Autor Tópico: Onde gostam de ler?  (Lida 18619 vezes)

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Onde gostam de ler?
« em: Março 30, 2010, 01:38:52 am »
Bem já que existem post’s sobre tantas coisas ligadas aos livros porque não um sobre os locais onde lemos? E bem aqui está ele!

Os locais onde lemos podem muitas vezes ser quase tão importantes como os livros e acabam também por influenciar a leitura dos mesmos.

Apesar de conseguir ler em quase todo o lado, eu tenho dois ou três lugares de eleição.

O primeiro é aquilo a que chamamos cá em casa o quarto da rua, que como o nome indica fica virado para a rua, mas também para sul o que em dias solarengos e aliado a uma janela bem grande permite a entrada de muita luz o que juntamente com a minha cadeira inclinável de escritório é uma dupla perfeita para longas tardes a ler, infelizmente as vezes em que isso acontece são raras.

O segundo lugar é o meu carro. Novamente em dias de sol, especialmente quando está frio (lá fora), estar lá dentro no quentinho é fantástico. Novamente, também (porque não há bela sem senão), só o faço à hora de almoço e em dias de trabalho, o que já não é mau.

Ao terceiro lugar eu não lhe chamaria de eleição, mas talvez de necessidade: o quarto de banho (é um trocadilho “barato”, eu sei, mas não resisti). Quem nunca levou pelo menos uma revistinha para lá? Pois é também eu leio lá, acho que só posso acrescentar que com a minha falta de tempo crónica qualquer tempinho é bem-vindo, mesmo lá…
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Artafo

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Re: Onde gostam de ler?
« Responder #1 em: Março 30, 2010, 02:46:07 am »
Também leio practicamente em todo lado, quando não tinha carro lia em tudo o que era transporte público (fosse em pé ou sentado). Embora agora já o faça muito menos dantes lia bastante em cafés, ao contrário de muita gente que gosta de ler em sítios sossegados e com pouco barulho, eu gostava de ler onde houvesse confusão. Presentemente onde leio mais é em casa e costumo ir para a Expo (porque é perto de casa), sento-me lá num banquinho (quando está bom tempo) e passo lá uma hora ou duas a ler. Tenho sempre, no entanto, o ritual de ler na cama antes de dormir.
A casa de banho, por mais cliché que seja, também é um local certinho de leitura. O local (e as circunstâncias) onde pode parecer mais estranho eu ler (e se calhar não devia estar a dizer isto aqui...) é na Gulbenkian durante os concertos... Pois, naquelas partes em que o coro está um bom bocado sem cantar, abro o livro em cima da partitura e cá vai disto!

Mas no geral resume-se a todo o lado em que haja oportunidade.  ;D

Offline LarsGon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Os Livros do Lars
« Responder #2 em: Março 30, 2010, 14:29:22 pm »
Eu prefiro ler no meu quarto, mas se não haver sossego, eu vou ler para o escritório da garagem. Eu tenho o hábito de ler todas as noites antes de dormir.
Outro sitio onde eu gosto muito de ler é quando vou a Ria de Alvor e fico lá sentado num banco virado para a Ria só com o chilrear dos pássaros a fazer-me companhia. 

Offline toiota

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 30, 2010, 16:31:21 pm »
Deitada ou sentada no sofá e na cama, são os meus locais preferidos, mas também consigo ler num parque ou na praia desde que não haja muito barulho.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 30, 2010, 19:16:53 pm »
Eu consigo ler em practicamente qualquer lugar, mas prefiro fazê-lo deitado na minha cama.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 31, 2010, 03:31:50 am »
Também leio em qualquer lugar desde que me apeteça. Lugares de eleição são encostada numa cama ou sentada no ramo de uma árvore confortável.

Offline Dee

• Leitor compulsivo
  • Q♠
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 31, 2010, 04:14:31 am »
Os melhores lugares são os transportes publicos e a cama. De resto, não é tanto uma questão de lugar, mas de momento... Se tenho muito trabalho pra fazer... É quando sabe melhor uma escapadinha até aos livros, durante uma horinha... ou duas... ou três...  ::) Ok, sou uma procrastinadora  ;D

Offline zane

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 31, 2010, 06:30:45 am »
Deitada ou sentada no sofá e na cama, são os meus locais preferidos, mas também consigo ler num parque ou na praia desde que não haja muito barulho.

A mim é exactamente como tu toiota.
Sem tirar nem por xD.

Já tentei ler em transportes públicos, que por acaso utilizo frequentemente, mas não consigo. Outros lugares para além de ser num sofá, cama, praia... devo conseguir ler confortavelmente, apesar de não me lembrar mais nenhum sitio diferente que tenha lido.
Lido: As Crónicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis - George R. R. Martin
A ler: As Crónicas de Gelo e Fogo: O Despertar da Magia - George R. R. Martin
Para ler: O Mago - Aprendiz - Raymond E. Feist

Offline LarsGon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Os Livros do Lars
« Responder #8 em: Março 31, 2010, 14:22:27 pm »
sentada no ramo de uma árvore confortável.

Num ramo???  :o

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 31, 2010, 15:27:22 pm »
Costumo aproveitar qualquer tempinho que tenha para ler, seja no autocarro a caminho da faculdade ou mesmo quando estou à espera da aula começar... Mas as minhas preferências vão para a minha cama ou o sofá, ou até o puff. Também gosto muito de ler na praia, se não houver muita gente com os pirralhos e/ou canitos a fazer barulho ali mesmo ao lado - o som das ondas é muito relaxante; além disso para mim praia=férias, que é quando tenho mais tempo para ler.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 01, 2010, 17:22:10 pm »

Num ramo???  :o

Sim, é agradável, fica-se debaixo da sombra com uma brisa e apenas o barulho da natureza à volta. Às vezes até contribui para o ambiente do livro. Só precisa de ser um ramo confortável.

Offline dhode

• Leitor Inveterado
  • Release your inner killer
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 01, 2010, 18:09:14 pm »
Eu leio em qualquer lugar, desde que não haja gente ao pé de mim a falar ou a tentar de alguma forma chamar a minha atenção...
Normalmente, tenho por hábito ler ditado na cama, mas também gosto muito do sofá e, em tempo de aulas, vou para tráz da escola para não me incomodarem (se não estiver a chover). O único local onde consigo ler com barulho (não perguntem porquê, porque também não sei...) é nos autocarros; o barulho pode ser muito, mas a concentração ainda é maior ;D

Offline Alforat

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 03, 2010, 21:50:33 pm »
Eu sou muito esquisita quanto ao melhor local e momento para ler. Preferi ler à noite, porque é quando há menos barulho e menos gente para me interromper, e quanto aos locais, o meu quarto ou a sala.
 Detesto ler fora de casa, pois acabo por não prestar tanta atenção quanto desejo à história, pois acabo sempre por me distrair com qualquer coisa, como o barulho, conversas ou pessoas a tentarem perceber o que estamos a ler. Isto também porque eu trato bem os meus livros, e levamos para fora de casa implica que estes corram alguns riscos, como páginas dobradas, capas assassinadas,...(levei um livro uma vez para a praia e por acaso, nesse dia, havia imenso vento, resultado: eu a tentar tirar todos os grãos de areia que se enfiaram nas páginas, o que me irritou solenemente).

A minha família e amigos acham que eu tenho graves problemas.

Offline fausto

• 每天都很忙。我为什么有这个忙的生活?
  • Rato de biblioteca
  • エレベーターどエスカレーターとどちらが一番べんりですか?:D
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 03, 2010, 22:38:26 pm »
Quarto (que abrange o colchão, um puff, o chão, uma cadeira ou até mesmo em cima da secretária) (sim, eu, na íntegra, em cima da secretária), Autocarro e Comboio, Jardins públicos e quintal, terraço, praia (no verão). 
私は毎日日本語を勉強します。
今リスボン大学で日本語と中国語を勉強しています。どちらも大好きですが、とても難しいですから、がんばります!

我现在在里斯本大学学习汉语和日语。我有很多中国朋友。我爱我中国朋友!

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 04, 2010, 17:03:25 pm »
Eu sou muito esquisita quanto ao melhor local e momento para ler. Preferi ler à noite, porque é quando há menos barulho e menos gente para me interromper, e quanto aos locais, o meu quarto ou a sala.
 Detesto ler fora de casa, pois acabo por não prestar tanta atenção quanto desejo à história, pois acabo sempre por me distrair com qualquer coisa, como o barulho, conversas ou pessoas a tentarem perceber o que estamos a ler. Isto também porque eu trato bem os meus livros, e levamos para fora de casa implica que estes corram alguns riscos, como páginas dobradas, capas assassinadas,...(levei um livro uma vez para a praia e por acaso, nesse dia, havia imenso vento, resultado: eu a tentar tirar todos os grãos de areia que se enfiaram nas páginas, o que me irritou solenemente).

A minha família e amigos acham que eu tenho graves problemas.

Compreendo perfeitamente o problema mas não resisto a levá-los para fora de casa. Não consigo aguentar esperar até voltar a casa. Já estive várias vezes na irritação de tirar grãos de areia das páginas..