Autor Tópico: Saída de Emergência no Brasil em 2013  (Lida 20120 vezes)

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Re: Saída de Emergência no Brasil em 2013
« Responder #30 em: Agosto 29, 2013, 17:53:18 pm »
Parabéns! Pelos títulos parece-me ter artigods muito interessantes, Presumo que depois por estes lados possamos ter acesso à mesma em formato pdf. Certo?

Offline henriqueanders

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Agosto 29, 2013, 19:45:24 pm »
Mesmo mto bom aspecto!!!

Pelo cheirinho que dá para ter no site da editora (www.sdebrasil.com.br), parece-me que vão fazer sucesso do outro lado do atlântico.

... a new land is growing!

Offline Ammar Ibn Khairin

• Bibliófilo
  • O descendente do Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Agosto 29, 2013, 19:49:35 pm »
Mesmo mto bom aspecto!!!

Pelo cheirinho que dá para ter no site da editora (www.sdebrasil.com.br), parece-me que vão fazer sucesso do outro lado do atlântico.

bem fixe, vinha partilhar agora mesmo, fizeste muito bem ;)

Até comprava o Tigana em Brasileiro (ajudando assim nas vendas) mas os portes de envio são caros, se fosse possível comprar cá é que era bom :D

Offline Sonho Verde

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Agosto 29, 2013, 23:22:56 pm »
Penso que a ideia é lançar Tigana cá também.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #34 em: Agosto 29, 2013, 23:58:06 pm »
Já agora uma pergunta para a Safaa, vão partilhar este forum ou criar outro para a malta da outra margem? Ou nem um coisa nem outra?
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Agosto 30, 2013, 16:06:57 pm »
Penso que a ideia é lançar Tigana cá também.

Sim mas duvido que para já ;)

Bem que gostava de ler a reportagem sobre a coleção Argonauta, é esperar pelo E-book :)

ubik

• Visitante
« Responder #36 em: Setembro 04, 2013, 18:23:44 pm »
“Da mesma forma que não publicamos fantástico porque está na moda, também não deixamos de publicar quando passa de moda. Somos como vocês:lemos,conhecemos,amamos e defendemos o género. (……) Sabemos, mais do que ninguém, que o fã do fantástico é exigente e critico. Mas também sabemos que é o fã mais fiel que existe.” (……)

Luís Corte Real, Extraído de anúncio da “Bang! Brasil”

Estas palavras tão cativantes e encantadoras, transportam-nos de imediato para os primórdios da colecção Bang! quando esta  surgiu aqui em Portugal. E que confesso, deixa saudade.

Hoje, que a colecção Bang!, como colecção de literatura fantástica, repito, colecção de literatura fantástica, é irrelevante, as palavras mais adequadas para o estado da colecção,  serão mais estas( O LCR que me desculpe o abuso e a truncagem ) :

“Da mesma forma que já só publicamos fantasias** que estão bem na moda, tudo faremos para publicar aquelas que serão no futuro moda, nem que para isso tenhamos que criar a Moda. Somos como vocês: lemos, conhecemos, amamos e defendemos o género fantástico, mas uma editora que não vende, não existe. (….)Sabemos, mais do que ninguém, que o leitor de fantasias é naturalmente acrítico. E por isso mesmo, (este sim) o fã mais fiel que existe. “

Perdoem-me (perdoa-me Safaa Dib!), mais uma vez, a forma e o modo, mas não o verbo nem o tempo. Afinal, sou um fã incondicional da literatura fantástica!...... ;) ;D

Independentemente de tudo isto não quero deixar de desejar os maiores sucessos para a SdE Brasil e a futura colecção Bang! Brasil. Oxalá consiga concretizar por lá todos os sonhos que os seus editores têm/tiveram por cá.

** O verdadeiro fã editaria concerteza Fãntasias, e o David Soares insistiria nas Fatrasias...,  ;)

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Setembro 04, 2013, 22:01:39 pm »
Ora aqui está alguém que não deixa passar nada e que a brincar a brincar lá vai dizendo as verdades.

No Facebook já tinhas um gosto da minha parte :D

Penso que já tinhas em tempos levantado uma questão identica ao que agora referes e até por teres falado em paranormais e erotismos levantou ai um mar de criticas, mas enfim a Editora não está a salvo de ser criticada e realmente sou obrigado a concordar contigo a coleção está a levar um rumo que não tem nada a ver com aquilo a que se propos.

Powers, Alan Moore, Laiber, Morcook, Poe, Scott Lynch, Herbert, Dick, Morgan, Gavriel Kay e tantos outros nomes que foram publicações de grande coragem e risco e hoje não se vê nada que se aproxime destes nomes. Apenas se publica aquilo que em principio dará lucro e longe dos objetivos que a coleção tinha, de ser original, de lutar por um género, etc. etc

Eu compreendo as razões, alias qualquer um percebe, ou não fosse uma Editora a principal interessada a que os seus leitores estejam agradados e contentes, mas que é verdade que se tem adaptado às exigências do mercado e cedido a elas é a verdade, que não seja visto como um comentário destrutivo é apenas o constatar de alguem que segue a coleção quase desde o inicio e a vê bem diferente....é pena :(

E aqui está as novidades da Editora para o Brasil, belas capas :D

« Última modificação: Setembro 04, 2013, 22:06:33 pm por Ammar Ibn Khairin »

Offline Sonho Verde

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Setembro 04, 2013, 23:37:09 pm »
Ugh! Aquelas capas com imagens de indivíduos encapuzados já enjoam. São essas e as capas com mulheres com roupas e em poses sensuais (ou o que uns entenderão por sensual).

Mas com boa ou má capa, comprarei Tigana quando (se?) for publicado cá em Portugal.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #39 em: Setembro 05, 2013, 00:55:57 am »
Como disse o Ammar Ibn Khairin todos nós compreendemos que o rumo da editora e da colecção se tenha alterado por motivos de ordem financeira, mas acho preferível que se assuma essa mudança com honestidade. A brincadeira do Ubik, além de engraçada, tem o condão de mostrar a realidade "escondida". Todos aqui sabem que o Luís Corte Real e o António Vilaça Pacheco são em primeiro lugar fãs, mas entre ser fã e ser o patrão com responsabilidades... Bem já se sabe que a vida tende a ser madrasta.

Se olharmos para a, felizmente, longa lista de livros da colecção os primeiros títulos são hoje em dia quase utópicos: À Boleia pela Galáxia,  Elric, Conan,Crónicas das Espadas, Titus e claro O Senhor Bentley, não venderam e ficaram a meio as sagas. Podermos atribuir culpas a alguém por todos termos sonhado alto?

Hoje em dia a Bang é colecção de Fantasia com o muito muito ocasional livro de FC, vende o que está na moda com o ocasional estranho que de tão estranho até parece ali deslocado (quem nunca pensou "eles publicaram este livro?!"). Em todos os livros que podem colam uma ligação ao Fantástico da Moda, mesmo que seja FC, como o livro que estou a ler agora "Windhaven" de George R. R. Martin "do mesmo autor de A Guerra dos Tronos" e claro de uma tal de Lisa Tuttle, seja ela quem for, não hesitam, embora esta seja uma pratica generalizado em todas as editoras.

A colecção Bang! foi outrora a colecção da diferença, da irreverencia, foi (e é ainda) a minha colecção, mas hoje é, e não sabem o que me custa dizer isto, mais uma colecção do Fantástico em (quase) nada diferente das outras, que cavalgam a onda do que está na moda o melhor que conseguem.

Termino (para já) com as palavras do Luís Corte Real no editorial da revista Bang! n.º 5 e espero que saibam apreciar a ironia da situação:

Citação de: Luís Corte Real no editorial da revista Bang! n.º 5
E é precisamente sobre bullshit e editoras que procuram envernizar-se de prestígio que termino. Haverá coisa mais fácil do que gerir uma editora que publica autores nobilados? Basta ir à internet e consultar a lista com os vencedores do prémio. Muitos nunca foram traduzidos para português, ou se o foram, terão bastantes obras por traduzir. E já agora fazer ofertas pelos vencedores do Booker, Goncourt e Femina. E pelos finalistas também, afinal, pode-se sempre pôr na capa que foi finalista dum prémio de que ninguém pode dizer mal. E pronto, temos uma editora de prestígio. Que nem precisa de ler os livros que publica, afinal, alguém já os leu e disse que eram bons. Nem precisa de descobrir os autores, também
já alguém o fez. E o marketing está garantido pelos media. Como é tão mais difícil apostar em excelentes autores que são discriminados porque estão associados a géneros alternativos. E publicar livros maravilhosos que são alvo de preconceito porque vão para lá da realidade e se embrenham no fantástico de que a crítica actualmente parece ter tanto nojo, aversão, medo.
O Senhor Luvas

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Setembro 05, 2013, 14:18:49 pm »
É verdade, a ver se o Brasil se torna num novo balão de oxigénio e não fosse Martin e esta crise ainda era bem pior para esta coleção :(

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #41 em: Setembro 05, 2013, 14:52:59 pm »
É verdade, a ver se o Brasil se torna num novo balão de oxigénio e não fosse Martin e esta crise ainda era bem pior para esta coleção :(

Espero bem que sim e sim (principalmente) o Martin tem ajudado e muito a colecção.

Eu compreendo que as editores são empresas e como tal tem de dar lucro para continuar, mas são ao mesmo tempo agentes culturais que tem de olhar para disso. É um equilíbrio no mínimo difícil, mas que está a ser perdido em favor do lado comercial.
O Senhor Luvas

ubik

• Visitante
« Responder #42 em: Setembro 05, 2013, 18:50:37 pm »
Não vou entrar pelos ínvios caminhos do Senhor para especular sobre que misteriosos desígnios do marketing, da publicidade, da psicanálise ou da sociologia explicam porque razão uma obra menor ou uma outra que até é maior, vendem. Deixo isso para que alguém mais avalizado o faça.

E até percebo a estratégia da SdE neste nicho de mercado que é a Literatura Fantástica ( seja FC, fantasia, ou outra), publicando grandes obras de grandes autores com grandes traduções e que não vendem ( ocorre-me um grande livro de um grande autor, "Jack Faust" de Michael Swanwick, com uma enormíssima tradução de Luís Filipe Silva, e que até já vi à venda a preço de saldo no Media Market!), alternando com obras mixurucas*** mas com grandes vendas.

Até aí, nenhum mal vem ao mundo: que me importa que numa colecção que aprecio particularmente, para que "saia" uma grande obra, sejam publicadas 10 outras das mixurucas***( quando muito poderão dizer que me contento com pouco!!...)

O problema, meus caros, é quando aquelas obras menores que vendiam "n", já não vendem de acordo com o desejável, nem sequer com o expectável!
Aí, é que a porca começa a torcer o rabo, isto se ainda houver porca ou rabo!( a crise!, a crise!)

E o delicioso presunto, perguntarão ao editor-talhante??...Tch;Tch....Já era!!... ;D ;D ;)

***mixuruca:perdoem o brasileirismo, mas estou já a preparar-me para a Bang!Brasil
« Última modificação: Setembro 05, 2013, 18:55:02 pm por ubik »

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Setembro 06, 2013, 12:30:59 pm »
(...)

***mixuruca:perdoem o brasileirismo, mas estou já a preparar-me para a Bang!Brasil

:D

O melhor mesmo é ver se conseguimos ter acesso aos lançamentos que se efectuam no Brasil, pois penso que por lá vai ser publicadas coisas boas, olha o Tigana por exemplo. Eu até comprava, mas os portes de envia são puxados.

Duvido que saiam em simultâneo nos dois paises e estando nós no espaço oficial da Editora ninguem diz nada  ::)

Offline Victan

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Setembro 06, 2013, 13:37:48 pm »
(...)

:D

O melhor mesmo é ver se conseguimos ter acesso aos lançamentos que se efectuam no Brasil, pois penso que por lá vai ser publicadas coisas boas, olha o Tigana por exemplo. Eu até comprava, mas os portes de envia são puxados.

Duvido que saiam em simultâneo nos dois paises e estando nós no espaço oficial da Editora ninguem diz nada  ::)
Vão ser publicadas coisas boas?... A verdade é que também vão publicar O Mago...
Por isso essas coisas boas é relativo...