ontem a falar com o Rogério Ribeiro, ele confessou-me que o 2º volume ainda é o que ele gosta mais. De modo que estamos a entrar numa boa parte, prometo  ;)

O truque do nome de Rin Jikard deu-me muito gozo. Tive de pesquisar palavras em húngaro que dessem para combinar com alguma das designações em japonês de dragão, o que foi divertidíssimo, e foi aí que acabei por definir o nome da personagem. É um dos meus mind games favoritos deste livro. Mas não será o único  ;) Já agora Rinjin é um dragão de água, de modo que também tem o seu significado relativamente à Alex. «Ser é fluir».

Claro que agora as questões começam a adensar-se. O primeiro volume foi apenas um aperitivo, tal como «Star Wars» é um aperitivo para «ESB» e «Return of the Jedi».

Quanto aos mapas de batalha: adoro!!! É das minhas experiências favoritas a construir este romance: imaginar as batalhas e depois construir o mapa. Normalmente faço no MS Word, com rectângulos e triângulos e outras figuras, e depois os designers da SdE fazem o belíssimo trabalho de transformar nalguma coisa publicável. Tive a ideia porque quando se lê alguma coisa sobre batalhas históricas há sempre um mapa para ajudar a mostrar o que se passou. Sempre achei que ajudava imenso, por isso, como as batalhas de Alex estão muito claras na minha mente, achei que também poderia usar a mesma ideia. Por acaso fico surpreso como é que isto não é normal nos escritores de fantasia... Mapas de batalhas históricas é o que para aí há mais!

Spoiler (click to show/hide)
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 13, 2012, 22:34:22 pm »
Será,  rui278??  :P

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 13, 2012, 23:16:50 pm »
Será,  rui278??  :P

Spoiler (click to show/hide)

Btw, estás a pensar em alguma vez continar com o universo da alex?

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 13, 2012, 23:44:46 pm »
Era isso mesmo, Rui. Era isso mesmo. Estou a contar continuar a escrever sobre este universo, sim. :-) Stay Tuned.

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 13, 2012, 23:57:51 pm »
Estou a contar continuar a escrever sobre este universo, sim. :-) Stay Tuned.

YAY!

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 15, 2012, 21:01:20 pm »
Boa!

Estou a gostar bastante da Saga da Alex 9. Ainda vou no início, por isso tenho que ter cuidado com os vossos spoilers:P

Existe a sorte de eu ser criança nos anos 90 e como jovem adulto, sou fã de animé e mangá8)

Esta compilação de volumes, faz me lembrar, tanto space opera e fantasia épica; tanto animés, como Dragon Ball Z, Samurai X ou Bleach, o que me agrada bastante.

É intencional? Uma homenagem às grandes aventuras épicas. Agora encontrei sem querer, o spoiler (li sem querer a dramatis personae por curiosidade) que existe uma personagem chamada Kaoru..... e os templos da água  da, fogo, terra, ar e metal.

Se for intencional então vou adorar estes volumes, porque sempre gostei de histórias com vários arcos de história (como mencionas-te no Clube, Star Wars).

Tenho uma pergunta a fazer, de curiosidade, existe um antagonista por cada volume? Como se diz no fandom americano.
The Big Bad.
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 15, 2012, 22:17:14 pm »
Olá, Fernando! Claro que é intencional!

Samurai X é a minha animé favorita, embora goste muito do Bleach, assim assim do Dragon Ball Z e seja um fã incondicional do Naruto. Existem também outras influências, como os desenhos de Kazuo Koiké: Lone Wolf and Cub e Path of the Assassin, principalmente.

E, de facto, existe um Grande Mau por cada volume, embora haja uma trama contínua e seja tudo parte da mesma intriga.

Já agora, o nome de Sanjuro também é uma homenagem. Conseguem saber a quem?

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 15, 2012, 22:54:01 pm »
Olá, Fernando! Claro que é intencional!

Samurai X é a minha animé favorita, embora goste muito do Bleach, assim assim do Dragon Ball Z e seja um fã incondicional do Naruto. Existem também outras influências, como os desenhos de Kazuo Koiké: Lone Wolf and Cub e Path of the Assassin, principalmente.

E, de facto, existe um Grande Mau por cada volume, embora haja uma trama contínua e seja tudo parte da mesma intriga.

Já agora, o nome de Sanjuro também é uma homenagem. Conseguem saber a quem?

Sanjuro, o yojimbo (guarda-costas) e rounin::)

Samurai X é uma das melhores animé que passou. Ao ponto de em Portugal nos anos 90, entre as crianças (eu era uma delas), o antagonista Makoto Shishio rivalizar em popularidade com o Freezer.
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 15, 2012, 23:15:02 pm »
Boa! É esse mesmo.  ::)

A série de Kyoto do Samurai X, em que entra o Makoto Shishio foi uma das séries mais impressionantes que já vi! Genial, mesmo!

A Alex não é o Kenshin, mas tentei dar-lhe uns pozinhos da tranquilidade de Imura, e uns pozinhos da sua simpatia. Espero que consigas vê-los  ;)

Ab!

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 15, 2012, 23:23:39 pm »
Boa! É esse mesmo.  ::)

A série de Kyoto do Samurai X, em que entra o Makoto Shishio foi uma das séries mais impressionantes que já vi! Genial, mesmo!

A Alex não é o Kenshin, mas tentei dar-lhe uns pozinhos da tranquilidade de Imura, e uns pozinhos da sua simpatia. Espero que consigas vê-los  ;)

Ab!

Sem duvida uma das minhas mangas favoritas (samurai X that is)... Mas nunca vi o anime....