Autor Tópico: Sobre Silent Hill e as suas inspirações como David Lynch  (Lida 4483 vezes)

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
Sobre Silent Hill e as suas inspirações como David Lynch
« em: Fevereiro 01, 2012, 06:04:40 am »
Este tópico é para discutir sobre o jogo Silent Hill e as suas inspirações como David Lynch ou Stephen King.

Tenho quase todos os jogos. E sempre me interessei pela história do jogo. E o simbolismo das coisas (reais ou não.....). 

Jogar Silent Hill não é para todos, porque enerva alguns (quem conhece sabe porquê).

E os jogos têm momentos mais perturbantes ou como dizem os americanos High Octane Nightmare Fuel (que eu adoro....) que os filmes de terror.

Silent Hill têm aqueles momentos Shining. que mata alguns do coração  ;D  E depois aquele simbolismo só torna as coisas mais creepy.   

E o radio que aparece nos jogos enerva tanto, mas é tão útil em certas partes.

Bom para mim é o melhor survival horror de sempre (mais o Dead Space).
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Sobre Silent Hill e as suas inspirações como David Lynch
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2012, 06:20:05 am »
Silent Hill 2

Blue Velvet

^Não é só referencias visuais, o jogo em si funciona como uma espécie de remake do filme.

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2012, 06:24:16 am »
Conheço mal o jogo, na verdade só joguei o segundo da série e mesmo assim nem o passei todo.
Posso estar a admitir ignorancia, mas não conheci ainda nada que possa considerar ter sido uma influencia directa para o jogo em questão. Acho-o bastante sui generis.

Este tópico suscitou-me curiosidade porque ainda ontem estávamos a falar de videojogos e lá nos detivémos a falar muito sobre este titulo.
Mas para quê um tópico sómente para falar de um jogo, mais a mais sobre algo tão subjectivo e limitativo, como as influencias que teve?

É um bom jogo sem dúvida, se algum dia escreverem "Mil e Um Jogos Para Jogar Antes de Morrer" tenho a certeza que este vai por lá estar...

A mesma História de sempre com um design revigorado...

Bonito bonito, é fazer um minote à Virgem Maria!!

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 01, 2012, 06:27:25 am »
Silent Hill 2

Blue Velvet

^Não é só referencias visuais, o jogo em si funciona como uma espécie de remake do filme.
Referencias visuais sem dúvida, mas no Blue Velvet o protagonista observa uma mulher a ser exposta a torturas sexuais, enquanto no jogo o boneco está a observar um copulamento entre monstros disformes... não vejo muita semelhança.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2012, 06:29:18 am por Manolete »

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2012, 08:14:32 am »
Referencias visuais sem dúvida, mas no Blue Velvet o protagonista observa uma mulher a ser exposta a torturas sexuais, enquanto no jogo o boneco está a observar um copulamento entre monstros disformes... não vejo muita semelhança.

As duas cenas tem o protagonista a observar um monstro a cometer violação sexual.(Em SH2 sobre manequins e BV sobre Dorothy, podes fazer o caso que Dorothy é uma boneca) E os dois monstros são formados a partir de subconscientes, Pyramid Head das memorias reprimidas do protagonista e Frank Booth da vida Urbana e do escapismo violento(Que Jeffrey tanto deseja).

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2012, 09:57:34 am »

As duas cenas tem o protagonista a observar um monstro a cometer violação sexual.(Em SH2 sobre manequins e BV sobre Dorothy, podes fazer o caso que Dorothy é uma boneca) E os dois monstros são formados a partir de subconscientes, Pyramid Head das memorias reprimidas do protagonista e Frank Booth da vida Urbana e do escapismo violento(Que Jeffrey tanto deseja).
Conheço ambas as referencias, embora já há muito. Quando jogava SH2 via nele apenas mais um jogo marado com monstros, que nunca cheguei a passar. Decididamente não andava à caça de conceitos freudianos implicitos no argumento. Curiosamente (muito ao acaso), mesmo há dois dias, estive a falar desse jogo com um amigo, o jogo é um dos seus all-time-favorites, tendo-me falado justamente desse aspecto: os manquins representarem a sexualidade reprimida do personagem (diabolizando os aspectos sexuais); as lying figures que representam a agonia do personagem e a sua impossibilidade de agir; as enfermeiras que representam o medo da doença e da morte; enquanto o Pyramid Head, em conceitos freudianos, ocupa o cargo de superego - o ser punitivo da consciencia.
No BV, encontramos também bastantes conceitos subconscientes, mas não levo a crer que todo o filme seja uma manipulação da cabeça do protagonista. Frank Booth não é um "mostro subconsciente" ao contrário do Pyramid Head, se bem que me possas dizer ser uma espécie de alter-ego de Jeffrey: um procura a violencia como meio de satisfazer os seus impulsos sexuais, o outro reprime-os e sente vergonha deles. Também já vi o filme há muito, já não me lembrando muito bem das suas singularidades. É um filme que se compreende bem sem se ter que pensar muito no simbolismo implícito (ao contrário do Videodrome e do Hour of the Wolf), levando-me a nunca ter pensado muito nele nestes termos.

Mas por muitas semlhanças que encontres, não são assim tão obvias que se possa dizer que o Silent Hill é um remake do Blue Velvet.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 01, 2012, 11:35:42 am »

Conheço ambas as referencias, embora já há muito. Quando jogava SH2 via nele apenas mais um jogo marado com monstros, que nunca cheguei a passar. Decididamente não andava à caça de conceitos freudianos implicitos no argumento. Curiosamente (muito ao acaso), mesmo há dois dias, estive a falar desse jogo com um amigo, o jogo é um dos seus all-time-favorites, tendo-me falado justamente desse aspecto: os manquins representarem a sexualidade reprimida do personagem (diabolizando os aspectos sexuais); as lying figures que representam a agonia do personagem e a sua impossibilidade de agir; as enfermeiras que representam o medo da doença e da morte; enquanto o Pyramid Head, em conceitos freudianos, ocupa o cargo de superego - o ser punitivo da consciencia.
No BV, encontramos também bastantes conceitos subconscientes, mas não levo a crer que todo o filme seja uma manipulação da cabeça do protagonista. Frank Booth não é um "mostro subconsciente" ao contrário do Pyramid Head, se bem que me possas dizer ser uma espécie de alter-ego de Jeffrey: um procura a violencia como meio de satisfazer os seus impulsos sexuais, o outro reprime-os e sente vergonha deles. Também já vi o filme há muito, já não me lembrando muito bem das suas singularidades. É um filme que se compreende bem sem se ter que pensar muito no simbolismo implícito (ao contrário do Videodrome e do Hour of the Wolf), levando-me a nunca ter pensado muito nele nestes termos.

Mas por muitas semlhanças que encontres, não são assim tão obvias que se possa dizer que o Silent Hill é um remake do Blue Velvet.

Blue Velvet não tem manipulações na cabeça do protagonista, nem é o protagonista fechado na sua mente para se esquecer da suas culpas/vida como Mulholland Drive/Lost Highway. É um Neo-Noir, e como muitos filmes noir é sobre o lado negro da mente humana e da vida urbana, e Frank Booth representa isso. Jeffrey quer uma aventura(de detectives!) para sair da sua vida citadina, o seu desejo de descobrir o mistério por de trás da orelha, põem ele cara-a-cara com algo que não compreende, muito mais do que pediu confrontado como uma verdade absoluta, uma que ele preferia até então ignorar ou romantizar. Puro mal é Frank Booth. A palavra subconsciente é importante, porque ele é o lado negro e perverso que vagueia pelas cidades, só que nós(gente normal) preferimos não pensar muito nesse tipo de indivíduos, ele existe assim no canto na nossa mente. Faz então parte do nosso subconsciente colectivo. E Blue Velvet tem simbolismo explicito, é um filme de David Lynch.  :P

Silent Hill 2 é também sobre o lado negro da nossa mente, tanto como individual como colectiva. Existe também a vinda do protagonista do mundo de fora, James tal como Jeffrey são estranhos num mundo estranho, e a sua falta de conforto com o mundo em redor é notável, ao ponto que existe personagens em Silent Hill que tem mais medo de James do que a cidade em si, estas personagens não pertencem a esta "realidade", são invasores e o mundo de Silent Hill/Blue Velvet atira o pior de pesadelos aos heróis como resposta. E claro Frank Booth e Pyramid Head são contextual-mente semelhantes. Também existe muitos mais gags visuais e referencias a Blue Velvet, e a outros filmes obvio. É por isso que disse especie de remake, empresta bastante do filme que grande parte da sua framework vêem do filme.

Offline Motorskill

• Leitor de Fim de Semana
  • **
  • Apenas mais um leitor. :D
    • Ver Perfil
    • Luso-Poemas
« Responder #7 em: Fevereiro 06, 2012, 22:38:03 pm »
Silent Hill,é sem dúvida,perturbante no mínimo.Para mim o 1º é um clássico e quando o joguei na altura que saiu,surpreendeu-me bastante pois conseguiu elevar-se ao patamar do Resident Evil mas sempre foi diferente do RE.Enquanto que o RE tinha uma componente mais virada para a acção o SH era mais direccionada para thriller/suspense/horror (é cada monstro que aparece  ;D) ,o que considero a mais-valia do franchising.
The closer you get to light,the greater your shadow becomes.

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 06, 2012, 22:50:08 pm »
Silent Hill,é sem dúvida,perturbante no mínimo.Para mim o 1º é um clássico e quando o joguei na altura que saiu,surpreendeu-me bastante pois conseguiu elevar-se ao patamar do Resident Evil mas sempre foi diferente do RE.Enquanto que o RE tinha uma componente mais virada para a acção o SH era mais direccionada para thriller/suspense/horror (é cada monstro que aparece  ;D) ,o que considero a mais-valia do franchising.

Isso é mesmo verdade.  O Pyramid Head é meu preferido.  8)  Ele nunca me apanha (expecto aquelas 20 vezes.....).

Offline Motorskill

• Leitor de Fim de Semana
  • **
  • Apenas mais um leitor. :D
    • Ver Perfil
    • Luso-Poemas
« Responder #9 em: Fevereiro 07, 2012, 06:55:03 am »

Isso é mesmo verdade.  O Pyramid Head é meu preferido.  8)  Ele nunca me apanha (expecto aquelas 20 vezes.....).
O Pyramid Head é daquelas criaturas que parece que foi arrancada duma mente enquanto essa estava numa "bad-trip" de cogumelos havaianos.  ;D Os jogos SH são mesmo dum ambiente assustador e sufocante que andam de mãos dadas com a loucura.  8)
The closer you get to light,the greater your shadow becomes.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 10, 2012, 09:04:01 am »

O Pyramid Head é daquelas criaturas que parece que foi arrancada duma mente enquanto essa estava numa "bad-trip" de cogumelos havaianos.  ;D Os jogos SH são mesmo dum ambiente assustador e sufocante que andam de mãos dadas com a loucura.  8)

Quando jogo Silent Hill sinto-me que estou a ficar louco e pergunto-me se estou mesmo na minha realidade verdadeira.  :o

E olho para atrás de mim a ver se o Pyramid Head vêm aí.  :P

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 14, 2012, 05:48:47 am »
O Silent Hill Downpoor está quase a sair, este ano.

EU QUERO TER ESTE JOGO.    8)

Será que ele é ou não inocente?

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 15, 2012, 22:23:30 pm »
Tudo sobre as influencias do Silent Hill, mas nada sobre o David Lynch...

Ainda assim, fica aqui este pequeno anexo.

Vejam, é engraçado.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 15, 2012, 22:46:14 pm »

Vejam, é engraçado.

:o

Desconhecia essa influencia . Por alguma estranha razão, desatei-me a rir.  ;D

Os jogos têm muitas influencias. Inclusive de Stephen King e Jacob Ladder.

E bastante de Twin Peaks (uma cidade bizarra com mais que uma dimensão simbólica) e Veludo Azul.

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 16, 2012, 04:00:09 am »

Vejam, é engraçado.

:o

Desconhecia essa influencia . Por alguma estranha razão, desatei-me a rir.  ;D

Os jogos têm muitas influencias. Inclusive de Stephen King e Jacob Ladder.

E bastante de Twin Peaks (uma cidade bizarra com mais que uma dimensão simbólica) e Veludo Azul.
Provavelmente o filme era uma referencia a nivel de comédia naquela época, levando os produtores do jogo a fazerem pequenas referencias ("easter eggs", acho que é o nome que lhe dão). É também uma forma de perverter para o terror, um cenário primordialmente usado para a gargalhada...

O pessoal do GTA usou e abusou deste método para parodiar filmes e jogos da concorrencia (True Grime: Street Cleaners = True Crime: Streets of L.A., ou o símbolo da Umbrella com o slogan Zombitech).

Poderás dizer que alguns são coincidencias, mas há outros que são demasiado obvios para não serem uma paródia.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2012, 04:02:58 am por Manolete »