Autor Tópico: Os Pilares do Mundo  (Lida 16162 vezes)

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Os Pilares do Mundo
« Responder #45 em: Março 21, 2012, 21:38:59 pm »
Peguei no livro ontem à tarde e só o arrumei às 4 e tal da manhã, completamente lido de um fôlego! gostei muito desta nova trilogia, mas correndo o risco de repetir o que outros já disseram aqui, faltava qualquer coisa de "negro" que me tinha habituado com as Jóias.
mas, não sei se outros pensaram igual, mas nalguns momentos, deu-me ideia que, de repente, ia aparecer Sevenwaters como um dos Lugares Antigos... talvez essa distância que a autora criou, entre os Pilares e as Jóias tenha sido muito grande.. não sei.
bem, no geral gostei mesmo muito, i ainda há algumas coisas que espero vir a descobrir nos próximos volumes, muito em breve...  ;D

Acho que senti algo do género sim  ;D
Uma das estradas cintilantes era capaz ir lá dar hehe

Offline Lorelai

• Aprendiz
  • *
  • A Mensageira das Violetas
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Março 22, 2012, 15:30:38 pm »
Bem, eu concordo quando dizem que Sevenwaters parece estar ali já ao lado... Este livro é muito mais ligado à Terra e à Natureza, do que os das Joias... O que acontece comigo é que os personagens das Joias já me estão debaixo da pele, já estou tão habituada a eles que estes novos personagens são demasiado diferentes, mas isso não é necessariamente mau... Acho que são mundos mesmo muito distintos e nós talvez não estivessemos à espera, ou melhor, não generalizando, eu não estava à espera, porque tinha lido Sebastian e Belladonna e passam-se num universo novo e totalmente diferente, mas mantêm o carácter negro e sedutor das joias... Mas eu gostei, foi uma lufada de ar fresco.
Não fiquei fã dos Fae, mas penso que o segundo volume vai permitir-nos compreende-los melhor.

Ah, isto secalhar só a mim mesmo, mas na minha cabeça o Lucian tem traços de Daemon ;p Mas só traços, claro, não há nenhum como o original :]

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Março 22, 2012, 15:53:02 pm »
Bem, eu concordo quando dizem que Sevenwaters parece estar ali já ao lado... Este livro é muito mais ligado à Terra e à Natureza, do que os das Joias... O que acontece comigo é que os personagens das Joias já me estão debaixo da pele, já estou tão habituada a eles que estes novos personagens são demasiado diferentes, mas isso não é necessariamente mau... Acho que são mundos mesmo muito distintos e nós talvez não estivessemos à espera, ou melhor, não generalizando, eu não estava à espera, porque tinha lido Sebastian e Belladonna e passam-se num universo novo e totalmente diferente, mas mantêm o carácter negro e sedutor das joias... Mas eu gostei, foi uma lufada de ar fresco.
Não fiquei fã dos Fae, mas penso que o segundo volume vai permitir-nos compreende-los melhor.

Ah, isto secalhar só a mim mesmo, mas na minha cabeça o Lucian tem traços de Daemon ;p Mas só traços, claro, não há nenhum como o original :]

Quanto a esta trilogia ser diferente da das Jóias Negras, eu gostei bastante. Acho que se tornaria cansativo - e seria pouco original - estar a ler o mesmo estilo de história no mesmo estilo de mundo em cada série diferente. Considero positivo que um autor não esteja sempre colado às mesmas fórmulas. :)

Em relação a Sevenwaters, eu nunca me lembrei da série quando li esta trilogia. :P

Quanto aos Fae, parece-me que o objectivo é não ficarmos fãs.

Offline wavegirl

• Bibliófilo
  • "Tudo tem um preço..."
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Março 22, 2012, 17:36:31 pm »
Quanto a esta trilogia ser diferente da das Jóias Negras, eu gostei bastante. Acho que se tornaria cansativo - e seria pouco original - estar a ler o mesmo estilo de história no mesmo estilo de mundo em cada série diferente. Considero positivo que um autor não esteja sempre colado às mesmas fórmulas. :)

Em relação a Sevenwaters, eu nunca me lembrei da série quando li esta trilogia. :P

Concordo com a Smirlah... na verdade o que eu mais adorei no livro foi a história ser tão diferente do mundo das Jóias... com a ligação com a Natureza e os Fae... eu adoro as Jóias mas acho que este mundo também está muito bem criado e adorei mesmo este livro... confesso que não me lembrei nem um pouco de Sevenwaters... e também li (e adorei)... as escritas são tão diferentes (e a própria história) que não senti essa ligação :)
"What We Do in Life... Echoes in Eternity..." - Gladiator

Offline Lorelai

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Março 22, 2012, 19:14:10 pm »
[

Sim, lá isso é verdade, a autora deve variar, obviamente... Mas se virmos bem, a JM acaba por usar fórmulas semelhantes para os seus livros e sinceramente, na minha opinião, não falham. Mas como disse, eu gostei do livro, foi uma lufada de ar fresco.

Ah, acredito que a ideia não fosse ficarmos fãs, podíamos ficar ou não, eu não fiquei :)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Março 22, 2012, 19:29:19 pm »
Mas se virmos bem, a JM acaba por usar fórmulas semelhantes para os seus livros e sinceramente, na minha opinião, não falham.
E quem é a JM? :)

Offline Lorelai

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Março 22, 2012, 19:50:11 pm »
Mas se virmos bem, a JM acaba por usar fórmulas semelhantes para os seus livros e sinceramente, na minha opinião, não falham.
E quem é a JM? :)

Sorry, é Juliet Marillier   ;D

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Março 22, 2012, 20:12:18 pm »
Ah, mas o recordar Sevenwaters não tem nada que ver com a escrita das autoras.
Eu pelo menos vejo vejo ali uma centelha da magia de Sevenwaters no que toca ao ambiente. Talvez seja por a Juliet e a Bishop serem as minhas favoritas e ter as suas histórias sempre presentes  :)

Offline Lorelai

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Março 22, 2012, 21:12:40 pm »
Ah, mas o recordar Sevenwaters não tem nada que ver com a escrita das autoras.
Eu pelo menos vejo vejo ali uma centelha da magia de Sevenwaters no que toca ao ambiente. Talvez seja por a Juliet e a Bishop serem as minhas favoritas e ter as suas histórias sempre presentes  :)

Sim, eu também partilhei isso, os livros de Sevenwaters falam da ligação à Terra e têm todas aquelas Criaturas Encantadas que têm muito pouco de humano, porque têm sempre dificuldade em compreender os sentimentos e acções dos humanos, um pouco como os Fae, talvez... Foi mais por aí...

Mas são maneiras de escrever totalmente distintas... Só que achei que neste a Bishop mudou a "fórmula" o que é bom, claro, mas diferente... Enquanto que a Juliet mantém sempre "universos" semelhantes, era isso que estava a tentar transmitir..

De qualquer forma, as duas autoras estão entre as minhas favoritas, também ;)

Ah, a propósito, há um livro cuja heroína me lembrou imenso a Ari, chama-se "Os limites do encantamento" e é de Graham Joyce. Ok, o livro passa-no na década de 60 e tudo mais, mas as personagens são semelhantes, na minha opinião.. Não sei se alguém já leu, mas foi uma boa surpresa, para mim.

Offline dhode

• Leitor Inveterado
  • Release your inner killer
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Maio 18, 2012, 16:20:50 pm »
Bem, comentar outros livros é facil, difícil é comentar os de Anne Bishop.
Vou começar pelo seguinte: é, de facto, um mundo completamente diferente dauqeles a que a autora nos habituou, não deixando por isso de ter o seu encanto.
Como já foi aqui referido, é um livro muito menos dark, o que acaba por não ser mau, pois acho que uma mudança não faz mal nenhum depois de cerca de 12 livros em dois universos deiferentes que acabavam por não ser assim tão diferentes no estilo.
Em termos de comparação, as Jóias Negras serão sempre as Jóias Negras, mas isso não impede que este livro seja de qualidade inferior. Achei que o conceito desta nova trilogia é muito semelhante ao do mundo Efémera, pelas estradas e os caminhos...
No entanto, acho que é o mundo mais divergente de todos os que tenho conhecimento da autora.
A ideia inicial, uma caça às bruxas e afins, ao início tanto me cativou como me deixou de pé atrás, visto que apesar de ser algo pelo qual me interesso bastante achei que era algo demasiado banal e sem grande volta a dar.
Mas qual não foi a minha surpresa quando, aliada às bruxas, vem outro conceito mitológico de que gosto (sendo que este é mesmo aquele pelo qual eu dava a minha vida só para aprofundar conhecimentos...), sendo ele a mitologia greco-romana;D
Sei que as referências não são diretas, mas se pensarmos bem, o que é o mundo de Tir Allain se não uma outra versão do Olimpo?
Quer dizer, as semalhanças são óbvias:
Spoiler (click to show/hide)
Enfim, só este aspecto me fez render a este novo mundo  de Bishop, mas não foi o único.
Agora coisas de que gostei menos, essencialmente os Fae residentes em Tor Allain, pois achei que eram demasiado crianças manientas e mimadas.
Tirando isso, só não achei piada ao facto de o número de personagens ser muito limitada.

Agora falando mais em termos de escrita: fui eu o único a reparar que este livro é um tanto ou quanto mais imaturo que os outros? Achei que a autora ainda estava muito verde quando escreveu este leivro, o que acho estranho, já que o Filha do Sangue foi escrito primeiro (acho). Os traços mais marcantes disso foram o facto de a autora pôr as personagens a divagar constantemente, falando sozinhas durante parágrafos inteiros, coisa que devia ser dada mais como pensamentos e não como monólogos. Depois há também o facto de As personagens estarem a falar e, vai na volta, dizem algo como "dito isto", ou "desta forma", expressões que eu acho que não tornam o discurso directo muito fluido e natural (mas claro que isto é apenas a minha opinião).
Além disso, acho que a revisão deste livro foi um pouco fraquinha...
De resto, acaonselho a todos os leitores, fãs de Bishop ou que gostam do género e ainda não leram nada de Bishop, pois é um mundo fascinante  :)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Maio 18, 2012, 18:49:53 pm »
Eu até à pouco tempo pensava que esta trilogia tinha sido escrita antes da das Jóias Negras (até tinha ideia de ter visto isso nalgum lado). Realmente, a escrita não parece tão madura. Cheira-me que talvez tenha sido escrito antes mas publicado depois e mantendo muito das suas características iniciais.

Eu li o livro em inglês pelo que não há os "dito isto" ou "desta forma" mas também não me lembro de ver expressões equivalentes, embora já tenha lido há uns bons anos e na altura ainda estivesse verde no meu inglês... =/

Quanto aos Fae também tinha um pouco desse sentimento no início mas depois comecei a ver a coisa de outra forma... É que no fundo é suposto não gostarmos daquelas personagens (e algumas delas vão-se tornando cada vez piores ao longo dos livros!).  Outra característica desta trilogia é que todas as personagens que é suposto não gostarmos conseguem ser mesmo odiosas! Será de propósito ou uma característica da dita imaturidade? No caso do inquisidor achei que fosse de propósito mas... nunca se sabe. :) O que acham?

Offline dhode

• Leitor Inveterado
  • Release your inner killer
    • Ver Perfil
« Responder #56 em: Maio 18, 2012, 20:44:27 pm »
Smirlah, no caso daquilo que disseste sobre as personagens das quais não gostamos serem mesmo odiosas, atenção que que, apesar de achar isso, até acho que é uma coisa boa.
Deixa ver se me consigo explicar: eu adoro odiar personagens ::)
Eu sei que isto soa mal, mas é assim. Acho que o facto de serem odiosas é porque são suficientemente detalhadas e bem construídas para passarem determinado sentimento. Se foram criadas ou não com esse propósito, só a autora é que sabe... :)

Concordo com aquilo que dizes, sobre o facto de esta trilogia ter sido possivelmente escrita antes das Jóias Negras, acho que é capaz de ser verdade, atendendo aos factos.

Offline Sorcha

• Bibliófilo
  • "To the one I love: Prepare to Die!"
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Maio 18, 2012, 20:59:24 pm »
Também não tenho a certeza, mas creio que sim....que foi escrita antes ...pelo menos quando investiguei o site da autora e sobre a trilogia (se bem que não aprofundei muito porque não queria spoilers) fiquei com essa ideia
« Última modificação: Maio 18, 2012, 21:01:16 pm por Sorcha »
"(...) let us pass over innumberable boring stories: the rise and fall of empires, sagas of heroism, ballads of tragic love. Let us hurry foward to the only tale of any real importance. (...) Mine."

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Maio 18, 2012, 21:49:29 pm »
Também não tenho a certeza, mas creio que sim....que foi escrita antes ...pelo menos quando investiguei o site da autora e sobre a trilogia (se bem que não aprofundei muito porque não queria spoilers) fiquei com essa ideia
Pois também eu!

Smirlah, no caso daquilo que disseste sobre as personagens das quais não gostamos serem mesmo odiosas, atenção que que, apesar de achar isso, até acho que é uma coisa boa.

Sim, eu também acho que é uma coisa boa num livro haver personagens que odiamos e outras que adoramos. :)

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #59 em: Maio 18, 2012, 22:32:47 pm »
Não, a Filha do Sangue foi mesmo o primeiro livro que a Bishop escreveu, pelo menos é o que diz nas FAQs do seu site:

Q. Do you have any unpublished books that you wrote before Daughter?

A. No, Daughter of the Blood was the first.

Olha dhode, curiosa comparação à mitologia Greco-romana, acho que na altura em que li o livro não tinha pensado no assunto, mas de facto tens razão (e é uma temática que adoro!).

Relativamente a outra questão aqui abordada: Eu sou da opinião que os Fae são normalmente descritos como seres egoístas, demasiado preocupados com o seu mundo e com os seus problemas e nada preocupados com os dos outros. São seres capazes de tudo para atingir os seus objectivos, seres praticamente, ou mesmo, amorais. Tendo isto em conta não estranhei (nem desgostei) nada da personalidade e atitudes de cada um, já que para mim era o esperado  :P