Autor Tópico: Opinião sobre o livro (SPOILERS)  (Lida 28772 vezes)

Offline andy.m

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Opinião sobre o livro (SPOILERS)
« Responder #90 em: Abril 28, 2009, 13:26:28 pm »
Adorei este livro  que foi o primeiro que li desta autora e ja tenho o Belladonna  á espera para ler  :D

Offline pcrobalo

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #91 em: Maio 18, 2009, 18:31:16 pm »
Tinham razão CrisCor e Silent Raven, foi mesmo “de rajada”  :D

Pelo que li (na diagonal) a minha opinião não difere muito das vossas mas aqui fica ela:

Gostei, gostei muito!

No entanto, não encontrei a intensidade ou a densidade da Triologia das Jóias Negras (talvez porque foram os primeiros que li!). A Triologia é mais impulsiva enquanto que o Sebastian me pareceu mais pensado, mais maduro o que só acrescenta mérito à história e à escrita desta Senhora.

Estão presentes todo os ingredientes a que já me começo a habituar na Bishop: personagens fascinantes, romance, sensualidade e suspense.

O cenário é muito acessível, facilmente entrei nas paisagens de Efémera, suas fronteiras e limites, suas linhas e pontes.

As personagens estão extremamente bem concebidas. No geral gostei de todas, mas sinto-me obrigada a destacar Glorianna Belladonna, o Devorador do Mundo e o Provocador. As imagens que fiz da descrição dos ciclodemónios fez-me dar umas boas gargalhadas, que criaturas tão originais! :lol:

Sobretudo adorei a forma como as personagens interagem com as diferentes paisagens e a forma como tudo é descrito.

Fiquei com a sensação que este livro é um daqueles que podemos guardar por anos e anos porque as suas mensagens serão sempre actuais:

- As dicotomias bem/mal, luz/escuridão
O bem e o mal coexistem (não é em vão que fisicamente o Antro é ao lado do Santuário) e terão que coexistir no mundo para que haja equilíbrio, sempre que há um desnível a paisagem muda, transformasse, por isso é Efémera. Na própria Belladonna é o facto de possuir Luz e Escuridão que a tornam na única capaz de fazer frente ao Devorador do Mundo

- O nosso mundo também é efémero
Lembrei-me de dois versos de Luís de Camões que isolados do poema descrevem bem a natureza de Efémera:

(…)Todo o Mundo é composto de mudança,
     Tomando sempre novas qualidades.(…)

- “Todos diferentes, todos iguais”
Apesar de cada ser vivo, cada ser humano ser único todos têm no mundo a sua “casa”. Todos temos que aprender a viver em sociedade, a respeitar as diferenças para que o nosso mundo se transforme a cada dia num mundo melhor. Não esquecer que até num Antro há ordem (Justiceiro) e respeito.

CrisCor obrigada por mais esta tradução. Adorei os pormenores - kafé, kafea e  lektricidade. :wink:
Kiss = keep it simple, stupid! (Não, não estou a chamar nomes a ninguém. É só um princípio.)

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #92 em: Maio 18, 2009, 19:23:17 pm »
Bom post pcrobalo! Gostei de ler a tua opinião  :wink:

Offline DawnCrusader

• **
    • Ver Perfil
    • http://sousadigitaldesign.no.sapo.pt
« Responder #93 em: Julho 21, 2009, 02:35:45 am »
Finalmente tive tempo e disposição para acabar Sebastian..

Não repetindo exaustivamente o que aqui já foi dito, a qualidade narrativa da Bishop dá um largo passo em frente, quer seja nas descrições do ambiente, na caracterização, no diálogo, no plot..

Finalmente, um adversário aos protagonistas capaz de verdadeiramente ter sucesso. E note-se, não é só pelo poder. O Ente emana terror, selvajaria, ódio. E não parece provido da falta de inteligência que marcava os Sangue corruptos da Trilogia das Jóias Negras.

Não vou escrever sobre Efémera, um universo fantástico que todos aqui já detalharam e bem em pormenor as particularidades originais que o caracterizam. Vou sim apontar um só aspecto que me saltou logo à mente ao fechar o livro.

Belladonna e Sebastian. Jaenelle e Daemon.

As duas meninas estão mergulhadas em poder, com obstáculos (até à data) mais a nível moral do que a nível de poder.

Os dois rapazes esforçam se por proteger quem amam e mergulham num caminho de procura pessoal e redefinição, para no fim se tornarem em algo melhor. E claro, dotados de poder considerável.

Interessante? Propositado pela Anne? Bem, próximo livro para mim, Belladonna ;)

(Á Cristina e ao resto da equipa envolvida em Sebastian [revisão, capa] as minhas palmas por mais um volume de qualidade nas bancas.)

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #94 em: Julho 21, 2009, 22:38:03 pm »
Citação de: "DawnCrusader"
Belladonna e Sebastian. Jaenelle e Daemon.

As duas meninas estão mergulhadas em poder, com obstáculos (até à data) mais a nível moral do que a nível de poder.

Os dois rapazes esforçam se por proteger quem amam e mergulham num caminho de procura pessoal e redefinição, para no fim se tornarem em algo melhor. E claro, dotados de poder considerável.

Interessante? Propositado pela Anne? Bem, próximo livro para mim, Belladonna ;)

Sim, acho que podemos fazer essa comparação... Apesar de, a meu ver, serem personagens com caracteristicas diferentes e claro, não serem amantes (Sebastian e Belladonna)  :P

Quanto ao Belladonna, a mim desiludiu-me um pouco. Arrisco-me a dizer que é o livro da Bishop que gosto menos, e tudo por culpa de uma certa personagem  :evil:
O Sebastian é sem dúvida muito superior!
Claro que gostei muito de ler o Belladonna, mas...
Depois quero ver se também achaste o mesmo DawnCrusader.

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
« Responder #95 em: Julho 22, 2009, 00:45:56 am »
Assim não vale. Se o Belladona é mais fraquinho que o Sebastian, então já não quero ler... Estou a brincar  :roll:

Offline DawnCrusader

• **
    • Ver Perfil
    • http://sousadigitaldesign.no.sapo.pt
« Responder #96 em: Julho 22, 2009, 03:32:06 am »
Citação de: "Queen_of_the_Darkness"

Sim, acho que podemos fazer essa comparação... Apesar de, a meu ver, serem personagens com caracteristicas diferentes e claro, não serem amantes (Sebastian e Belladonna)  :P

Bem, não querendo denegrir o Daemon, mas não me parece que ele e Sebastian sejam muito diferentes. São diferentes na medida em que portam diferentes níveis de poder, em diferentes alturas da vida, e habitam universos diferentes.

A nível de motivações pessoais, ambos esperaram pela "the one" a maior parte da vida, têm / tiveram ambos desenlaces com os pais, ambos em algum ponto tiveram momentos de procura pessoal... Já não parto para o facto de ambos ofuscarem sexualmente qualquer outra personagem dos respectivos universos.

O mesmo (a nível de motivações) posso afirmar sobre Jaenelle e Belladonna, mas não queria aprofundar esta relação sem primeiro ler Belladona.

Quanto ao Belladonna, a mim desiludiu-me um pouco. Arrisco-me a dizer que é o livro da Bishop que gosto menos, e tudo por culpa de uma certa personagem  :evil:
O Sebastian é sem dúvida muito superior!
Claro que gostei muito de ler o Belladonna, mas...
Depois quero ver se também achaste o mesmo DawnCrusader.

Hmmmm, interessante. Na maior parte das reviews leio o inverso acerca de Belladonna. Mais me aguça agora a leitura de Belladonna para tirar a limpo a controvérsia...

Já agora, é bom estar de volta ao fórum :) É muito bom ler a opinião e as indagações que os membros deste "cantinho" aqui colocam. Ainda por cima não tenho ninguém conhecido à minha volta que leia Anne Bishop, por isso...

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #97 em: Julho 22, 2009, 13:55:42 pm »
Depois quero ver as vossas opiniões Rui e DawnCrusader  :wink:

Só vos digo que os últimos capítulos de Belladonna estão mesmo arrebatadores! E como já disse, para mim só uma personagem "estragou" um bocado a história  :roll:

Offline v_crazy_girl

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #98 em: Julho 31, 2009, 02:14:02 am »
Eu pensava que já tinha dado a minha opinião a este livro, mas procurei e parece que não...  :?  ai a minha memória...

"Um novo mundo de uma das escritoras que eu mais gosto.
Tenho que confessar que gosto mais dos livros pertencentes à colecção “Laços de Sangue”, a que pertence, por exemplo, a Trilogia das Jóias Negras. Mas mesmo assim, este livro não fica muito atrás, tendo como características a ironia, sensualidade e crueldade a que a autora já nos habituou. Gostei imenso e espero ansiosamente pelo próximo livro em português desta duologia!"
-- comentário escrito para uma aula de português :P

Offline toiota

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #99 em: Novembro 08, 2009, 21:47:22 pm »
Foi a primeira vez que li algo desta escritora e confesso que fiquei fã, adorei o livro.
Ao princípio confesso que foi difícil de conseguir seguir o enredo parecia tudo muito confuso, mas como já tinha ouvido maravilhas acerca do livro resolvi dar uma hipótese ao livro e continuar e não me arrependi.
É uma maravilhosa história de fantasia com muito amor, amizade, o que no princípio parecia muito confuso e complicado quando se chega ao fim já assim não o parece.
Recomendo vivamente.

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #100 em: Novembro 09, 2009, 01:08:43 am »
Toiota, agora tens é de experimentar o mundo das Jóias Negras, MUITO viciante  :P

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #101 em: Novembro 09, 2009, 16:10:17 pm »
Bom, se ela diz que a princípio achou o Sebastian confuso, que dizer das Jóias Negras...  :roll:

Offline diogomcantonio

• **
    • Ver Perfil
Sebastien
« Responder #102 em: Novembro 14, 2009, 01:15:26 am »
O Sebastien é um excelente livro mas, sinceramente, é algo confuso!
Eu nunca tinha lido Anne Bishop e, mesmo tendo achado o livro confuso, adorei. Aliás, foi mesmo o 1º livro da SdE que li. Li-o antes de qualquer um de GRRM da SdE. Sim, porque li Martin antes de Bishop, tenho a edição da Entre Letras, A Muralha  :D
Entretanto tenho lido outros livros e dentro em breve vou ler Belladona. Também tenho muita curiosidade em ler Darwinia.

Offline dhode

• Leitor Inveterado
  • Release your inner killer
    • Ver Perfil
« Responder #103 em: Janeiro 28, 2010, 19:21:42 pm »
Muito sinceramente, só soube da existência deste livro quando andava á procura de alguma coisa para ler e vi um anuncio sobre Belladonna; entretanto, como era de Anne Bishop, fui ver melhor e soube que já existia um antes desse: Sebatian.
Eu fiquei mais expectante por Belladonna, e só li o Sebastian por ser o primeiro volume, mas a verdade é que adorei simplesmente o livro. A autora voltou a provar a sua enorme capacidade para criar mundos e colocar-lhes fantasia de uma forma tão natural que esses mundos nos parecem quase reais.
Gostei especialmente do Ente, pois foi a primeira vez que li algo em que o vilão principal fosse o próprio "medo"; mas também adorei outros aspectos como as paisagens de Efémera.

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #104 em: Janeiro 28, 2010, 19:32:57 pm »
Citação de: "dhode"

Gostei especialmente do Ente, pois foi a primeira vez que li algo em que o vilão principal fosse o próprio "medo".

Sem dúvida que o Ente é um grande vilão. Está uma personagem muito bem conseguida...