Autor Tópico: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 4ª fase  (Lida 3361 vezes)

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Ok, tenho que mencionar isto primeiro, antes que me esqueça; uma das partes mais divertidas desta fase foi ter o Jik e o Dael em duas ou três situações a perder a cabeça e a berrar como tontinhos. Alguém tem um feitiozinho... e parece que é hereditário. Felizmente temos a Alex para equilibrar as coisas. Gosto de os ver a evoluir para uma família, verdadeiramente unidos. :) Morri a rir quando o Grão Mestre da Ordem de Orffier sugeriu à Alex e ao Dael que deviam casar... não tem preço, a reacção deles. E o melhor é que o homem até tinha razão. ;D

Fascinou-me a mitologia de Brodom e de como as pessoas concebem o mundo. Achei muito interessantes as perguntas a que a Alex teve de responder, porque para quem vem do "nosso" mundo, são muito óbvias. Creio que nesta fase torna-se óbvio que pessoas que não são deste mundo andam por Brodom e afins (o homem que falou em inglês com a Alex no castelo de Kerlyn, o homem que usa uma arma do mundo/tempo da Alex na batalha em Orffier), por isso calculo que no passado já tenham vindo outras pessoas... fazer o quê? Preparar o caminho à Alex? A criação do mito/profecia à volta da "mulher que vem do céu" parece muito conveniente... esta pessoa que se chama Roba viria do mundo da Alex? Ou doutro mundo?

Pelo menos descobrimos, através da conversa entre o Pierre, a Kaoru, o Clayton e Goseki, as origens da Alex - que levantam mais perguntas que dão respostas, mas tendo em conta que a Kaoru parece estar, no epílogo, um passo mais perto de contactar o Sanjuro, estou com esperança de levantar um pouco mais o véu brevemente.

A narrativa apanha finalmente o momento descrito no prólogo da parte III, a queda do castelo de Kerlyn e a morte do Rei. É um pouco triste, e preocupante, mas estou com esperança que a tentativa dos novos Reis de Brodom de contactar as Tribos do Norte dê frutos. O que me lembra, por vezes senti falta dum mapa mais extenso. Às vezes fala-se de tribos e terras que não estão no mapa e eu sinto uma grande dificuldade em localizá-los.

Tenho gostado de acompanhar o Garic e o Hert, que fazem um par engraçado de mestre e aluno. E estou a torcer pela Méria e Freza, que, pobres miúdas, têm passado por cada uma...

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: 16ª Leitura Conjunta - A Saga de Alex 9 de Bruno Martins Soares - 4ª fase
« Responder #1 em: Outubro 28, 2012, 15:42:50 pm »
Toda essa fase do Mosteiro de Orffier é, sem dúvida, uma das minhas favoritas. Também me deu muito gozo escrever toda a aproximação de Alex e Dael até ao casamento. Especialmente um momento em específico, em que parece que ela lhe vai virar as costas e... depois não.

Agrada-me muito o modo como estou a sentir que os timings das questões e respostas resultam mesmo como eu tinha imaginado. Fico muito contente. Tentei sempre passar a informação com timings muito precisos. É das coisas mais difíceis.

Quanto aos mapas, P7, peço desculpa. O mapa grande está na minha cabeça, mas não era possível pôr no livro. Que duvidas tens? Talvez te possa elucidar. Eu, quando olho para o mapa de Brodom, imagino o Palácio branco no centro da Cidade Negra um bocado a Norte do limite, em linha com Kerlyn. E Musda, por exemplo, está bem à esquerda, a Norte de Asagai, que estará em linha com a Muralha dos Impérios. Mas diz-me o que tens dúvidas e eu ajudo.
« Última modificação: Outubro 28, 2012, 16:21:17 pm por Martin Braun »
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 29, 2012, 21:31:11 pm »
Toda essa fase do Mosteiro de Orffier é, sem dúvida, uma das minhas favoritas. Também me deu muito gozo escrever toda a aproximação de Alex e Dael até ao casamento. Especialmente um momento em específico, em que parece que ela lhe vai virar as costas e... depois não.
(...)
Quando ela termina a cena a dizer que vai pedir para prepararem a cerimónia? É uma cena bem gira. ;) Mas também gosto bastante da resposta calma da Alex à sugestão do Grão-Mestre.

(...)
Agrada-me muito o modo como estou a sentir que os timings das questões e respostas resultam mesmo como eu tinha imaginado. Fico muito contente. Tentei sempre passar a informação com timings muito precisos. É das coisas mais difíceis.
(...)
Se o objectivo era fazer-nos morrer de curiosidade sobre certas coisas, está a funcionar muito bem. ;D Em termos de pacing do enredo, parece-me que as coisas têm fluido bem, as coisas evoluem de modo a que eu não consigo parar de virar as páginas.

(...)
Quanto aos mapas, P7, peço desculpa. O mapa grande está na minha cabeça, mas não era possível pôr no livro. Que duvidas tens? Talvez te possa elucidar. Eu, quando olho para o mapa de Brodom, imagino o Palácio branco no centro da Cidade Negra um bocado a Norte do limite, em linha com Kerlyn. E Musda, por exemplo, está bem à esquerda, a Norte de Asagai, que estará em linha com a Muralha dos Impérios. Mas diz-me o que tens dúvidas e eu ajudo.
Eu é que peço desculpa, lol, tenho sempre alguma dificuldade em orientar-me se a papinha não estiver toda feita no mapa. ::) Mas isso já ajudou alguma coisa, obrigada.

As dúvidas vão surgindo com a leitura, mas de momento faz-me alguma confusão as Tribos do Norte/Tribos do Sul... As do Norte estão referidas no mapa, mas e as do Sul, ficam literalmente a Sul destas? Ou no Sul do espaço geográfico contido no mapa?

Quando estava no primeiro livro, em que Tamurya era mais referida, a menção a alguns locais confundia-me, como Asagai, mas agora é mais Remmon, pois já comecei a 5ª fase,
Spoiler (click to show/hide)

E estou curiosa acerca da localização dos Templos mencionados nos anexos... há mesmo um que fica num local que acho que ainda não foi mencionado. (E o que eu tenho de resistir para não ler o último capítulo, que fica mesmo no caminho quando ando à procura dos anexos... ;D)

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 29, 2012, 22:53:31 pm »
Ok, vou concentrar-me nos mapas.

1-As Tribos do Sul vivem nos Vales de Pella. Podes vê-los no mapa.

2-Mornet, a capital de Remmon, está bem à direita, em linha com Remyn. A Abadia de Fremont fica entre Mornet e Gard'u Magne.

3- O Templo de Lumina fica bem a Oeste do País das Tribos do Norte, para lá do Deserto de Torya.

Espero que isto te ajude. Talvez devesse ter dado mais explicações no livro... sorry...
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 30, 2012, 20:30:18 pm »
Ajuda imenso, já me oriento melhor. :D Obrigada!

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 31, 2012, 00:22:32 am »
Ainda não acabei mas vou escrever sobre o que já li senão esqueço-me.

- Os "flashbacks" ao planeta terra são muito interessantes porque vamos sabendo mais sobre a missao de alex, através de Pierre, Kaoru e Clayton.
"O nosso planeta está diferente, futurista, e gosto de ver como o autor o imagina. "comboio debaixo do Atlântico durante algumas horas não era muito prudente" de Lisboa aos EUA  8) 
 (que onde estou a ler, estão a falar com um japa sobre a infãncia de Alex)

- As perguntas que a Alex foi sujeita, foram feitas mesmo de modo a que só ela ou alguém do tempo dela soubesse responder. Ou seja alguém, Roba?, também veio do sistema solar, com o objectivo de preparar a chegada da Alex, cumprindo a profecia que para mim foi tudo um interesse politico dos vários mundos. É para salvar o mundo, o que quero dizer é que não foi deus que fez com que a Alex fosse parar lá para cumprir a profecia.

-Foi engraçado ver a reacção de todos quando Alex disse não ao casamento lol Mas o monge foi esperto, estava a adivinhar o que vinha aí (casamento)

- O que me deu mais vontade de rir, foi quando Smith andava tentar encontrar o Pierre, e um dos seus oficiais fez borrada   "Tu aí, a magrinha, vai buscar todas as arrastadeiras, penicos e sacos de plástico que encontrares, pois nnguém vai sequer à casa de banho enquanto não apanharmos o sacana do francês! 
- Hermético é o teu cu" loool mesmo à homem.

- Cada vez gosto mais de Garic e Hert. A maneira como a Alex ajudou o Hert nos treinos (respira, respira) tornando-o mais soldado, maduro.
 Uma parte que me deu um grande arrepio, foi quando eles se preparavam para morrer, com o Hert quase a chorar pois sabia que o gesto que o seu mentor tinha feito era prova de total confiança e que a partir daquele momento eram "iguais" como guerreiros.

Vou no capitulo 56, a guerra está em todo o lado, o rei Gobbel está em grandes dificuldades vamos lá ver se consegue dar a volta à batalha;
A Alex saltoude um local de 8 metros para tentar impedir o velho com aquela tecnologia do "passado". Esse velho é a prova (acho eu) que como a ALex foi para lá para salvar o mundo na perspectiva do Sanjuro e outros. Também o lado rival, enviou pessoas para tentar contrariar.

PS: esqueci-me de dizer que ma página 269 pertence ao capitulo 46, falta texto devido a um erro de impressão. eu consigo ler:
"-Quem sabe da sua existência?
 -Ninguém. É um segredo passad...
mandante do forte, justamente com a chave da porta."          Não interfere na história, mas quem conseguir completar o que falta eu agradeço     
« Última modificação: Outubro 31, 2012, 00:46:01 am por Dp_soares »

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 31, 2012, 21:08:24 pm »
Uma delícia, a tua apreciação, Dp! Aliás, toda esta experiência de leitura conjunta tem sido uma das melhores coisas que já passei com a Alex. É ótimo perceber o que vão sentindo nesta ou naquela cena, e as questões que se colocam a cada momento. Estou fascinado com tudo isto. No geral, as cenas que têm mencionado são também as cenas que eu gosto mais (o treino de Alex a Hert, por exemplo, ou a tirada do Anderson Smith). Muito obrigado!!

Espero também vos estar a dar coisas que de outro modo nunca conseguiria, ou que vocês não teriam acesso. Perguntem-me o que quiserem!!

Quanto à parte que falta na página 269, é só um pouco:
«- Quem sabe da sua existência?
- Ninguém. É um segredo passado de comandante do forte para comandante do forte, juntamente com a chave da porta.»

Abraços!

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 05, 2012, 19:58:23 pm »
Obrigado, para mim também está a ser uma grande experiência.
Só o facto de vir aqui escrever o que achei de cada fase, faz com que durante a leitura dê mais atenção a certos aspectos. "não me posso esquecer de pôr isto... aquilo..."  :) parece que apreciei mais a leitura.

Muito resumidamente:
- foi bom ver que a Alex não é invencivel e que se não fosse pelo seu equipamento poderia estar morta. Dá mais emoção à história  :)
- fiquei surpreendido com a morte do rei. Até gostava do homem.
- Adorei a guerra do mundo "real". Acho que nunca tinha lido nada que misturasse os mundos: fantasia, e um lado mais de "ficção cientifica". As passgens de um mundo para o outro estão muito bem estruturadas e não me fazem perder o sentido da história.
Apesar de preferir a fantasia "romana", espadas «, cavalos. Adorei a guerra futuristica.
- Foi bom saber que Pierre e Kaoru vão se encontrar com Sanjuro em Saturno. Cada vez mais próximos da verdade.
- E por fim o próprio fim lol (epílogo) foi mais uma vez muito aberto, o que desperta uma grande curiosidade em ler o volume seguinte. Para meu bem eu pude simplesmente continuar a ler. Se tivesse que esperar um ano ia ficar fulo  :P

Spoiler (click to show/hide)
Até agora o meu livro favorito foi o 2.
« Última modificação: Novembro 05, 2012, 21:24:26 pm por Dp_soares »