Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Fernando Pinheiro

Páginas: [1] 2 3 4
1
Escrita Criativa / A Águia Feroz
« em: Abril 06, 2015, 02:41:38 am »
Isto é uma fábula, que criei uma vez, algo que escrevi como exercício. A história não faz muito sentido, mas pronto.  ;D Digam-me o que acham.

A Águia Feroz

Os temíveis Criadores que não deixam o seu passarinho voar e sair do ninho. Tentam em vão infantilizar a sua cria, mas não percebem que o seu passarinho não é mais um passarinho, mas sim uma águia. Uma águia madura e feroz. Mas criadores que são mais toscos do que sei lá o quê. Lá eles continuam a tratar a sua águia, como se fosse algo perigoso e lunático. A águia é obrigada a ir onde não quer ir e a fazer o que não quer. Será sempre assim, pensa a águia. A águia já pensou em fazer o sono-eterno, mas mudou de ideias, porque existe ainda quem a vê como uma águia, o Urso. Mas os Criadores não querem que o seu "passarinho" se dê com o Urso, pois ele é comilão, uma fera e não segue as regras dos Criadores, nem nunca seguirá. A águia ama o Urso, mas nada pode fazer, pois também ama apesar de tudo os Criadores. Urso não pode estar com a águia, pois isso é uma afronta aos Criadores que não querem que o seu passarinho seja uma águia, uma águia feroz. Os Criadores acham que se a sua cria for para sempre um passarinho invés duma águia, estará mais segura. O que estes Criadores tosquinhos e estúpidos não vêem, é que o seu amor obsessivo está a sufocar a sua cria, ao ponto de esta se querer ir embora, não do ninho, mas do Mundo. Criadores, deixem de reiki e consultas pseudopsicológicas. A solução é libertarem a sua cria, agora águia, do seu ninho e aceitarem isso, seja para o bem ou para o mal. As coisas são mesmo assim. E se a águia quer estar com o Urso, então assim será. Não é com mezinhas que vazios e melancolias desaparecem, mas sim fazendo aquilo que realmente se gosta. Agora pergunto-vos, Criadores, a vossa cria é feliz, faz aquilo que gosta? Não, a verdade irrefutável é que ela não é feliz e nem faz aquilo que gosta, apenas cumpre os vossos caprichos de criador.

2
Literatura / Insonho, Durma Bem
« em: Março 04, 2015, 19:09:06 pm »
Alguém já leu ou conhece Insonho, Durma Bem de Valentina Silva Ferreira e outros autores?

Aqui está uma sinopse da antologia:

O folclore português é nostálgico. É fado e saudade. Saudade das tardes sentados, no chão da sala, a ouvir o avô contar sobre o lobisomem. É medo e respeito. Como naquelas noites em que nos deitávamos e pensávamos no insonho ou na Mula-sem-Cabeça. Falar sobre o folclore português é viajar pelo interior de Portugal e encontrar as lendas que cheiram a infância e se perderam na pressa de crescer.

A antologia
Insonho – Durma bem! pretende resgatar essas memórias; trazer ao leitor a inquietude de ser criança, outra vez, e temer as histórias destes seres tristes ou maléficos. Aqui reúnem-se as mouras-encantadas, o Saca-Unhas, o Adamastor, o Carago, o Papão e outros numa colectânea que promete embalá-lo num sonho fantástico e cheio de magia. Mas cuidado. Eles podem aparecer… Durma bem!

3
Notícias e Novidades / Prémio Bang!
« em: Fevereiro 10, 2015, 18:47:51 pm »
Este tópico é sobre o Prémio Bang!, um concurso de literatura fantástica (ficção científica, terror, fantasia e história-alternativa), que há anualmente (excepto se houver alterações, como não haver submissões de qualidade). Inscrevam-se.


revistabang.com

4
Notícias e Novidades / Nova editora, a Estação Imaginária.
« em: Fevereiro 08, 2015, 22:41:24 pm »
E da Fénix renasce uma nova editora, a Estação Imaginária. Sim as notícias correm rápido, e todos os leitores e artistas do Fantástico sabem da existência desta interessante editora. Pois dá um pouco nas vistas na FNAC Almada, quando alguém vai à secção de Fantástico.  ;D Chama-se Estação Imaginária e tal como a Saída de Emergência, publica autores de fantástico, também conhecido como ficção-especulativa (fantasia, ficção-científica, terror e história-alternativa), alguns bons, outros comerciais (o que é bom ou não, depende do vosso ponto-de-vista).

Se isto é uma boa notícia ou não, depende do vosso ponto-de-vista. Para mim é uma excelente ideia. Para vocês não sei.


Agora atrevam-se a adivinhar quem está por detrás desta ideia maravilhosa.  :P Como já repararam, os tradutores e a gráfica é a mesma... eh eh  8)

Pistas: Vejam a capa deste livro publicado! otempoentreosmeuslivros.blogspot.pt/2015/01/novidade-estacao-imaginaria.html

5
Notícias e Novidades / Sustos às Sextas
« em: Fevereiro 06, 2015, 03:42:40 am »
Este é um tópico sobre o evento Sustos às Sextas, onde à palestras, música, filmes, entre outras artes negras sobre o horror e o sobrenatural, com erudição e requinte tétrico vindo do fundo dos Infernos. Sextas-feira onde o convidado de honra é sempre o Diabo. É patrocinado pela Saída de Emergência, entre outros. Que fizeram um pacto com ele.

Localiza-se no Palácio dos Aciprestes (Fundação Marquês de Pombal), na Quinta dos Aciprestes, em Linda-a-Velha (freguesia do concelho de Oeiras).




P.S. : Não abusem com os off-topics e discussões. Ou os administradores e os moderadores batem-vos com Mjolnir de Thor.  ;D

6
Sala de Convívio / Feliz Halloween
« em: Novembro 02, 2012, 16:24:24 pm »
Este ano como sabem é o último Dia de Todos os Santos como feriado nacional. O que para muitos poderá ser o seu último Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados.

Ontem fui ao Phantasticus na Sociedade Filarmónica da Incrível Almadense, um festival de Halloween com cinema de terror e concertos de heavy metal e black metal.

Adorei bastante, e até comprei o DVD d'A Mosca, ainda não tinha o DVD, só o tinha visto na televisão quando era mais novo.

Hoje é o Dia dos Finados (2 de Novembro), dia reservado para as almas do Purgatório (31 é para os fantasmas e as almas do Inferno; dia 1 é para as almas do Paraíso e santos, o que inclui supostamente familiares nossos).

Espero que tenham uns dias felizes em estar com os vossos familiares.

Nunca se esqueçam que eles estão sempre connosco.

Feliz Halloween
Feliz Dia de Todos os Santos
Feliz Dia dos Finados


Mas tenham cuidado com o coco, o espectro de cabeça-de-abóbora!

Coco ri-se:




Muahahhahaahahahahahahahahahaha

7
Escrita Criativa / Sondagem do Título de Diabolos the Devilboy
« em: Outubro 18, 2012, 18:57:03 pm »
Aqui está a sondagem, para que título eu deva escolher.  ;D

Rui Ramos, Sveco, Oliveira8, Francisco Noronha e todos os outros. Votem!

8
Sala de Convívio / Curiosidades Fantásticas
« em: Setembro 27, 2012, 14:51:19 pm »
Um tópico sobre curiosidades fantásticas.  :P

Atenção, quem está a escrever este tópico é o próprio Cthulhu.  8)



10
Literatura / Tempos Negros na Weird Tales ou apenas uma polémica?
« em: Agosto 22, 2012, 18:11:59 pm »
O staff da Weird Tales mudou recentemente, o que poderia ser positivo ou negativo, até que o novo editor decidiu publicar uma história medíocre e xenofóbica, e vários autores andam a protestar contra esta decisão do novo editor.

A questão é:  Tempos Negros na Weird Tale ou apenas uma polémica?

Eu pessoalmente estou do lado dos autores da Weird Tales.

http://nkjemisin.com/2012/08/this-is-how-you-destroy-something-beautiful/



http://damiengwalter.com/2012/08/21/weird-tales-editor-has-insulted-us-all/


11
Sugestões à Editora / Sugestões
« em: Agosto 20, 2012, 21:17:03 pm »

Sei que vocês se trabalham imenso, mas aqui vão as minhas sugestões. Sou muito mauzinho eu sei.  ;D



Publicar mais livros de outros géneros de fantástico, como terror. Temos este ano Ray Bradbury, mas queremos mais!!   8)


Publicar a saga Malazan Book of the Fallen um dia, quando o George Martin acabar a sua saga (missão impossível? ).   ::)

Publicar mais BD de Fantástico, a vossa iniciativa de publicar BD de George Martin é muito boa (tal como foi quando publicaram a BD de David Soares).


Para a revista Bang podiam falar sobre mais géneros de fantástico, e também sobre mangá de fantástico/o fantástico japonês, o fantástico no videojogos (Uncharted, Assassin's Creed  e jogos fantástico dirigidos para um público mais "Bang" por exemplo, como Mass Effect), o fantástico nos RPGs (têm planos para publicar DragonLance e publicaram R. Salvatore certo? Falar sobre D&D seria interessante) e trading cards game (Magic adequa-se na opinião no espírito Bang), etc.

Eu sei que existe descriminação contra algumas formas de arte como por exemplo BD (seja portuguesa, mangá ou comics, a BD franco-belga é a única que não é descriminada), videojogos e RPGs, o fantástico em geral e principalmente aquilo que é novo em Portugal (como o mangá).

Mas é uma pena que excelentes BDs japonesas como Uzumaki (é de terror lovecraftiano) sejam tão pouco conhecidos em Portugal.

Nem tudo o que é mangá, é como Naruto ou infantil, algumas mangá são bastante boas, como Ghost In Shell, Uzumaki ou Evangelion (e são para um publico mais adulto).

Admiro bastante a vossa vontade de divulgar as coisas, como steampunk e BD fantástico por exemplo.

Falarem um pouco mais sobre os autores que publicam e claro mais contos de autores portugueses (claro se houver submissões boas....twisted).  :P

Lembrei-me agora, as ilustrações de Dan Scott são perfeitas para uma capa da revista Bang!, pena é ele ser estrangeiro.

Joe Madureira, que é português, também são ilustrações assombrosas.

Prontos, creio que é tudo.

12
Notícias e Novidades / Dúvidas sobre o Fórum Fantástico 2012
« em: Agosto 14, 2012, 23:12:27 pm »
Sei que é muito cedo. Mas alguém sabe alguma coisa sobre o fórum deste ano?

Sou uma pessoa muito curiosa, principalmente depois de ter adorado estar lá no ano passado.


Mas fiquei bastante traumatizado, sempre que via bananas no super-mercado assustava-me.  8)

Falar sobre Ray Bradbury, taalvez?  :P


13
Ora está aqui uma sugestão que pode interessar tanto aos fãs de sci-fi, como para a editora, para a Colecção Bang! e os fãs em geral de fantástico.

E até indirectamente para os de literatura contemporânea por causa do titulo "Osama".

Osama: A Novel de Laviee Tidhar é um livro de Ficção Científica (e que têm elementos de fantasia e thriller), neste caso História Alternativa sobre como seria o mundo se a Al-Qaeda nunca tivesse feito terrorismo? Se o World Trade Center nunca tivesse feito Kaboom. Se George W. Bush nunca tivesse sido um jerk ou mentiroso? Se a Guerra do Iraque nunca tivesse existido. A crise financeira não existiria. Porquê?

Porque Osama Bin Laden nunca existiu.

Na realidade ele é um personagem fictício duma pulp fiction chamada "Osama Bin Laden: Vigilante".

Joe, um detective privado que é contratado por uma misteriosa mulher para encontrar o autor de Osama Bin Laden: Vigilante

Joe, vai viajar pelo o mundo, pela Ásia e Europa, para e encontrar o autor e descobrir que é realmente este misterioso autor. Mas ele é perseguido por estranhos homens, a identidade de Joe, lentamente se fragmenta enquanto ele descobre o mundo secreto e sombrio de refugiados, fantasmas a assombrar o mundo onde ele vive. De onde virão? O que eles querem? Joe sabe como a história devia acabar, mas ele não está preparado para encontrar as verdades em Nova Iorque.

Mas.......

Será que
Spoiler (click to show/hide)
nunca existiu?

Será?


Spoiler (click to show/hide)


Aqui estão links sobre o Lavie Tidhar e esta obra:

http://www.goodreads.com/book/show/12253064-osama


http://www.strangehorizons.com/reviews/2011/09/osama_by_lavie_.shtml



http://en.wikipedia.org/wiki/Lavie_Tidhar


http://lavietidhar.wordpress.com/


http://angryrobotbooks.com/our-authors/lavie-tidhar/



Já agora, acabei de descobri que somos todos personagens de ficção....  :-[  Ou não.....

Spoiler (click to show/hide)

14
Sugestões à Editora / Amadis de Gaula
« em: Julho 12, 2012, 21:20:47 pm »
Amadis de Gaula um dos primeiros romances (se não o primeiro) de fantasia épica que agora é chamado de romance de cavalaria quando é anterior ao Séc. XX; para não se confundir com a fantasia épica pós Tolkien.

Uma das curiosidades é que existe uma disputa em relação a quem é o autor verdadeiro. Alguns dizem que é espanhol (mais correctamente castelhano), Garci Rodríguez de Montalvo também chamado de Garci Ordóñez de Montalvo; outros dizem que o autor é...português. Isso mesmo que leram, português, neste caso o autor é Vasco de Lobeira. Outros também dizem que quem escreveu foi o também português João de Lobeira.

Mas seja qual for a origem verdadeira, foi este Amadis, que D.Quixote satirizava.

É composto por quatro volumes e basicamente é o nosso "Rei Artur".

Aqui está um link para saberem a sua história.

http://en.wikipedia.org/wiki/Amadis_de_Gaula

15
Literatura / Discussão critica sobre O Perraultimato de Filipe Faria
« em: Julho 12, 2012, 19:07:32 pm »
Quais são as vossas opiniões e impressões acerca da nova saga de Filipe Faria; O Perraultimato é o primeiro volume da saga.


Eu para ser sincero tive dificuldades em ler o livro. Não o comprei, mas estive a ler o livro na FNAC para me decidir se ia compra-lo, mas achei que o Prólogo era maior que a própria história, e não gostei disso.

Gosto de fantasia onde misturam contos de fadas como a BD Fables.

Mas Perraultimato não têm qualquer coisa que Fables ou o Feiticeiro de Oz têm.

Não sei, acho que o prólogo estragou logo a minha leitura.



Spoiler (click to show/hide)

Páginas: [1] 2 3 4