Autor Tópico: Críticas sobre "O Evangelho do Enforcado"  (Lida 5999 vezes)

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Críticas sobre "O Evangelho do Enforcado"
« em: Março 01, 2010, 19:29:10 pm »
Caros:

Abri este tópico para divulgar críticas e recensões de imprensa sobre o meu novo romance O Evangelho do Enforcado.

Dou-lhe início com esta crítica, escrita por Pedro Teixeira Neves, para o site PNETliteratura: http://www.pnetliteratura.pt/critica.asp?id=1713
(A crítica contém alguns spoilers.)

Saudações.
David Soares

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Entrevista e crítica na revista "Os Meus Livros" de Março
« Responder #1 em: Março 02, 2010, 15:55:26 pm »
A revista Os Meus Livros deste mês traz uma entrevista comigo sobre a minha obra literária ou, de acordo com a própria revista «um balanço do mais importante escritor de Fantástico português da actualidade».
Na secção de crítica literária, o meu novo romance, O Evangelho do Enforcado (Saída de Emergência), tem a distinção de ser o "Livro do Mês", com uma classificação de cinco estrelas (de 0 a 5).

«Livro do Mês
Classificação: *****
Prós - Interessante e envolvente da 1ª à última página.
Contras - Nenhuns.
Fruto de uma imaginação prodigiosa e de uma rigorosa investigação histórica (...) escrita eloquente, elegante e cativante apoiada numa sólida estrutura narrativa tornam a qualidade desta peça inegável. O interesse das temáticas e a imaginação com que são abordadas tornam-na indispensável.»

(Excerto da crítica literária, escrita por Mónica Maia.)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: Críticas sobre "O Evangelho do Enforcado"
« Responder #2 em: Março 02, 2010, 15:57:43 pm »
Parabens David, começo cada vez mais a ficar desejoso de pegar no livro.

Já agora uma pequena pergunta, vais marcar presença este ano na feira do livro de Lisboa ?
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Crítica integral sobre "O Evangelho do Enforcado" na revista "Os Meus Livros"
« Responder #3 em: Março 03, 2010, 18:20:51 pm »
Caros:

Podem ler a crítica integral sobre O Evangelho do Enforcado, que foi publicada na revista Os Meus Livros deste mês, nesta ligação: http://www.facebook.com/notes/o-evangelho-do-enforcado/critica-estorias-da-nossa-historia/339413324639

Saudações.
David Soares

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Opinião do escritor e realizador de cinema António de Macedo
« Responder #4 em: Março 18, 2010, 16:41:17 pm »
Caros:

O escritor e realizador de cinema António de Macedo já leu o romance. A sua opinião é a seguinte:

«A boa notícia, que pode ser um princípio de ressurreição da grande literatura "especulativa" portuguesa (a única autêntica, porque assenta autenticamente no "imaginário"), é a possibilidade de existir um livro com a mais que extraordinária qualidade de O Evangelho do Enforcado.
Lê-se de um fôlego (as inevitáveis paragens ao longo da leitura são sempre acompanhadas da concomitante impaciência para prosseguir). Ainda mais do que nos livros anteriores, que já eram excelentes, neste estamos perante uma "estória" magnificamente artilhada, em que a destrinça entre o "real" e o "fantástico" se torna irrelevante perante a coerência e a beleza cruel da totalidade do objecto, peça única de arte literária da mais fina água. Um belo diamante! Não sei classificar melhor. Qualquer adjectivo ficará sempre a desluzir da verdade da coisa. (Entre parênteses, admirei, verdadeiramente fascinado, a gigantesca quantidade e qualidade de informação reunida para oferecer ao leitor um quadro super-vivo, cheio de riquíssimos pormenores, do mundo português de entre 1395 e 1450. Extraordinário!)
Aqui ficam os meus sinceros parabéns, fazendo votos para que continue a proporcionar-nos momentos de puro êxtase como este, que vem coroar de forma magistral a obra anterior.
António de Macedo.
Março, 2010.»

Saudações.
David Soares

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Crítica no weblog Esmiçar Os Livros
« Responder #5 em: Março 24, 2010, 01:13:00 am »
Caros:

Nesta ligação podem ler uma excelente crítica a O Evangelho do Enforcado no weblog Esmiuçar Os Livros: http://esmiucaroslivros.blogspot.com/2010/03/o-evangelho-do-enforcado-david-soares.html

Saudações.
David Soares
« Última modificação: Março 24, 2010, 01:18:06 am por David Soares »

Offline David Soares

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • Cadernos de Daath
Crítica no weblog Páginas Desfolhadas
« Responder #6 em: Março 24, 2010, 01:16:03 am »
Caros:

Nesta ligação podem ler mais uma excelente crítica a O Evangelho do Enforcado, no weblog Páginas Desfolhadas: http://paginasdesfolhadas.blogspot.com/2010/03/o-evangelho-do-enforcado.html

Saudações.
David Soares
« Última modificação: Março 24, 2010, 01:17:35 am por David Soares »

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 24, 2010, 12:20:15 pm »
Já agora uma pequena pergunta, vais marcar presença este ano na feira do livro de Lisboa ?
Tantas entrevistas (no outro tópico) e resposta ao nosso querido moderador ... nada!
Que mais não fosse: "ainda não está nada agendado quando estiver a editora ou eu informamos" (claro que isto é um mero exemplo ... posso dar mais umas 5 respostas tipo).
SD

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 24, 2010, 12:25:03 pm »
Tantas entrevistas (no outro tópico) e resposta ao nosso querido moderador ... nada!
Que mais não fosse: "ainda não está nada agendado quando estiver a editora ou eu informamos" (claro que isto é um mero exemplo ... posso dar mais umas 5 respostas tipo).
SD

Já tinha reparado SRD e fico mesmo MUITO mais contente com o teu comentário do que propriamente a resposta do David Soares.

Eu quando encontrar o David Soares na Feira do livro ou noutro evento chamo-lhe a atenção ;)
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 24, 2010, 20:11:20 pm »
Já tinha reparado SRD e fico mesmo MUITO mais contente com o teu comentário (...)
É tudo graxa ... e claro vai sair-te bem caro  ;D

(...) a resposta do David Soares.
Só para não existir confusões a resposta que coloquei no meu post anterior é uma resposta inventada por mim uma das muitas hipóteses possíveis que o autor poderia dar .... mas é como disse inventada ... até ao momento não vi aqui no fórum nenhuma resposta do autor à tua questão. (daí a minha chamada de atenção – que penso ter sido muito soft )  ;)
SD

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 25, 2010, 00:04:21 am »
Parabens David, começo cada vez mais a ficar desejoso de pegar no livro.

O David certamente irá marcar presença na feira do livro de Lisboa que será de 29 de Abril a 16 de Maio. Num dos fins-de-semana lá estará e a editora avisa as datas com antecedência. :)
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Artafo

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 25, 2010, 00:53:35 am »
(...) feira do livro de Lisboa que será de 29 de Abril a 16 de Maio. (...)

Quero desde já aqui deixar o meu descontentamento em relação a estas datas! Para uma pessoa que recebe o ordenado a 25 isto é um ultrajante convite à compra exacerbada de livros e mais livros! Pronto, está dito!

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 25, 2010, 12:43:42 pm »

Só para não existir confusões a resposta que coloquei no meu post anterior é uma resposta inventada por mim uma das muitas hipóteses possíveis que o autor poderia dar .... mas é como disse inventada ... até ao momento não vi aqui no fórum nenhuma resposta do autor à tua questão. (daí a minha chamada de atenção – que penso ter sido muito soft )  ;)
SD

Olá SRD, estamos um pouco incomodados com os seus comentários um pouco depreciativos em relação ao nosso autor, mas falei com o David e ele não respondeu ao Fiacha porque não viu a pergunta que ele colocou. Foi meramente um mal entendido.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline SRD

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 25, 2010, 12:57:56 pm »

SD

Olá SRD, estamos um pouco incomodados com os seus comentários um pouco depreciativos em relação ao nosso autor, mas falei com o David e ele não respondeu ao Fiacha porque não viu a pergunta que ele colocou. Foi meramente um mal entendido.

Lamento ter incomodado, não foi de todo a minha intenção, aliás tive bastante cuidado em escolher as palavras e por isso considerar que a minha chamada de atenção foi "soft" - como o referi - e não entendo o porquê de os meus comentários serem considerados depreciativos em relação ao autor ... apenas referi que o Fiacha ainda aguardava resposta desde o início do mês - o que era um facto - e talvez não fosse essa chamada de atenção o Fiacha continuava sem resposta (pois como referiste autor não tinha reparado na pergunta).

Qualquer das maneiras eu até me esforcei bastante para o meu comentário não ficar ofensivo ... infelizmente sem sucesso (pelos vistos), como disse não foi de todo a minha intenção.

SD
« Última modificação: Março 25, 2010, 12:59:49 pm por SRD »