Autor Tópico: Com a Cabeça na Lua  (Lida 17025 vezes)

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv
Com a Cabeça na Lua
« Responder #15 em: Setembro 02, 2009, 14:27:56 pm »
Gostava de saber como estão a correr as vendas deste livro. Ainda não tive oportunidade de o comprar, mas fá-lo-ei assim que conseguir. :)

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://www.bbde.org
Com a Cabeça na Lua
« Responder #16 em: Setembro 02, 2009, 14:58:46 pm »
Citação de: "FranciscoNorega"
Gostava de saber como estão a correr as vendas deste livro. Ainda não tive oportunidade de o comprar, mas fá-lo-ei assim que conseguir. :)

:P  Mas tu achas que num país em que nenhum editor alguma vez publicou os números das vendas te iam agora responder a isso aqui?

E em que medida o saberes desses dados influencia a tua compra? ;)

Se gostas de FC golden age acho que é de apostar nesta edição. Se preferes FC mais «moderna» tens outras alternativas.

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #17 em: Setembro 02, 2009, 19:00:37 pm »
Citação de: "Thanatos"
:P  Mas tu achas que num país em que nenhum editor alguma vez publicou os números das vendas te iam agora responder a isso aqui?

Eh, não sei xD Mas na área dos Leões de Al-Rassan a Safaa referiu as vendas :P Não número concretos, óbvio, mas se estavam a correr bem ou não.

E em que medida o saberes desses dados influencia a tua compra? ;)

Nada, absolutamente nada, mas eu sou uma pessoa curiosa xD

Se gostas de FC golden age acho que é de apostar nesta edição. Se preferes FC mais «moderna» tens outras alternativas.

Bem, como eu não conheço bem os Clássicos e gostaria de conhecer, penso que é um bom sítio para começar  8)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #18 em: Setembro 02, 2009, 19:39:14 pm »

Eh, não sei xD Mas na área dos Leões de Al-Rassan a Safaa referiu as vendas :P Não número concretos, óbvio, mas se estavam a correr bem ou não.

Nesse caso, só indiquei que as vendas tinham corrido aquém das expectativas devido à pressão dos leitores em publicarmos um novo romance de Guy Kay. Normalmente, não nos pronunciamos sobre vendas, embora seja fácil perceber o sucesso de um livro pelo número de edições.

Mas lá porque um livro não foi para 2ª edição também não quer dizer que seja um fracasso, até porque não sabem qual a tiragem que imprimimos.

De qualquer modo, não tenho qualquer indicação sobre as vendas relativas a esta antologia.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Com a Cabeça na Lua
« Responder #19 em: Setembro 02, 2009, 20:02:04 pm »
Compra FranciscoNorega, não te vais arrepender  :D

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #20 em: Setembro 02, 2009, 21:02:02 pm »
Obrigado pela resposta/esclarecimento, Safaa.

E também acho que não, Rui. Tenho é de arranjar o dinheiro que isto não anda fácil  :lol:

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #21 em: Setembro 02, 2009, 21:22:13 pm »

Bem, como eu não conheço bem os Clássicos e gostaria de conhecer, penso que é um bom sítio para começar  8)

Se queres conhecer os clássicos este é actualmente o melhor livro disponível nas livrarias.

Além disso conta com as notas introdutórias do Seixas que é um dos maiores experts nacionais em SF Golden Age, senão mesmo o maior.

Quanto às tiragens, de acordo com a obrigação de depósito legal constante dos Decreto-Lei nº 74/82 de 3 de Março e pelo Decreto-Lei nº 362/86 de 28 de Outubro essa obrigação do editor estende-se à divulgação da tiragem. Alguns livros até a trazem impressa mas são poucos. Ou seja com trabalho de «detective livresco» tudo se consegue saber.  :wink:

Se o assunto te interessar muito podes ver aqui mais informação: http://www.apel.pt/pageview.aspx?pageid=76&langid=1

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #22 em: Setembro 02, 2009, 21:29:20 pm »
Se queres conhecer os clássicos este é actualmente o melhor livro disponível nas livrarias.

Além disso conta com as notas introdutórias do Seixas que é um dos maiores experts nacionais em SF Golden Age, senão mesmo o maior

:D

Quanto às tiragens, de acordo com a obrigação de depósito legal constante dos Decreto-Lei nº 74/82 de 3 de Março e pelo Decreto-Lei nº 362/86 de 28 de Outubro essa obrigação do editor estende-se à divulgação da tiragem. Alguns livros até a trazem impressa mas são poucos. Ou seja com trabalho de «detective livresco» tudo se consegue saber.  :wink:

Se o assunto te interessar muito podes ver aqui mais informação: http://www.apel.pt/pageview.aspx?pageid=76&langid=1

Ah, isso já é muito trabalho xD Deixa lá :P

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #23 em: Setembro 02, 2009, 21:32:29 pm »

:twisted:  Agora como castigo por me teres dado trabalho vais ter de escrever uma opinião sobre a antologia. E quero uma coisa com sumo. Nada menos que 1500 palavras.

E não te esqueças que não é só perguntar aos outros o que acharam do teu conto. Também tens de dar o teu parecer sobre o resto do tal zine.  8)

Offline FranciscoNorega

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Com a Cabeça na Lua
« Responder #24 em: Setembro 03, 2009, 03:23:00 am »

:twisted:  Agora como castigo por me teres dado trabalho vais ter de escrever uma opinião sobre a antologia. E quero uma coisa com sumo. Nada menos que 1500 palavras.

Vê-la-ás no Cantinho, não te digo é quando, que eu não gosto de me comprometer e depois não cumprir ;)

E não te esqueças que não é só perguntar aos outros o que acharam do teu conto. Também tens de dar o teu parecer sobre o resto do tal zine.  8)

Assim que ler mais umas quantas coisas posto no meu blog :P

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Re: Com a Cabeça na Lua
« Responder #25 em: Agosto 31, 2010, 05:01:58 am »
Comprei este livro à já alguns meses e durante esse tempo não foram poucas as vezes em que peguei nele, mas acontecia sempre algo que fazia larga-lo, mas este Domingo finalmente peguei nele a "serio"! E que bela maneira de começar com o fabuloso conto do Robert A. Heinlein "O Homem que vendeu a Lua"

Adorei! Muito bem escrito, as personagens bem construídas e solidas. Não conseguia deixar de ficar com um sorriso nos lábios cada vez que via o D.D. Harriman, a fazer mais uma das suas jogadas. O final é bastante realista, não vamos encontrar neste conto nenhum cliché, o que só contribuiu para eu ter ainda gostado mais deste conto, simplesmente fabuloso.

Sigo agora para o conto do Vic Philips "Uma vez em volta da Lua. Espero que seja, pelo menos, tão bom quanto o anterior.
« Última modificação: Agosto 31, 2010, 05:03:36 am por Magnus »
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
« Responder #26 em: Agosto 31, 2010, 05:09:03 am »
É uma excelente antologia. Gostei muito :)

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #27 em: Setembro 02, 2010, 05:34:00 am »
Continuando na senda deste magnifico livro ficam aqui as minha (pseudo)criticas:

Uma vez em volta da Lua de Vic Philips
Escrito em 1937, acho que não haverá muito a acrescentar ao que o João Seixas lá diz. Lê-se bem, mas não se pode dizer que desperte qualquer tipo de emoção no leitor, boa ou má.

Tendências de Isaac Asimov
Para mim o conto que me despertou mais emoções, devido à história, porque é um tema que me é querido, o fanatismo religioso e as suas consequências nefastas. Não sei se Asimov era ateu, mas explorou de um modo simples, mas brilhante, este tema, infelizmente, cada vez mais actual.

Destino: Lua de Robert A. Heinlein
Mais um fabuloso conto de Heinlein, onde ele retrata de um modo verosímil o que é a mesquinhez Humana e como tudo é relativo. Gostei da tensão que ele foi criando ao longo do conto, para nos dar aqui final simplesmente inesperado, magnifico.

Já estou a ler Umas férias na Lua do Arthur C. Clarke, mas como ainda vou no inicia prenúncio-me  depois.  ;)

« Última modificação: Setembro 08, 2010, 04:56:16 am por Magnus »
O Senhor Luvas

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #28 em: Setembro 08, 2010, 05:05:44 am »
Umas férias na Lua de Arthur C. Clarke

Este é um conto diferente dos que até agora vimos nesta antologia, em vez de se debruçar sobre a primeira ida à Lua, fala-nos sobre os tempos em que já lá estamos (bem) instalados. O conto é escrito praticamente todo sobre o ponto de vista de uma personagem, Daphne, a jovem (de 18 anos) filha do director da base lunar. Arthur C. Clarke surpreende-nos com uma linguagem rica, mas sem ser enfadonha, sobre a vida na Lua. Mais um excelente conto a juntar aos outros.

Segue-se Heróis Relutantes de Frank M. Robinson
O Senhor Luvas

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #29 em: Setembro 13, 2010, 05:07:43 am »
Hoje terminei o livro, aqui ficam as minhas apreciações dos restantes contos:

Heróis Relutantes de Frank M. Robinson
Este conto mostra-nos até onde pode um Homem ir quando devidamente motivado, e até onde se pode ir para o motivar. Premonitório quanto a alguns jogos de bastidores, passados e possivelmente presentes.

A Luz de Poul Anderson
Mais uma vez a chegada do Homem à Lua como pano de fundo, mas com uma pequena reviravolta bem interessante no final, mas que pode não agradar a muitos leitores.

Passeio Luar de H. B. Fyfe
Ora aqui está um conto mais que interessante! Um Homem numa situação extrema, os seus sentimentos, e as suas atitudes, um historia onde os extremos se tocam.

Poeira Lunar, Aroma de Feno e Materialismo Dialéctico de Thomas M. Disch
O único conto escrito do ponto de vista dos Russos, onde se aborda as glórias e inglórias da conquista espacial e o que se sacrifica em prole do chamado bem comum.

Requiem de Robert A. Heinlein
O conto que fecha esta antologia é o desfecho da historia de D. D. Harriman, mas certamente será apenas o começo de outra(s) historia(s).

Em jeito de conclusão deve dizer, para que não existam duvidas, que eu adorei este livro, alias eu gosto bastante do (sub)género que são os contos, exploram muitas vezes melhor os temas que livros com centenas de paginas não conseguem.
As Introduções são, na minha humilde opinião, um bela maneira de o João Seixas nos enquadrar no ambiente dos contos e ao mesmo tempo nos ir dando um bela aula de História sobre aqueles tempos de euforia e incerteza, e claro mostra-nos até que ponto os contos foram um elemento premonitório do que estava para vir, em alguns casos com décadas de antecedência!

Enfim um livro que foi, até onde sei, injustamente ignorado, e que não merecia tal sorte, mas talvez o futuro lhe traga melhores dias e mais pessoas descubram não só este magnifico livro como também o quanto os contos podem ser excelentes meios de passar um ideia sem ter de gastar centenas de paginas, e já agora que vejam que a Ficção Cientifica é constituída de belas Histórias Humanas, numa magnitude que muitos autores de romances best-sellers, apenas podem sonhar.

« Última modificação: Setembro 13, 2010, 05:23:26 am por Magnus »
O Senhor Luvas