Autor Tópico: Como escrever uma Crítica Literária  (Lida 14016 vezes)

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
Re: Como escrever uma Crítica Literária
« Responder #15 em: Outubro 29, 2011, 17:55:11 pm »
Pois, aí está. Fico sempre com aquela sensação "ah, ninguém gosta de spoilers".
Assim já é diferente :D

Isso é relativo. Eu por acaso não gosto, mas conheço muita gente que adora saber spoilers. Parece doença compulsiva  :P
Mas pensa que ao avisares, estás a dar oportunidade às pessoas de ler por sua conta e risco. Não gosto é de ler opiniões que não avisam que tem spoilers e inadvertidamente fico a saber coisas que não queria.
Mas a partir do momento em que avisas, a responsabilidade é do leitor.  ;)

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
  • "After all this time?" "Always"
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Outubro 30, 2011, 04:17:55 am »
Pois, aí está. Fico sempre com aquela sensação "ah, ninguém gosta de spoilers".
Assim já é diferente :D

Isso é relativo. Eu por acaso não gosto, mas conheço muita gente que adora saber spoilers. Parece doença compulsiva  :P
Mas pensa que ao avisares, estás a dar oportunidade às pessoas de ler por sua conta e risco. Não gosto é de ler opiniões que não avisam que tem spoilers e inadvertidamente fico a saber coisas que não queria.
Mas a partir do momento em que avisas, a responsabilidade é do leitor.  ;)

Tens muita razão; se o  leitor é avisado, ele é que sabe se quer ou não ser spoilado.
Eu gosto um bocadinho de spoilers :)
Costumo spoilar me no deviantArt LOL
"És o cataplasma que me retira o veneno do coração. - disse-lhe."
 (O Medo do Homem Sábio 1 - Patrick Rothfuss)

http://www.goodreads.com/user/show/4631723-maria

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Novembro 04, 2011, 18:29:25 pm »

Costumo spoilar me no deviantArt LOL
Eu adoro ir ao DeviantArt enquanto estou a ler um livro, e detesto quando me spoilo por isso! :P

Voltando um pouco ao tópico, eu não sou de ler críticas e por isso críticas muito compridas não me apelam imediatamente. Na verdade, leio mais críticas de livros que já li do que livros que não li. E aí até gosto de as ler grandes. :P No entanto, não acho que haja problema em que uma crítica seja grande desde que não esteja cheia de palha e informação a mais.

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
  • "After all this time?" "Always"
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Novembro 05, 2011, 02:29:26 am »
Costumo ler as criticas dos livros que já li ou daqueles que quero muito ler, para fazer uma ideia no segundo caso e para comparar no primeiro.
"És o cataplasma que me retira o veneno do coração. - disse-lhe."
 (O Medo do Homem Sábio 1 - Patrick Rothfuss)

http://www.goodreads.com/user/show/4631723-maria

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Novembro 09, 2011, 18:06:46 pm »
Bem, acho que este seria o sítio indicado para deixar aqui uma iniciativa que vi noutro fórum. Acho que são perguntas interessantes.
Vou deixar aqui, para quem quiser, como eu, responder.

1. Costumas ler muitas críticas de livros?
2. Lês criticas em mais do que um site ou blog ou só consultas uma fonte?
3. Lês a critica antes ou depois de leres o livro?
4. Se for uma critica negativa, isso impede-te de leres o livro?
5. Interessa-te a nota, a marca, etc, que é atribuída a determinado livro?
6. Atribuis as tuas próprias notas aos livros que lês?
7. Como preferem as críticas/opiniões? Ou o que procuram em específico quando lêem uma?

Já agora, deixo-vos as minhas respostas:

Sim, até leio bastantes. É uma coisa que gosto de fazer, para poder avaliar melhor os meus próprios gostos e opiniões.

Em vários sítios.

Leio antes e depois. Antes, para saber se poderá ser um livro à minha medida, é uma maneira de ponderar a leitura ou não. Depois, porque gosto de confrontar a opinião de outrem com a minha própria opinião. Eu adoro falar sobre livros e as críticas permitem isso mesmo: a troca de pontos de vistas, falar sobre certo elemento que não esteve na crítica. Enfim, eu cá gosto é de falar e opinar, sobretudo se for em conjunto. 

Depende. Não é por ver uma crítica que deixo logo de ler o livro. Mas, se no entanto, for um livro que junte um consenso negativo, especialmente se for entre pessoas com quem me ligo em gostos literários, aí se calhar já o posso deixar de ler. Depende muito de caso para caso.

Interessa-me sim. Acho que é uma maneira de uma pessoa determinar, além da crítica, como se sentiu ao ler um livro. Para mim uma classificação é importante por isso.

Atribuo. Porquê? Pelo que disse acima. Eu dou notas aos meus livros porque é uma classificação de como me senti na sua leitura.  ;)
E para certas pessoas, trabalha melhor do que uma crítica.

7. Como preferem as críticas/opiniões? Ou o que procuram em específico quando lêem uma?
Eu não tenho preferência. Para mim, não faz qualquer diferença que as opiniões sejam extensas ou não. Gosto que falem do enredo, das personagens, o que sentiram ao ler um livro. O que gostaram mais e o que gostaram menos. Gosto de críticas que sejam directas, que não tenham spoilers (mas podem aguçar o apetite). Não gosto de críticas que tentem descrever um livro e que engonhem, mas que não digam nada. Não procuro nenhum elemento específico. Gosto de uma crítica abrangente, que possa mencionar vários factores que influenciaram a leitura.

Deadlymoon

• Visitante
« Responder #20 em: Janeiro 26, 2013, 18:08:18 pm »
O meu blog ainda é muito recente, como se pode ver pela desorganização dele! Sendo a crítica/opinião/comentário o principal do blog, isso ainda está a ser trabalhado, até chegar a um consenso comigo mesma da melhor maneira de apresentar as opiniões. Agradeço desde já a todos os que aqui deram informação útil! Vai com certeza ajudar-me a chegar a esse consenso :)

Filipa, respondendo às tuas questões:

Nem muitas nem poucas, sinceramente nem sei... depende do conteúdo :)

Leio em vários!

Depende... Mas a maior parte das vezes é antes.

Não! Tal como já abordei no meu blog, felizmente não somos todos iguais, e não é por alguém ter criticado negativamente um livro que vou deixar de o ler...

Não.

Não.

Prefiro críticas e opiniões que sejam sinceras e que venham de "cá de dentro"; que não sejam apenas um conjunto de letras e pontuação sem alma, robotizadas.
Um dos pontos que mais gosto é o de passagens marcantes para cada leitor: isso permite saber um pouco mais da pessoa que leu o livro, consoante a forma como interpreta determinada passagem. Para além de que com essa interpretação podemos aprender algo novo, olhar para algo sob um prisma diferente e, assim sendo, evoluir como pessoa pensante! :)