Autor Tópico: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias  (Lida 11554 vezes)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Re: O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias
« Responder #45 em: Julho 12, 2012, 17:39:48 pm »
Sobre os restantes contos em particular:

- Flormordentes: apesar de no inicio me estar a irritar pelo facto de o Martin estar sempre a falar do “profundinverno” e dos seus “malefícios”, o conto acabou por despertar a minha curiosidade e, no final, estava conquistada, quer com a Morgan, quer com o mundo frio e cruel a que a protagonista pertencia. Adorei o modo como ele foi buscar a magia aos antigos mitos celtas e arturianos das fadas, e do seu mundo separado do dos humanos.

- Cruz e Dragão: o final ate foi interessante, mas o conto em si, as suas personagens e seus dilemas não me conseguiram conquistar.

- Reis de Areia: “agarrou-me” desde o início. Apesar do desenrolar algo previsível, achei-o muito bom. Diabolicamente bom e, por isso, de leitura compulsiva.

- O Homem em Forma de Pera: num estilo que me fez lembrar o Stephen King, adorei. Absolutamente arrepiante e imprevisível. Fantástico!

- A Cidade de Pedra e Sob Cerco: definitivamente, depois de varias experiências falhadas, cheguei a conclusão de que há algo na literatura de FC que me impede de me entusiasmar verdadeiramente. Por muito que o senhor George Martin fale numa mistura de géneros e diga que o importante e o fator humano e não o género em que a historia se classifica, o que e certo e que ainda não foi desta que me deixei conquistar sem reservas por uma historia de FC. É um preconceito meu que é um bocado ridículo, sobretudo  porque sempre adorei a saga Star Wars, e sou fa de BSG, Dark Angel e Firefly... Estes dois contos não me conseguiram cativar minimamente, e, no segundo, o uso de uma linguagem mais brejeira também funcionou um bocado como argumento contrario. Fosse qual fosse a intenção do Martin, para mim, só serviu para me exasperar ainda mais.  :P

- Negócios de Peles: Adorei! As personagens, desde os “artistinhas” aos vilões, a historia em si e as suas potencialidades. Pena não haver continuação. Os “artistinhas” e o seu background constituem uma dupla interessante

Concluindo, tendo eu, na realidade, gostado verdadeiramente de apenas de cinco contos em dez (no fim, acabei por engraçar com o Cavaleiro de Westeros, mas não o considero um favorito), acabei este livro bastante desconsolada. Conhecendo o Martin, talvez tenha partido para este livro com expetativas demasiado elevadas, mas que fiquei algo desiludida, fiquei.  :(

Entretanto, achei piada ao aparecimento de nomes que atualmente tão bem conhecemos dos de ASoIaF, ou seus derivados: Os Sete, Lyanna, Dothk, Rhlor, Barristan o Ousado.  :D

Quanto a tradução/ revisão, saliento a importância do trabalho da SdE, que muitas vezes, e muito bem, entrega os mesmo autores aos mesmos tradutores. Como sempre o Jorge Candeias parece ter nascido para traduzir George R. R Martin. Em todo o livro há apenas uma ou outra palavra a mais ou a menos, e apenas uma frase mais “estranha”, de resto um trabalho seguro e expressivo, como habitual.  :D

« Última modificação: Julho 12, 2012, 17:42:31 pm por Riona »

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
« Responder #46 em: Julho 12, 2012, 18:17:48 pm »
definitivamente, depois de varias experiências falhadas, cheguei a conclusão de que há algo na literatura de FC que me impede de me entusiasmar verdadeiramente. Por muito que o senhor George Martin fale numa mistura de géneros e diga que o importante e o fator humano e não o género em que a historia se classifica, o que e certo e que ainda não foi desta que me deixei conquistar sem reservas por uma historia de FC.

Mas, Riona, Reis-de-Areia é uma história de FC. É terror, mas também é FC. Passa-se num planeta distante, as criaturinhas são ETs, etc. E dessa, pelos vistos, gostaste a sério.

Quanto a tradução/ revisão, saliento a importância do trabalho da SdE, que muitas vezes, e muito bem, entrega os mesmo autores aos mesmos tradutores. Como sempre o Jorge Candeias parece ter nascido para traduzir George R. R Martin. Em todo o livro há apenas uma ou outra palavra a mais ou a menos, e apenas uma frase mais “estranha”, de resto um trabalho seguro e expressivo, como habitual.  :D

Obrigado. :)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Julho 12, 2012, 22:08:20 pm »
definitivamente, depois de varias experiências falhadas, cheguei a conclusão de que há algo na literatura de FC que me impede de me entusiasmar verdadeiramente. Por muito que o senhor George Martin fale numa mistura de géneros e diga que o importante e o fator humano e não o género em que a historia se classifica, o que e certo e que ainda não foi desta que me deixei conquistar sem reservas por uma historia de FC.
Mas, Riona, Reis-de-Areia é uma história de FC. É terror, mas também é FC. Passa-se num planeta distante, as criaturinhas são ETs, etc. E dessa, pelos vistos, gostaste a sério.
(...)

Daí eu achar que a minha implicância com a FC na literatura é mais um preconceito que outra coisa.  :D
Sei que são ET's e coisa e tal, mas como ao longo do conto eu senti que se foi dando mais importância às suas habilidades do que à sua origem, isso fez com que, de certo modo, eu encarasse o conto mais como uma história de terror que propriamente de FC. Daí que eu tenha visto sempre os ditos como criaturas estranhas, exóticas, diabólicas, e não como ET´s.   8)
« Última modificação: Julho 12, 2012, 22:13:58 pm por Riona »

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Julho 15, 2012, 17:33:39 pm »
(...)

Daí eu achar que a minha implicância com a FC na literatura é mais um preconceito que outra coisa.  :D
Sei que são ET's e coisa e tal, mas como ao longo do conto eu senti que se foi dando mais importância às suas habilidades do que à sua origem, isso fez com que, de certo modo, eu encarasse o conto mais como uma história de terror que propriamente de FC. Daí que eu tenha visto sempre os ditos como criaturas estranhas, exóticas, diabólicas, e não como ET´s.   8)

Um dia, se tiveres oportunidade, não deixes de ler um livro de FC de uma famosa escritora norte-americana chamada Ursula K. Le Guin. O livro chama-se "The Dispossessed" (os Despojados) e é fenomenal. Se não perderes o teu preconceito, então não há salvação para ti.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Julho 16, 2012, 00:18:33 am »
Thanks.  :D
Tenho  em lista de espera a minha estante O Feiticeiro de Terramar, dela, embora tenha ideia que essa saga tem mais a ver com fantasia do que com FC. Mas sempre houvi falar muito bem dela, e  o The Dispossessed vai certamente para a minha wishlist. :D
« Última modificação: Julho 16, 2012, 00:20:30 am por Riona »

Offline gorbag

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Outubro 21, 2012, 20:16:39 pm »
Comprei o livro quando o Martin veio cá e comecei a ler pouco tempo depois. Confesso que a princípio não gostei muito, depressa me apercebi que a FC não me fascinava assim tanto. No entanto, à medida que fui lendo, fui ganhando o gosto. Depois de ter lido algumas das histórias acabei por arrumar o livro na prateleira e ficou em lista de espera. Hoje voltei a pegar-lhe para ler "Reis-de-Areia", e devo dizer que adorei !
Foi sem dúvida o que mais gostei de ler neste livro até agora, superou bastante as minhas expectativas  :o

Offline Sonho Verde

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Fevereiro 22, 2013, 15:53:13 pm »
Sim. Reis-da-areia é de longe a melhor história do livro, a par da que lhe dá nome (ao livro). Também gostei de O Caminho da Cruz e do Dragão. Das outras, nem por isso.

Offline Azathoth

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Julho 08, 2016, 23:33:41 pm »
Adorei o livro, possui contos mesmo fantásticos, especialmente os Reis de areia.