Autor Tópico: Alex 9 de Martin S. Braun  (Lida 25090 vezes)

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Alex 9 de Martin S. Braun
« em: Setembro 07, 2010, 08:18:17 am »
Bem achei que fosse melhor criar um tópico para a saga toda, já que o próximo da série está quase aí. Primeiro as sinopses (do site da editora ou de blogs literários):

Alex 9 - A Guardiã da Espada

A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar?

Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?

Alex 9 - A Coroa dos Deuses

Prepara-te para batalhas épicas de espada em punho e tecnologia de ponta e mergulha numa aventura onde as respostas parecem levar a mais perguntas. Quando se saberá a verdade sobre Alex 9?
« Última modificação: Março 29, 2012, 22:10:49 pm por Smirlah »

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: Alex 9 de Martin S. Braun
« Responder #1 em: Setembro 07, 2010, 16:17:19 pm »
Já tenho lido bons comentários ao 1º volume e como no 1º encontro do forum BANG foi referido que este escritor deveria passar da colecção Teen para a Bang ainda mais interesse me despertou.

Penso ser uma questão de tempo até adquirir este volume, até porque é um volume que aparece com regularidade como escolha para na compra de 2 livros leve um 3 grátis.

Não deixem de partilhar a vossa opinião sobre a saga :)
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Setembro 07, 2010, 16:25:59 pm »
Bastante boa! Adorei o livro e estou ansiosa para lhe deitar as mãos. Infelizmente não me parece que seja assim tão depressa... :'(

Offline p7

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 07, 2010, 16:42:12 pm »
Esqueci-me da minha crítica... O que o sono faz a uma pessoa. ;D Tentei não pô-la com muitos spoilers...

Alex 9 - A Guardiã da Espada

Alex 9 partiu de uma zona de guerra com destino a casa, na Terra. No entanto, sem saber como nem porquê, passa 200 anos em criohibernação e é vai parar a uma zona do Universo que não reconhece, chegando a um planeta muito parecido com a Terra, a que chama Segunda Terra, em que o cenário é medieval. Seguimos durante o livro não só Alex 9, mas também outros personagens da Segunda Terra, e até seguimos alguns flashbacks contendo cenas do planeta de onde Alex é originária. Será que a chegada de Alex 9 à Segunda Terra é uma coincidência? Ou será que o destino e a profecia têm parte nesta história?

Bem, primeiro tenho a dizer - que refrescante é ler um livro com cenas de batalhas e perceber de facto o que é que está a acontecer! Com os diagramas, incluidos no livro, do terreno e da posição dos exércitos que se defrontam, as cenas de batalhas tornam-se muito mais vívidas e compreensíveis na leitura. Por outro lado, apesar de acompanharmos vários personagens/espaços/tempos ao mesmo tempo, o enredo não é complicado, e é muito interessante. Se no início os acontecimentos na Terra e na Segunda Terra parecem pouco relacionados, rapidamente, com o progresso da leitura, as coisas vão encaixando e começamos a perceber a relação entre ambos.

Acho que este livro só peca é por ser curtinho, porque lança um conjunto de enredos e ideias que ficam a modos que "pendurados" para desenvolver no livro seguinte. De resto, recomendo, porque mistura ficção científica e fantasia, sendo uma leitura leve e agradável. Há que dizer que a Colecção Teen vai tendo uns livrinhos interessantes.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 08, 2010, 00:20:11 am »
Vou tentar colocar aqui várias criticas efectuadas ao livro, para já fica esta:

Dois planetas similares, mas em diferentes etapas de desenvolvimento. Duas guerras intensas e perigosas. Uma profecia desconhecida. E Alex 9, a guerreira de elite que parece desencadear, com a sua chegada, uma série de reacções e eventos.
São estes os pontos de partida para uma história envolvente e original, que, escrita num estilo simples, mas muito próprio, agarra o leitor desde a primeira página. Trata-se de um livro onde a acção é uma constante e que, através dos múltiplos pontos de vista que expõe, nos permite apreciar em pleno a sua mistura de elementos de ficção científica com as características da fantasia medieval e da cultura oriental.
Como livro que se centra na acção, o que vemos em Alex 9 - A Guardiã da Espada é, fundamentalmente, um desenrolar de acontecimentos. E isso leva-me ao único elemento de que senti falta: um maior aprofundamento das particularidades físicas e de carácter das personagens, que me poderia levar a identificar de forma mais completa com alguns deles e, portanto, a apreciar mais a leitura.
Concluindo: um bom livro, bem adequado ao seu público alvo (mas não só), principalmente porque, com o seu ritmo intenso, nenhum leitor o consegue largar antes do fim. E é esse mesmo fim, surpreendente e intrigante, que nos deixa com vontade de conhecer o muito mais que há para contar sobre este mundo.
Eu, por cá, fico à espera do próximo volume.

Para seguir no blogue As Leituras do Corvo:
http://asleiturasdocorvo.blogspot.com/2009/09/alex-9-guardia-da-espada-martin-s-braun_21.html
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 08, 2010, 00:21:50 am »
Outra ::)

A Colecção TEEN (Tonifica E Estimula os Neurónios) da Saída de Emergência, cujo lema é "Uma Aventura Por Mês", já tem um terceiro e novo título. Trata-se de "Alex 9 - A Guardiã da Espada", da autoria de Martin S. Braun, pseudónimo sob o qual escreve o português Bruno Martins Soares. Esta é mais uma história fantástica que promete cativar os jovens com as suas aventuras emocionantes.

Alex 9 é a Tenente-Coronel da 3ª Unidade dos Comandos de Elite que cai - qual estrela! - num planeta, semelhante à Terra, onde está a ser travada uma guerra entre impérios medievais. As consequências do seu súbito aparecimento não se fazem esperar. Quem assiste à sua queda é o Príncipe Dael de Brodom, que se encontrava a caminho da frente de batalha. A partir daí, multiplicam-se profecias, tramas, armas magnéticas e viagens no tempo e no espaço. Tudo tem lugar nesta história para os jovens mais perspicazes e curiosos!

Este é um livro de qualidade superior. A sua capa atractiva e, sobretudo, resistente, faz da obra uma companhia que sobreviverá a viagens de autocarro e longos dias de escola. Não muitos, pois bastarão poucos intervalos para que a sua história seja devorada pelo leitor!

Para seguir na revista online Livros & Leituras:
http://www.livroseleituras.com/

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 08, 2010, 00:23:06 am »
E ainda:

"Alex 9 A Guardiã da Espada" é o terceiro livro da Colecção TEEN lançada pela Editora Saída de Emergência. Trata-se de uma Colecção destinada ao público jovem adulto. Eu pessoalmente acho esta iniciativa muito interessante, como todas as que levem mais pessoas a ler e, principalmente, as que estimulam a leitura desde cedo.
Nesta perspectiva, não podia deixar de me sentir curiosa em conhecer e ler algo desta colecção - entreguei-me à leitura de "Alex 9 a Guardiã da Espada".
Posso dizer que o livro teve a capacidade de me surpreender, talvez por não ser um género que me diga muito...mas a verdade é que achei muito bem escrito e, para quem gosta de ler, isso é meio caminho andado para o sucesso. Convém referir que os livros desta colecção já estão no português do novo acordo ortográfico; apesar de as diferenças não passarem despercebidas, devo dizer que se lê muito bem sem qualquer dificuldade.
Martin S. Braun oferece-nos uma história de aventuras com emoção constante, uma visão futurista com uma grande envolvente de cultura medieval. A acção decorre num espaço bastante semelhante à Terra, onde Alex 9 acaba por vir parar, aos poucos vamos ficando familiarizados com a vida desta heroína, vamos conhecendo as suas origens. Gostei da forma como vai sendo caracterizada ao longo do livro, como se há medida que vamos acompanhando a sua chegada e estadia na "Terra", pudéssemos ir vislumbrando imagens do seu passado, do seu crescimento e formação como guerreira. Adorei as referências às técnicas de concentração orientais fundamentais na educação de Alex.
Em oposição temos o mundo que "acolhe" Alex: uma Terra em guerras, conspirações e muitas referências a profecias e mitos, já para não falar das excelentes descrições das batalhas; por estranho que possa parecer à primeira vista, acho que a ideia de junção entre diferentes mundos e tempos foi brilhante.
Merecem também o meu destaque as ilustrações das batalhas assim como os capítulos curtos, que sem dúvida fazem a leitura mais compulsiva e empolgante.
Um livro bem estruturado que recomendo a todos que procuram bons momentos de entretenimento e àqueles que ainda não pensaram em ler um livro deste género...como eu!

Para seguir no bloque planetamarcia :
http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/63795.html

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 08, 2010, 00:24:11 am »
E para finalizar:

Foram estas as primeiras palavras que disse assim que terminei a leitura de "Alex 9 - A Guardiã da Espada": que livro! Se ao início estava desiludida com o que encontrei, hoje posso dizer, com toda a certeza, que é um livro magnífico, fabuloso! Atrevo-me a dizer que nunca esperei tamanha obra da parte de um escritor português tão pouco reconhecido em Portugal. Mas é por estas e por outras que se diz: as maiores maravilhas estão escondidas nos locais mais remotos e aquém dos nossos olhos. Martin S. Braun, ou melhor, Bruno Matos é, sem dúvida, um escritor de excelência cujo trabalho deveria ser reconhecido nacionalmente, para não dizer internacionalmente. Por onde começar? Talvez pela incrível originalidade da história. É de louvar a criatividade deste escritor! Há imenso tempo que não lia uma obra tão original e diferente! Passo agora para a complexidade do enredo que também é, por si só, extraordinária. À medida que avançamos na história, sentimos o coração a palpitar cada vez mais, perante as revelações que vão sendo contadas ao leitor. Confesso que, ao início, senti alguma dificuldade em habituar-me a tão grande número de personagens, mas também digo que foi isso que me cativou, pois as personagens e o enredo estão tão bem construídas e relacionadas que faz com que o leitor queira saber rapidamente onde é que as coisas vão acabar! Complexidade e profundidade são duas coisas que não faltam, nunca, na história de Alex, uma rapariga que veio acidentalmente de um mundo futurista para um mundo medieval. Juro que dei por mim, por diversas vezes, de boca aberta quando lia certas descrições das batalhas, quer as que se passavam no mundo futurista quer as que se passavam no mundo medieval. A verdade é que, quer num quer noutro, elas eram descritas com tamanho pormenor e sabedoria que era de pasmar, até os maiores conhecedores da literatura fantástica! Se já é de louvar a criatividade do escritor, o que dizer da sua intelectualidade invariavelmente presente nesta obra? Os conhecimentos de física, guerra, tecnologia, armamento e afins são tais que nos fazem pensar como é possível ser dotado de tanta informação! No entanto, uma pergunta tem-me incomodado desde que me envolvi na história, tão complexa e sábia: porquê um lugar numa colecção Teen? A verdade é que isso pode iludir muitos leitores e curiosos que já tiveram grandes desilusões com obras que pareciam promissoras e, afinal, não passavam de um livro leve, muito ao estilo teen. Aqui acontece tudo menos isso! Para mim, estamos perante um autêntico George R.R. Martin português! E George R.R. Martin é para teens? Eu penso que não. A complexidade das suas histórias não lhe concedem um lugar nas estantes do Infanto-Juvenil, como todos nós sabemos. Fica a questão lançada e um aviso aos fãs do fantástico e de George R.R. Martin de que esta obra não é, de todo, para teens. Para concluir, se ao início quase desesperei por sentir que estava perante ficção científica pura e dura, digo agora, com toda a certeza, que é um livro de ficção científica sim, mas maravilhosamente harmonizado com o fantástico. Atrevo-me, mais uma vez, a dizer que foi a maior surpresa que tive nos últimos tempos, em termos de descoberta de novos autores. Nascido das mãos de um escritor em tudo promissor, "Alex-9" é um livro a não perder, pois faz-nos abrir os olhos para as relíquias que o nosso país esconde no panorama da literatura portuguesa.

Para seguir no blogue Segredo dos Livros :
http://www.segredodoslivros.com/criticas-literarias/alex-9-a-guardia-da-espada.html

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #8 em: Setembro 08, 2010, 17:51:55 pm »
Não sei porquê, desde que este livro saíu nem sequer lhe dediquei mais do que 2 segundos de pensamento. Nunca me atraiu,  não sei porquê... Talvez pelo título, que acho que poderia ser melhor conseguido  :o
Agora com as vossas opiniões, talvez lhe dê uma oportunidade, mas tenho tantos outros em espera  ::)
espero que se mantenha na lista de 2=3
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline Mahsira

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Setembro 08, 2010, 18:39:42 pm »
Pois, é como eu. Quando vi o nome e a colecção em que está inserido pensei que poderia ser muito infantil, e já não tenho muita paciência para esse género. Mas talvez dê uma hipótese se vier oferecido no 2=3  ;)
A LER: The Surgeon, Tess Gerritsen
           A Rainha no Palácio das Correntes de Ar, Stieg Larsson

"Books are the quietest and most constant of friends; they are the most accessible and wisest of counsellors, and the most patient of teachers."
Charles W. Eliot

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Setembro 10, 2010, 04:44:46 am »
A estória não é má, mas o ritmo de escrita é demasiado alto. As coisas passam-se demasiado depressa. Não temos tempo para entrar realmente na estória. Se assim não fosse, o livro seria muito melhor. Espero que o autor melhore esse aspecto no próximo volume.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

misa1985

• Visitante
« Responder #11 em: Setembro 10, 2010, 05:43:42 am »
Eu tenho esse livro há bastante tempo! Foi um dos livros de oferta da SDE, e só o escolhi porque os restantes ou já tinha lido ou já os tinha. Coloquei o bem dito livro na prateleira e, tal como a Tangerina, nunca mais dediquei um pingo de atenção ao pobre coitado!
Mas depois de ter lido as tão aclamadas críticas, estou a ver que vou ter que o tirar da prateleira e dar uma olhadela!

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Setembro 10, 2010, 17:46:27 pm »
Entretando deixo aqui a biografia do escritor:

Martin S. Braun

Bruno Martins Soares nasceu em Lisboa a 5 de Agosto de 1971. Passou metade da sua vida no Funchal e a outra metade na capital - que continua a ser a sua cidade de eleição. Escreve ficção desde os 12 anos e em 1994 ganhou uma menção honrosa no Concurso Nacional de Jovens Criadores, tendo vencido a edição de 1996 do mesmo concurso.

Este prémio levou-o a Turim, onde representou Portugal na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo de 1997, e onde o seu conto «Mindsweeper», publicado originalmente em «Contos Inéditos - Selecção dos Concursos Jovens Criadores ‘96» pelo Clube Português de Artes e Ideias em 1996, foi traduzido e publicado em italiano na colectânea «Quattordici Giovani Narratori Dei Mediterraneo», pela editora Lindau.

Participou ainda nas Bienais de Roma em 1999 e na de Sarajevo em 2001. Entretanto, e em colaboração com a Associação GEIC (Grupo Experimental de Intervenção Cultural), criou uma colecção de livros de jovens autores inéditos denominada «O Homem do Saco», que deu a conhecer nomes como os de Rui Pires Cabral e Possidónio Cachapa, e onde publicou a sua primeira colectânea de contos, «O Massacre», em 1996.

Profissionalmente, é licenciado em Gestão de Empresas pela European University e é actualmente Practice Leader de Change & Internal Communications na Hill & Knowlton Portugal. A sua carreira também o levou à imprensa: colaborou regularmente com jornais e revistas tanto nacionais como estrangeiros, entre os quais o Diário de Notícias, a Ideias & Negócios, o Washington Post e a Jane's Defence Weekly (de quem foi correspondente em Portugal durante três anos).

http://blogs.hillandknowlton.com/blogs/brunosoares
http://esquinas.org/blog/author/ladob

Para quem estiver interessado pode ler uma Entrevista no blogue Páginas Desfolhadas, que podem ler aqui:

http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Articles.ArticleView&article_id=437

E com isto tudo já merecia uma comissão ;D

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 11, 2010, 18:06:38 pm »
Olá, viva! Já não vinha há algum tempo ao Fórum e eis-me surpreendido por este tópico!! Obrigado pelo vosso interesse! Uma resposta rápida a várias coisas, prometo que noutro momento respondo mais condignamente ao que quiserem:

1. Adoro mapas de batalha. O segundo volume traz mais um e, em princípio, o 3º traz dois. Também concordo que torna muito mais fácil a leitura.
2. O ritmo é, de facto, alto, e é deliberado. Penso que a maioria das vezes as pessoas gostam, mas, de facto, o desenvolvimento mais aprofundado das personagens fica mais difícil. Julgo que no segundo volume, «A Coroa dos Deuses», as personagens são mais desenvolvidas, ainda que eu tenha tentado manter um ritmo rápido.
3.A última data que conheço para o lançamento de «Alex 9 - A Coroa dos Deuses» é 17 de Setembro de 2010. Ou seja, esta semana! Não sei de nenhum imprevisto, de modo que continuo a  achar que vai ser esta semana. Isto quer dizer que quem ler o primeiro, não terá que esperar pelo segundo (confesso que o final de «A Guardiã da Espada» é bastante abrupto). Estou neste momento a trabalhar furiosamente em «Alex 9 - A Magia dos Ventos», que espero conseguir terminar ainda este ano, de modo a sair no início de 2011.

Abraços grandes,
Bruno (MartinS. Braun)
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.

Offline Martin Braun

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 11, 2010, 18:09:38 pm »

E com isto tudo já merecia uma comissão ;D
Obrigado, Fiacha!!
I like the Universe and the History of Mankind... I believe they join somwhere in a bellybutton.