Autor Tópico: EBOOKS  (Lida 18681 vezes)

Offline Paz

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
EBOOKS
« em: Dezembro 02, 2011, 17:38:23 pm »

Offline umbrae

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Re: EBOOKS
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2013, 14:57:00 pm »
Bem, estive à procura de um tópico onde pudesse barafustar sobre o estado da venda de ebooks em Portugal.

Comprar um ebook em Portugal é um martírio! Como querem que as pessoas entrem neste mercado se não facilitam a entrada?
Se calhar não querem mesmo.

Imaginemos que quero comprar um ebook. Tenho duas grandes plataformas em Portugal a Wook e a Kobo by FNAC.

A kobo by fnac não permite pesquisar por língua. Ou seja, ou sabemos muito bem o livro que queremos ou somos obrigados a vasculhar no meio de livros em inglês. Será assim tão dificil meter uma opção para ir verificar na metadata do livro?
Quando queremos pagar, ou temos de usar paypal ou temos de usar cartão de crédito, sendo que o último muita gente não tem. E a bela da transferência bancária? Claro que transferência bancária para a Kobo (que não é portuguesa) seria chato, mas é para isso que a FNAC serve, para ser o intermediário entre nós e a kobo, senão é só um logotipo a flutuar na página.
Outro dos problemas é perceber como é que a FNAC não tem desconto de 10% nos ebooks e tem nos livros físicos. São opções comerciais que podem sair caras a partir do momento que qualquer outra plataforma o fizer.

O Wook é bem pior. Embora os livros disponíveis estejam quase todos em português tem um sistema de bradar aos céus. Muitos dos livros que compramos, não é possível descarregar para a memória do computador pessoal. O livro fica no site, disponível para leitura usando software que só dá para instalar em tablets, impossibilitando os possuidores de e-readers (kindle, kobo, etc...) de ler esse mesmo livro nos seus dispositivos. O facto de não podermos instalar no PC é uma opção de muito má fé, uma vez que o cliente nem sequer tem direito ao ficheiro pelo qual pagou dinheiro. Estamos a pagar para ler um ficheiro que nunca estará do nosso lado da relação, que não podemos modificar nem converter, nem nada. Sem dizer que a wook não tem livros grátis. Se os tivessem podiam ir cativando os leitores até eles desejarem comprar outros livros mais recentes e "populares".

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2013, 17:10:20 pm »
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2013, 19:14:38 pm »
Paz - vi o link, parece ter bons preços mas não tem nada que me agrade. Obrigado à mesma pelo link

Em relação ao cartão de crédito, como o rui278 disse: "MBNET"  :) não há nada melhor, é seguro e é rápido e fácil de aceder.

O problema que tive, tanto na Bertrand como na Wook, foi ao tentar comprar um ebook (Elantris de Brandon Sanderson versão brasileira) e aparecer uma mensagem a dizer que o meu país não tem os direitos. A minha questão foi, então porque está à venda num site português (pt)l? Eles acabaram por não responder fungindo à pergunta, dizendo para ler os tópicos de ajuda...

::) "infelizmente" como em tudo hoje em dia, existem sites ou blogues que permitem o download de ebooks grátis. Brasileiros, ingleses. Não estou a dizer para utilizarem esses sites pois com certeza são ilegais, as editoras não veem um tostão.

Já agora quero aproveitar para falar muito rapidamente do meu Kobo mini. Em relação ao tamanho, como nunca tive outro e-reader para mim este é o ideal cabe no bolso, levo-o para todo o lado, é leve, o ecrã não é assim tão pequeno, dá para aumentas e diminuir a letra, concluindo estou feliz com a compra que fiz.
Outra coisa que adorei foram os dicionarios. Tem dicionários de várias linguas, só usei inglês e português, pois são as únicas linguas que compreendo. Quando estou a ler um livro em inglês e não percebo uma palavra, basta pressionar e aparece a definição em inglês, caso continue a não perceber não há problema, também tem tradutor  :D Há algumas palavras que não reconhece mas nada que prejudique a leitura.

Por último, a SdE também vai entrar no mercado dos ebooks. Não sei se vão ser todos os livros, se só alguns. Fico à espera de mais novidades.
« Última modificação: Janeiro 23, 2013, 19:20:01 pm por Dp_soares »

Offline umbrae

• **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2013, 22:18:29 pm »
Claro que existem aqueles sites "horriveis" que dá para comprar livros pirata.

A questão que estava a tentar levantar é que se quisermos fugir dessa prática "abominável" não conseguimos ou é muito difícil. As editoras estão a comportar-se como uma pessoa na forca a dar pontapés no banco que o suporta.

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 23, 2013, 22:52:09 pm »
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 23, 2013, 23:17:15 pm »
A questão que estava a tentar levantar é que se quisermos fugir dessa prática "abominável" não conseguimos ou é muito difícil. As editoras estão a comportar-se como uma pessoa na forca a dar pontapés no banco que o suporta.
Também é um negócio muito recente cá em Portugal. É normal que ainda não esteja muito desenvolvido. Agora com a chegada da Saída de Emergência espero que possamos ter mais diversidade na escolha digital.

Não sei se para uma editora vender um livro no formato ebook, tem que comprar novos direitos? Fica aqui a pergunta a alguém da editora.

Offline Confucio

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 24, 2013, 04:08:40 am »
Experimentem comprar pelo site da Leya. Foi lá que comprei os meus ebooks. Permite descarregar os ebooks para o PC para depois os enviarmos para o nosso eReader. Além de que pelos ebooks que compramos ganhamos "Letras" (pontos) que podemos depois descontar quando efetuarmos outra compra.
Além disso, de vez em quando fazem umas promoções boas (sim, que o preço dos ebooks em Portugal são ridículos). Os últimos que comprei foi numa promoção de 40% sobre todos os ebooks que tinham. Apesar de não terem a oferta que tem a Wook e a Kobo, esta é, para mim, a melhor loja para comprar ebooks, bem como a editora que anda a apostar mais nos eBooks - muitos dos novos lançamentos já estão em formato eletrónico. E não, não sou funcionário da Leya.  ;D

Em relação à Wook eles têm dois tipos de ebooks à venda: Os com DRM da Adobe, que permite fazer o download para o PC e daí para os nossos eReaders; e os eWook, que ficam na nossa conta Wook e só nos permite ler no próprio site com o eWook Reader. Aliás, os ebooks que a Sábado anda a oferecer ("Rendida" - Sylvia Day; "O Varandim Seguido de Ocaso em Carvangel" -  Mário de Carvalho; e "A Questão Finkler" - Howard Jacobson) são deste género, só podemos ler nos Tablets, Smartphones e PC.  Era bom de mais para ser verdade. ::)

Quanto à Kobo: realmente também não percebo para que serve a parceria com a Fnac (afinal até percebo, é para vender o Kobo Reader). Não podemos utilizar os pontos que temos nas nossas contas Fnacs, nem temos qualquer tipo de desconto como acontece com os livros físicos. Além de que também não podemos utilizar os códigos de desconto Kobo nos ebooks PT porque as editoras assim o definiram.

Isto, mais os preços dos ebooks (alguns chegam a custar 20€, outros custam mais que as versões em papel) e a poucas promoções (descontos) que fazem em contraponto com os livros físicos, faz-me concluir que as editoras não estão ainda muito interessadas nos eBooks, o que é uma pena. Depois culpem a pirataria.  ;)

Não sei se para uma editora vender um livro no formato ebook, tem que comprar novos direitos? Fica aqui a pergunta a alguém da editora.

Tenho ideia que sim.

Por último, a SdE também vai entrar no mercado dos ebooks. Não sei se vão ser todos os livros, se só alguns. Fico à espera de mais novidades.

Também aguardo novidades. Espero que esteja para breve.  ;D

Offline vampiregrave

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 24, 2013, 14:37:16 pm »
A kobo by fnac não permite pesquisar por língua. Ou seja, ou sabemos muito bem o livro que queremos ou somos obrigados a vasculhar no meio de livros em inglês. Será assim tão dificil meter uma opção para ir verificar na metadata do livro?

Tens filtros por língua. Após efectuares uma pesquisa, os filtros aparecem no lado esquerdo do ecrã.

Outro dos problemas é perceber como é que a FNAC não tem desconto de 10% nos ebooks e tem nos livros físicos. São opções comerciais que podem sair caras a partir do momento que qualquer outra plataforma o fizer.

Trata-se apenas de uma parceria, que pelo que tenho verificado, se manifesta essencialmente na venda de hardware.

O Wook é bem pior. Embora os livros disponíveis estejam quase todos em português tem um sistema de bradar aos céus. Muitos dos livros que compramos, não é possível descarregar para a memória do computador pessoal. O livro fica no site, disponível para leitura usando software que só dá para instalar em tablets, impossibilitando os possuidores de e-readers (kindle, kobo, etc...) de ler esse mesmo livro nos seus dispositivos.

Desta situação não tinha conhecimento, e parece-me ridículo que assim seja; como se não bastasse já o DRM que colocam nos eBooks.

Quanto aos preços, na kobobooks, para livros que não sejam de preço fixo, podem utilizar códigos de desconto que vão até 40% por vezes. Podem encontrá-los aqui:
http://www.mobileread.com/forums/showthread.php?t=115233

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Janeiro 24, 2013, 16:46:35 pm »
Quanto aos preços, na kobobooks, para livros que não sejam de preço fixo, podem utilizar códigos de desconto que vão até 40% por vezes. Podem encontrá-los aqui:

Não consigo usar os códigos, nem sei onde os colocar, podes dar um ajuda?  :)

Offline vampiregrave

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Janeiro 24, 2013, 17:08:57 pm »

Não consigo usar os códigos, nem sei onde os colocar, podes dar um ajuda?  :)

Como disse, só servem em eBooks que não tenham preço fixo (o que acontece pouco nos livros em português...). Na página do livro que queres comprar clicas no botão "Buy Now" para seres transportado para o ecrã de pagamento. Na secção "REDEEM ANY GIFT CARDS" se aparecer referência a promo codes, podes utilizar os códigos que partilhei no post anterior. Actualmente há um código de -40% válido até ao fim deste mês e sem limite de utilizações.

Offline Dp_soares

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Janeiro 24, 2013, 17:40:59 pm »
Já percebi, obrigado. É pena só dar em alguns livros e ainda não consegui nenhum em português.
cumps

Offline vampiregrave

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 24, 2013, 17:54:46 pm »
Já percebi, obrigado. É pena só dar em alguns livros e ainda não consegui nenhum em português.
cumps

Em Português, das principais editoras do nosso país, duvido que encontres, pelo menos para já. Mas em Inglês há bastantes.

Offline umbrae

• **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 24, 2013, 23:23:02 pm »
Experimentei ir ao site da Leya. Outra briga XD

Tirei um livro grátis. Vem em .acsm portanto tive de fazer download do programa da adobe para conseguir ficar com o epub. Eu tenho um kinde, então tenho de transformar o epub em mobi e para isso uso o Calibre. No entanto, o epub está protegido com DRM e tive agora que arranjar uma maneira de tirar o DRM para conseguir converter. Finalmente posso ver o tal livro que fiz download legal :D

XD Esta gente não quer mesmo que a gente leia os livros.

Offline vampiregrave

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Janeiro 24, 2013, 23:26:17 pm »
Experimentei ir ao site da Leya. Outra briga XD

Tirei um livro grátis. Vem em .acsm portanto tive de fazer download do programa da adobe para conseguir ficar com o epub. Eu tenho um kinde, então tenho de transformar o epub em mobi e para isso uso o Calibre. No entanto, o epub está protegido com DRM e tive agora que arranjar uma maneira de tirar o DRM para conseguir converter. Finalmente posso ver o tal livro que fiz download legal :D

XD Esta gente não quer mesmo que a gente leia os livros.

Também tens de culpar a Amazon, que nunca lança um dispositivo que permita leitura de EPUB :P

Actualmente estou a trabalhar na conversão para EPUB de algumas obras portuguesas em domínio público. Assim que tiver alguns títulos prontos planeio divulgar a iniciativa. Quando tiver novidades digo qualquer coisa por aqui.