Autor Tópico: Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft volume 5  (Lida 5770 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft volume 5
« em: Junho 02, 2010, 11:50:56 am »

O mestre do horror clássico está de volta com contos que ajudaram
a moldar a definição de horror na literatura. Com tradução do Prof.
José Manuel Lopes, este é mais um volume que ficará para a
história do género em Portugal.

“Cresci com Lovecraft e a sua obra continua presente no meu
trabalho.” — Peter Jackson, realizador de O Senhor dos Anéis.
“Uma obra tão importante como a de Edgar Allan Poe ou
Tolkien.” — Robert Bloch, autor de Psycho.

Nas livrarias a 18 de Junho!

E para os que se queixavam de que as últimas edições tinham decrescido em qualidade gráfica em relação ao 1º volume, penso que ficarão mais agradados com este 5º volume. :)
« Última modificação: Março 29, 2012, 23:17:02 pm por Smirlah »
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Filistata

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Re: Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft volume 5
« Responder #1 em: Junho 11, 2010, 17:16:20 pm »
Excelentes notícias. Tenho acompanhado desde a publicação do primeiro volume. As traduções estão excelentes e a SdE está de parabéns por trazer Lovecraft para o público português.

Não achei que a qualidade gráfica tivesse decrescido, só não gostei muito da opção de cores do 4º volume... mas é mesmo uma questão de gosto pessoal ;)
A ler: "A Dozen Black Roses", Nancy A. Collins

Offline Azathoth

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Junho 26, 2010, 06:39:39 am »
FNAC aqui vou eu  ;D ;)

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
« Responder #4 em: Junho 30, 2010, 17:48:29 pm »
O Robert Bloch ficava iagualmente bem na colecção BANG!  ::)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 14, 2010, 19:06:14 pm »
A ler e a gostar, não tanto como os dois primeiros volumes, mas a gostar na mesma.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 02, 2010, 18:06:26 pm »
Terminei o 5º volume dos Melhores Contos de Lovecraft. confesso que desta vez me custou um pouco mais a lê-lo. O mal deste autor é que se torna repetitivo, por isso, não deve ser lido de uma assentada. O ideal é ir lendo um conto de vez em quando e intercalar com outro livro para evitar a sensação de cansaço que pode vir a assaltar o leitor (ao fim de 5º volumes à volta do mesmo).

Resumindo, Lovecraft é um "mariquinhas" passa a vida com medo. Numa página é capaz de repetir a mesma ideia  vezes sem conta com um excesso de palavras assombroso. E a ideia é sempre a mesma. O homem tem medo de tudo! Em vez de sentir fascínio pela exploração, não borra-se de medo por tudo e por nada!

Ao fim de 5º volumes, cansa ver sempre o mesmo tom, a mesma forma de ver o mundo. Em vez de sentirmos o terror inominável que ele pretende transmitir, sentimos um bocejo entediante.

Não deixo de sentir alguma pena pelo Lovecraft. O homem era mesmo traumatizado. 

Nada que uns banhos de sol e a visão de mais mulheres atraentes não tivesse resolvido, suponho que agora seja tarde para ele. ;)

Mas avaliação psicológica à parte. Este volume 5 tem histórias interessantes, polvilhadas com a imaginação que lhe são características. Neste volume, aparecem mais contos que giram à volta de viagens oníricas (tema que me é bastante caro :) ). Só é mesmo pena que o homem tenha que estragar sempre tudo com o seu medo do desconhecido. Também deveria haver fascínio e coisas boas para ver.

Spoiler

Gostei do conto final (com a participação de vários autores, inclusive Robert E. Howard). REH parece concordar comigo na sua participação neste conto. Nem sempre viajar para outro mundo deve ser visto como algo mau!

Reparem: Depois de mais uma típica descrição de uma viagem cósmica para um mundo alienígena, onde Lovecraft prepara a personagem principal para sofrer um colapso nervoso, REH assume as rédeas da história e dá-lhe um novo alento. Em vez de sucumbir ao medo o herói "transforma-se" num bruto à la Conan o Bárbaro que vê a nova situação como uma bela oportunidade para realizar os seus sonhos mais selvagens. Fixe!

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 02, 2010, 19:06:52 pm »

Nada que uns banhos de sol e a visão de mais mulheres atraentes não tivesse resolvido, suponho que agora seja tarde para ele. ;)

Bem a vida dele foi sempre uma m*rda. Nem quando era pequenino teve momentos de felicidade. Lovecraft e Robert E. Howard provavelmente competiram para ver quem é que tinha a pior vida. REH fez batota.   ::)

De qualquer maneira, reza a historia que muitas das historias surgiram em sonhos, pensa que as personagens virarem loucas ou fugirem como o acordar de um pesadelo.
Mas nem todas as historias são assim. Shadow Over Innsmouth tem um final "feliz".

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 02, 2010, 19:57:08 pm »

Bem a vida dele foi sempre uma m*rda. Nem quando era pequenino teve momentos de felicidade. Lovecraft e Robert E. Howard provavelmente competiram para ver quem é que tinha a pior vida. REH fez batota.   ::)

Pois foi :( (para quem não sabe, suicidou-se no mesmo dia em que a mãe morreu, se não estou em erro).

Alias, nota-se na escrita de REH a sua revolta e agressividade para com o mundo. Enfim, suponho que é preciso ter uma vida miserável para se ser um escritor consagrado. ::)

De qualquer maneira, reza a historia que muitas das historias surgiram em sonhos...

Sim, em tempos também padecia do mesmo mal, muitas das minha histórias (que um dia quem sabe consiga escrever quando tiver tempo) foram belos pesadelos que tive, daí o meu professor de escrita criativa me ter sugerido ler Lovecraft (isto há uns 3 anos atrás). Dantes desconhecia-o por completo.
Para grande espanto a sua imaginação era muito próxima da minha, contudo, a nossa postura para com a vida é bastante distinta, daí a sugestão: banhos de sol e mulheres bonitas, curam tudo ;)

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 02, 2010, 20:19:51 pm »

Pois foi :( (para quem não sabe, suicidou-se no mesmo dia em que a mãe morreu, se não estou em erro).

Alias, nota-se na escrita de REH a sua revolta e agressividade para com o mundo. Enfim, suponho que é preciso ter uma vida miserável para se ser um escritor consagrado. ::)

Consagrado como quem diz. Os dois podiam ter acabado em total obscuridade, se não fosse por "amigos" e "família" que queriam explorar os seus trabalhos.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 02, 2010, 20:26:54 pm »
Corrijo. :) Consagrados num nicho restrito de outros autores e leitores obscuros.