Autor Tópico: Livros sobre Escrita Criativa  (Lida 7593 vezes)

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Livros sobre Escrita Criativa
« em: Junho 12, 2011, 19:25:23 pm »
Como são muitos os membros do Fórum Bang que tem o “bichinho” da escrita, a par da minha outra iniciativa Escrita Criativa – Conselhos e Dicas inicio aqui outra frente de “combate”: Livros sobre Escrita Criativa.

Tentarei, na medida do possível, colocar mais opiniões sobre livros que falem de modo directo ou indirecto sobre este tema.
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Re: Livros sobre Escrita Criativa
« Responder #1 em: Junho 12, 2011, 19:27:25 pm »

O título é a exacta descrição do que iremos encontra nas suas 140 páginas: uma introdução a esse vasto mundo que é a Escrita Criativa. O autor começa por nos definir o que é e o que não Escrita Criativa, dando-nos uma pequena lição de história sobre a mesma, “respondendo” à velha questão se é ou não possível ensinar a escrever, e dai segue para outros capítulos, num total de dez, em que aborda de um modo geral os “principais” temas da Escrita Criativa.
O livro encontra-se dividido de modo simples e eficaz: capítulos e estes por sua vez em subcapítulos que ajudam a tornar a sua leitura rápida e de fácil consulta em caso de futura necessidade. O autor prima pela simplicidade, evitando confusões e complicações o que é perfeito, se se atentar ao facto de que este livro é dirigido a pessoas que ou já se iniciaram ou se pretendem iniciar nas lides da escrita. Os assuntos são abordados de um modo leve, mas sem que isso seja sinónimo de laxismo, numa conjugação equilibrada entre teoria, exemplos e exercícios.
Outro grande pilar e mais-valia deste livro é a sua honestidade: nunca nos promete que quando acabarmos iremos conseguir escrever um best-seller, mas sim incute em nós as ideias de que só com muito trabalho, humildade (algo que falta a muitos proto-escritores) e autocrítica conseguiremos triunfar. 
No final ainda nos aconselha mais livros sobre este assunto que ele considera serem o “degrau seguinte”, na aprendizagem da escrita criativa.

Os conselhos e dicas dados pareceram familiares a todos os que leram o tópico Escrita Criativa – Conselhos e Dicas, mas desta vez um pouco mais completas e claro pela “pena” de alguém que já tem um longo curriculum nestas andanças.

É um livro para ser lido e relido e ser mantido sempre à mão, porque apesar dos seus conselhos e dicas parecerem básicos (ou talvez mesmo por isso), servem como lembrete de que as grandes obras são feitas de pormenores.

O autor escreve também todos os meses um texto para revista Os Meus Livros sobre esta tempatica, com o titulo Laboratório de Palavras e que eu aconselho vivamente.

Para o final deixo o link para o blog do autor e para a pagina da editora do livro

http://joaodemancelos.wordpress.com/

http://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1277
O Senhor Luvas

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 23, 2011, 21:40:51 pm »
Bom tópico, é importante lermos outras opiniões, aproveitando tudo o que fará melhorar a nossa escrita.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #3 em: Setembro 09, 2011, 04:41:10 am »
Não é um livro, mas anda lá perto!

O autor João de Mancelos criou um blog onde criou um curso de escrita criativa e porquê? Ele responde:

Citação de: João de Mancelos em Uma máquina de escrever azul
O que é?

“Uma máquina de escrever azul” consiste num curso de Escrita Criativa online, gratuito e assíncrono, elaborado por João de Mancelos. Consta de sete aulas que podem ser consultadas quando e onde você desejar.

A quem se destina o curso?

Este curso destina-se a escritores aprendizes, dos 13 aos 130 anos, talentosos e com força de vontade, que desejem conhecer técnicas simples, mas eficazes, para escrever contos, novelas e romances.

Porquê um curso online?

Nem todos os aspirantes a escritores têm a possibilidade de frequentar um curso presencial. “Uma máquina de escrever azul” permite uma autoaprendizagem, passo a passo, de acordo com o seu ritmo.

O "resto" do curso em:

http://umamaquinadeescreverazul.wordpress.com/

Mais uma ajuda a todos os pretendentes a escritores que andam por ai ;)
O Senhor Luvas

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 18, 2012, 04:29:28 am »
Bem, no caso específico da Fantasia, tenho estes em casa:

A mesma História de sempre com um design revigorado...

Bonito bonito, é fazer um minote à Virgem Maria!!

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 11, 2012, 19:24:26 pm »
Mais um que ando a ler... Parece ter umas ideias interessantes, de qualquer forma aqui vai:

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 12, 2012, 00:56:10 am »
Li-o algures este ano e achei-o interessante o suficiente para não lamentar o dinheiro gasto. É bom para quem está a iniciar-se, talvez ajude a relembrar alguns conceitos para quem está enferrujado, mas não é suficiente para quem almeja algo mais e melhor. Não me encheu totalmente as medidas.

Offline JonathanStrange

• Bibliófilo
  • "The fight isn't over until you win." Robin Hobb
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 20, 2012, 04:05:08 am »
Bem, no caso específico da Fantasia, tenho estes em casa:

Boas pessoal,

O primeiro, do OSC, é excelente!

Boa escolha... :)
"Great minds have purposes, little minds have wishes."
– Washington Irving

“The people who stay put don’t trust the people who don’t,” - Jedediah Berry

Offline Manolete

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 02, 2012, 13:57:20 pm »
Boas... sim o do Scott Card é o melhor. Parte de um escritor do ramo a explicar como se escreve no ramo.

Também tens o do Philip Athans, que na minha opinião não é tão bom - fala-te mais de questões de mercado e possiveis desenvolvimentos de histórias do que da escrita em si. De qualquer forma vale sempre a pena lermos o máximo possivel do que esteja publicado.

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 03, 2012, 20:01:50 pm »
Venho postar aqui um lnk http://www.writeaboutdragons.com/home/brandon_w2012/
que tem videos de um dos melhores escritores de fantasia da actualidade (Brandon Sanderson, bem que a SdE podia publicar livros dele  :P
Este é professor universitário e estes videos são aulas de um semestre mais ou menos. O objectivo é dar dicas para como escrever uma obra, mais ligada à fantasia/ficção apesar de ele falar um pouco de tudo. Para quem gosta de escrever ou deseja escrever, no meu ponto de vista, é uma grande ajuda. Claro que escrever em inglês é diferente de escrever em Português, mas as bases são iguais.
Eu achei bem interessante, por isso, quis partilhar aqui no forum, aproveitem.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 04, 2012, 01:32:50 am »
 :) Obrigado pela partilha.

Offline JonathanStrange

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 28, 2012, 05:15:29 am »
Boas... sim o do Scott Card é o melhor. Parte de um escritor do ramo a explicar como se escreve no ramo.

Também tens o do Philip Athans, que na minha opinião não é tão bom - fala-te mais de questões de mercado e possiveis desenvolvimentos de histórias do que da escrita em si. De qualquer forma vale sempre a pena lermos o máximo possivel do que esteja publicado.

Sim, é realmente por isso que é um dos melhores livros de apoio a escritores "amadores" que querem melhorar.

Na verdade até procuro afastar-me dos livros mais virados para a publicação e questões de mercado, não só pelas gigantes diferenças que existem na estrutura do mesmo cá em Portugal, mas acima de tudo por achar que desviam a atenção para outras questões que não são tão importantes.

que tem videos de um dos melhores escritores de fantasia da actualidade (Brandon Sanderson, bem que a SdE podia publicar livros dele  :P
Este é professor universitário e estes videos são aulas de um semestre mais ou menos. O objectivo é dar dicas para como escrever uma obra, mais ligada à fantasia/ficção apesar de ele falar um pouco de tudo. Para quem gosta de escrever ou deseja escrever, no meu ponto de vista, é uma grande ajuda. Claro que escrever em inglês é diferente de escrever em Português, mas as bases são iguais.

As aulas do homem são fantásticas. Sabe muito...

Aproveito e também recomendo o podcast onde ele participa. www.writingexcuses.com

Não só é bastante animado e uma boa forma de passar o tempo, mas os conselhos e a experiência destes três autores é enorme. Mais para o fim, julgo que na 6ª temporada, entra uma escritora fantástica. Vale a pena.
– Washington Irving

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 17, 2013, 16:50:00 pm »

Sim, é realmente por isso que é um dos melhores livros de apoio a escritores "amadores" que querem melhorar.

Na verdade até procuro afastar-me dos livros mais virados para a publicação e questões de mercado, não só pelas gigantes diferenças que existem na estrutura do mesmo cá em Portugal, mas acima de tudo por achar que desviam a atenção para outras questões que não são tão importantes.

As aulas do homem são fantásticas. Sabe muito...

Aproveito e também recomendo o podcast onde ele participa. www.writingexcuses.com

Não só é bastante animado e uma boa forma de passar o tempo, mas os conselhos e a experiência destes três autores é enorme. Mais para o fim, julgo que na 6ª temporada, entra uma escritora fantástica. Vale a pena.

Bem-vindo de volta Jonathan! Há muito que não te via pelo Fórum Bang!
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline JonathanStrange

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 25, 2013, 00:23:07 am »
Bem-vindo de volta Jonathan! Há muito que não te via pelo Fórum Bang!

Obrigado Fernando.
– Washington Irving