Também aqui uma dúvida (muito mais que uma na verdade). Sabemos que na resposta "Tenho X anos" o "desu" - em "Ni juu nana sai desu" e "San juu issai desu" -corresponde a "tenho". Mas o que é que as restantes palavra querem dizer? Indicaste que "sai" quer dizer idade mas numa frase passa a ser "issai" em vez de "sai" (ou seria em vez de "nana sai"?). "Nana" tem alguma relação com "nan"? Serão "ni" e "san" "27" e "31", respectivamente? E nesse caso "juu" é alguma palavra que se tem de acrescentar obrigatoriamente a seguir aos números? Ou será ela própria uma parte de cada número? Ou então não tem nada a ver? 
E estas dúvidas todas são sem olhar para a segunda parte do diálogo. 
- "Desu" é o verbo "ser/estar", normalmente ele estará no fim, para deixar a frase polida (educada).
- "Sai" significa idade, que é colocado após o número (da idade). Exemplo: Jyuugo (15) sai (anos).
- A sua dúvida de "Indicaste que "sai" quer dizer idade mas numa frase passa a ser "issai" em vez de "sai" " :
esse "issai" que você citou, é o número 1 (ichi) junto ao "sai" (idade). Alguns números mudam um pouco ao colocar a idade junto. Tanto que os números em japonês, podem ser falados de vários jeitos (exemplo: quando vai contar o número de animais é de uma forma diferente da de contar apenas números, por isso o "ichi" foi mudado para "issai").
- "Nana" é o número 7. "Ni" é o número 2, e "san" é o número 3. O número 27 é "Nijyuunana" (ou pode ser chamado de Nijyuushichi) e o número 31 é "sanjyuuichi"
- "Jyuu" é o número 10.
Não sei se deu pra entender, mas espero ter ajudado!

Segue aqui os números até 30 pra você entender melhor:
1- ichi
2- ni
3- san
4- shi (pode ser chamado de yon)
5- go
6- roku
7- nana (pode ser chamado de shichi)
8- hachi
9- kyuu
10-jyuu
11- jyuuichi
12- jyuuni
13- jyuusan
14- jyuuyon (pode ser chamado de jyuushi)
15- jyuugo
16- jyuuroku
17- jyuunana (pode ser chamado de jyuusichi)
18- jyuuhachi
19- jyuukyu
20- nijyu
21- nijyuuichi
22- nijyuuni
23- nijyuusan
24- nijyuuyon (pode ser chamado de nijyuushi)
25- nijyuugo
26- nijyuuroku
27- nijyuunana (pode ser chamado de nijyuushichi)
28- nijyuuhachi
29- nijyuukyu
30- sanjyuu