Autor Tópico: JOHN CARTER  (Lida 5226 vezes)

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: JOHN CARTER
« Responder #15 em: Setembro 19, 2012, 03:38:01 am »
Não posso dar a minha opinião final porque ainda vou a meio. Basicamente o livro é uma valente perca de tempo, diálogos muito estranhos, pouca consciencialização com o herói, situações caricatas que levam a extremos, etc.

É o que o João Seixas diz, o Edgar Rice Burroughs só é lido hoje porque criou os tais clichés que ainda se vêm na fantasia actual. De resto a história não tem nada de especial e a escrita (e eu que estou a lê-lo em inglês reparo bem) não é particularmente boa. Se não fosse uma princesa ovipara, criaturas com seis braços e um hipotético Marte (tal como a ciencia o imaginava há um século atrás) tinhamos uma história igual a tantas outras do seu tempo. Há outra coisa que reparo: não está muito definido o papel do John Carter na história. Aposto que um gajo que subitamente se visse a passear em Marte, sem qualquer explicação lógica para além disso, iria de certo fazer muitas perguntas e, claro, tentar mover esforços para voltar à Terra. Burroughs perde muito tempo com as descrições pitorescas do espaço (que não vão por aí além de fascinar o leitor actual) e pouco com a caracterização dos seus personagens.

A mesma História de sempre com um design revigorado...

Bonito bonito, é fazer um minote à Virgem Maria!!