Autor Tópico: Novo Acordo Ortográfico - contra ou a favor  (Lida 69360 vezes)

Offline Matusalem

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Novo Acordo Ortográfico - contra ou a favor
« em: Abril 17, 2008, 09:42:48 am »
Esta discussão está em cima da mesa e é bastante pertinente, uma vez que todos nós somos consumidores assíduos (e alguns estão do outro lado da barreira escrevendo) de literatura.
São a favor ou contra este novo Acordo Ortográfico? Acham que a lingua portuguesa se vai ressentir?
Pessoalmente acho que é um mau sinal para a Lingua Portuguesa estas alterações.
Já não bastava aquele anuncio publicitário favorecendo o turismo no Allgarve, quanto mais ser a Lingua Mãe a ter que se adaptar e a sujeitar  à Lingua Filha (português com sotaque brasileiro) independentemente destes - brasileiros - serem em maior número.
Sou contra!

Offline matadmin

• Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
    • Ver Perfil
Re: Novo Acordo Ortográfico - contra ou a favor
« Responder #1 em: Abril 17, 2008, 15:13:41 pm »
Citação de: "Matusalem"
Esta discussão está em cima da mesa e é bastante pertinente, uma vez que todos nós somos consumidores assíduos (e alguns estão do outro lado da barreira escrevendo) de literatura.
São a favor ou contra este novo Acordo Ortográfico? Acham que a lingua portuguesa se vai ressentir?
Já não bastava aquele anuncio publicitário favorecendo o turismo no Allgarve, quanto mais ser a Lingua Mãe a ter que se adaptar e a sujeitar  à Lingua Filha (português com sotaque brasileiro) independentemente destes - brasileiros - serem em maior número.
Sou contra!

Uma boa questão sem dúvida. Confesso que não consigo tomar partido por qualquer dos lados. Estive a ver o debate na RTP 1 sobre este assunto (até à 1:30 da manhã, ufa!!!) e fiquei na mesma  :?
Também me custa andar a "reboque" do Brasil, mas se queremos ver a língua portuguesa mais forte internacionalmente (será que queremos?) receio que não tenhamos alternativa...

Gostava de ver aqui as opiniões de autores, tradutores e revisores sobre o assunto, uma vez que a "palavra escrita" é a sua ferramenta de trabalho e terão competência técnica para uma opinião mais fundamentada.

Para já, vou-me abstendo...

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 21, 2008, 16:42:04 pm »
Citação de: "matadmin"

Gostava de ver aqui as opiniões de autores, tradutores e revisores sobre o assunto, uma vez que a "palavra escrita" é a sua ferramenta de trabalho e terão competência técnica para uma opinião mais fundamentada.

Para já, vou-me abstendo...

Ainda não é desta que vão ver aqui a opinião de autores,.... porque eu não sou nada disso. . Sou a comum leitora, e sem grande opinião sobre este assunto e muito menos fundamentada.
Vou lendo e vendo umas informações por todo o lado, passo na diagonal muito das opiniões políticas, e, em termos concretos de alteração ainda não estou bem dentro do assunto, no entanto gostaria de deixar o meu desabafo:

A minha mãe tem 70 anos e está reformada há 45 anos (mais ou menos), na altura ter duas filhas (as minhas irmãs) numa ama ou creche ficava mais caro que o ordenado que ela recebia. A minha mãe tirou a carta aos 50, e, comprou um computador portátil depois da Páscoa (deste ano - até esta data nunca tinha tocado num computador). Quase todos os dias falo com ela pelo Messenger e ela já me envia tudo o que é "bonecada" a dançar, toques, e afins. A minha mãe tem a 4ª classe e esta não será a 1ª reforma ortográfica dela, e sabem o que ela vai fazer quando chegar a altura? vai mais uma vez adaptar-se e escrever como "mandam as regras".

Eu não consigo dar uma opinião fundamentada e por isso tenho vindo a abster-me, talvez porque no fundo penso que este assunto para mim é um pouco indiferente, pois quando vier o novo acordo ortográfico eu vou ser como a minha mãe, e vou escrever consoante as novas regras.

Fica aqui o meu desabafo e a minha opinião, que a mim poupa-me uma ida ao "psicólogo" e vem de uma "discussão" bem fresca em que me diziam o seguinte: Eu sou contra o acordo e quando ele vier vou continuar a escrever como agora, e eu perguntei porquê, a resposta que tive foi: para mim facto tem "c" antes do "t" e acção tem dois "c´s", e eu perguntei, Ok, e que mais? não obtive resposta, estas 2 palavras são toda a sua fundamentação, e isto ultrapassa completamente a minha compreensão....

SD

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 21, 2008, 18:25:13 pm »
Estou um bocado como tu SRD. Eu por acaso leio e escrevo maioritariamente em Inglês (shame on me lol), ou então em linguagens lógicas, para falar com estas máquina do demo que são os computadores, mas penso que mesmo que não fosse esse o caso e 90% do leio e escrevo fosse em Português que  minha reacção seria a mesma.

Então palavras com c's que nós já nem lemos vão deixar de os ter !! Ok. Se é só isto não vejo qual é o escândalo, tirando o facto de que vamos gastar bastante dinheiro a comprar livros para substituir os antigos e então errados, mas isto não é uma novidade assim tão grande e é mais uma forma de as editoras fazerem mais algum.

Quando a mudança entrar em vigor lá vou eu ter que actualizar os meus correctores ortográficos, ou então não, já que eles actualizam-se sozinhos e nem esse trabalho vou ter.

E quando vêm com a conversa de que isto é tudo para fazer o favor aos brasileiros, a verdade é que a maior parte do português que é falado ai fora é com sotaque e eles têm um economia muito mais forte que a nossa. Estas coisas infelizmente contam mais que qualquer outro factor.

De qualquer forma as alterações (pelo menos as que conheço) são tão pequenas que não compreendo a reacção de muitas pessoas com quem falei do assunto.

A mim faz-me mais confusão que hoje em dia temos de chamar a um amontoado de carros parados uma fila de trânsito em vez da nossa tradicional bicha, porque os brasileiros com as suas novelas inseriram um novo sentido a essa palavra. Mas de quem é a culpa disto ? Não fomos nós que importámos as novelas deles ?

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 05, 2008, 21:30:58 pm »
Citação de: "Matusalem"

Sou contra!

Concordo plenamente! E devo dizer que acho triste se Portugal for para a frente com este acordo, Portugal começa a abdicar de tudo o que é seu e agora também quer abdicar da sua língua transformando-a em prol das comunidades onde se fala o "português".
Não vejo o que é que este acordo pode trazer de útil para nós Portugueses, a não ser facilitar a vida a quem não escreve português correctamente. Portanto foi esta a forma que arranjaram para nós jovens e também para as crianças deixarem de cometer tantos erros na escrita? Ou querem facilitar a vida das outras comunidades?
Qual será o próximo passo? Por-nos a todos a falar "brasileiro"?
Se alguém me arranjar uma justificação plausivel para existencia deste acordo gostava que me informasse.
De qualquer forma vou informar-me melhor acerca deste acordo para tentar compreendê-lo melhor.

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 06, 2008, 00:16:43 am »
Acho esse acordo tão ridiculo que nem merece discução.

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 06, 2008, 10:14:09 am »
Acho que algumas reacções são exageradas. As alteração são pequenas e de facto aproximam a escrita da fonética e pouco mais. E espero que se lembrem que a nossa língua hoje já não é como era uns séculos atrás (no tempo dos meus pais também era diferente, como o exemplo da pharmacia), alguém já tentou ler os Lusíadas na sua versão original ?

As línguas mudam seja por influencias externas ou por qualquer outro motivo, não vejo escândalo nenhum nisso. Quanto a sermos a língua mãe língua filha ou o que quer que seja, sinceramente já temos tanta influência brasileira na nossa língua (o tal exemplo da bicha vs fila que dei em cima), que estas mudanças são insignificantes ao lado delas.

Querem separar o Português do "brasileiro" ? Acabem com as novelas brasileiras e deixem de trazer jogadores de futebol brasileiros para cá. Esses é que são as influências que mais afectam a nossa língua e eventualmente levam a mudanças oficiais.

De qualquer forma como mencionei as mudanças são pequenas e não nos vão por a falar mais "brasileiro" do que o que já falamos por livre iniciativa, a única coisa que tenho contra este acordo é que é tão insignificante e no entanto vai obrigar à revisão de dicionários e outros tipos e livros, o que acarreta custos.

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 06, 2008, 11:43:09 am »
De "fato" as línguas tem sofrido alterações ao longo dos anos, mas fará sentido termos de ser a nossa língua a ser alterada em detrimento das restantes línguas? O ingleses cederam perante o inglês da América??

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 06, 2008, 12:04:50 pm »
Citação de: "emperium"
De "fato" as línguas tem sofrido alterações ao longo dos anos, mas fará sentido termos de ser a nossa língua a ser alterada em detrimento das restantes línguas? O ingleses cederam perante o inglês da América??

Acontece que estas mudanças vêm no seguimento de um acordo entre todos os países lusófonos. Os Brasileiros, Moçambicanos, Angolanos, etc, fizeram mudanças na língua deles a uns anos, nós somos os últimos a implementar as alterações acordadas com eles. Desconhecendo os pormenores totais do acordo, não sei se até não teram sido eles a mudar mais a língua do que nós.

Quanto aos ingleses mudarem pelos americanos, não te sei dizer nem que sim nem que não, pois não estou minimamente por dentro disso. O que sei é que cada vez mais se ve misturas dos dois (talvez por pessoas cuja língua mãe não é o inglês, logo sendo influenciado por ambos os dialectos). Pessoalmente sei que o meu inglês está mais perto do americano, no entanto escrevo certas palavras como os ingleses e tendo a usar um corrector ortográfico en-uk.

De qualquer forma, repito, que não são estas mudanças que nos vão por a falar brasileiro. Comecem a abusar do gerúndio e ai sim, aproxima-mo-nos drasticamente do dialecto deles, mas tanto quanto sei a gramática não vai ser alterada.

Offline Cubano

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Eu não sou totalmente de acordo
« Responder #9 em: Maio 06, 2008, 13:16:38 pm »
Bem. Este é de facto um tema controverso e muita discussão tem girado á volta do mesmo.

Não sei se viram o "prós e contras" em que o tema foi debatido ou então se já leram um pequeno livro que anda por aí á venda por pouco mais de 4 euros, mas isto vai ser um pouco como o rhavin diz:

De qualquer forma, repito, que não são estas mudanças que nos vão por a falar brasileiro. Comecem a abusar do gerúndio e ai sim, aproxima-mo-nos drasticamente do dialecto deles, mas tanto quanto sei a gramática não vai ser alterada.

Realmente convém salientar alguns pontos:

1) O Acordo Ortográfico muda a grafia de certas palavras, a maneira como se escrevem, mas não altera a pronúncia de nenhuma palavra.

2) O Acordo Ortográfico não cria nem elimina palavras. Ele só tem a ver com a maneira como se escrevem palavras.

3) O Acordo Ortográfico não tem a ver com as variações de uso ou significado de palavras, mas sim com a maneira como se escrevem.

4) O Acordo Ortográfico não elimina em nenhuma palavra qualquer letra que se leia numa pronúncia culta da língua.

5) O Acordo Ortográfico não estabelece regras de sintaxe; tem a ver somente com a maneira de escrever as palavras.

6) Com o Acordo Ortográfico a grafia das palavras passa a ser regulamentada nos países de língua portuguesa por uma única norma.

Principais alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico em Portugal:

- Eliminação de cês e pês não pronunciados em palavras como director, acção, protecção, baptismo, adoptar e excepção, as quais passam a escrever-se diretor, ação, proteção, batismo, adotar e exceção.

- É simplificado e reduzido o emprego do hífen.

- O ditongo oi em palavras graves ou paroxítonas não leva acento. Escreveremos boia e heroico em vez de bóia e heróico.

Por fim deixo a minha singela opinião, a qual acaba por ser um pouco crítica. Embora saiba que vão ser pequenas alterações e que possam estar a dar alguma polémica agora, também tenho consciência que daqui a uns anos já ninguém se lembra disso (lembrem-se da implementação da moeda única, vulgo euro)

Contudo uma coisa convém salientar. Da mesma forma que várias línguas derivaram do latim, como o português, outras houve que foram variando do português. Embora se escreva e fale em português no Brasil e em certos países Áfricanos, já é um português muito alterado. Com este acordo vamos estar a tentar solucionar esse problema mas até que ponto não estamos a adulterar a própria língua. Uma coisa é falar outra é escrever.

Desta forma deixo-vos um link para visitarem. Está relacionado com os livros de Martin lançados pela Saída de Emergência e a sua aceitação no Brasil (não leves a mal Candeias :roll: ). Tirem as vossas ilações.

http://www.joio.com.br/?q=node/2072

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 06, 2008, 14:58:05 pm »
Cubano,
Pode-se sempre contar contigo   :D  :D  (tal como diz o Fiacha  :wink: )

Devo dizer que não li até ao fim, mas que gostei muito desta parte:

Li a primeira página agora e não me pareceu tão lusa assim não. Não esbarrei em nenhum HORROR ortográfico lusitano tipo "contacto" ou "electrão" (...)

Embora já tenha dado a minha opinião relativa a este assunto (é-me indiferente e quando chegar a hora vou escrever consoante o novo acordo), e concorde com Ravhin na sua argumentação (especialmente na parte das reacções exageradas) a verdade é que prefiro ler um livro em Inglês a  "Brasileiro" (o que me aconteceu muito na faculdade) tal como o inverso (pelos vistos) se verifica.

Também não me parece que este acordo vá alterar isso.  :)

Nota: O que me consta é que é a eliminação das letras mudas, e, o "c" de facto (palavra sempre usada como exemplo - embora ainda não tenha percebido porquê) não é mudo - logo penso que neste caso concreto (e reforço "penso") não vai existir alteração, e se este é o grande problema, deixou de ser.  :P

SD

Edit: Cubano e Ravhin, mudaram de avatar? alguma razão em especial?

EDIT2: Para quem está contra o acordo, existe uma petição, é só assinar. http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/index-21.html

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 06, 2008, 15:59:25 pm »
Só por mera curiosidade, fazem-se tantas petições online mas...
será que elas chegam, efectivamente, a algum lado?
ou fica escondida num desses recantos escuros da rede?

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 06, 2008, 16:19:57 pm »
Citação de: "SRD"

Embora já tenha dado a minha opinião relativa a este assunto (é-me indiferente e quando chegar a hora vou escrever consoante o novo acordo), e concorde com Ravhin na sua argumentação (especialmente na parte das reacções exageradas) a verdade é que prefiro ler um livro em Inglês a  "Brasileiro" (o que me aconteceu muito na faculdade) tal como o inverso (pelos vistos) se verifica.

SD

Edit: Cubano e Ravhin, mudaram de avatar? alguma razão em especial?

És como eu, também prefiro ler inglês a brasileiro (verdade seja dita tenho mesmo muita dificuldade em digerir pt-br) , se bem que no meu caso sou meio suspeito.

Mudei o meu avatar porque concluí algo que me deu trabalho durante bastante tempo e depois de arranjar uns instrumentos fotográficos consegui uma foto que considero bem conseguida. Assim passei a usar algo que posso dizer que é 100% meu como imagem. (não não moldei a figura de raiz, isso está muito além das minhas capacidades hehe)

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 06, 2008, 16:59:42 pm »
Citação de: "emperium"
Só por mera curiosidade, fazem-se tantas petições online mas...
será que elas chegam, efectivamente, a algum lado?
ou fica escondida num desses recantos escuros da rede?

Não sei te responder  :cry:

Normalmente eu costumo fazer uma pesquisa sobre a origem da petição, para saber se no mínimo é fidigna, triplico (melhor quadriplico) a vigilância se é pedido BI.

Relativamente a esta petição em específico, não fiz mais nada para além de ler a carta (na diagonal  :oops: ), pois não me parece que vá assiná-la, no entanto pareceu-me uma informação a disponibilizar a todos que estão contra.  

off-topic

Citação de: "Ravhin"
Mudei o meu avatar porque concluí algo que me deu trabalho durante bastante tempo e depois de arranjar uns instrumentos fotográficos consegui uma foto que considero bem conseguida. Assim passei a usar algo que posso dizer que é 100% meu como imagem. (não não moldei a figura de raiz, isso está muito além das minhas capacidades hehe)

algo ... foto bem conseguida. hummmmmm  :oops:  talvez amanhã!
Para essa das capacidades, então já somos 2   :P

SD

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Maio 06, 2008, 17:44:24 pm »
Na questão das petições, existem algumas que têm sucesso. Uns anos atrás houve uma petição devido ao mau serviço (maus tratos mesmo) que estavam a acontecer a variadas encomendas na nossa alfandega e foi feita uma petição para que olhassem para o assunto. Chegaram a responder aos pontos em questão no entanto não sei até que ponto terá sido feito algo prático.

off topic:

go ... foto bem conseguida. hummmmmm Embarassed talvez amanhã!
Para essa das capacidades, então já somos 2 Razz

http://ravhin.wordpress.com/2008/04/20/zgmf-x19a-infinite-justice-completed/

A foto da qual tirei o avatar não está aí disponível no entanto.