Autor Tópico: Novo Acordo Ortográfico - contra ou a favor  (Lida 69314 vezes)

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Novo Acordo Ortográfico - contra ou a favor
« Responder #15 em: Maio 07, 2008, 17:29:37 pm »
saiu hoje no sapo a petição com 15.000 assinaturas até agora e será entregue na próxima 5ª feira.
Pelos vistos esta vai para algum lado, vai para a AR.

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Maio 07, 2008, 17:45:08 pm »
Aposto em como a vasta maioria que assinou essa petição não conhece os detalhes das alterações . E como é costume o manifesto publicado, pouco faz para esclarecer as pessoas e basicamente diz que discordam do acordo sem nunca explicar porque.

Nalguns casos ainda procuram entrar nalguns detalhes como quando explicam que as consoantes "mudas" têm valor etimológico, no entanto não explicam qual, e para pessoas que como eu não têm conhecimento no assunto fica a opção de acreditar na palavra deles ou duvidar. Infelizmente a experiência leva-me a na dúvida duvidar, uma vez que regra geral isto não passam de jogos políticos.

Não estou com isto dizer que até não possam ter razão, apenas que o manifesto não esclarece coisa nenhuma e que a maioria das pessoas assina porque acredita no que lhes estão a dizer e não com base em factos concretos, logo não compreendem realmente a questão.

Offline matadmin

• Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Maio 08, 2008, 16:25:23 pm »
Só para "meter" um pouco mais de veneno...

Ouviram as notícias? O texto do acordo ortográfico está cheio de erros... ortográficos!!!  :shock:
O que eu ri... Não só erros de ortografia mas também, segundo a notícia, virgulas mal colocadas.

Um pouco mais de atenção, por favor, senhores... Porque se estas gralhas estão naquela parte do texto onde são explicadas as alterações, por exemplo: a palavra X passa a escrever-se Y, e Y está mal escrito, lá vão mais uns milhares de manuais escolares e dicionários para o lixo!   :twisted:

.

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Maio 08, 2008, 17:34:15 pm »
Isso não é bem veneno, mas é sem dúvida uma vergonha... Nem tenho palavras lol

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Maio 08, 2008, 18:08:01 pm »
Citação de: "matadmin"
Ouviram as notícias? O texto do acordo ortográfico está cheiro de erros... ortográficos!!!  :shock:
O que eu ri... Não só erros de ortografia mas também, segundo a notícia, virgulas mal colocadas.

Um pouco mais de atenção, por favor, senhores... Porque se estas gralhas estão naquela parte do texto onde são explicadas as alterações, por exemplo: a palavra X passa a escrever-se Y, e Y está mal escrito, lá vão mais uns milhares de manuais escolares e dicionários para o lixo!   :twisted:

.

humm, não ouvi a notícia...
os dicionários também estão incluídos? ou são só aqueles manuais que sairam: 1 da texto editora e o outro da porto editora? e foram os 2, ou só um? Não foi o Dionisio que fez um deles?
Irei concerteza informar-me... mas como diz o velho ditado: "depressa e bem não há quem!"

SD

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Maio 16, 2008, 17:01:37 pm »
O Parlamneto aprovou hoje, o acordo ortográfico, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328984&idCanal=36

SD

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Junho 11, 2008, 17:58:11 pm »
O problema não é a democracia em si, mas sim a forma como esta é aplicada (ou não). Podemos ver o caso da actual paralisação dos camionistas, em que quer queiram ou não são obrigados a parar sob ameaça de ofensas corporais e vandalismo. Isto é a nossa "democracia".

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Junho 27, 2008, 10:49:40 am »
Eu recuso-me a escrever a aberração que é "brasilês". Façam os acordos que quiserem. A língua supostamente chama-se português, eles que mudem. Se querem assassinar o português, mais vale falarmos todos inglês.

Tal como outras pessoas aqui, nos últimos anos deve-se contar nos dedos de uma mão livros que tenha lido em português, e esses foram os que comprei há RESMAS de anos, e que ainda não achei em inglês (a série Galactica, de Glen A Larson, e Regresso ao Futuro, por exemplo). As traduções são atrozes. Prefiro levar só com a minha ignorância...

As únicas coisas que leio em português são os pasquins de borla (destak, metro e afins), e jornais online. A dificuldade vai ser arranjar um site em inglês que cubra a nossa actualidade... porque ler brasilês... não dá.
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv
« Responder #23 em: Junho 27, 2008, 16:52:20 pm »
Assim como nós não temos de mudar, tahra, eles também não têm. São duas línguas diferentes, nenhuma delas vale mais que a outra.
O "brasileiro" que para ti é um aberração é para eles o correcto, e o que é português para ti, é para eles uma aberração.

Offline Skilgannon

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Junho 29, 2008, 16:42:09 pm »
Viva,

Eu tenho uma razão muito simples para ser contra este acordo:
 - Para quê harmonizar a forma ortográfica das palavras se muitas vezes são usadas com significados diferentes nos diferentes países?
Em Portugal existem duas palavras Facto e Fato, que significam duas coisas diferentes. Após o acordo vão ser a mesma palavra Fato, e vamos ter de perceber o que quer dizer pelo contexto.
Isto é lixo político!

Além disso, já se perguntaram porque razão a Inglaterra e os Estados Unidos têm duas versões do Inglês muito mais parecidas que o Português e o Brasileiro, mesmo sendo independentes há mais tempo?
É porque, como o nível de instrução dos brasileiros é muito inferior, para a maioria da população, a lingua oficial definida conta para zero. É a oralidade que manda na escrita e por isso a lingua e a ortografia são muito mais voláteis, e as coisas mudam muito depressa.
Do lado brasileiro ninguém está muito preocupado com este acordo, eles vão continuar a escrever como sempre fizeram, com acordo ou sem acordo.

Cumprimentos
- Aquele é Skilgannon, o Maldito. Não queiras ter nada a ver com ele.
<texto removido por causa do excesso de sangue>
- Acabaste de o ver matar cinco homens. Ele é impiedoso e mortífero. Lucresis.
- Talvez, mas tem uns lindos olhos.

Offline slayra

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Junho 29, 2008, 19:06:51 pm »
Eu sou contra, mais porque acho que um Acordo Ortográfico não serve nenhum propósito. Não percebo a razão de o implantar. E, sim, serei daquelas que continuará a escrever como antes, como forma de protesto.  :?

Vejamos:
- Supostamente, o objectivo do Acordo Ortográfico é uniformizar a língua portuguesa. Mas para que é que havemos de uniformizar a língua portuguesa? Não nos traz nenhuma vantagem; não nos traz mais poder económico ou político significativo; não facilita as comunicações entre países de expressão portuguesa porque nós já nos entedemos todos muito bem, ninguém precisa de tradutor.

- Mais, é impossível uniformizar a Língua Portuguesa... é um esforço fútil. Daqui a pouco mais de 100 anos (ou mesmo menos... talvez 50) todos os países de expressão portuguesa terão, novamente, vocabulários e maneiras de escrever distintas... a língua é fluída e está em constante mudança. Como já foi referido, o português que se fala agora não é que se falou no tempo dos nossos pais. E por que é que acham que os brasileiros falam de maneira diferente? Porque estão lá do outro lado do Atlântico e o português deles evoluiu de maneira diferente do nosso... e vice-versa. E assim irá continuar, por mais Acordos Ortográficos que existam.

- Terceiro, acho um pouco demais do Governo intrometer-se neste tipo de assuntos... não creio que seja da sua competência fazer passar uma lei que nos dita como é que devemos escrever ou falar. Por exemplo, o "bué" foi naturalmente incorporado na nossa língua, não foi imposto pelo estado. E já que tiveram a infeliz ideia deste Acordo, deviam ter organizado um referendo. Não gostei da atitude, confesso.

E pronto... é a minha opinião...  :oops:

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Junho 30, 2008, 00:47:05 am »
Viva!

Citação de: "Skilgannon"
Eu tenho uma razão muito simples para ser contra este acordo:
 - Para quê harmonizar a forma ortográfica das palavras se muitas vezes são usadas com significados diferentes nos diferentes países?
Em Portugal existem duas palavras Facto e Fato, que significam duas coisas diferentes. Após o acordo vão ser a mesma palavra Fato, e vamos ter de perceber o que quer dizer pelo contexto.
Isto é lixo político!

Isso é um mito urbano em relação ao Acordo. Na palavra "facto", em português de portugal (pelo menos na pronúncia erudita), lê-se o "c", portanto em Portugal continuar-se-á a escrever com c, mesmo com o Acordo, e no Brasil sem "c", porque eles não o lêem (sim, é verdade, neste caso são aceites as duas ortografias pelo Acordo - a comunicação social é que anda muito mal informada, baseando-se em boatos).
Agora em "baptismo", com o Acordo, deixava-se de escrever o "p", porque não se lê nem em português de Potugal nem do Brasil (em que já se escreve sem "p").
Outro grande mito do acordo prende-se com o desaparecimento do "h", em palavras como húmido. Nada mais errado:

BASE II
DO H INICIAL E FINAL

1º) O h inicial emprega-se:

a) Por força da etimologia: haver, hélice, hera, hoje, hora, homem, humor.

b) Em virtude da adoção convencional: hã?, hem?, hum!.

2º) O h inicial suprime-se:

a) Quando, apesar da etimologia, a sua supressão está inteiramente consagrada pelo uso: erva, em vez de herva; e, portanto, ervaçal, ervanário, ervoso (em contraste com herbáceo, herbanário, herboso, formas de origem erudita);

b) Quando, por via de composição, passa a interior e o elemento em que figura se aglutina ao precedente: biebdomadário, desarmonia, desumano, exaurir, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver.

3º) O h inicial mantém-se, no entanto, quando, numa palavra composta, pertence a um elemento que está ligado ao anterior por meio de hífen: anti-higiénico/ anti-higiênico, contra-haste, pré-história, sobre-humano.

4º) O h final emprega-se em interjeições: ah! oh!

(podem ver o texto integral do Acordo aqui)

Citação de: "slayra"
- Supostamente, o objectivo do Acordo Ortográfico é uniformizar a língua portuguesa. Mas para que é que havemos de uniformizar a língua portuguesa? Não nos traz nenhuma vantagem; não nos traz mais poder económico ou político significativo; não facilita as comunicações entre países de expressão portuguesa porque nós já nos entedemos todos muito bem, ninguém precisa de tradutor.

Supostamente, supostamente.
Primeiro porque, como já referi anteriormente, são admitidas duas grafias da mesma palavra quando as pronúncias eruditas de Portugal e do Brasil divergem (quem fez o Acordo esqueceu-se que existe África e Timor). Segundo porque pura e simplesmente a língua não é a mesma. Eles têm uma gramática diferente e vocabulário, ponto. O nosso pequeno-almoço para eles é e sempre será o café-da-manhã, e a planilha electrónica dos computadores brasileiros será sempre uma folha de cálculo nos computadores portugueses (exclui aqui os exemplos dos derivados africanos do português porque não consta do vocabulário deles o conceito de "pequeno-almoço" porque não têm dinheiro para comer, e muito menos para computadores).
Não vejo onde é que há de Uniforme nisto.

- Terceiro, acho um pouco demais do Governo intrometer-se neste tipo de assuntos... não creio que seja da sua competência fazer passar uma lei que nos dita como é que devemos escrever ou falar. Por exemplo, o "bué" foi naturalmente incorporado na nossa língua, não foi imposto pelo estado. E já que tiveram a infeliz ideia deste Acordo, deviam ter organizado um referendo. Não gostei da atitude, confesso.

Sim. Pelo menos um referendo, se não querem consultar os linguisticas.
E já agora, dava jeito a comunicação social transmitir informações correctas à população.

Offline slayra

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Junho 30, 2008, 10:12:39 am »
Citação de: "FranciscoNorega"

Supostamente, supostamente.
Primeiro porque, como já referi anteriormente, são admitidas duas grafias da mesma palavra quando as pronúncias eruditas de Portugal e do Brasil divergem (quem fez o Acordo esqueceu-se que existe África e Timor). Segundo porque pura e simplesmente a língua não é a mesma. Eles têm uma gramática diferente e vocabulário, ponto. O nosso pequeno-almoço para eles é e sempre será o café-da-manhã, e a planilha electrónica dos computadores brasileiros será sempre uma folha de cálculo nos computadores portugueses (exclui aqui os exemplos dos derivados africanos do português porque não consta do vocabulário deles o conceito de "pequeno-almoço" porque não têm dinheiro para comer, e muito menos para computadores).
Não vejo onde é que há de Uniforme nisto.

Pois Francisco, daí o "supostamente", no início da minha frase. A verdade é que não há qualquer propósito relevante ou lógico para este Acordo Ortográfico. Não é por mudar a grafia de algumas palavras que as pessoas se vão entender melhor ou que a língua se vai "uniformizar" (apesar de ser exactamente esta a explicação que se dá para passar este acordo... tens razão quanto à comunicação social)... basicamente é como se o Governo estivesse a fazer finca-pé e a dizer "Nhanhanha, eu vou mudar a maneira de escrever em Portugal e vocês não podem fazer na-a-da!". Rídiculo, irrelevante e sem qualquer objectivo... é isto o acordo ortográfico.  :roll:

Mas que podemos nós fazer? Se eles o quiserem passar passam e pronto.

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Junho 30, 2008, 10:28:01 am »

Pois Francisco, daí o "supostamente", no início da minha frase. A verdade é que não há qualquer propósito relevante ou lógico para este Acordo Ortográfico. Não é por mudar a grafia de algumas palavras que as pessoas se vão entender melhor ou que a língua se vai "uniformizar" (apesar de ser exactamente esta a explicação que se dá para passar este acordo... tens razão quanto à comunicação social)... basicamente é como se o Governo estivesse a fazer finca-pé e a dizer "Nhanhanha, eu vou mudar a maneira de escrever em Portugal e vocês não podem fazer na-a-da!". Rídiculo, irrelevante e sem qualquer objectivo... é isto o acordo ortográfico.  :roll:

Mas que podemos nós fazer? Se eles o quiserem passar passam e pronto.

Sob o direito constitucional democrático pelo que o nosso país se rege eles têm todo o direito de fazer o que fizeram ! Não há nada que obrigue governo algum a lançar um referendo para o que quer que seja e quando o fazem é apenas por haver demasiada pressão política para tal ou simplesmente por motivos de propaganda.

Se não podemos fazer nada ? Claro que podemos, podemos não votar neles nas próximas eleições, é essa a regra fundamental da nossa democracia.

Eu não sei qual é o objectivo deste acordo, mas seja qual for, nesta e muitas outras situações o que se vê é desinformação e pessoas que também não se informam mas acreditam no que os defensores de um qualquer lado dizem, como sendo verdade ( e 99.9999% das vezes não é bem assim).

Olhem o caso da Irlanda que foi a referendo e chumbou o tratado de Lisboa. Sabem o que é que as pessoas que votaram disseram na sua maioria ? Que não sabiam no que estavam a votar ! Não sabiam, não tentaram saber e foram atrás da propaganda dos defensores do não (naturalmente a oposição política ao governo).

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Junho 30, 2008, 11:00:53 am »
Citação de: "Ravhin"
Olhem o caso da Irlanda que foi a referendo e chumbou o tratado de Lisboa. Sabem o que é que as pessoas que votaram disseram na sua maioria ? Que não sabiam no que estavam a votar ! Não sabiam, não tentaram saber e foram atrás da propaganda dos defensores do não (naturalmente a oposição política ao governo).

Onde é que ouviste isso? É que um irlandês disse no Público que foram distribuidos porta à porta cadernos a explicar no que consistia o Tratado...