Autor Tópico: Darwinia  (Lida 7322 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Darwinia
« em: Novembro 02, 2009, 13:33:03 pm »

Vencedor do prestigiado Philip K. Dick Award.

Em 1912, a História, tal como a conhecemos, foi mudada pelo Milagre. De um momento para o outro o Continente Europeu desaparece misteriosamente e é substituído por uma estranha terra de monstros antediluvianos e florestas infernais conhecida por Darwinia. Para uns, o Milagre é um acto de retribuição divina; para outros, a oportunidade de formar um novo império. Guilford Law, um rapaz de catorze anos, testemunhou o Milagre na forma de estranhas luzes no céu sobre o oceano. E anos depois abandona a América, governada
por fundamentalistas religiosos, determinado a viajar para Darwinia e explorar os seus mistérios. Junta-se a uma expedição como fotógrafo que sobe o Reno e penetra finalmente nas profundezas ocultas do continente.
Mas o que Guilford vai descobrir está muito para lá do que poderia imaginar. O que começa como uma aventura e se transforma numa luta pela sobrevivência, termina com a derradeira revelação do destino da Humanidade no Universo.

Leia um excerto desta obra.
« Última modificação: Março 30, 2012, 00:13:59 am por Smirlah »
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Darwinia
« Responder #1 em: Novembro 02, 2009, 15:18:08 pm »
Ora aqui está um magnifico livro, capaz de nos supreender a cada pagina. O "resumo" da contra capa não nos prepara para a grandiosidade da historia que lá vamos encontrar dentro, talvez por isso, e sem quer parecer que estou a diminuir o livro, como as minhas expectativas eram "baixas" fui capaz de apreciar mais a historia, ao invés de já saber para onde a historia me levaria. Enfim um magnifico livro que eu aconselho vivamente a todos e que certamente irá fazer as delicias de todos o que o lerem  :D
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Darwinia
« Responder #2 em: Novembro 09, 2009, 21:43:59 pm »
A primeira metade do livro é absolutamente brilhante; a parte central -- a revelação épica do que a história trata realmente -- é um momento quase orgásmico.

A última parte, contudo, é francamente má.

Ainda assim, os primeiros três quartos do livro fazem-no valer muito a pena.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Darwinia
« Responder #3 em: Novembro 10, 2009, 16:27:36 pm »
Também achei o final um pouco...anti-climático. Tanta coisa para depois resolver-se "à antiga".
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

ubik

• Visitante
Darwinia
« Responder #4 em: Novembro 25, 2009, 12:42:18 pm »
Há livros que partem de uma ideia notável mas que acabam por ter um desenvolvimento medíocre. Na minha opinião estamos perante um desses casos.A ideia é francamente notável, repito, com um potencial enorme, mas à qual o autor não soube dar o "brilho" que esta história merecia. Este é um daqueles romances que me deixam com um certo"amargo de boca", pela expectativa criada. A explicação de toda a trama é demasiada esótérica na sua "cientificidade" e o final é um "flop", de demasiado previsivel.Fiquei tambem com a impressão de que, e bem ao contrário de outros livros da SdE, este foi "preparado" um bocadinho à pressa: a tradução é fraquita ou falta ali a mão de um revisor atento.De 0 a 5, dou 2 pela Ideia.

Offline Cruxmaister

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Darwinia
« Responder #5 em: Dezembro 03, 2009, 21:13:18 pm »
"Acabei de acabar"

Concordo com o Ubik

O autor parte com uma excelente ideia (um pouco como o Brian Stableford no Império do Medo) mas o rumo que toma não foi de todo do meu agrado.
Esperava um tipo de livro diferente e lamento dizer que ficou um pouco abaixo das expectativas, ainda assim foi engraçado.

Achei por exemplo que a ideia de Darwinia em si não foi muito bem explorada... fiquei com vontade de conhecer melhor tudo aquilo... adorei a parte da viagem, mas soube-me a pouco! Queria conhecer o continente, de que forma estavam a ser explorados os seus recursos, em que a presença humana o tinha alterado... faltou tanta coisa (só falaram disso no início do livro, que era 15 anos imediatamente depois do "milagre".. não voltaram a pegar nisso).

Também não criei assim grande empatia com o personagem, pois o autor por vezes limita-se a descrever acontecimentos e não o seu efeito nos personagens... há coisas que são tão rápidas que nem damos por elas a passar!

Quanto à explicação científica/exotérica do fenómeno... até podia ser "as fadas zangaram-se".... se o autor me fizesse acreditar naquilo... me fizesse crer que era mesmo isso que tinha acontecido. Neste caso isso não aconteceu, simplesmente! Parecia que nem o próprio autor acreditava muito bem naquilo que estava a dizer.

Por ultimo... o fim... que foi muito banal e nada explorado. Pareceu que o autor tinha o prazo para entregar o livro e escreveu o fim em algumas horas. Não dá brilho, não dá sumo às coisas...

Ainda assim não desaconselho o livro, porque até se lê rapidamente e é agradável de se ler.

Offline kittycatss

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/
Opinião pessoal
« Responder #6 em: Janeiro 01, 2010, 13:44:24 pm »
Acabei agora de o ler e concordo com a última opinião.
Este é um livro no mínimo estranhamente agradável. Com um início cativante e um desenrolar fascinante, o meu ânimo evaporou-se com o final. Sinceramente estava à espera de outra coisa.
No entanto, não quero dizer que o livro não está bem escrito, de todo! E o enredo é original e refrescante.
"Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida... Não chegam! Deve haver certamente outra maneira de se salvar uma pessoa, senão estarei perdido" (Almada Negreiros)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Opinião pessoal
« Responder #7 em: Janeiro 03, 2010, 11:16:33 am »
Citação de: "kittycatss"
Acabei agora de o ler e concordo com a última opinião.
Este é um livro no mínimo estranhamente agradável. Com um início cativante e um desenrolar fascinante, o meu ânimo evaporou-se com o final. Sinceramente estava à espera de outra coisa.
No entanto, não quero dizer que o livro não está bem escrito, de todo! E o enredo é original e refrescante.

Olá Kittycatss e bem-vinda ao fórum. Posso pedir-te para que reduzas o teu avatar um pouco mais, sff? Thanks.

Queria só dizer, a título de curiosidade, que este livro levou nota máxima de um dos críticos do jornal Expresso, na revista Actual, na semana passada. O livro conseguiu interessar muitos jornalistas, mais do que esperávamos até. :)
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Hatecraft

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Re: Darwinia
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2010, 22:48:32 pm »
Há livros que partem de uma ideia notável mas que acabam por ter um desenvolvimento medíocre. Na minha opinião estamos perante um desses casos.A ideia é francamente notável, repito, com um potencial enorme, mas à qual o autor não soube dar o "brilho" que esta história merecia. Este é um daqueles romances que me deixam com um certo"amargo de boca", pela expectativa criada. A explicação de toda a trama é demasiada esótérica na sua "cientificidade" e o final é um "flop", de demasiado previsivel.Fiquei tambem com a impressão de que, e bem ao contrário de outros livros da SdE, este foi "preparado" um bocadinho à pressa: a tradução é fraquita ou falta ali a mão de um revisor atento.De 0 a 5, dou 2 pela Ideia.

Então vocês esperavam um final surpreendente e acham um final simples demasiado previsível? Não podiam ter sido mais surpreendidos!  :)

The satisfaction of one moment is the bane of the next.

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #9 em: Fevereiro 14, 2010, 02:39:00 am »
Há boas surpresas e más surpresas!  :P
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #10 em: Agosto 02, 2010, 07:05:26 am »
Bom, terminei este livro hoje. Confesso que foi uma desilusão. Estava a espera de algo muito mais envolvente e transcendente. Tal como várias pessoas já referiram, esta ideia tinha um enorme potencial. Poderia ter sido um livro absolutamente brilhante, mas parece que o autor se perdeu algures no 2º terço da história.

Gostaria de ter visto explorada mais a fundo toda a realidade de Darwinia. Só temos a descrição de meia dúzia de animais, um punhado de plantas. A maioria das vezes os nomes são apenas lançados para ali, sem o entusiasmo de uma personagem que toda a vida sonhou com o continente. Adorei a parte da viagem, do avançar no interior do estranho continente, e mesmo quando as coisas estavam a tornar-se estranhamente interessantes, essa parte cessa, e entramos no domínio de um esotérico, e a cada novo interlúdio parecia que o próprio autor não estava a ter muita confiança no seu próprio conceito.

Concordo com o Cruixmaster, que por sua vez concorda com o ubik, com a diferença que não recomendarei este livro.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline MS2010

• The power of the word is the power of the world.
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Agosto 30, 2010, 03:24:44 am »
deve ser um grande livro ;D
A ler: Guerra dos Tronos , de George R.R. Martin (PT) ;

Para ler: A República, de Platão (PT); Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins (PT); Brave New World by Aldous Huxley (BE version)

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 09, 2010, 02:50:39 am »
Bem, posso dizer que gostei em geral do livro, mas... fiquei a achar que li dois livros diferentes.

A primeira parte foca-se na expedição - uma parte de que gostei muito, pois adorei acompanhar o dia a dia de uma expedição; por outro lado, gostei muito das "sugestões" de implicações que o Milagre teve na sociedade, relações internacionais, economia... Gostava que o autor tivesse desenvolvido mais esta parte, pois a história alternativa que pudesse ser desenvolvida a partir do Milagre parecia muito interessante.

Depois a segunda parte é mais ficção científica - a explicação do aparecimento de Darwinia e por aí fora. Por um lado, já estava à espera deste desenvolvimento mais científico, portanto não desgostei dele completamente, pois a ideia em si é curiosa; a execução não me agradou. A ligação entre a parte "história alternativa" e a parte "ficção científica" do livro pareceu-me estranha, o autor usa em algumas partes palavras que uma leiga como eu em FC não percebeu lá muito bem, e o enredo ficou a parecer-me um bocado... difuso.

Como disse no início, gostei (com algumas ressalvas), e foi muito bom ir lendo este livro mais devagar, para apreciá-lo, pois a escrita pedia isso. :)
« Última modificação: Outubro 09, 2010, 02:52:38 am por p7 »