Autor Tópico: Lisboa Triunfante  (Lida 9057 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« em: Novembro 21, 2008, 09:56:28 am »

E cá está o novo romance de David Soares, com duas capas diferentes. Comentem!

Lisboa Triunfante é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas, cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro. Reunindo elementos de romance histórico e fantástico, este é o livro definitivo sobre uma Lisboa mágica, que possui tanto de reconhecível quanto de maravilhoso. Lisboa Triunfante é um triunfo da imaginação.

Leia um excerto desta obra.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Lisboa Triunfante
« Responder #1 em: Novembro 21, 2008, 10:53:56 am »
Este livro é um espanto! Gostei muito!Sobretudo por ver um (grande) autor português a juntar elementos da história de Portugal com o terror e fantástico. Ou como escrever o Jorge Candeias num outro post "Com tantos escritores e candidatos a escritores portugueses de fantasia que têm aparecido por aí nos últimos anos, porque é que não são eles a fazer isso, em vez de irem sistematicamente buscar inspiração ao Tolkien e à fantasia anglo-saxónica?"

Offline jnewton

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #2 em: Novembro 21, 2008, 11:13:31 am »
Apenas as capas são diferentes não é !?

Livro a adquirir no próximo mês tendo sempre em conta que na promoção 2=3 apareça algum livro interessante.
(LIDO) - O senhor da guerra dos céus - M. Moorcock
(A LER) - Forças do mercado - R. Morgan

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Lisboa Triunfante
« Responder #3 em: Novembro 21, 2008, 11:29:54 am »
Sim. Só as capas são diferentes.

Vai haver um lançamento do livro no dia 3 de Dezembro, às 19H00, no fórum da loja FNAC do Centro Comercial Colombo. A apresentação será realizada pelo historiador Rui Tavares.

Offline jnewton

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #4 em: Novembro 21, 2008, 13:42:19 pm »
Gostava de ir, mas Lisboa, é muito longe para mim.

Já não vou à capital há mais de 8 ou 9 anos. Fui ver um concerto de Cranberries na altura. E na minha vida toda não fui lá mais de dez vezes.

Sou muito pouco viajado  :oops: A minha mente é que viaja nos livros :D
(LIDO) - O senhor da guerra dos céus - M. Moorcock
(A LER) - Forças do mercado - R. Morgan

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #5 em: Novembro 21, 2008, 14:12:51 pm »
Este é um livrinho que mais cedo ou mais tarde vai parar à minha estante.

Com os comentários que tenho visto do Rui (quer no topico da Juliet, quer no topico da Colecção Bang e finalmente aqui), parece-me uma excelente aposta e fico com enorme curiosidade/expectativa para começar a ler.

A ver se nesse dia consigo ir ao colombo (a minha mami faz anos), mas existe sempre a hipotese de mais tarde apanhar o autografo na feira do livro em Lisboa.

As dedicatórias do David Soares valem bem a pena e é caso para dizer que desenha bem :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Lisboa Triunfante
« Responder #6 em: Novembro 21, 2008, 15:15:05 pm »
Citação de: "Fiacha"
Com os comentários que tenho visto do Rui

Espera pela crítica...

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #7 em: Novembro 24, 2008, 12:08:51 pm »
Citação de: "RuiBaptista"
Com os comentários que tenho visto do Rui

Espera pela crítica...

Ok,

Convem é saber se contem Spoilers, ou pelo menos espero que os assinales :wink:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
Lisboa Triunfante
« Responder #8 em: Novembro 24, 2008, 17:28:48 pm »
http://belalugosiisdead.blogspot.com/2008/11/crtica-lisboa-triunfante.html

Está pronta e publicada :D

Convem é saber se contem Spoilers, ou pelo menos espero que os assinales

A última coisa que me passa pela cabeça é dizer mais que aquilo que é, no meu entender, necessário. E eu sou das pessoas que revela muitíssimo pouco...

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #9 em: Novembro 25, 2008, 12:08:16 pm »
Citação de: "RuiBaptista"
http://belalugosiisdead.blogspot.com/2008/11/crtica-lisboa-triunfante.html

Está pronta e publicada :D

Convem é saber se contem Spoilers, ou pelo menos espero que os assinales

A última coisa que me passa pela cabeça é dizer mais que aquilo que é, no meu entender, necessário. E eu sou das pessoas que revela muitíssimo pouco...

Confirmo.

Mais uma "acha" para o aumento da minha curiosidade / vontade de ler o livro.

Offline Alforat

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #10 em: Dezembro 01, 2008, 02:03:22 am »
Eu vou adquirir este livro no próximo mês, mas estou indecisa quanto à capa! Isto assim é cruel!
Gostava de ir ao Colombo, mas infelizmente não vai dar pois vou estar a trabalhar :(

Offline canochinha

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
    • Estante de Livros
Lisboa Triunfante
« Responder #11 em: Dezembro 01, 2008, 19:44:22 pm »
Também já terminei este livro e escrevi opinião no meu blog (sem spoilers). Se quiserem, passem por lá  :wink:

http://estante-de-livros.blogspot.com/2008/11/lisboa-triunfante.html

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #12 em: Dezembro 02, 2008, 10:48:56 am »
Fico contente por até agora serem só críticas positivas ao livro!  :D Ainda estou a lê-lo, e estou  bastante impressionada.

E amanhã estão todos convidados para o lançamento oficial deste livro na Fnac Colombo, às 19h, com apresentação do historiador Rui Tavares (autor do ensaio O Pequeno Livro do Grande Terramoto). Apareçam!
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Lisboa Triunfante
« Responder #13 em: Dezembro 05, 2008, 11:22:08 am »
Bela opinião Canochinha, penso que vai ao encontro do que te tinha dito e que estamos na presença de alguem que escreve muito bem :wink:

Não tive oportunidade de aparecer no dia 3, mas conto adquirir este livro brevemente, é só opiniões positivas, isto promete

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: Lisboa Triunfante
« Responder #14 em: Abril 13, 2011, 05:33:25 am »
Lisboa Triunfante - Crítica no blogue Porta viii

O que é "Lisboa Triunfante"? Acima de tudo uma odisseia da imaginação (até de investigação etnográfica); e sem qualquer embaraço é uma obra com uma linguagem hipnótica excruciante através da qual duas figuras se gladiam desde tempos memoriais.

A qualidade narrativa do escritor (e)leva-nos, sem qualquer dificuldade, a observar Lisboa de cima como se a tivéssemos colocado entre uma lâmina e uma lamela tal é a qualidade com que a história da cidade é despejada, pintalgada aqui e ali de sangue, nas páginas que sofregamente fui lendo; são páginas repletas de palavras com têmpera. Os acontecimentos vão-se desenrolando com uma dureza cruel e flexível; e as personagens, até aquelas de índole moral questionável, são vigorosas, íntegras nos princípios que defendem independentemente destes nos parecerem dúbios, mesquinhos, sanguinários.

Por isso nos acontecimentos narrados vejo-me ali ao lado da populaça a comer umas favas fritas enquanto assisto ao espectáculo da "queima dos vivos" - bendita máquina do Dr. Moloch aka David Soares; noutros acontecimentos estou a flutuar pelo ar e a observar em tempo real a corrida tresloucada do "elefante aterrorizado". Por isso, ainda hoje, tenho a quase certeza de que David Soares é um alien que manipulou sub-repticiamente a história de Lisboa e a vida de alguns dos seus habitantes, não apenas para seu bel-prazer, mas igualmente para nos oferecer uma narração das mudanças crónicas que a sua manipulação originou.

E como se o caldo já não estivesse devidamente recheado David Soares ainda nós vai enchendo a panela com mais especiarias. São estes pequenos e constantes condimentos que tornam a leitura ainda mais enriquecedora; é o caso de um Pessoa que se vislumbra poeticamente numa livraria que eu gostaria, também, de visitar.

É um romance de grande fôlego que se deve ler pausadamente; acompanhado por uma delicada música ambiente e por um pujante Dry Martini - é uma forma, entre muitas, de ler "Lisboa Triunfante".

"Lisboa Triunfante" está dividida, no que o escritor chama carinhosamente de capítulos, mas que sei serem painéis e não é coincidência serem seis; o nome "epílogo" não deve ser contabilizado - está lá, fundamentalmente, para despistar.

Agora que encostei (aconchegado) o "Lisboa Triunfante" ao "Evangelho do Enforcado" sinto-me na obrigação de evangelizar mais leitores para este fantástico escritor português que se chama David Soares. Não se vão arrepender, nem precisam de me agradecer; e haverá sempre umas palavras que irão brotar biblicamente dos vossos lábios: "Onde estava David Soares? Não estava perdido, mas foi achado. E agora que o encontrei vou fazer uma festa e alegrar-me com um novo romance seu; nem que tenha de esperar para o halloween."

Para seguir no blogue Porta viii.

http://blog.paulobrito.info/lisboa-triunfante/