Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - sofiaromualdo

Páginas: [1] 2 3 ... 18
1
Notícias e Novidades / Re: Euro Steam Con - Porto
« em: Julho 03, 2012, 22:06:24 pm »
Interessante, gostava mesmo de participar. Pelo que percebi poderemos inventar publicidades a productos anacrónicos e notícias insólitas que tenham por base feitos científicos e afins. Vou agora mesmo adquirir um almanaque Bertrand para me inspirar.

Não nos fica reservado, então, qualquer responsabilidade de escrever em português da época (se é que essa será uma estratégia), nem de ilustrarmos os nossos textos?

Não é necessário utilizar português de época nem ilustrar os textos, mas se o quiserem fazer não há problema. :)

2
Passatempos / Passatempo - Stephen Hunt
« em: Junho 25, 2012, 15:29:03 pm »
Olá a todos!

Na Clockwork Portugal (http://www.clockworkportugal.com/), estamos a oferecer, em parceria com a Saída de Emergência, dois livros do autor Stephen Hunt. Os vencedores deste passatempo poderão escolher receber "A Corte do Ar" ou "O Reino Mais Além das Ondas", ou seja, o primeiro ou o segundo livro da Saga Jackelian.

Podem participar até dia 27 de Junho (inclusivé). Mais informações aqui: http://www.clockworkportugal.com/2012/06/giveaway-stephen-hunt.html

3
Literatura / Re: Steampunk
« em: Junho 25, 2012, 15:21:04 pm »
O último que li foi Jour J: Vive L' Emperour!

Spoiler (click to show/hide)

A história girava à volta da vitória de Napoleão nas guerras napoleónicas. Metia ao barulho personagens históricas como Mata Hari e o Hitler, se bem me lembro. Lá está, não me cativa muito, mas a arte é tão boa que me convenceu.

Ainda no domínio da BD comecei a seguir, há uns tempos, Lady Mechanica:

https://www.google.pt/search?q=lady+mechanika&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=2KH&rls=org.mozilla:pt-PT:official&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=TVHgT5u8ELCM0wWGsuWFDQ&ved=0CF4QsAQ&biw=1366&bih=664

Visualmente, está bastante apelativo, quanto à história, acho que não vai trazer nada de novo ao género, mas suponho que é um bom ponto de partida para um estreante.

Existe também outra BD que despertou o meu interesse pela qualidade superior da arte: Songes - Coraline

https://www.google.pt/search?q=songes+dodson&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=j5b&rls=org.mozilla:pt-PT:official&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=m1LgT7ysC4qt0QWW9sXBDQ&ved=0CF8QsAQ&biw=1366&bih=664

A história deste Songes conta as atribulações de uma preceptora contratada para educar um miúdo que vive numa mansão cheia de engenhocas steampunk (criadas pelo miúdo). E à noite ela é assaltada por estranhos sonhos, com piratas, tarzans, etc, sempre de teor erótico. O segundo volume saiu o ano passado e conclui as suas aventuras e provavelmente revela quem anda a manipular aqueles sonhos (no primeiro dá para suspeitar quem é o responsável), ainda não o li. Aqui entre nós, esta série é apenas um pretexto para o Ted Dodson (autor da Marvel) dar azo à sua arte (de desenhar mulheres) e finalmente, poder despi-las (coisas que não pode fazer na Marvel).

Uma BD que comecei a ler mas depois desisti, foi Steampunk. A arte era demasiado confusa, havia demasiado ruído visual que tornavam a sua leitura cansativa. É um excelente exemplo do que não se deve fazer em BD. Também não ajudou o lançamento dos comics ter-se atrasado... Quando saiu o TPB já tinha demasiados comics para ser uma compra inteligente.


Citar
Tens mais alguma recomendação para livros que gostarias de ver discutidos? Estamos a compilar uma lista no grupo do Goodreads.

Deixo-te a lista dos que me chamaram a atenção:

The Difference Engine
The Steampunk Trilogy
Infernal Devices, K. W. Jeter
The Scar, China Mieville (não sei porquê, acho que vou gostar mais deste do que de Perdido Street Station).
The Steampunk Bible: An Illustrated Guide to the World of Imaginary Airships, Corsets and Goggles, Mad Scientists, and Strange Literature
Boneshaker, Cherie Priest (as capas dos livros deste autor são muito fixes, só pelas capas comprava os livros).
Retribution Falls: Tales of the Ketty Jay, de Chris Wooding (outro com capa que me atrai).

Podiam também fazer um levantamento de quantos universos foram criados de raiz no steampunk e quantos exploram linhas temporais alternativas. Eu estou interessado no primeiro caso.



Boas sugestões! Já falámos de algumas dessas obras no Clockwork, nomeadamente da Steampunk Bible e das bandas desenhadas Steampunk (o primeiro volume, Manimatron) e Lady Mechanika. As restantes vão directas para a wishlist (temos andado a comprar os livros em conjunto para minimizar os gastos).

A minha opinião sobre o Manimatron coincide com a tua, parece-me. Se tiveres curiosidade em ler, está aqui: http://www.clockworkportugal.com/2012/06/steampunk-manimatron-de-joe-kelly.html

4
Literatura / Re: Steampunk
« em: Junho 18, 2012, 23:45:42 pm »
O segundo e terceiros episódios dos diários steampunk já estão disponíveis:

http://www.clockworkportugal.com/2012/06/diarios-steampunk-episodio-2-iron-duke.html

http://www.clockworkportugal.com/2012/06/diarios-steampunk-episodio-3-tecnologia.html

Caras Sofia e Jo, vocês no segundo episódio colocaram a questão se a rapaziada é capaz de sentir-se interessado no livro Iron Duke, apesar da capa.

Não posso responder pela rapaziada, apenas posso dar-vos a minha humilde opinião.

1º Não acho grande piada a histórias alternativas: e se os mongóis ou nazis tivessem ganho? :P Prefiro fantasias criadas de raiz (como por exemplo, Perdido Street Station), ou histórias que aproveitam eventos Históricos mal explicados ou particularmente nebulosos. No entanto, volta e meia, abro excepções se as histórias forem realmente muito boas para investir num género que não me atrai.

2º Pelo que vocês contaram, as personagens não me cativaram minimamente. E as personagens são fundamentais para uma história. Se a relação amorosa é ainda por cima explorada até ao enjoo, então, não encontro razões para querer ficar enjoado. ;)

3º A capa não é tudo, ou não fosse um coleccionador de Argonautas, mas tendo a preterir capas com foto-montagens por capas com ilustrações (manias). A capa em questão confere ao livro um aspecto demasiado foleiro, próximo da foto-novela, acabando por afugentar potenciais leitores.

Resumindo, Iron Duke não me cativa.

Fico a aguardar a vossa análise ao The Difference Engine, esse já me atrai mais, esse e o The Steampunk Trilogy.

Mas



Obrigada pela partilha! :)

Agradeço também a tua opinião. Certamente que a capa afugenta certos leitores (incluo-me nesse grupo - nunca teria dado uma hipótese ao livro se a Janita, a Carla e a Telma não o tivessem recomendado). Compreendo que seja uma questão de marketing, mas tal como disse no vídeo, é algo que sempre me irá incomodar, até porque o livro é muito mais do que aparenta. A Telma mencionou a capa da versão alemã no vídeo (infelizmente tivemos de cortar essa parte, porque a conversa estava demasiado extensa), que é melhor, na minha opinião: http://www.goodreads.com/book/show/11373303-die-eiserne-see-wilde-sehnsucht Pelo menos mostra que é um livro de aventura, e não apenas de romance.

Em relação ao teu primeiro ponto, os nossos gostos não podiam ser mais opostos: adoro histórias alternativas e what-ifs! Aliás, o Difference Engine enquadra-se neste tipo de histórias, e para já o world-building está a ser absolutamente fascinante (ainda vou a um terço do livro). The Steampunk Trilogy está também nos nossos to-read. Tens mais alguma recomendação para livros que gostarias de ver discutidos? Estamos a compilar uma lista no grupo do Goodreads.

5
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Junho 07, 2012, 15:46:07 pm »
Por mim pode ser no sábado, sem problemas. :)

A previsão é chuva torrencial até segunda-feira...
Pelo que eu vi, parece que Sábado é, no espaço de uma semana, o dia em que mais vai chover  :-\

:( Mas alguém rogou uma praga à Feira do Livro? Já em Lisboa foi a mesma coisa...

Sendo assim, que sugerem? Quem estaria interessado em ir e em que dias vos daria mais jeito?

6
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Junho 06, 2012, 19:37:55 pm »
Por mim pode ser no sábado, sem problemas. :)

A previsão é chuva torrencial até segunda-feira...

7
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Junho 05, 2012, 22:24:15 pm »
Ou então na quinta-feira, que é feriado. Não me parece é que tenhamos sorte com o tempo, está prevista chuva durante toda a semana...

8
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Junho 03, 2012, 12:17:56 pm »
Eu e o André demorámos quarenta minutos a descer os Aliados. Aparentemente decidiram esburacar e fechar a Avenida, e a chuva torrencial não ajudou.

Fica o aviso para quem lá for: não vão de carro.

De qualquer maneira, tive mesmo pena de não vos encontrar, e não tinha o telefone de ninguém para avisar. Alguém tem interesse para marcar para outro dia?

9
Livros publicados / Re: O Fim Chega numa Manhã de Nevoeiro
« em: Maio 28, 2012, 20:24:59 pm »
Finalmente li este livro, e fiquei agradavelmente surpreendida pela escrita, pelo humor e pela construção do mundo. No entanto, gostaria de ter visto mais desenvolvimento das personagens, e a história deixou algo a desejar - tal como outras pessoas referiram, o enredo dava pano para mangas, e pessoalmente teria gostado de uma exploração mais calma, em vez do ritmo alucinante de constantes peripécias. Torna o livro demasiado frenético e faz com que o final perca força. Mas tenho consciência de que esta é provavelmente uma preferência pessoal.

De qualquer maneira, queria deixar aqui os meus parabéns ao autor pelo livro. Já tenho o "História de Portugal" à espera na minha estante. :)

10
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Maio 28, 2012, 20:12:18 pm »
Então, fica para dia 2? Combinamos lá para as três da tarde, em frente à Câmara?

11
Passatempos / Re: Passatempos
« em: Maio 28, 2012, 20:11:27 pm »
Na Clockwork Portugal, estamos a promover um passatempo para o livro "A Verdadeira Invasão dos Marcianos", do João Barreiros:

http://www.clockworkportugal.com/2012/05/giveaway-verdadeira-invasao-dos.html

12
Apresentações / Re: Uma nova aprendiz ^^
« em: Maio 28, 2012, 19:17:08 pm »
Olá Mafalda, bem-vinda!

13
Literatura / Re: Steampunk
« em: Maio 22, 2012, 12:08:59 pm »
Setembro está a chegar (já só faltam 4 meses!!!)  e todos os caminhos conduzem ao Porto para o Euro Steam Con!

Aqui vos deixo o primeiro episódio dos Diários Steampunk criado pelas nossa amigas de leituras Janita e Sofia:

http://www.youtube.com/watch?v=Wf5e-J4mytE&feature=player_embedded

Mais info:
http://www.clockworkportugal.com/

;D Obrigada Rui! Aproveito para deixar também o link para o nosso grupo no Goodreads: http://www.goodreads.com/group/show/70204-di-rios-steampunk

O próximo episódio será sobre o livro The Iron Duke, da Meljean Brook. Conhecem?

14
Notícias e Novidades / Re: Encontro na Feira do Livro - Porto
« em: Maio 22, 2012, 12:06:19 pm »
Excelente ideia! Para já estou livre nesses dois dias, contem comigo. :)

15
Literatura / Re: O que andas a ler ?
« em: Abril 23, 2012, 16:09:05 pm »
Estou a ler O Fim Chega Numa Manhã de Nevoeiro do Renato Carreira.

Já li esse. Que estás a achar?

Vou a pouco mais do meio, mas para já tem pontos positivos, como o humor e a escrita polida, e outros negativos, como a construção de personagens (ou falta dela) e a história (que tem demasiados buracos e pormenores que não fazem sentido). Mas terei de o acabar para formar uma opinião mais fundamentada. Quando o fizer, escrevo aqui no fórum. :) E tu, que achaste do livro?

Páginas: [1] 2 3 ... 18