Autor Tópico: Hyperion!  (Lida 7196 vezes)

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« em: Maio 04, 2009, 03:27:07 am »
Existe alguns planos para editar a serie de Ficção cientifica Hyperion de Dan Simmons?

A SdE editou dois livros de Dan Simmons  se não estou em erro. E dois não muito conhecidos, gostaria de saber se à planos para traduzir e editar a sua obra mais famosa.

Se a resposta for sim...Porque não começaram pela serie Hyperion? :P
Sendo uma das mais famosas series de Sci-Fi podia ser mais rentavel editar/traduzir primeiro a grande obra e depois as outras obras menos conhecidas?

Se a resposta for não...hmmm...raios!

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Hyperion!
« Responder #1 em: Maio 04, 2009, 10:51:22 am »
Citação de: "oliveira8"

Se a resposta for sim...Porque não começaram pela serie Hyperion? :P
Sendo uma das mais famosas series de Sci-Fi podia ser mais rentavel editar/traduzir primeiro a grande obra e depois as outras obras menos conhecidas?

A obra mais famosa de Dan Simmons varia consoante o leitor com quem estás a falar. Como deves saber, Dan Simmons não escreve apenas dentro de um género específico, sendo um autor multifacetado que já criou grandes obras em géneros tão diferentes como ficção científica, thriller, horror e romance histórico.

Quanto a ser mais rentável editar/traduzir o Hyperion, isso seria assim no mundo ideal da nossa imaginação, mas infelizmente está longe de ser verdade em Portugal.

De qualquer modo, respondendo à pergunta, tão cedo não estará nos nossos planos, mas eu já aprendi a não descartar nenhuma hipótese por mais descabida que pareça, especialmente no que toca a publicações da SdE.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #2 em: Maio 04, 2009, 13:16:36 pm »
Confesso que depois de ler o estrondoso "A Canção de Kali" fiquei apaixonado pela literatura do escritor, e nada me daria maior prazer que ler este novo livro que a SdE acabou de publicar. No entanto, há que ter cuidado, pois é como a Safaa diz "Dan Simmons não escreve apenas dentro de um género específico, sendo um autor multifacetado que já criou grandes obras em géneros tão diferentes como ficção científica, thriller, horror e romance histórico".

Eu sou grande fã de literatura de horror, mas acima de tudo de boa literatura. As outras obras de Simmons poderão não ter tanto impacto em mim como Kali teve, mas, ia aqui um grande mas, teria de ler todas as obras do escritor saber disso. E novamente confesso que tenho toda a vontade de o fazer. Por isso fica a garantia que têm já um leitor de ler mais livros deste autor   :D

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #3 em: Maio 04, 2009, 13:22:19 pm »
Quanto à questão da obra mais famosa, eu disse em termos de...bem é a mais conhecida na media. WB já tem contrato para fazer um filme sobre Hyperion.

E até na biografia dele no site da SdE:

Dan Simmons nasceu em 1948 em Peoria, Illinois. É conhecido fundamentalmente pelo seu romance Hyperion, que lhe valeu um prestigiado prémio Hugo. Os outros livros da conceituada série são The Fall of Hyperion, Endymion e The Rise of Endymion.

A sua obra mais famosa é a serie Hyperion, mas não significa a melhor que ele escreveu.

Anyway. Obrigado pela resposta. ^^

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #4 em: Maio 04, 2009, 13:44:09 pm »
Citação de: "RuiBaptista"
Confesso que depois de ler o estrondoso "A Canção de Kali" fiquei apaixonado pela literatura do escritor, e nada me daria maior prazer que ler este novo livro que a SdE acabou de publicar. No entanto, há que ter cuidado, pois é como a Safaa diz "Dan Simmons não escreve apenas dentro de um género específico, sendo um autor multifacetado que já criou grandes obras em géneros tão diferentes como ficção científica, thriller, horror e romance histórico".

Eu sou grande fã de literatura de horror, mas acima de tudo de boa literatura. As outras obras de Simmons poderão não ter tanto impacto em mim como Kali teve, mas, ia aqui um grande mas, teria de ler todas as obras do escritor saber disso. E novamente confesso que tenho toda a vontade de o fazer. Por isso fica a garantia que têm já um leitor de ler mais livros deste autor   :D

Li o primeiro Hyperion já algum tempo. Emprestado por uns Ingleses que estavam a passar ferias em Portugal. E adorei. ^^

Faz lembrar muito Frank Herbet e agora um pouco de George Martin também.  Tenho os dois livros que a SdE editou: A canção de Kali e o Clube de Patifes não os achei tão bons como Hyperion.

Ilium também é muito bom. Basicamente Homero e Shakespeare em Marte. :P

Também de esperar que a SdE edite algum dia...

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #5 em: Maio 04, 2009, 13:49:59 pm »
Agora deixaste-me ainda com mais vontade de ler mais obras deste autor.

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #6 em: Maio 04, 2009, 14:00:40 pm »
Quanto à questão da obra mais famosa, eu disse em termos de...bem é a mais conhecida na media. WB já tem contrato para fazer um filme sobre Hyperion.

E até na biografia dele no site da SdE:

Dan Simmons nasceu em 1948 em Peoria, Illinois. É conhecido fundamentalmente pelo seu romance Hyperion, que lhe valeu um prestigiado prémio Hugo. Os outros livros da conceituada série são The Fall of Hyperion, Endymion e The Rise of Endymion.

A sua obra mais famosa é a serie Hyperion, mas não significa a melhor que ele escreveu.

Anyway. Obrigado pela resposta. ^^

Eu francamente não gostei do Hyperion. Uma desilusão em termos de escrita e aborrecidíssimo. Mas sei que sou provavelmente a única a pensar assim. Penso que ele já não escreve FC há alguns anos e teve bastante sucesso agora nos EUA com dois romances históricos/thrillers com pitadas de horror muito interessantes, The Terror e Drood.

Rui, se queres ler mais coisas do Simmons dentro do horror, lê Carrion Comfort que ganhou o Prémio Bram Stoker em 1989.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #7 em: Maio 04, 2009, 14:10:34 pm »

Eu tenho uns quantos livros dele em Inglês, mas são todos pequenas bíblias e para ler livros grandes prefiro em português.  

De Dan Simmons tenho:

Summer of Night - Terror
Ilium e Olympos  - Sci-FI
The Hollow Man - Sci-Fi
A Canção de Kali - Terror
Clube de Patifes -Thriller

Para aqueles que nunca ouvirão falar de Hyperion aqui vai um resumo

Um grupo de viajantes em peregrinação, procura um género de Deus chamado "The Shrike",num Universo à beira do Apocalipse. E cada Peregrino conta a razão porque foi procurar "The Shrike". Só que este Deus não é exactamente benevolente.

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #8 em: Maio 04, 2009, 18:09:19 pm »
Obrigado pelas sugestões  a ambos  :)

Offline paul_muadib

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
    • http://blog.tecnofantasia.com
Hyperion!
« Responder #9 em: Maio 07, 2009, 23:52:24 pm »

Eu tenho uns quantos livros dele em Inglês, mas são todos pequenas bíblias e para ler livros grandes prefiro em português.  

Parafraseando alguém, "you remain ignorant at your own peril".

Fica aqui o lembrete que Hyperion já teve duas tentativas de publicação em português abortadas - uma pelo João Barreiros e outra minha, em editoras distintas. Nada me agradaria mais do que ver esta obra publicada entre nós, mas admito que entretanto o tempo tenha avançado, e que não seja positivo publicar com vinte anos de atraso uma obra que fez marco na FC. Inclusive porque entretanto o autor também progrediu e produziu recentemente um par de obras de FC - ILLIUM e OLYMPUS, actualmente disponíveis na FNAC - nas quais revisita a Ilíada de Homero à luz da FC (com resultados devastadores e delirantes!)

De qq modo, não é possível ler Simmons no seu melhor sem ultrapassar a vertigem das 1000 páginas. CARRION CONFORT é um livro que vale absolutamente a pena, pela história e pela técnica narrativa. SUMMER OF NIGHT é uma América nos anos 50 na qual um grupo de jovens é atormentado por um mal antigo (é parecido com o Stephen King, se o King soubesse efectivamente escrever a nível literário). CHILDREN OF THE NIGHT é uma história de vampiros passada na Roménia pós-Ceausesku em que a lenda de Vlad Tepes é descrita de uma forma aterrorizadora (Simmons chegou a visitar a Roménia após a queda do ditador e a permanecer em hoteis cravejados de buracos de balas para fazer a pesquisa do livro - quantos autores portugueses - e não só - teriam feito o mesmo?).

Cmps.
LFS

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #10 em: Maio 08, 2009, 00:15:29 am »
Tu é o Luís do Tecnofantasia. Estou a ver que não apareces por aqui muitas vezes...

Citação de: "paul_muadib"
...se o King soubesse efectivamente escrever a nível literário

Se isto significa o que eu estou a pensar, então vou ficar muito chateado. Ok, é a tua opinião, ainda que não concorde.

A que romance de King estás a comparar SUMMER OF NIGHT?

Já agora porque é que não conseguiram publicar o Hyperion? Isto se puderes dizer, claro.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #11 em: Maio 08, 2009, 01:19:47 am »
Tu é o Luís do Tecnofantasia. Estou a ver que não apareces por aqui muitas vezes...

Citação de: "paul_muadib"
...se o King soubesse efectivamente escrever a nível literário

Se isto significa o que eu estou a pensar, então vou ficar muito chateado. Ok, é a tua opinião, ainda que não concorde.

A que romance de King estás a comparar SUMMER OF NIGHT?

Já agora porque é que não conseguiram publicar o Hyperion? Isto se puderes dizer, claro.

Provavelmente falta de publico. Estamos a falar de Portugal afinal, mais rápido se publica um novo rip off ao Código Da Vinci, do que obras literárias do tipo "The Dark Tower", "War of the Worlds", "Dune", "Do Androids Dream Electric Sheep", "Starship Troopers" etc etc etc.

E quanto a Hyperion ser velho isso não é uma boa razão para não edita-lo.

Levou 11 anos para sair uma edição/tradução de jeito para a saga "A Song of Ice and Fire", e a mesma é provavelmente um dos maiores "hits" da Saída de Emergência.A SdE também está a publicar Conan e Lovecraft que as suas historias tem quase 80 anos de existencia.

Recentemente a SdE começou a editar "Farseer Trilogy" cujo primeiro volume é "O Aprendiz de Assassino" que também levou mais de 10 anos a editar.

Ser velho não significa que seja negativo, se não a SdE não se dava ao trabalho de estar a editar o trabalho de Robert E. Howard ou de H.P. Lovecraft que surgiram nos anos 20/30.

Se o Livro é bom não importa se tem 2 anos ou 200 anos. Afinal A Odisseia continuam a ser editada não é? E quantos anos é que a obra de Homero tém?

E aparentemente Dan Simmons já arranjou uma "Fan Base" por estes lados. Com a publicidade certa, uma edição bonita de se ver como as edições de "As Cronicas de Gelo e Fogo", uma boa tradução Hyperion é bem capaz de vender, se a SdE pegar isto é.(não sei como é que os direitos de quem fica com quem funciona no mundo de editoras, mas visto que a SdE está a publicar Dan Simmons parto do principio que será a SdE a editar/publicar Hyperion.)

Visto que a SdE é capaz de pegar em Lovecraft que cuja escrita está COMPLETAMENTE ultrapassada e muita das vezes cheia de racismo, porque não pegar numa obra com 20 anos que ajudou a definir SC?

P.S: A Canção de Kali também tem mais de 20 anos.

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv
Hyperion!
« Responder #12 em: Maio 08, 2009, 01:47:22 am »
Bem, eu nunca li o Hyperion, mas se entendi bem o que o Luís quis dizer é que a obra já está algo ultrapassada. A FC está sempre a evoluir, como é um género novo - no início era tudo muito técnico e dava-se pouca importância aos enredos e às personagens, só depois é que se começou a haver uma preocupação estética relativamente à escrita de fc -, por isso, e ainda mais num mercado como o português, só romances extremamente bons é que vale a pena arriscar publicar.

Como disse, penso que é isto, mas nunca li a obra. E não sei se a escrita é cuidada ou não, mas aquilo foi só um exemplo, há sempre coisas a serem aperfeiçoadas.

(não sei como é que os direitos de quem fica com quem funciona no mundo de editoras, mas visto que a SdE está a publicar Dan Simmons parto do principio que será a SdE a editar/publicar Hyperion.)

Acho que neste caso não é bem assim. Para uma editora deste calibre ainda era insuportável comprar os direitos de autor de toda a obra de um autor. Provavelmente a SdE compra os direitos das obras, uma de cada vez.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #13 em: Maio 08, 2009, 02:30:18 am »
Citação de: "FranciscoNorega"
Bem, eu nunca li o Hyperion, mas se entendi bem o que o Luís quis dizer é que a obra já está algo ultrapassada. A FC está sempre a evoluir, como é um género novo - no início era tudo muito técnico e dava-se pouca importância aos enredos e às personagens, só depois é que se começou a haver uma preocupação estética relativamente à escrita de fc -, por isso, e ainda mais num mercado como o português, só romances extremamente bons é que vale a pena arriscar publicar.

Como disse, penso que é isto, mas nunca li a obra. E não sei se a escrita é cuidada ou não, mas aquilo foi só um exemplo, há sempre coisas a serem aperfeiçoadas.

(não sei como é que os direitos de quem fica com quem funciona no mundo de editoras, mas visto que a SdE está a publicar Dan Simmons parto do principio que será a SdE a editar/publicar Hyperion.)

Acho que neste caso não é bem assim. Para uma editora deste calibre ainda era insuportável comprar os direitos de autor de toda a obra de um autor. Provavelmente a SdE compra os direitos das obras, uma de cada vez.

E mesmo assim tem FC ainda mais velha que é bem superior ao que se faz hoje. Starship Troopers foi o primeiro livro de FC a conseguir misturar politica e guerra com FC. Dune é o equivalente de O Senhor dos Anéis em FC. Ou os livros de Asimov que questionam o que é ser Humano e o que define um.

Ainda está para vir algo consiga ultrapassar Frank Herbet Dune saga, The Foundation Trilogy de Asimov, Ender's Game de Orson Scott Card, Neuromancer por um autor que me esqueci(shame on me.), Stranger in a Strange Land e Starship Troopers de Henleim,    Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K Dick, 2001:Space Odessy de C. Clarke e The Time Machine e War of the Worlds H G Wells. (Só não ponho Hyperion por que não cheguei a ler a segunda parte.) E todos são velhos como os cornos!

E porque razão é que grande parte dos livros que disse não estão editados? Eles não ultrapassados..eles SÃO Ficção Cientifica.

E mesmo assim volto a dar o exemplo de Lovecraft. A sua escrita está completamente desactualizada.  Cheia de preconceitos e adjectivasão ad nauseam. A escrita de Lovecraft não só está desactualizada como não existe escritores a escreverem como ele hoje em dia pelas mesmas razões. mas será essa a razão para não editar as suas obras? Não. Mesmo com escrita de 80 anos atrás a sua obra continua a ser relevante hoje em dia. Na mesma maneira que Hyperion Cantos ainda é um marco na FC, bastante superior ao ultima tentativa de Dan Simmons na FC Ilium/Olympos(leiam Ilium é muito bom e mantenham-se BEM BEM afastados de Olympos).

O que quer disser é que Hyperion não está ultrapassado de maneira alguma. E vendo que al ultima boa FC que se fez ultimamente foi ST:TNG. Babylon 5, Firefly e Battlestar:Galactica(a nova versão), podes vêr que FC não andou muito desde 1989.

P.S: No facto que Hyperion está a ser adaptado para cinema prova que ainda tem bastante impacto cultural.

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #14 em: Maio 08, 2009, 02:48:31 am »
Stranger in a Strange Land? Ofereci esse livro há pouco tempo a uma amiga muito especial.

Quanto ao facto de Lovecraft estar ultrapassado, não podia estar em mais desacordo. É certo que já não escrevem como ele - presumo, não conheço tudo - mas o que não falta são escritores a tomar emprestado o seu universo. A sombra sobre Lisboa é um bom exemplo disso. O próprio Brian Lumley também escreveu algumas novelas inspiradas neste universo.