Autor Tópico: O Terror - vol. II  (Lida 9209 vezes)

Offline Ammar Ibn Khairin

• Bibliófilo
  • O descendente do Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: O Terror - vol. II
« Responder #15 em: Setembro 24, 2011, 05:00:54 am »
(...)

E pronto, reportando-me ás palavras da Dib(ina) Safaa, lá vai mais um autor excepcional para a prateleira.Haja pachorra!!..isto cansa...

Não digas que não tento contribuir na divulgação do livro :P

O Terror vol.2 e A Rainha da Chuva sugerido pelo jornal O Diabo
http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Articles.ArticleView&article_id=1032
« Última modificação: Setembro 24, 2011, 05:06:48 am por AMMAR IBN KHAIRIN »

ubik

• Visitante
« Responder #16 em: Setembro 26, 2011, 19:36:49 pm »
Boa, Fia....perdão...AMMAR.É pena "perder" este grande autor.
....Está dificil entrar na personagem (chama-me a atenção o Archeth) ;D ;D

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 29, 2011, 20:24:30 pm »
Embora já no tópico respectivo tenha falado do vol. I, vou aqui falar não tanto apenas do segundo volume, mas dos dois, no geral.

Na verdade, O Terror é um grande livro. Como já foi dito nas excelentes críticas que já foram aqui apresentadas, é um relato do resultado do confronto de uma cultura dita superior mas muito mal preparada com outra misteriosa, dita selvagem, e a Natureza no seu mais inóspito poder. Mas, tal como foi dito, é sobretudo o confronto, neste caso extremamente violento e cruel, do Homem com sua natureza humana, em que vemos o Homem como um animal na luta pela sobrevivência. Mas é pior do que isso: é um animal, com os seus mais violentos e chocantes instintos, mas que usa a racionalidade e superioridade intelectual para se tornara ainda mais cruel.

É claro que me senti chocada com algumas cenas, ainda para mais eu que sou uma picuinhas de todo o tamanho no que respeita a “pormenores”, tão repetidos e salientados nestes livros, como o frio, o desconforto e o sofrimento físico, a escuridão, etc. Já para não falar nas cenas mas gore, essas sim, descritas com o intuito de chocar e tornar mais real aquele pesadelo gelado em que os seres humanos eram a presas de eleição: da Natureza, do sobrenatural e deles próprios.

Mas não julguem os detratores deste tipo de literatura que os livros são apenas cenas chocantes e assustadoras. As personagens parecem-nos reais. Claro que a grande maioria será de facto baseada em pessoas que partiram na expedição de Franklin em 1845, e esse facto ajuda, mas qualquer mau livro transforma facilmente pessoas reais em personagens sem alma. Penso que o desafio aqui era conseguir manter a sua humanidade, e fazê-los brilhar mesmo depois de mais de um século de gelo e mistério em cima, e isso foi muito bem conseguido. A minha empatia com estas personagens foi uma constante e, para mim, é sobretudo por isso que o livro resulta muito bem.

Neste aspecto, este segundo volume está ainda mais rico, uma vez que traz novos pontos de vista, cada um cumprindo a sua tarefa de causar impacto emocional como, por exemplo, os capítulos “Jopson” e “Hickey”. O primeiro, pelo grau de sofrimento psicológico e pela vontade inabalável de lutar daquela pessoa, o segundo pelo grau de repugnância pela falta de humanidade de semelhante criatura.
E, no meio de tanto drama e horror (já parco o Artur Albarran!), Simmons ainda teve tempo de apelar ao lado épico da narrativa, pela forma poética, por vezes cheia de estilo, como encenou o desaparecimento de algumas personagens.

O único senão deste volume foi o facto de, a certa altura, Dan Simmons se “perder” na narração dos mistérios da cultura e mitologia Inuit, a um ritmo muito lento e um pouco “desfasado” em relação ao resto do livro – e estou a referir-me ao O Terror na sua totalidade, já que esta segunda parte tem o seu quê de filosófico, sobretudo nos capítulos finais. Claro que tendo mais conhecimentos, não só mais facilmente nos identificaríamos com o ambiente final, como mais facilmente aceitaríamos a sua escolha para o resto do livro. Mas para mim essa parte está exageradamente extensa, e não me tocou especialmente, não depois de tudo o que já tinha acontecido até ali e o que eu já adivinhava que ia acontecer.

Para concluir, um pequeno aparte: só não concordo com o Rui Baptista quando diz que a editora publicou os dois livros “ num curto espaço de tempo, o que não levou os leitores que ficaram agarrados à primeira parte e não desesperarem com a chegada da conclusão desta trama intrigante.” .
É que eu fiquei suficientemente desesperada com o excerto para o concurso, e quando comprei só dei graças por já terem saído os dois livros. Só não peguei no segundo imediatamente a seguir ao primeiro, porque não o tinha comigo, mas deu para desesperar, sim!  :D

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 30, 2011, 19:54:30 pm »
Boa critica Riona, a ver se fazem um Pack promocional, parece interessante ;)

ubik

• Visitante
« Responder #19 em: Outubro 01, 2011, 01:27:31 am »
A determinada altura da leitura deste romance, pensei que o Simmons ia claudicar na sua conclusão.
Mas não, com o brilhantismo muito peculiar que lhe é inerente, tudo se entrelaça, tudo se conjuga, resultando num final de grande inteligência.
Não é um final avassalador( nem tinha que o ser, pois ao longo das páginas deste longo romance, esses momentos vão surgindo amiude) , mas é totalmente satisfatório e surpreendente.

Quanto à cultura Inuit e seus mistérios, acho que encaixam na narrativa de forma notável, e mais não digo para não spoilar.

Mas eu sou o suspeito do costume porque adorei este livro, e admiro de há muitas leituras, este autor.   

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 01, 2011, 04:37:24 am »
(...)

Mas eu sou o suspeito do costume porque adorei este livro, e admiro de há muitas leituras, este autor.   

Raramente deixo de ler uma critica tua e cada vez mais as levo em consideração, embora ache que estevas uns bons patamares acima de mim no que a este e outros generos dizem respeito. Sei que alguns livros que leste não me cativaram por ai alem, Dick e Morgan, mas quase de certeza que o problema é meu e daqui a uns tempos ainda venha a recordar, aquele caramelo é que tinha razão ;D ;D ;)

Seja como for, depois do Batalha e outros, este é mais um que se tiver oportunidade vou ler ;)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 01, 2011, 20:01:54 pm »
Olha que dois, a discutir quem é suspeito, e de quem é o problema!  :D

Acho que a questão é mais esta: cada história prende-se (ou não) a cada leitor de maneira diferente. O mesmo se passa com cada escritor, que nos fala de maneira diferente a cada um, aos nossos valores, às nossas experiências de vida (e, obviamente de leitura), e ao nosso contexto socio-cultural e, até mesmo, afectivo.

É por isso que, ao saber o quanto me custa ler críticas más sobre um livro ou autor que me marcou positivamente, procuro encontrar sempre o que há de bom nos livros que não gostei, ou gostei menos. É por isso que decidi dar novas oportunidades a Herbert, Carey e Lovecraft. E mesmo que essas oportunidades não resultem, mantenho sempre o respeito pelos respectivos autores e, pricipalmente, por quem é muito fã, por também eu visto essa pele!
É por isso que, apesar de não ter ficado encantada com a parte já referida de O Terror, não posso deixar de concordar que é uma obra excelente e que sim, até merecia uma edição em pack, para ver se o facto de ser preciso comprar dois volumes não assusta mais do que o título já faz.  :D
(sorry, hoje deu-me para a filosofia...)
« Última modificação: Outubro 01, 2011, 20:18:42 pm por Riona »

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Outubro 01, 2011, 20:10:46 pm »
(....)

É por isso que, ao saber o quanto me custa ler críticas muito más sobre um livro ou autor que me marcou positivamente, também procuro encontrar sempre o que há de bom nos livros que não gostei, ou gostei menos. É por isso que decidi dar novas oportunidade a Herbert, Carey e Lovecraft. E mesmo que essas oportunidades não resultem, mantenho sempre o respeitos pelos respectivos autores e, pricipalemnte, por quem é muito fã.

Mas isso nem sequer ponho em causa e faço minhas as tuas palavras  ;)

É por isso que, apesar de não ter ficado encantada com a parte já referida de O Terror, não posso deixar de concordar que é uma obra excelente e que sim, até merecia uma edição em pack, para ver se o facto de ser preciso comprar dois volumes não assusta mais ndo que o título já faz.  :D

Até podiam por o primeiro volume como opção de escolha na compra de 2 leve um 3 grátis, não me chateava nada  ;D

Mas Riona, acredita que o ubik tem muito, mas mesmo muito mais livros lidos do que eu :)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Outubro 01, 2011, 20:14:43 pm »
Acredito sim senhor!
(Isto é que foi resposta rápida.... nem me deste tempo de corrigir os erros ortográficos do meu post...  :D)

Quanto à promoção que falas, acredito que até a venham a fazer. Volta e meia há livros que vêem mesmo a calhar na promoção 2=3, ou então na Feira do Livro, que traz sempre grandes oportunidades.
Esta obra do Simmons merecia realmente chegar a mais leitores!
« Última modificação: Outubro 01, 2011, 20:18:04 pm por Riona »

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Outubro 01, 2011, 21:19:38 pm »
(...)
 ou então na Feira do Livro, que traz sempre grandes oportunidades.
Esta obra do Simmons merecia realmente chegar a mais leitores!

Ou mesmo no forum fantástico, amiga minha tens que tentar vir a este evento, eu sei os custos que a malta do norte tem com as deslocações ( e não são nada pouco) mas tenho a certeza que ias adorar....e claro conhecer pessoalmente muitos bangers que por ai aqui andam ;)...espero que o ubik incluido ahahah

ubik

• Visitante
« Responder #25 em: Outubro 03, 2011, 19:41:57 pm »
Concordo plenamente contigo Riona, quando enquadras os gostos de leitura com os diversos factores que citas, e com a nossas experiências de vida e de leituras.( Embora tambem seja de opinião que há um momento, um click que nos faz pender para determinados géneros literários, em desfavor de outros.
A mim foi um livro de Isaac Asimov, que li em miudo, chamado "Nove Amanhãs". E confessando aqui que não me recordo de uma unica história desse livro 8), foi determinante para as leituras que se seguiram, e que me fazem afirmar que a fC é o meu género predilecto.Embora, de há muito tempo para cá que não fecho portas a nenhum genero literário, mas isso deve ter que ver com o meu espirito inquieto ;D).

Não sei quem afirmou que os livros permitem que viajes para qualquer mundo, sem o incómodo de saires de casa.
É assim que eu vejo a literatura,  e quanto mais um livro me evoca experiências que eu não tive, e me faz quase vivê-las como se estivesse presente, pese a contradição, mais eu adoro esse livro.

O Terror, é um desses livros maravilhosos.É um romance terrivel, porque mostra o Homem nos seus limites, naquela ténue linha que separa o racional do irracional, o humano do inumano. E é nesta fronteira, tão bem retratada, que reside a genealidadae desta obra, e deste autor.Este podia ser um livro banal, mas Dan Simmons dá-lhe a "dimensão" das grandes obras. E não, não me refiro ao numero de páginas! ;D

Ammar, quanto ao numero de viagens literárias que já fiz, perdi-lhe a conta.Mas posso dizer-te que são muito mais aquelas que tenho para fazer.E concerteza tu já viajaste por livros que não li, mas felizmente encontramo-nos todos aqui, lendo diferentes livros, mas que nos permitiram entroncar num mesmo ponto comum, que é este de trocar experiências sobre leituras e livros de que gostamos.

(Espero que a Safaa me perdoe mais este devaneio literário, caso contrário o meu ego começará a ressentir-se, e logo eu que não parto um egg(o)) ;D

Offline seifer

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Outubro 31, 2011, 17:27:16 pm »
Também gostei bastante deste livro apesar de no fim achar que se torna enfadonho tda a explicação. mas vale a pena ser lido.

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 21, 2013, 11:47:40 am »
Pessoal, a partir de dia 22 de Fevereiro, O TERROR de Dan Simmons passa a estar disponível num pack com os 2 volumes por um excelente preço, é aproveitar!

http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/-o-202348/pack-o-terror/

Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline wavegirl

• Bibliófilo
  • "Tudo tem um preço..."
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 21, 2013, 12:35:41 pm »
Pessoal, a partir de dia 22 de Fevereiro, O TERROR de Dan Simmons passa a estar disponível num pack com os 2 volumes por um excelente preço, é aproveitar!

http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/-o-202348/pack-o-terror/

De facto!! Eu que estava à espera de "melhores dias" para comprar este! Assim é fantástico :D
"What We Do in Life... Echoes in Eternity..." - Gladiator

Offline wavegirl

• Bibliófilo
  • "Tudo tem um preço..."
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 23, 2013, 15:01:04 pm »
Tenho a dizer que... não resisti!! Já o comprei :D E comprei "A Voz" de Anne Bishop também! E tive direito ao livro grátis :D
"What We Do in Life... Echoes in Eternity..." - Gladiator