Autor Tópico: A importância de Zuulaman  (Lida 5294 vezes)

Offline Alforat

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
A importância de Zuulaman
« em: Julho 25, 2008, 00:20:36 am »
Não sei de deveria ou não colocar esta novidade no topico dos comentarios ao livro, mas acho que se torna chato alguém passar por lá e sem intenção ler isto, o que se torna um spoiler....se a moderadora achar que este tópico é desnecessário pode ser apagado.

Como já referi, adorei o Teias de Sonhos, mas fiquei com uma dúvida: quando o Lucivar pergunta ao Saetan porque é que ele não o reconheceu a ele e ao Daemon, o Saetan fala de Zuulaman, só que ao ler a história do que se passou com o local, não percebi bem qual a ligação entre uma coisa e outra. Ao ler a situação uma segunda vez, achei que o problema de Saetan seria provocar um novo Zuulaman, seria isso? O que vocês pensam sobre isto?

(E se realmente é aquilo que eu pensei, será que deixar os filhos passarem por anos (séculos!) de escravatura foi melhor do que arriscar e tentar tê-los de volta?)

Offline CrisCor

• Administrator
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Re: Dúvida
« Responder #1 em: Julho 25, 2008, 17:10:11 pm »
Citação de: "Alforat"

Como já referi, adorei o Teias de Sonhos, mas fiquei com uma dúvida: quando o Lucivar pergunta ao Saetan porque é que ele não o reconheceu a ele e ao Daemon, o Saetan fala de Zuulaman, só que ao ler a história do que se passou com o local, não percebi bem qual a ligação entre uma coisa e outra. Ao ler a situação uma segunda vez, achei que o problema de Saetan seria provocar um novo Zuulaman, seria isso? O que vocês pensam sobre isto?

Na minha opinião, Saetan não lutou pelos filhos para não voltar a perder a cabeça e provocar outra "Zuulaman", outra devastação semelhante. Foi uma vez sem exemplo e carrega os remorsos dessa atitude durante milhares de anos...
Além disso, foi também para não ir contra os costumes e a honra que tanto preza, mas que as pérfidas mulheres usam como arma.
É um pau de dois bicos, acho eu...

Offline CrisCor

• Administrator
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Re: A importância de Zuulaman
« Responder #2 em: Julho 25, 2008, 17:13:37 pm »
Citação de: "Alforat"
Não sei de deveria ou não colocar esta novidade no topico dos comentarios ao livro, mas acho que se torna chato alguém passar por lá e sem intenção ler isto, o que se torna um spoiler....se a moderadora achar que este tópico é desnecessário pode ser apagado.

Está óptimo aqui. Só mudei o título para que se perceba logo do que estamos a falar. Achas bem?

Offline Alforat

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 25, 2008, 18:12:18 pm »
Obrigada CrisCor, afinal era aquilo que imaginava, mas tal como disses-te, é um pau de dois bicos, e por isso tive algumas duvidas em relação à atitude.
Sim, a mudança do nome do tópico foi para melhor! :)

Offline Artafo

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 07, 2008, 15:38:10 pm »
Sim Cris, foi o que entendi também, quando li. A sociedade criada pela Bishop tem regras complicadas, é uma sociedade com hierarquias intrincadas e bastante complexa - posso matar aquela pessoa mediante umas certas condições, mas basta falhar uma qualquer "coisita" e já sou julgado por isso.
Concordo plenamente com a ideia do pau de dois bicos.

Offline CrisCor

• Administrator
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 07, 2008, 17:07:44 pm »
Neste caso, podemos também referir q "pagou o justo pelo pecador" pois foi toda uma raça/cultura que desapareceu... Não sobrou nada nem ninguém... Para quem tem um enorme sentido de honra, não deve ser fácil carregar com este fardo o resto da (longa) vida.

Nos dias que correm, não é fácil perceber a honra e o dever quando cada vez mais vivemos para o "eu" e para o imediato. Daí uma certa dificuldade, creio eu, em perceber algumas atitudes das personagens mais fortes q poderiam ceifar vidas e resolver questões num piscar de olhos.

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 07, 2008, 19:37:56 pm »
Citação de: "CrisCor"
Para quem tem um enorme sentido de honra, não deve ser fácil carregar com este fardo o resto da (longa) vida.

Pois é! Na minha opinião o problema de Saetan é mesmo esse. Ele sente remorsos pelo que fez, apesar de achar que não teve outra saida e agora tem que carregar esse fardo até ao resto dos seus dias.

Por isso é que ele diz que não quer outra Zuulaman, ele não quer que um povo inteiro pague pela maldade de uma ou duas pessoas.

Offline Elphaba

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: A importância de Zuulaman
« Responder #7 em: Fevereiro 11, 2010, 01:47:08 am »
Olá,

Eu estou agora a poucas páginas de terminar o livro Teias de Sonhos

Concordo convosco quanto ao fato de Zuulaman servir para demonstra a faceta do fardo suportado por Seatan, mas em minha opinião esta parte do livro vem também para dar ênfase ao Deamon quanto Sádico.

Lektra e Roxie tentaram roubar-lhe o que mais desejava (Jeanelle) e ele “é o espelho do seu pai”. (Na página 382, Lucivar, na ultima fala teme isso mesmo, que alguém possa voltar a dar uma razão ao Sádico para destruir Dhemlan)

Sei que este comentário vem fora de época mas como estou a ler o livro lembrei-me  ;)
O Meu Blogue: http://historiasdeelphaba.blogspot.com/

Próximo a ler: Fogo Negro
A Ler: Ligações de Desejo

Lidos e por comentar:
A Condessa
A Magia do Amor
Maya Fox, A Escolhida
Magia de Sangue