Autor Tópico: Escrita Criativa – Conselhos e Dicas  (Lida 19525 vezes)

Offline x

• Leitor de Fim de Semana
  • **
  • xim xinhô!
    • Ver Perfil
Re: Escrita Criativa – Conselhos e Dicas
« Responder #30 em: Dezembro 19, 2010, 23:28:44 pm »
DreamGazer, é claro que te permito que discordes do que bem entenderes (já esclareci que não sou um deus  ;D). E é claro que também terias de discordar nesse ponto, caso contrário, não terias defendido o ponto de vista que eu citei das tuas palavras.
Dito isto, quando se trata de um debate de opiniões, é desnecessário estar com demasiadas cortesias e pedir permissão (ou, no pior dos casos, desculpa) por se ter uma opinião contrária a quem quer que seja. Se a opinião for bem fundamentada (e dentro dos bons costumes da educação) o melhor mesmo é expressar o que se tem a dizer, e pronto. É evidente que, para haver um debate, é necessária a existência de, pelo menos, dois pontos de vista divergentes, senão completamente opostos. É costume ambas as partes pensarem que têm razão e, desse modo, tentarem convencer-se mutuamente de quem está certo e errado. Na questão do "show" e do "tell", eu não vou dizer-te que estás errada, nem que eu estou certo. Vou apenas dizer-te que, se escreveres e leres o suficiente, provavelmente, daqui a uns tempos mudarás de opinião. Não vou tentar explicar-te porque é que, no meu ponto de vista, o segundo exemplo é muito mais "show" do que "tell" porque, ao fazê-lo, estaria a tentar convencer-te e eu disse que não o faria.

Esta é a parte em que te dou mesmo uma sugestão. Não é uma sugestão para melhorares a tua escrita (até porque nunca li nada teu), mas sim uma sugestão para retirares mais partido da leitura. Sugestão: não separes o narrador das personagens. O narrador também é uma personagem e, em algumas histórias, é mesmo a mais importante. E não tem de ser o narrador a fazer todas as descrições, nem a dar ao leitor as impressões exteriores às demais personagens. Dependendo da intenção narrativa, todas as personagens podem fazer descrições do que quer que seja, mesmo através do discurso directo. Se não perderes de vista o quadro geral, todas as personagens são o escritor. Logo, num livro escrito por uma pessoa, todas as personagens acabam por ser apenas uma, que distribui tarefas por cada alter ego, e decide o que cada um deve/tem para "mostrar" e "dizer".

Agora sim, vou dar-te um conselho que, mais do que para a escrita/leitura, te serve para a vida. Lê o que escreveste:

(além de que ninguém fala assim).

Conselho: evita preconceitos.
Há pessoas que falam assim; eu conheço algumas (feliz e infelizmente  ;D)
Pego em algumas palavras que escrevi acima e reformulo-as: se viveres e conheceres pessoas o suficiente, provavelmente, daqui a uns tempos mudarás de opinião.

post scriptum: as reticências são coisa engraçada; cada um dos seus três pontos, individualmente, encerra aquilo que se diz mas, em conjunto, os três pontos deixam tudo em aberto. Suponho que essa deve ser a maior crença de quem inventa; que tudo está em aberto...
assinatura: X (que foi? já num se pode ser analfaberto, é?)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Dezembro 20, 2010, 05:29:41 am »
Agora percebo que o X é de Xênio ;D

Gostei bastante das tuas palavras, caro X e é bom ver-te de volta por aqui. ;D

Offline x

• **
  • xim xinhô!
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Dezembro 21, 2010, 02:39:00 am »
ruiramos, volta e meia eu passo aqui. O bom filho a casa torna.  ;D (isto não é um off topic, só parece) 8)
assinatura: X (que foi? já num se pode ser analfaberto, é?)

Offline DreamGazer

• **
    • Ver Perfil
    • Caneta, Papel e Lápis
« Responder #33 em: Dezembro 21, 2010, 05:19:53 am »
X,
Esse "ninguém fala assim" deve ter sido lapso meu, porque já anteriormente tinha dito que "quase ninguém fala assim" e não fazia sentido depois dizer diferente. Tens razão nesse ponto. Nunca se deve ter preconceitos, nem nunca se deve dizer "nunca".

Sveco

• Visitante
« Responder #34 em: Abril 10, 2011, 08:13:40 am »
Coleccionismo de Imagens: Uma Dica Divertida

Nem toda a gente pensará como eu, é certo. Muitos decerto acharão esta dica superfula e quiçá despropositada. No meu caso funciona às mil maravilhas: gosto de incluir nos meus contos bastantes cenas exóticas, despropositadas, violentas e descabidas, muitas vezes a tocar o surrealismo e às vezes dou com mil ideias na cabeça para no momento seguinte não me lembrar de metade delas e querer tomar um rumo a seguir. Quero imaginar uma paisagem idilica e nem sei que aspectos esta poderá ter. Quero imaginar uma criatura mirabolástica e nem sei que aspecto lhe hei-de descrever.

Até que em conversa recente com um amigo, desenhista gráfico, optei por criar aquilo que eu posso denominar por uma "memória de papel" ou uma colecção de imagens imprimidas. Basta procurar na net e guardar (tanto melhor imprimir) todas as imagens que nos possam transmitir um sentimente positivo e quiçá umas ideias para um conto, desde a paisagem onirica de um sonho, passando pelo surrealismo de um bestiário medieval, pela imponencia de uma esfinge, pelo exotismo de uma deusa Hindu, tomando o rumo pela monstruosidade de um Molok enfurecido, pela bárbara rudeza de um gigante do norte, pela estoica coragem de um toureiro e pela forte violência de uma bruxa em chamas, todas as imagens me interessam e todas elas têm um contributo muito forte naquilo que escrevo.
Tudo o que pretendo é dar uma simples sugestão.

Aqui estão exemplos do tipo de imagens que colecciono:
"Uma imagem vale mil palavras, muitas compoem um romance inteiro ;)"

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Abril 11, 2011, 21:09:19 pm »
Espero que não me levem a mal de colocar aqui mais umas regras de escrita. Foram adaptadas de um ensaio de Samuel Clemens:

9 Regras Principais

1) A story shall accomplish something and arrive somewhere.

2) The parts of a story shall be necessary parts of the story and shall help develop it.

3) The people in the story (characters) shall be alive, except in the case of the corpses, and the reader should be able to tell the corpses from the others.

4) The people in the story, both dead and alive, shall show a sufficient excuse for being there.

5) The talk in a story (dialogue) shall sound like human talk, should be talk such as a human being would be likely to talk in the given circumstances, should be interesting to the reader, should help out the tale, and should stop when the people cannot think of anything more to say.

6) When the author describes a character in his story, the conduct and conversation of that person shall justify the description.

7) The author and characters shall confine themselves to possibilities and let miracles alone – or, if they must venture a miracle, the author must make it look possible and reasonable.

8 ) The author should make the reader feel a deep interest in the characters of the story. The characters should be real enough that the reader will love the good ones, hate the bad ones, and care what happens to all of them.

9) The characters shall be so clearly defined that the reader can tell beforehand what each will do in a given emergency.

Mais algumas pequenas:

10) SAY what he wants to say, not merely come near it.

11) Use the right word, not its second cousin.

12) Avoid a surplus of words.

13) Eschew obfuscation.

14) NOT leave out necessary details.

15) Avoid laziness in writing style.

16) Use good grammar.

17) Employ a simple and straightforward style.

Parecem simples e óbvias, mas muitas vezes não são obedecidas. Por vezes por necessidade e engenho, mas na sua maioria por incapacidade ou insipiência.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #36 em: Abril 11, 2011, 21:14:59 pm »
Ninguém leva a mal pois todas as ajudas são bem vindas, mas lembra te que nem todos lemos Inglês  ;) 
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Abril 11, 2011, 22:06:21 pm »
Ninguém leva a mal pois todas as ajudas são bem vindas, mas lembra te que nem todos lemos Inglês  ;)

Certo,

mas também não estamos a falar de ler o Finnegans Wake, são apenas conjuntos de frases que quem tenha tido inglês no secundário consegue facilmente entender.

Entretanto, deixo mais uma lista desta feita do não menos famoso Ernest Hemingway (adaptadas de ensaios):

1) Study the best literary models.

2) Master your subject through experience and reading.

3) Work in disciplined isolation.

4) Begin early in the morning and concentrate for several hours each day.

5) Begin by reading everything you have written from the start or, if engaged on a long book, from the last chapter.

6) Write slowly and deliberately.

7) Stop writing when things are going well and you know what will happen next so that you have sufficient momentum to continue the next day.

8) Do not discuss the material while writing about it.

9) Do not think about writing when you are finished for the day but allow your subconscious mind to ponder it.

10) Work continuously on a project once you start it.

11) Keep a record of your daily progress.

12) Make a list of titles after you have completed the work.

Algumas destas apenas se aplicam a quem tenha tempo para se dedicar à escrita. Um escritor, como muitos de nós, que apenas escreva no fim do dia de trabalho não se pode dar a luxos como escrever de manhã ou ler td o que já escreveu sempre que começa a escrever.

Dou particular importância à 11. Ter um registo do que se escreve é óptimo em termos de motivação e ainda melhor em termos de vergonha.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Abril 12, 2011, 03:40:12 am »

Nem toda a gente pensará como eu, é certo. Muitos decerto acharão esta dica superfula e quiçá despropositada.
(...) optei por criar aquilo que eu posso denominar por uma "memória de papel" ou uma colecção de imagens imprimidas. Basta procurar na net e guardar (tanto melhor imprimir) todas as imagens que nos possam transmitir um sentimente positivo e quiçá umas ideias para um conto, (...)

A tua sugestão não tem nada de supérfluo, antes pelo contrário é bastante válida. Tão válida que eu desde que me conheço que a uso para criar as minhas histórias.

Um romance inteiro ou uma banda desenhada ;)

Sveco

• Visitante
« Responder #39 em: Abril 13, 2011, 17:44:27 pm »

Nem toda a gente pensará como eu, é certo. Muitos decerto acharão esta dica superfula e quiçá despropositada.
(...) optei por criar aquilo que eu posso denominar por uma "memória de papel" ou uma colecção de imagens imprimidas. Basta procurar na net e guardar (tanto melhor imprimir) todas as imagens que nos possam transmitir um sentimente positivo e quiçá umas ideias para um conto, (...)

A tua sugestão não tem nada de supérfluo, antes pelo contrário é bastante válida. Tão válida que eu desde que me conheço que a uso para criar as minhas histórias.

Um romance inteiro ou uma banda desenhada ;)
Obrigado. Estou a ver que afinal o pessoal já conhecia todo esta dica, eu só iniciei a minha recolha de imagens há duas semanas atrás, nunca alguém que se dedicasse á escrita tinha falado disto comigo e agora que falo nisso já não é novidade para ninguém. Bem, tarde ou não descobri a pólvora... ando agora muito intusiasmado com a minha colecção de imagens.

Imprimi-las, comprar cola, papel cavalinho, papel colorido para o fundo, papel plastificado, tesoura e dossiê para as guardar é que fica um bocadito carote... mas pronto é um investimento.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Abril 14, 2011, 02:20:10 am »
Não generalizes companheiro, até à data apenas uma pessoa se acusou como seguidora do método que apresentas. O resto apenas permaneceu em silêncio, o que pode dar aso a várias interpretações que não me compete explorar.

Mas deixemos de parte o que os outros possam pensar e centremo-nos nas nossas "memórias de papel" usando o teu termo.

Como ainda estás a começar a criar o teu arquivo de imagens (que é assim que eu prefiro chamar-lhe, não é uma crítica ao nome que escolheste, é apenas uma partilha de info/experiência entre amigos/colegas de fórum) sugiro que comeces por organizá-lo por temas.

Exemplo:

Personagens: heróis e heroínas, vilões, personagens secundárias, etc. Um arquivo de fotos de rostos variados é muito útil para praticares as descrições das personagens (assim evitas estar a descrever sempre a mesma mulher ideal ou o homem que gostarias de ser).

Trajes: medievais, tribais, vitorianos, orientais, etc.

Locais: cidades (reais ou fictícias, tudo serve), aldeias, castelos, palácios, etc.

Paisagens: florestas temperadas, tropicais, desertos, montanhas, etc.

Faz de conta que estás a fazer um casting para um filme quer para as personagens quer para os locais, depois deixa a imaginação misturar, combinar e servir à tua maneira.

Já que estamos numa de recurso às técnicas visuais para nos inspirarmos, traz sempre contigo uma máquina fotográfica (nem que seja a do tlm), nunca se sabe quando aparece algo digno de ficar registado e que mais tarde pode vir a ser útil para uma história.

Lembra-te que um contador de histórias (não importa o meio que usa: cinema, BD, prosa, música) é um coleccionador de pequenos detalhes. É o uso correcto desses detalhes que irão fazer toda a diferença quando escreveres o teu livro.

E antes de me despedir, já que gostas de surrealismo (como eu), deixo-te aqui um link de graça para te entreteres:

http://www.google.pt/search?q=George+Grie&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=V2O&rls=org.mozilla:pt-PT:official&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wNelTdKsDs6WhQfDz4TgCQ&ved=0CBoQsAQ&biw=1680&bih=810

Pá adoro o trabalho deste gajo toma nota do nome: George Grie

Sveco

• Visitante
« Responder #41 em: Abril 14, 2011, 05:17:39 am »
Não generalizes companheiro, até à data apenas uma pessoa se acusou como seguidora do método que apresentas. O resto apenas permaneceu em silêncio, o que pode dar aso a várias interpretações que não me compete explorar.
Não estava a generalizar, nem sequer me estava a referir ao pessoal do fórum. Referia-me a pessoal com quem eu entretanto comentei e me disse "sim, eu já fazia isso". O resto do pessoal do fórum não sei, dou-lhes o benificio do silêncio.

Mas deixemos de parte o que os outros possam pensar e centremo-nos nas nossas "memórias de papel" usando o teu termo.
Bem, na verdade a expressão é usada por Umberto Eco no seu livro "A Misteriosa Chama da Rainha Loana", contudo o contexto é outro. Um momento de modéstia da minha parte ;).

Quanto ao resto, obrigado pelo conselho. É mesmo isso que tenho tentado: organizá-las por temas, se bem que às vezes as coisas não se mostrem assim tão fáceis.

Vou ver agora o link que me deixaste.

Abraço ;)

Offline Patanisca

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Maio 25, 2011, 03:43:45 am »

A meter-me de mansinho.... Não conhecia este método, mas parece-me muito eficaz. Bigada pela partilha.

E antes de me despedir, já que gostas de surrealismo (como eu), deixo-te aqui um link de graça para te entreteres:

http://www.google.pt/search?q=George+Grie&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=V2O&rls=org.mozilla:pt-PT:official&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wNelTdKsDs6WhQfDz4TgCQ&ved=0CBoQsAQ&biw=1680&bih=810

Adorei as imagens, são realmente bastante inspiradoras. Desculpa, mas tive de ir espreitar.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Maio 25, 2011, 07:46:58 am »

A meter-me de mansinho.... Não conhecia este método, mas parece-me muito eficaz. Bigada pela partilha.

De nada companheira. A ideia é mesmo essa partilhar abrir novos horizontes. ;)

Adorei as imagens, são realmente bastante inspiradoras. Desculpa, mas tive de ir espreitar.
[/quote]

Não tens que pedir desculpa. Agora trata de copiar as imagens para a tua mente e adiciona-lhe a tua experiência pessoal, molda-as segundo a tua sensibilidade e vais ver que surgem fantasias novas prontas a servir.

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Junho 23, 2011, 22:56:19 pm »
Deixo aqui outro link com mais informação para quem é aspirante a escritor.

http://www.ionline.pt/infografia/31341-aprenda-aqui-como-escrever-um-livro