Autor Tópico: Tópico sobre o Fantástico em Portugal.  (Lida 13818 vezes)

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
Tópico sobre o Fantástico em Portugal.
« em: Junho 29, 2011, 00:43:34 am »
Bom o que acham como está o Fantástico em Portugal? Bem, Mal, ou assim, assim. O David Soares no seu blogue acha que o Fantástico não está em crescimento (em Portugal). Estou a reparar que cada vez há mais pessoas em Portugal que estão interessadas nestes géneros fantásticos. Cada vez aparecerem mais escritores nacionais. Alguns bons,outros nem tanto. O que acham da divulgação em Portugal? Está a correr bem? Há obstáculos? Como divulgar o Fantástico?

A revista BANG! tem feito sucesso entre os entusiastas do Fantástico (entre eles eu).

Agora que já lancei as armas. Comecem o combate!
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline slayra

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: Tópico sobre o Fantástico em Portugal.
« Responder #1 em: Junho 29, 2011, 03:11:18 am »
Bem suponho que depende de que tipo de fantástico é que estás a falar. Fantasia épica e/ou "High Fantasy" apenas? Todos os géneros fantásticos? Incluímos também a FC uma vez que é um género que é muitas vezes associado à Fantasia (mais, põem os dois géneros no mesmo saco, mas pronto).  :D

Creio que tem havido mais algum interesse no fantástico em Portugal neste últimos anos. Claro que os thrillers, romances e ficção histórica ainda são as obras que as pessoas mais compram, mas no geral penso que o fantástico ganhou um novo fôlego. Para isso contribuiu em grande medida a Saída de Emergência, com a sua colecção Bang! e a revista, mas colecções de outras editoras como a Gailivro e a Presença também ajudaram, penso eu de que. E não se pode negar que os fenómenos "Harry Potter" e "Crepúsculo", para já não falar dos filmes do Senhor dos Anéis também ajudaram à festa.  ;D 

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 29, 2011, 06:11:21 am »
Bem suponho que depende de que tipo de fantástico é que estás a falar. Fantasia épica e/ou "High Fantasy" apenas? Todos os géneros fantásticos? Incluímos também a FC uma vez que é um género que é muitas vezes associado à Fantasia (mais, põem os dois géneros no mesmo saco, mas pronto).  :D

Creio que tem havido mais algum interesse no fantástico em Portugal neste últimos anos. Claro que os thrillers, romances e ficção histórica ainda são as obras que as pessoas mais compram, mas no geral penso que o fantástico ganhou um novo fôlego. Para isso contribuiu em grande medida a Saída de Emergência, com a sua colecção Bang! e a revista, mas colecções de outras editoras como a Gailivro e a Presença também ajudaram, penso eu de que. E não se pode negar que os fenómenos "Harry Potter" e "Crepúsculo", para já não falar dos filmes do Senhor dos Anéis também ajudaram à festa.  ;D

Estou a falar de todos os géneros fantásticos.

Nos anos 80 os Star Wars e a Quinta Dimensão também contribuíram.Várias pessoas passaram a gostar de FC por causa de Star Wars, Dune, Quinta Dimensão e Star Trek.Eu fui um deles.

Os animes, videojogos, filmes,cartas magic e As Aventuras Fantásticas também deram uma ajudinha ao Fantástico.

Os Ficheiros Secretos foi muito popular em Portugal.

A SdE, a Presença e a Galilivro ajudaram imenso na divulgação do Fantástico em Portugal. Eles tem feito um trabalho excelente.
Então a revista BANG! é uma ideia excelente. E a agora temos outra ideia excelente, uma antologia de Electropunk feita pela SdE.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 29, 2011, 06:34:31 am »
Os animes, videojogos, filmes,cartas magic  também deram uma ajudinha ao Fantástico.
De todas as pessoas que conheço que gostam de anime, jogam magic ou videojodos, nenhuma delas lê Fantástico. Talvez umas 10% leiam outras coisas.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 29, 2011, 06:38:39 am »
Os animes, videojogos, filmes,cartas magic  também deram uma ajudinha ao Fantástico.
De todas as pessoas que conheço que gostam de anime, jogam magic ou videojodos, nenhuma delas lê Fantástico. Talvez umas 10% leiam outras coisas.

Como eu disse "deram uma ajudinha"    ;D

Eu conheço pessoas por acaso. Não muitas. Mas conheço (estou a viver em Almada). Pode-se ver aqui pelo fórum.

O achas acerca dos novos autores portugueses?
« Última modificação: Junho 29, 2011, 06:46:42 am por Fernando Pinheiro »

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 29, 2011, 06:52:56 am »
Antes de começar a criticar admito que li poucos livros de fantasia portugueses :-[
Li a trilogia "Ceptro Aerzis" de Inês Botelho era mais novo na altura gostei bastante, hoje depois de já ter lido outras obras já não me puxa tanta atenção mas não deixa de ser uma boa obra fantástica portuguesa;
Ainda só li o primeiro das "Crónicas de Allaryia" de Filipe Faria (devido aos livros que a SdE vai editando  ;D) mas adorei;
Temos Sandra Carvalho, também só li o primeiro e não me deixou muita vontade de continuar a ler a saga, mas acho que é devido aos meus gostos;
De David Soares ainda só li "A Luz Miserável" o que é mais de terror embora tenha um pouco de fantástico. Gostei.
Por último um dos piores livros que já li na minha vida "O filho de Odin" de João Piedade, peço desculpa a quem é fã deste livro, mas para mim o livro é tão mau que não sei o que dizer mais.

Resumindo temos vários autores portugueses que envergaram pela fantasia uns melhores que outros. Só não têm tanto sucesso devido à mentalidade portuguesa. Como leitor espero ter mais tempo para dedicar a estes escritores, ao fim ao cabo são portugueses.

PS: sei que existem outros escritores portugueses conhecidos que eu não mencionei. Depois de uma breve pesquisa: Madalena Santos, Pedro Ventura, Diana Tavares, Bruno Matos, Carla Ribeiro, Frederico Duarte, João Barreiros, Joana Ferreira, Samuel Pimenta e Fábio Ventura

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 29, 2011, 10:10:30 am »
O David Soares no seu blogue acha que o Fantástico não está em crescimento (em Portugal).

Acho que a questão que o DS coloca não se centra tanto na quantidade mas antes na qualidade. Há realmente um maior interesse pelo Fantástico (basta entrar numa FNAC para ver o destaque que se lhe dá) mas, segundo aqueles que se debruçam sobre o assunto, em vez de se procurar novas fórmulas, opta-se por repetir/copiar chavões de sucesso.

Por isso, DS e não só, acha que o Fantástico português estagnou e, muito provavelmente, tem razão.

Compete ao Sor Flavius, Jonathan Strange, Fiacha, Miah, Sveco, Dhode e outros colegas forenses do escrita criativa provarem que não é assim. ;)

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 29, 2011, 10:32:13 am »
O David Soares no seu blogue acha que o Fantástico não está em crescimento (em Portugal).

Acho que a questão que o DS coloca não se centra tanto na quantidade mas antes na qualidade. Há realmente um maior interesse pelo Fantástico (basta entrar numa FNAC para ver o destaque que se lhe dá) mas, segundo aqueles que se debruçam sobre o assunto, em vez de se procurar novas fórmulas, opta-se por repetir/copiar chavões de sucesso.

Por isso, DS e não só, acha que o Fantástico português estagnou e, muito provavelmente, tem razão.

Compete ao Sor Flavius, Jonathan Strange, Fiacha, Miah, Sveco, Dhode e outros colegas forenses do escrita criativa provarem que não é assim. ;)

É isso mesmo!!! Revolução BANG!!!!

Sim é isso que o David Soares está a querer dizer. Apesar que já vi autores portugueses de Fantástico bons à venda (entre eles David Soares).

Offline pco69

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 29, 2011, 16:27:07 pm »
(...)
Então a revista BANG! é uma ideia excelente.
(...)
A BANG nasceu como fanzine ainda antes de ter nascido a editora SdE.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 30, 2011, 00:10:56 am »
Antes de começar a criticar admito que li poucos livros de fantasia portugueses :-[
Li a trilogia "Ceptro Aerzis" de Inês Botelho era mais novo na altura gostei bastante, hoje depois de já ter lido outras obras já não me puxa tanta atenção mas não deixa de ser uma boa obra fantástica portuguesa;
Ainda só li o primeiro das "Crónicas de Allaryia" de Filipe Faria (devido aos livros que a SdE vai editando  ;D) mas adorei;
Temos Sandra Carvalho, também só li o primeiro e não me deixou muita vontade de continuar a ler a saga, mas acho que é devido aos meus gostos;
De David Soares ainda só li "A Luz Miserável" o que é mais de terror embora tenha um pouco de fantástico. Gostei.
Por último um dos piores livros que já li na minha vida "O filho de Odin" de João Piedade, peço desculpa a quem é fã deste livro, mas para mim o livro é tão mau que não sei o que dizer mais.

Resumindo temos vários autores portugueses que envergaram pela fantasia uns melhores que outros. Só não têm tanto sucesso devido à mentalidade portuguesa. Como leitor espero ter mais tempo para dedicar a estes escritores, ao fim ao cabo são portugueses.

PS: sei que existem outros escritores portugueses conhecidos que eu não mencionei. Depois de uma breve pesquisa: Madalena Santos, Pedro Ventura, Diana Tavares, Bruno Matos, Carla Ribeiro, Frederico Duarte, João Barreiros, Joana Ferreira, Samuel Pimenta e Fábio Ventura

O Filho de Odin é mesmo péssimo. Tem uma data de erros.

Gostas-te das Crócinas de Allarya? Qual é a tua opinião acerca do escritor?

Também tens o escritor Martim Braun.  ;D

P.S: Terror também está incluído no Fantástico caso envolva sobrenatural ou FC.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 30, 2011, 02:34:04 am »

Os dois tem tópicos abertos, talvez lhes queiras dar uma vista de olhos. ;)

O primeiro encontra-se na board Literatura: http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2027.0
Apesar de o título ser referente ao fim das Crónicas tem-se discutido estas em geral.

O segundo encontra-se na board dos autores portugueses da Teen: http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=1759.0

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 30, 2011, 04:14:22 am »

Os dois tem tópicos abertos, talvez lhes queiras dar uma vista de olhos. ;)

O primeiro encontra-se na board Literatura: http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2027.0
Apesar de o título ser referente ao fim das Crónicas tem-se discutido estas em geral.

O segundo encontra-se na board dos autores portugueses da Teen: http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=1759.0

O Martim Braun já tinha visto. Mas não sabia que havia um das Crónicas da Allarya  ;D

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Junho 30, 2011, 09:36:46 am »
Vou responder, se apagarem o comentário compreendo  :P
Sobre as Crónicas de Allarya, não sou a pessoa mais indicada para comentar. Só digo que se gostas de fantasia e queres dar oportunidade a escritores portugueses, lê pelo menos o primeiro livro. (se calhar já leste... espero não ter interpretado mal a pergunta)
Ainda bem que falaste sobre  Martim Braun, estive no "seu" post aqui no forum e gostei das criticas, quando tiver tempo vou ler. (não sabia que o escritor era português)

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 30, 2011, 11:56:53 am »
Vou responder, se apagarem o comentário compreendo  :P
Sobre as Crónicas de Allarya, não sou a pessoa mais indicada para comentar. Só digo que se gostas de fantasia e queres dar oportunidade a escritores portugueses, lê pelo menos o primeiro livro. (se calhar já leste... espero não ter interpretado mal a pergunta)
Ainda bem que falaste sobre  Martim Braun, estive no "seu" post aqui no forum e gostei das criticas, quando tiver tempo vou ler. (não sabia que o escritor era português)

Yup o Martim Braun é português da Silva.  ;D

Já tive a ler as Crónicas da Allarya. Estava a perguntar-te qual era a tua opinião acerca dos livros de Filipe Faria.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 30, 2011, 17:09:07 pm »
Martim Braun (...) (não sabia que o escritor era português)

Português e um gajo bem porreiro. Se fores ao Fórum Fantástico este ano muito provavelmente poderás falar com ele e trocar umas ideias.