Autor Tópico: Hyperion!  (Lida 7201 vezes)

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #15 em: Maio 08, 2009, 03:52:46 am »
Citação de: "RuiBaptista"
Stranger in a Strange Land? Ofereci esse livro há pouco tempo a uma amiga muito especial.

Quanto ao facto de Lovecraft estar ultrapassado, não podia estar em mais desacordo. É certo que já não escrevem como ele - presumo, não conheço tudo - mas o que não falta são escritores a tomar emprestado o seu universo. A sombra sobre Lisboa é um bom exemplo disso. O próprio Brian Lumley também escreveu algumas novelas inspiradas neste universo.

Hehe, não estou a disser que a obra dele esteja desactualizada mas sim a escrita.

Basta leres um paragrafo de Lovecraft e comparares a um qualquer de um escritor moderno para veres as diferenças. A escrita de Lovecraft para resumir um completo "MindFuck"(já li praticamente todos os contos dele, tenho o Necronomicon em hardcover que é uma das varias edições da obra de Lovecraft mais completa e linda!), no que toca a hoje em dia. A escrita está completamente ultrapassada e o mesmo aplica-se a Tolkien. Mas as suas obras são intemporais apesar disso.

Os Lusíadas está também ultrapassado mas não e essa a razão porque o deixamos de parte.(Okay...talvez o facto de ser obrigatório de ler tenha uma mãozinha nisso.)

Hyperion é um livro de FC que não está de maneira alguma ultrapassado. Tem uma escrita bastante fluente como Dan Simmons nos habitou,  e o primeiro livro é baseado nos Cantebury Tales, que numa forma muito crude de se disser é o equivalente dos Lusíadas para os Ingleses.

Se o problema de Hyperion estar desactualizado, bem...então está tão desactualizado como Dune ou Star Wars: Empire Strikes Back. Ou seja..não está desactualizado.

P.S Rui acabaste por ler o livro? Se não pede emprestado à tua amiga. xD

Para teres uma ideia: O protagonista e a sua família eram parte de uma expedição a Marte só que a nave despenhou-se, ele sobrevive e  passa grande parte da sua vida em Marte a ser criado pelos habitantes de Marte, e quando uma segunda expedição volta a Marte fazem o protagonista regressar à Terra. Depois ele vai tentar...ser um terráqueo.

Vale a pena ler. Por acaso todos os livros que disse valem ler. Principalmente The Time Machine que é um dos meu livros favoritos.

E uma coisa engraçada  Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K Dick toda a gente já ouviu falar, só que com outro nome......

Blade Runner!

P.S É verdade que algumas daqueles livros estão errados porque nós nunca fomos ao espaço em 2001...mas nada pára de defender que apenas acontecem numa linha alternativa. :P

Offline paul_muadib

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
    • http://blog.tecnofantasia.com
Hyperion!
« Responder #16 em: Maio 08, 2009, 10:26:58 am »
Citação de: "oliveira8"

Ainda está para vir algo consiga ultrapassar Frank Herbet Dune saga, The Foundation Trilogy de Asimov, Ender's Game de Orson Scott Card, Neuromancer por um autor que me esqueci(shame on me.), Stranger in a Strange Land e Starship Troopers de Henleim,    Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K Dick, 2001:Space Odessy de C. Clarke e The Time Machine e War of the Worlds H G Wells. (Só não ponho Hyperion por que não cheguei a ler a segunda parte.) E todos são velhos como os cornos!

E porque razão é que grande parte dos livros que disse não estão editados? Eles não ultrapassados..eles SÃO Ficção Cientifica.

Não estão editados?! Caríssimo, anda distraído, seguramente :)

DUNE - editados pela Livros do Brasil - argonauta gigante (não todos, mas pelo menos os mais interessantes)
FOUNDATION - Livros do Brasil - quase todos
ENDER´S GAME - Presença
NEUROMANCER do William Gibson - Gradiva
STRANGER IN A STRANGE LAND - Europa-América
STARSHIP TROOPERS - Livros do Brasil e Editorial Notícias
ELECTRIC SHEEP - Europa-América
2001 - Europa-américa
Wells - várias edições, as ultimas das quais da Europa-América, creio

Percebeu-se a intenção, mas os exemplos foram mal escolhidos...

Um aparte: ENDER'S GAME é o mais novinho daqui, publicado nos EUA em 1985, portanto "nasceu" depois de mim, e desculpa lá se não concordo com a designação "velho como os cornos"... :)

Abraços :)
LFS

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #17 em: Maio 08, 2009, 12:46:38 pm »
P.S Rui acabaste por ler o livro? Se não pede emprestado à tua amiga. xD

Não li o livro e à parte de ser um dos mais importantes da Ficção Científica, nada mais sei sobre o mesmo. Sabia no entanto que a pessoa em questão iria gostar.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #18 em: Maio 08, 2009, 13:49:03 pm »
Citação de: "paul_muadib"

Ainda está para vir algo consiga ultrapassar Frank Herbet Dune saga, The Foundation Trilogy de Asimov, Ender's Game de Orson Scott Card, Neuromancer por um autor que me esqueci(shame on me.), Stranger in a Strange Land e Starship Troopers de Henleim,    Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K Dick, 2001:Space Odessy de C. Clarke e The Time Machine e War of the Worlds H G Wells. (Só não ponho Hyperion por que não cheguei a ler a segunda parte.) E todos são velhos como os cornos!

E porque razão é que grande parte dos livros que disse não estão editados? Eles não ultrapassados..eles SÃO Ficção Cientifica.

Não estão editados?! Caríssimo, anda distraído, seguramente :)

DUNE - editados pela Livros do Brasil - argonauta gigante (não todos, mas pelo menos os mais interessantes)
FOUNDATION - Livros do Brasil - quase todos
ENDER´S GAME - Presença
NEUROMANCER do William Gibson - Gradiva
STRANGER IN A STRANGE LAND - Europa-América
STARSHIP TROOPERS - Livros do Brasil e Editorial Notícias
ELECTRIC SHEEP - Europa-América
2001 - Europa-américa
Wells - várias edições, as ultimas das quais da Europa-América, creio

Percebeu-se a intenção, mas os exemplos foram mal escolhidos...

Um aparte: ENDER'S GAME é o mais novinho daqui, publicado nos EUA em 1985, portanto "nasceu" depois de mim, e desculpa lá se não concordo com a designação "velho como os cornos"... :)

Abraços :)
LFS

Tirando o Ender's Game,  Neuromancer e Starship Troopers, sabia que esses livros já foram editados em Portugal. Mas grande parte deles tem edições horrorosas e já não se vendem *cough*Dune*cough*, ao Electric Sheep a Europa-América chamou Blade Runner. Mas estes livros já nem estão a ser editados se quer.

Isto é a capa de Dune ediato pela Argonautas

Uma das capaz da edição inglesa

Não se julga um livro pela capa né? Mas a edição dos Argonautas de Dune é uma coisa que não quero na minha estante.  A capa é horrivel e queima a retina, a tradução é má e o livro se não estou em erro está dividido em 2 ou 3 partes. Muitos desses livros estão com edições ultrapassadas, e já recebiam um tratamento de jeito. Nunca hei-de de recomendar FC em português, porque simplesmente...as edições são más.

Porque é que não se lê FC em Portugal? Porque não se dá ao trabalho de editar esses livros e fazer "vende-los".

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #19 em: Maio 08, 2009, 13:52:42 pm »
Porque é que não se lê FC em Portugal? Porque não se dá ao trabalho de editar esses livros e fazer "vende-los".

A Europa-América vai lançar (ou já lançou) este mês A Guerra das Salamandras de Karel Capek  :wink:

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #20 em: Maio 08, 2009, 14:12:03 pm »

A Europa-América vai lançar (ou já lançou) este mês A Guerra das Salamandras de Karel Capek  :wink:

Prefiro o R.U.R. de Capek do que War with the Newts aka A Guerra das Salamandras.

Mas acho que já saiu, talvez compre para substituir a minha versão dos anos 60 em Inglês. :P

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #21 em: Maio 08, 2009, 14:15:29 pm »
Sim, acho que existe pelo menos uma publicação da Caminho.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #22 em: Maio 08, 2009, 14:22:00 pm »
Sim, acho que existe pelo menos uma publicação da Caminho.

Está no site da Europa-América

http://www.europa-america.pt/product_info.php?products_id=5644

17,49€

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #23 em: Maio 08, 2009, 14:40:34 pm »
Eu sei, e em breve vai estar na minha estante. Esse e também o do sr. Paul Raffaele, Entre os Canibais  :roll:

Quanto ao outros livros do Simmons, penso que ainda vai demorar algum tempo.

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #24 em: Maio 08, 2009, 15:14:44 pm »
Se as traduções da Europa-América continuarem no nível da colecção de FC.... só se for pelo valor cómico...
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline paul_muadib

• **
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #25 em: Maio 08, 2009, 15:15:13 pm »

A que romance de King estás a comparar SUMMER OF NIGHT?

Já agora porque é que não conseguiram publicar o Hyperion? Isto se puderes dizer, claro.

O King tem a meu ver problemas claros a nível da estrutura do romance, e do estilo em particular. Tem excelentes começos, começos de agarrar e que conseguem transmitir uma óptima ideia do que virá a seguir. Infelizmente nem sempre cumpre a promessa, e IT e TALISMAN são infelizmente exemplos de maus fins que não conseguiram manter-se ao nível das centenas de páginas anteriores. Quanto a DREAMCATCHER nem falo - é capaz de ter sido o pior enredo alguma vez escrito.

Onde King se excede é nos formatos mais pequenos - a nível do conto (HEARTS IN ATLANTIS, por exemplo) ou da novela (RIDING THE BULLET). Inclusive penso que o formato "fascículo" em que THE GREEN MILE foi concebida melhorou significativamente a escrita da mesma.

Qualquer dos exemplos beneficiaria contudo de um editor sem medos que cortasse 10% a 20% do texto para o tornar mais consivo e eficiente.

Não digo que Simmons não tenha esse problema. A saga de ILLIUM  e OLYMPUS sem dúvida que teriam beneficiado de um bom corte que as juntasse num só livro, ainda que grandinho.

Quanto ao Hyperion a principal razão foi de as colecções terem colapsado antes de se ter conseguido publicar o livro. Infelizmente também não ajudou o facto de não haver tradutores à altura (o Barreiros tem histórias tétricas a este respeito) e de o agente do autor ser ganancioso e obrigar os editores a comprar os direitos dos quatro livros de uma só vez.

Abraços
LFS

Offline paul_muadib

• **
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #26 em: Maio 08, 2009, 15:19:57 pm »

Antes dessa edição, que sim é um perfeito aborto e não chegou a ser concluída, existiu e ainda está disponível a versão inaugural da ARGONAUTA GIGANTE, lançada aquando do filme do Lynch. A capa não era melhor, mas a tradução até nem é muito má, se bem me lembro - ou seja, há definitivamente piores.

A edição de fantástico melhorou muito em Portugal, e de livros em geral, nem que seja a nível da apresentação. Creio que já não se podem fazer generalizações assim. Há efectivamente boas edições por aí, e uma boa parte delas pela SdE, que elevou definitivamente a fasquia e por muito tempo ficaremos agradecidos por isso.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Hyperion!
« Responder #27 em: Maio 08, 2009, 15:38:42 pm »

Antes dessa edição, que sim é um perfeito aborto e não chegou a ser concluída, existiu e ainda está disponível a versão inaugural da ARGONAUTA GIGANTE, lançada aquando do filme do Lynch. A capa não era melhor, mas a tradução até nem é muito má, se bem me lembro - ou seja, há definitivamente piores.

A edição de fantástico melhorou muito em Portugal, e de livros em geral, nem que seja a nível da apresentação. Creio que já não se podem fazer generalizações assim. Há efectivamente boas edições por aí, e uma boa parte delas pela SdE, que elevou definitivamente a fasquia e por muito tempo ficaremos agradecidos por isso.

Então tás a ver o meu problema. As traduções e edições dessas obras de FC não estão a altura. E agora que começamos a andar mimados com as traduções da SdE e edições pegar num livro que é inferior a nível de edição/tradução não cativa muito.

E para acrescentar algumas editoras/livrarias também tem de começar a saber vender livros.

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Hyperion!
« Responder #28 em: Maio 08, 2009, 15:46:39 pm »
Citação de: "tahra"
Se as traduções da Europa-América continuarem no nível da colecção de FC.... só se for pelo valor cómico...

Não li tudo o que a Europa América tem vindo a publicar, longe disso, mas sei que as traduções estão muito melhores. E do que tenho lido, não tenho quaisquer razões de queixa.

Caro paul_muadib, o Talismã foi escrito em colaboração com o Peter Straub  :wink: mas percebo o que queres dizer. Alguns livros dele bem que podiam levar uns corte aqui e ali. Mas isso é uma decisão exclusiva do autor e não do editor. Se este não concorda, então que não publique o livro.

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Hyperion!
« Responder #29 em: Maio 08, 2009, 16:38:40 pm »
Quanto ao Hyperion a principal razão foi de as colecções terem colapsado antes de se ter conseguido publicar o livro. Infelizmente também não ajudou o facto de não haver tradutores à altura (o Barreiros tem histórias tétricas a este respeito) e de o agente do autor ser ganancioso e obrigar os editores a comprar os direitos dos quatro livros de uma só vez.

Não há ou não os souberam encontrar? Quando apareceu a colecção da Devir (ou o livro de FC que a Devir editou, mais propriamente), andava eu a ganhar mal e porcamente a vida num jornal regional, aflitinho para fazer outra coisa qualquer. E eu aqui sirvo só como exemplo. Sempre houve bons tradutores neste país. O problema, francamente, parece-me ter mais a ver com as editoras conhecerem-nos ou acharem que a FC vale o investimento de tentar encontrá-los do que a inexistência de tradutores.

Claro: se se entrega alegremente a tradução a um Samuel Soares, não admira que saia a catástrofe que é a edição portuguesa do Pensa em Phlebas. Só para dar um exemplo de história tétrica que o Barreiros provavelmente terá para contar.

E, rapazes, saber o que foi editado em Portugal é fácil. ;)