Autor Tópico: Pseudo-crítica e apresentação de O INTRUSO  (Lida 6302 vezes)

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv
Pseudo-crítica e apresentação de O INTRUSO
« em: Maio 07, 2008, 21:12:58 pm »
Devo dizer que A.D.O.R.E.I! É absolutamente... ermm... acho que não há uma palavra que o classifique, mas aterrador é sem dúvida uma excelente aproximação. Não que me tenha aterrorizado ao ponto de ficar obcecado/paranóico, mas há alturas em que somos forçados a levantar os olhos do livro, a parar um pouco, para nos certificarmos que estamos no mundo real (a realidade que ele descreve é tão verosimil que nos pode fazer duvidar da sua ficcionalidade...). As descrições e personagens dele são tão irreais mas ao mesmo tempo tão verosímeis que parece um pouco irreal que não sejam reais. Quer dizer, a mim figura-me quase impossível que alguém descreva tão bem lugares, pessoas e situações tão aterrorizantes como aquelas apenas com base na sua imaginação.
Mas afinal, não é o Lovecraft o chamado "Mestre do Terror"?

Fiquei fã. Penso que é o único escritor de terror que merece verdadeiramente esse estatuto, dos que li (just my opinion)

====

Como grande parte (se não todas) das obras de Lovecraft, este livro é composto por ficção curta (contos, noveletas, ...). Nela estão presentes as seguintes obras:

O Modelo de Pickman (conto)
Grande parte as suas obras é escrita na primeira pessoa. Esta não foge à regra - o personagem principal relata as suas experiências com Pickman: um pintor que, nos seus quadros, retrata demasiado bem os seres aterradores que pinta, o que já lhe valeu a expulsão de certos grupos intelectuais (well… não sei se é este o nome que se dá, mas acho que assim dá para perceber).
Mas o personagem principal continua a relacionar-se com ele… e as experiências que ele vive não são muito agradáveis...

Os Ratos nas Paredes (noveleta)
Este conta (também na 1ª pessoa) a história de um homem que se muda para Exham Priory, uma propriedade abandonada que tem muito má fama entre a comunidade rural lá perto. Desde pragas que dizimaram todos os animais nos campos circundantes a criados loucos devido a certas “coisas” que lá viram em plena luz do dia, imensas histórias povoam a mente dos habitantes da aldeia mais próxima.
O que o personagem principal não esperava é que as lendas não fossem total imaginação dos habitantes da aldeia.

Factos Respeitantes ao Defunto Arthur Jermyn e sua Família (conto)
Este é um pouco em jeito de biografia, contando a história da família Jermyn, desde já, marcada por ma sempre-presente deformidade de caras. Mas não é só isso - muitas incógnitas preenchem a história da família, desde mulheres que não se sabe muito bem de onde são e doenças estranhíssimas a jornadas África dentro por parte de alguns dos membros da família.
Desfecho excelente.

A Sombra sobre Innsmouth (novela)
Um dos contos mais intensos e um dos meus preferidos, sem dúvida. Não vou estar aqui a descrever a história pois acho que se o fizer tirarei a piada toda à maior obra do livro. Se entretanto me der na telha transcrevo alguma coisa para aqui para vos aguçar a curiosidade.

O Intruso
É o conto que dá nome ao livro mas pessoalmente não achei o melhor. É uma narrativa muito curta e com um ambiente muito peculiar. (estou a ficar sem paciência para descrever os contos XD)

Dagon (conto curto)
Outra muito peculiar. (estão a ver?)

A Cor Que Caiu do Céu (conto)
Acho que esta está no mesmo patamar que A Sombra sobre Innsmouth. Quando tiver paciência transcrevo um bocado para aqui.

Mais alguém leu?
« Última modificação: Agosto 30, 2010, 16:46:07 pm por Safaa_Dib »

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Pseudo-crítica e apresentação do livro
« Responder #1 em: Maio 07, 2008, 21:38:24 pm »
Eu, logo na semana em que saiu. :)
salvo erro em finais de 2004.
Adorei, pois sou um Lovecraft worshiper   :lol:

Se gostas de Lovecraft aconselho-te (caso não conheças) Sheridan Le Fannu Wiki, por exemplo o Carmilla ou de  Poe a Morte Vermelha. Ambos são contos excelentes de terror.

Offline matadmin

• Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 08, 2008, 16:34:36 pm »
Viva,

Também li e gostei bastante do "Intruso".

Penso que, do que já li de Lovecraft, "A Sombra Sobre Innsmouth" foi o que mais gostei.

Ao contrario de ti, Francisco, gostei bastante do conto "O Intruso". Talvez por ser tão curto, tão "simples" e de me ter apanhado completamente desprevenido - foi um autêntico "soco no estômago"...

.

Offline emperium

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 08, 2008, 21:43:56 pm »
falando de Lovecraft, do que li o que mais gostei penso ter sido mesmo o "Estranho caso de Charles Dexter Ward" (ed. D.Quixote) (há também uma edição, que por sinal também a tenho da colecção Vampiro das Edições do Brasil, que dá pelo nome de "Os mortos podem voltar").

No fim de semana, caso tenha tempo, faço aqui um post com toda a minha colecção de Lovecraft (em portugues e em inglês e com capas dos livros, caso seja permitido.)

peço desculpa à administração do forum de estar a mencionar outras editoras.

Offline matadmin

• Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 08, 2008, 23:14:33 pm »
Citação de: "emperium"

peço desculpa à administração do forum de estar a mencionar outras editoras.

Não há qualquer problema em mencionar outras obras e outras editoras,
(basta ver o tópico "Livros fora da Bang!") por isso, manda vir...

Acho até saudável, num fórum que pretende ser sobre livros, que se fale de todo o universo literário.

.

Offline Azathoth

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 18, 2009, 15:19:38 pm »
Este livro ja esgotou não foi? Há alguma hipótese de ser lançada uma re-edição?

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 18, 2009, 23:58:38 pm »
Citação de: "Azathoth"

Duvido. Acho que a SdE decidiu continuar o Lovecraft apenas através da colecção "Os Melhores Contos". Provavelmente este livro vai ficar como relíquia da SdE.

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 19, 2009, 13:05:57 pm »
Citação de: "Azathoth"

Não está nos nossos planos reimprimir este livro, mas vamos avançar para uma 3ª edição do 1º volume dos Melhores Contos de Lovecraft.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Luís SP

• Pastor of Muppets
  • Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Re: Pseudo-crítica e apresentação do livro
« Responder #8 em: Janeiro 09, 2012, 01:36:18 am »
Citação de: Azathoth

Não está nos nossos planos reimprimir este livro, mas vamos avançar para uma 3ª edição do 1º volume dos Melhores Contos de Lovecraft.

Pelo que estou a ver falta o Dagon e a Cor que Caíu do Céu. Vão colocar estas em algum sexto volume de melhores contos? Tenho estado a ler cada livro devagar e ainda não me tinha apercebido do que faltava e do que estava realmente presente.

EDIT: Desculpem, tive a ver o 5.º com mais atenção (página 33 tem um segundo índice) e estão as duas obras lá, eliminando a necessidade do Intruso. Será que falta alguma coisa de Lovecraft? Suficiente para um 6º Volume?
« Última modificação: Janeiro 09, 2012, 02:30:56 am por Luís SP »