Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Riona

Páginas: [1] 2 3 ... 48
1
Livros publicados / Re: Os Três
« em: Novembro 01, 2014, 17:59:17 pm »
Bolas, mais um para a lista de intereses ....  Não dou saída... Acho que vou, pelo menos, esperar pelas críticas do Corvo Negro e do Senhor Luvas... hi hi hi... ;)

2
Literatura / Re: O que andas a ler ?
« em: Novembro 01, 2014, 17:47:15 pm »
Depois de um passeio ao Romance Histórico, com "O Grande Conspirador", de David Liss, regressei à Fantasia com "Espada que Sangra", o 1º volume das "Histórias Vermelhas de Zallar" do Nuno Ferreira.

3
Livros publicados / Re: A Saga de Alex 9
« em: Julho 12, 2014, 11:17:47 am »
 ;)
Quando gosto, comento e partilho.
É o mínimo que posso fazer, depois de o livro me dar tão bons momentos.  :D

Cumprimentos e bom trabalho.
Paula

4
Livros publicados / Re: A Saga de Alex 9
« em: Julho 09, 2014, 12:04:42 pm »
Ora cá está um livro acerca do qual tinha, confesso, algumas reservas.
Há uns anos atrás, a sua origem numa coleção para um público-alvo mais jovem, fazia-me  descartá-lo como uma obra não importante o suficiente para ser um investimento para já (quer de dinheiro, quer de tempo). Além disso, por aquilo que lia sobre os livros, e atendendo ao facto de ter tantas referências e  o cruzamento de géneros…  receei que facilmente tivesse descambado numa grande salgalhada, ou que o autor se perdesse algures no meio da sua ambição. Ao pegar em tantos materiais diferentes para tecer uma única tapeçaria, poderia facilmente numa peça horrorosa, ou uma pirosice de todo o tamanho.
Mas um dia, deu-me para levar as recomendações finalmente a sério, e comprei-o por puro impulso, baldando-me totalmente para a minha muito calculada wishlist!

E fui recompensada, porque na verdade, deparei-me com uma história fantástica!
O cruzamento de géneros faz sentido, a mistura cultural confere-lhe riqueza, e as referências ajudaram-me a dar significado ao universo (independentemente das inspirações serem ou não as mesmas que as minhas, algumas, como a Kaoru ou o Mr Smith, fizeram-me sorrir). Além disso não só de volume para volume a escrita melhora, como a narrativa evolui de tal forma que as personagens crescem em nós, e não são fáceis de esquecer.

O único ponto fraco do livro, para mim, é a rapidez da alternância de pontos de vista, e consequentes saltos no tempo e no espaço, especialmente no início. A alternância confere riqueza e realismo à narrativa, mas os pontos de vista eram muito curtos. Quando estava a “entrar” verdadeiramente num, zás, lá ia eu transportada para outro! No início trouxe muitas quebras de ritmo, mas, com o avançar das páginas, a leitura foi evoluindo e fluindo melhor, e tornou-se verdadeiramente gratificante.

Até porque, para contrabalançar essa contrariedade, o livro tem um trunfo em relação aos meus gostos pessoais. Normalmente não me entusiasmo nas cenas de batalhas, e este livro tem tantas que poderia tornar-se uma boa “seca”. Mas, misteriosamente, isso aqui não aconteceu. E é claro, aqueles mapas deliciosos ajudaram imenso! Um verdadeiro must8)

Resumindo: este livro (a trilogia como um todo) está muito, muito bem conseguido!
Entretém, sem ser fútil, comove sem ser lamechas, e transporta-nos para um mundos do qual, no fim, temos dificuldade em partir. O final, quando as pontas soltas são atadas, e tudo faz sentido, é surpreendentemente enternecedor, e quando todas aquelas “partes” da tapeçaria se unem, finalmente, como um todo coerente, o resultado final é brilhante!  :D

Sobre a edição da Saída de Emergência propriamente dita:

A ideia de compilarem tudo num livro único, revisto pelo autor, foi excelente. Eu estava tão farta de sagas, e de estar dependente de vários volumes para ler uma boa história, que era outro dos motivos para a Alex ir descendo nas prioridades da minha lista. Um livro único a um preço decente veio mesmo a calhar. E confesso que já tinha saudades de pegar num “tijolinho” assim!

Voltando à minha embirração, continuo a não gostar da capa. O desenho em si está excelente, mas sofro do mal do preconceito da “gaija boazona”, e o pormenor de o fatinho de combate servir para mostrar os atributos físicos de Alex bule-me um bocado com os nervos. Mulheres…. :P
 Bem, tendo em conta que a população de leitores-alvo seja maioritariamente masculina, acho que entendo a opção – neste aspeto, e vendo as coisas pelo lado masculino, acredito que a capa seja extraordinariamente apelativa!  ;D 

Entretanto, fiquei algo surpresa com a comparação com George R. R. Martin, nomeado na capa. Não sei até que ponto esta comparação é justa, pois não tem nada a ver com as “Crónicas…” e quem comprar este livro à espera disso pode ser sentir-se defraudado.
Por outro lado, é um chamariz, e quando penso no Martin dos contos, sobretudo os de FC (dos dois livros editados pela SdE), não acho a comparação assim tão descabida, pelo menos no que à escrita diz respeito. Como tal, não me senti desiludida nem enganada.
E de certeza que a editora pesou os prós e os contras desta decisão.  ;)

5
Livros publicados / Re: A Saga de Alex 9
« em: Julho 03, 2014, 11:42:10 am »
Sim, claro. Quando acabar volto cá!
Para já, e apesar da capa "Alex-sexy-para-teenagers-machos-com-as-hormonas-aos -saltos", contra a qual sempre resmunguei (há mulheres muito suscetíveis, há sim...), estou, digamos assim, a "curtir bué"!  ;D

6
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 29, 2014, 23:27:11 pm »
Novo, que é como quem diz, dos mais recentes, que ainda se encontra por aí.
É o "Se Acordar Antes de Morrer". Foi esse que compraste? Tu também... eu a pensar que te ia dar uma novidade, e tu sempre a passar-me a perna...  isto não pode ser, temos que marcar um ajuste de contas no Tridente, seu Lannister duma figa! ;D

Bem, vamos sair do "off-topic" senão matam-nos.  :P
Vou passar um bocado as vistinhas pelo "Alex 9" antes de dormir, que é para não perder o ritmo. Depois comento, no blog e aqui no fórum, mas está-me a sair uma boa surpresa.

7
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 29, 2014, 22:52:58 pm »
O novo. Depois de eu o ler, claro. Num tens nada que saber mais do que eu...  ;D

8
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 29, 2014, 22:38:56 pm »
 ;D
Vamos antes combinar uma "vaquinha": tu mandas-me o Ruff eu mando-te o Barreiros, combinado?
(temos que manter a tradição  8))

Entretanto, e voltando ao assunto do tópico, cá vai mais uma boa iniciativa para os devoradores de livros:

http://www.presenca.pt/devolvemos-100/

Têm várias opções de fantasia, ficção científica e romance histórico (só para nomear os géneros que mais me interessam), desde os clássicos aos êxitos mais recentes.

9
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 29, 2014, 14:13:46 pm »
É bom saber que nos tens em tão alta conta ;)
E só ai tens grandes livros que vais adorar ler, tenho a certeza :)

Estou com um  certo receito das minhas escolhas, porque eu sou muito esquisita para gostar verdadeiramente dos clássicos.
Por outro lado, a minha experiência dita-me que há certas recomendações que são para seguir! ;D
(by the way... estou, como hei-de dizer... a curtir bué o "Alex 9"!  ;D)

Quanto aos investimentos literários, o mal são mesmo as economias.
Queria muito comprar também um dos mais conhecidos do Bradbury que falaste no blog do Fiacha, o "Fahrenheit 451", ou o "Crónicas Marcianas", porque adorei o "Algo Malignio Vem Aí", e  queria ler mais dele. Também fiquei com a pulga atrás da orelha a propósito do "Por a Casa em Ordem" do Matt Ruff, ou o "Vida Após Vida", da  Kate Atkinson,  mas estava ambos a mais de 20 euros, não dá mesmo.
Neste caso as versões de bolso ajudaram bastante, é pena não se investir mais neste formato aqui em Portugal.  :(
De qualquer maneira, para os próximos tempos já estou servida!  8)

10
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 28, 2014, 19:48:07 pm »
Lá tinha que vir o Corvo armado em cusco.... ainda por cima em risco de ser depenado....  8)
 Bem, depois de muitas escolhas e sublistas, lá encomendei alguns daqueles mais prioritários, que andava há muito a adiar:

- O Homem do castelo Alto - Philip K. Dick
- Frankenstein - Mary Shelley (bolso)
- A Invenção de Leonardo - Paul McAuley (bolso)
- Se Acordar Antes de Morrer - João Barreiros
- Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley


Ai Corvo, que tu, o Marco Lopes e o "Tio" ainda me depenam masé a mim.....  Não posso andar muito pelo teu blog nos próximos tempos.... ;D

11
Notícias e Novidades / Re: Feiras de Livros e Promoções
« em: Junho 27, 2014, 23:27:17 pm »
Para quem estiver interessado, hoje (6ª feira, 27) e amanhã (sábado, 28), são dias Aderente FNAC, em todas as lojas e também no site FNAC.pt, com  20% de desconto imediato para quem tem cartão FNAC (e sem pagamento de portes nas compras online).
Já fiz a minha encomenda.  :D

12
Livros publicados / Re: A Saga de Alex 9
« em: Junho 23, 2014, 12:07:16 pm »
Vou começar, finalmente, a ler este livro. Já andava com ele debaixo de olho há alguns tempos, e as opiniões favoráveis de alguns bloggers e fãs do género, convenceram-me! As recomendações acumulam-se,  e a lista de desejos aumenta todos os dias, mas um autor nacional tem sempre prioridade!
No final venho cá comentar.  :)

13
Livros publicados / Re: Tigana - A Voz da Vingança
« em: Junho 23, 2014, 11:46:13 am »
Ai …. Quando acabei de ler o segundo volume só me apetecia matar o Kay, que nervos!
Depois de passar quase todo o livro chateadíssima, porque não estava a sentir nada por nenhuma personagem, ou seja, os acontecimentos passavam por mim como se nada fosse... e sem conseguir tirar da cabeça o que senti  quando li "Os Leões..".... não é que já no quarto final do livro começo a gostar de uma certa personagem, a interessar-me ela sua evolução… e o Kay decide matá-la? Raisparta o homem!  :P

O livro tem todos os ingredientes certos, e a escrita é fluída, agradável, e com várias "camadas" nas relações entre as personagens, por exemplo. Tudo como eu gosto!  Acho que o livro (os dois volumes), como um todo, vale bem a pena. Além de que está, por exemplo, na minha opinião, uns furos muito, muito acima da trilogia de Fionavar (que quanto mais penso nela menos sentido faz, para mim - essa sim, uma verdadeira desilução, confesso).

Mas algo falhou no “Tigana” para eu não me entusiasmar.

É certo que  o facto de não me conseguir desligar do "Leões..." não ajudou nada. Estava com as expectativas lá no alto, porque na altura em que a SdE publicou o "Leões...", que me apixonou verdadeiramente, muita gente se queixou da escolha, referindo o "Tigana" como a sua melhor obra, daí que eu esperasse mais.
Não posso dizer que tenha detestado o livro, ou que não o recomende. O livro é bom e recomendo a qualquer amantae de fantasia.
Mas, pessoalmente, desiludiu-me. E quando, finalmente, já quase no fim, estava a começar a envolver-me mais um bocado, e as coisas começaram a fazer mais sentido... záz, vem o Kay armado em George R. R. Martin! Claro que, em última análise, se fiquei chateada com autor, isso significa que, pelo menos no fim, o livro sempre conseguiu envolver-me.
Repito: é um bom livro.
Lição: não me posso deixar mais levar pelas expectativas.  ;)

Finalmente, uma pequena reclamação: no primeiro volume tivemos direito a um mapa tão giro nas traseiras da capa a e contracapa, a cores, e, no segundo, não.  É certo que isso deve ficar caro, e já conhecíamos o universo, e tal... mas caramba, pagámos por dois livros independentes!  Fiquei como um puto a quem tiraram o chupa-chupa!  :'(

14
Depois daquilo final de temporada com aqueles White Walkers todos a dirigir-se para a Muralha (na altura também fiquei convencida que se dirigiam para  a Muralha) e depois não se passou nada de especial... Fiquei com a sensação de que faltava ali qualquer coisa.

Não confundir White Walkers com Wights.
- White Walkers
http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20120605015933/gameofthrones/images/c/c7/White_Walker_2x10.jpg

- Wights
http://37.media.tumblr.com/tumblr_lqunhxWEKt1r2x11uo1_500.jpg
"A wight is a recently deceased body that has been reanimated by the White Walker's dark magic."

Por isso que acho que aquele único White Walker (Há outros) daquela cena, estava apenas a "recrutar" Wights, ou seja, não estava a rumar para a Muralha.
No livro, há aquela cena com o Sam a ser confrontado com o White Walker... e ele mata-o mesmo ali. (Na série ele foge e os amigos acabam por matar apenas um Wight)

Sim, estás certo quanto aos Wights, claro.  ;)
E, embora não tenha já muito presente, penso que também em relação à cena do Sam nos livros, em que mata o Walker com o "vidro de dragão".
Foi a partir daí que os companheiros  da Patrulha (alguns no gozo, por não acreditarem), começaram a chamá-lo de Matador, certo? ;D

Outra coisa que estranhei, nessa cena da série de tv, foi quando o o White Walker andava, como dizes a recrutar, e cheio de "recrutas " à volta, viu o Sam e não o matou. Terá poupado o Sam por achar que ele não apresentava qualquer ameaça? Para servir de mensageiro aos companheiros? Teve medo dele?
(esta última hipótesee não faz muito sentido... )


Forbidden, para já, também não tenho a certeza sobre o que vão fazer com eles na série de tv.
Nos livros, dada a ideia inicial, o nome da saga ("A Song of Ice and Fire") e o evoluir da história, para mim, a ideia era mesmo os W. Walkers tomarem conta dos Sete Reinos, aproveitando o caos em que estes mergulharam e o facto de estar toda a gente única e exclusivamente a pensar em alapar o traseiro no Trono de Ferro.
Acho que a série irá pelo mesmo caminho, mas só mostra esses avanços dos W. Wlkers esporadicamente, para dar tempo aos pretendentes ao Trono se atropelarem e matarem uns aos outros.  :P
Mas, como tudo o resto, certezas não tenho.

15
Eu ainda estou à espera que alguém me diga o que é que ficou de fora na série, coisa que tanto se queixaram há umas semanas e que agora...

Mas qual é a ideia? Começar uma discussão sobre o que cada um valoriza como importante ou não?

Na altura em que perguntaste, dei o exemplo das profecias da Dany, pois para mim eram muito significativas, e, se me lembro, não estiveste de acordo, ou porque não achavas igualmente significativo, ou porque ainda poderiam aparecer (acho que essa fase já passou, sinceramente, trazê-las para série agora não faz sentido).

Esta discordância vai, previsivelmente, acontecer com tudo o que qualquer um de nós referir como "falta" - vai haver sempre quem discorde do que o outro aponta, e não vamos chegar a lado nenhum.
Cada um está à vontade para o fazer, obviamente, mas para mim é uma perda de tempo trazer uma "lista", para andarmos todos a esmiuçar.

Além disso, nos posts anteriores já te demos outra resposta: mencionámos a história da Tysha, que considero importantíssima!


(desculpem-me o double post mas aqui a "miss génio" não sabe introduzir duplas citações no mesmo post... :-[)

Páginas: [1] 2 3 ... 48