Autor Tópico: Terry Pratchett  (Lida 9387 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Terry Pratchett
« em: Dezembro 15, 2007, 12:26:02 pm »
Penso que este autor britânico ainda não foi mencionado no fórum e, no entanto, é um dos mais activos e populares escritores de fantasia em todo o mundo.

Ao contrário de Martin, o talento de Pratchett está na comédia e no absurdo. A sua série Discworld, cujo cenário consiste num mundo apoiado por quatro elefantes que por sua vez se encontram em cima das costas de uma tartaruga, tornou-se imensamente popular, dando origem a numerosos volumes que se definem essencialmente por paródias e sátiras a escritores clássicos como Tolkien, Robert E. Howard e outros contos de fadas.

Em português, encontra-se publicada a sua colaboração com Neil Gaiman, Bons Augúrios e a Temas e Debates iniciou a publicação da série Discworld, tendo publicado A Cor da Magia, A Luz Fantástica e As Três Bruxas.

Infelizmente, muito recentemente revelou que sofre de Alzheimer precoce mas está disposto a escrever mais livros até que a doença comece a fazer sentir os seus efeitos.

Apreciam este tipo de fantasia, o oposto do horror, drama e sangue de Martin?
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Moebius

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Terry Pratchett
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2007, 11:58:31 am »
Sou um grande apreciador dete autor, embora ainda só tenha lido dois livros dele. acho que o tratamento que ele faz aos grandes lugares comuns da literatura fantástica e não só é genial. Como apreciador do humor negro , do humor aleatorio e de toda a espécie de sátira, gosto bastante do autor.

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Terry Pratchett
« Responder #2 em: Julho 17, 2008, 16:40:50 pm »
Terry Pratchett é... um génio. Pura e simplesmente. É um dos melhores autores vivos e eleva a Literatura um género geralmente reservado a livros mais, por assim dizer, simples.

Não consigo expressar facilmente a minha admiração por esta figura e os seus livros, dos quais destaco Small Gods e Mort.

Offline Ásavessas

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Terry Pratchett
« Responder #3 em: Setembro 18, 2008, 02:29:04 am »
Isto passou-me ao lado?

Como já devem ter notado por "alguns" dos meus posts :roll:  adoro Pratchett, acho que ele tem uma capacidade incrível de pegar no fantástico, torná-lo mundano e depois dar-lhe uma nova volta e torna-lo ainda mais fantástico. De facto, como já disse na minha apresentação foi por acaso, ao ler Discworld logo depois do Senhor dos Anéis que entrei realmente na literatura fantástica, foi graças a Pratchett que ouvi falar em autores como Lovecraft, Mervyn Peake (a linha sobre o castelo de Lancre "parecer ter sido construído por alguém que ouvira falar de Gormenghast, mas que simplesmente não tinha o orçamento disponível" é agora uma das minhas favoritas),  Neil Gaiman, Douglas Adams, Anne McCaffrey, entre outros...

O facto de o senhor estar com Alzheimer é trágico, mas a forma como ele tem encardo a situação (uma "embuggerance", como ele lhe chama) é simplesmente inspirador. Só espero que ainda possamos contar com os trabalhos dele por muitos mais anos, visto que Pratchett já disse que se recusa a parar de escrever...

Infelizmente ele tem sido muito mal tratado em Portugal, primeiro pela Caminho, com as suas duas traduções que roçam o insultuoso (a serio, algumas notas da tradutora chegavam a ter valor humorístico inadvertido), e agora, que finalmente foi editado de forma, aparentemente, aceitável (estou-me só a basear na vista de olhos que dei aos livros, nunca li nenhum), é atirado, frequentemente, para a secção infantil das livrarias tendo por base, presumo eu, apenas as capas…

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Terry Pratchett
« Responder #4 em: Setembro 18, 2008, 21:34:55 pm »
Comprei o primeiro volume "A Cor da Magia" mas na altura não me atraio muito o que li mas quem sabe se agora não se passara o contrario, tenho de voltar a tentar, já não seria a primeira vez que à segunda seria de vez
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Ásavessas

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Terry Pratchett
« Responder #5 em: Setembro 20, 2008, 04:35:12 am »
Citação de: "Magnus"
Comprei o primeiro volume "A Cor da Magia" mas na altura não me atraio muito o que li mas quem sabe se agora não se passara o contrario, tenho de voltar a tentar, já não seria a primeira vez que à segunda seria de vez

Magnus, de facto, pelo menos para mim, "A Cor da Magia", "A Luz Fantástica" ou até o "Ritos Iguais", embora sejam os primeiros livros da serie, não são os melhores para se começar. Os dois primeiros são, essencialmente paródia, bastante divertidos, mas pouco mais que isso. Já o "Ritos Iguais" começa a dar um cheirinho daquilo em que o Discworld se irá tornar, só que, por qualquer motivo, ainda lhe falta alguma coisa.

Para mim, dos livros editados em Português, os melhores, para começar, seriam, provavelmente ou o "Mort" ou "As Três Bruxas". Tanto um como o outro são clássicos de Pratchett e são aqueles em que ele balança melhor todos os elementos característicos da série.

O "Mort" já é um livro do Discworld bastante desenvolvido e tem todas as características que vão durar pela série fora, ainda agora o considero um dos melhores, bastante divertido e com uma história muito sólida.

"As Três Bruxas" também é bastante divertido (para mim tem algumas das personagens mais fabulosas do Discworld) mas ajuda se tiveres alguns conhecimentos sobre os trabalhos de Shakespeare (bastam aqueles básicos, que toda a gente tem). Este já não é tanto uma paródia como o "A Cor da Magia" ou o "A Luz Fantástica", mas tem uma historia própria, que, apesar de tudo, ao bom espírito de Pratchett, está cheia de alusões a Shakespeare (bem como a  muitas outras coisas, como Richard Nixon, Charlie Chaplin, Gormenghast, Vampiros e até ao Senhor dos Anéis).

Tanto um como o outro são Pratchett no seu melhor...

Não quero com isto dizer, que “A Cor da Magia”, “A Luz Fantástica” ou “Ritos Iguais” não sejam bons, só acho que se calhar não agarram tanto o interesse como outros títulos da série…  

E como cada livro é uma história independente (exceptuando, talvez "A Cor da Magia" e "A Luz Fantástica", que se completam) não há grande dificuldade em começar por qualquer um deles...

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Terry Pratchett
« Responder #6 em: Setembro 28, 2008, 15:55:55 pm »
Obrigado pelos conselhos Ásavessas, se surgir a oportunidade vou ler a as tuas sugestões. até porque gostei bastante da colaboraçao entre entre o Terry Pratchett e o Neil Gaiman.
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Maikeru

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Re: Terry Pratchett
« Responder #7 em: Setembro 30, 2010, 05:33:49 am »
Por acaso queria ler 'Os Homenzinhos Livres' há algum tempo. Estou mesmo bastante curioso, simplesmente tenho por aqui demasiados livros para ler portanto não vou comprar livros durante algum tempo.

Mas vamos ao que interessa, eu tenho uma dúvida. O Livro do Pratchett editado pela SdE faz parte da colecção Bang!, porquê que o autor não faz parte da lista de autores com uma board para si como os outros todos?
Lido: Letter To His Father, Franz Kafka
A Ler: O Despertar - Memórias de Idhún #3, Laura Gallego García
Em pausa:

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 30, 2010, 05:36:03 am »
Por acaso queria ler 'Os Homenzinhos Livres' há algum tempo. Estou mesmo bastante curioso, simplesmente tenho por aqui demasiados livros para ler portanto não vou comprar livros durante algum tempo.

Mas vamos ao que interessa, eu tenho uma dúvida. O Livro do Pratchett editado pela SdE faz parte da colecção Bang!, porquê que o autor não faz parte da lista de autores com uma board para si como os outros todos?

O livro "Os homenzinhos Livres" faz parte da colecção TEEN

e os livros do pratchet que a ser publicados pela editora ainda não o foram. Como tal n direito a board. Por enquanto ;D
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 30, 2010, 05:41:13 am »
É isso mesmo Rui, eu por acaso tambem tenho algumas duvidas em relação aos  livros  que vão ser publicados em cada colecção, ou pelo menos a que sagas pertencem. ::)
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 30, 2010, 05:43:47 am »
É isso mesmo Rui, eu por acaso tambem tenho algumas duvidas em relação aos  livros  que vão ser publicados em cada colecção, ou pelo menos a que sagas pertencem. ::)

verdade. aquilo são ao todo trinta livros, mas como tão divididos? quantas sagas diferentes? o que vai ser publicado? ... Tantas duvidas.....
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Setembro 30, 2010, 05:53:37 am »

verdade. aquilo são ao todo trinta livros, mas como tão divididos? quantas sagas diferentes? o que vai ser publicado? ... Tantas duvidas.....

Lembro da Safaa dizer que o livro do Pratchett da Bang ia ser o Nation e não um dos Discworld.

Discworld em si tem 30 e tal livros. Todas partilham o mesmo mundo(Discworld duh), mas uns tem foco diferente. Acho que a única personagem constante é a Morte que aparece em todos livros.(Excepto um penso eu de que...)

A Morte em si tem uns quantos livros baseados nela. Como Hogfather, Mort ou Soul Music.

Basicamente os livros são divididos em personagens principais. Como Rincewind, Sam Vimes, Moist, Tifanny Aching, as Bruxas vs Feiticeiros.

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #12 em: Setembro 30, 2010, 06:01:07 am »
The Wee Free Men (Os Homenzinhos Livres) é Discworld, right? Não tem a Morte, é esse que te referias?

Não sei se a SdE vai publicar a continuação da "saga" Tiffanny Aching, que  começa com este Homenzinhos Livres, na TEEN ou se vai intercalar com outros livros de Discworld, ou não.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 01, 2010, 03:24:39 am »
(...)

Lembro da Safaa dizer que o livro do Pratchett da Bang ia ser o Nation e não um dos Discworld.
8...)

E o que é que faz parte do Nation, apenas um livro ?
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 01, 2010, 03:36:59 am »
(...)

8...)

E o que é que faz parte do Nation, apenas um livro ?

É só um livro, não-Discworld.