Autor Tópico: Pormenores e Teorias dos Pormenores - Quais é que não repararam/perceberam?  (Lida 21824 vezes)

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
  • "After all this time?" "Always"
    • Ver Perfil
Re: Pormenores e Teorias dos Pormenores - Quais é que não repararam/perceberam?
« Responder #15 em: Fevereiro 04, 2012, 07:00:08 am »
A parte em que ele está no cima da Muralha, a brandir a espada de fogo, aparece a Yngritte, o Robb entre outros, foi  significativa. ;)
Eles disseram-lhe alguma coisa enquanto subiam e ficavam sem cabeça?

Não, eles não disseram nada. Nessa cena (sonho) só o Jon é que fala e diz qualquer coisa como "Eu sou o Senhor de Winterfell".

Thanks! Era isso que tinha em mente, mas não tinha a certeza. :)

O Jon parece que se foi mesmo. Eu na altura também pensei que a Melisandre fosse resolver o assunto mas parece que serão os poderes warg a fazê-lo. Aí o prólogo faz todo o sentido de ter existido; é a explicação sobre a forma como o Jon voltará.
Pois só nesse capítulo é que se percebe a existência de tal prólogo. Mas de qualquer forma fico com muitas dúvidas de como as coisas vão ser feitas...
O Jon passa para o lobo, mas e depois? Vejo duas hipóteses, caso esteja extremamente ferido durante o período de convalescença fica na pele do fantasma, ou então se ele estiver morto tem que voltar a ser humano para cumprir a profecia, right? Vai-se apoderar de um espírito fraco? Ou será que o seu corpo ainda pode ser utilizado?
Não sei se vou achar piada ao desenrolar de toda esta situação... Ao menos Martin podia ter deixado o Jon em paz!  :P

Eu (sou uma pessoa suspeita para falar disto, o Jon é dos meus favoritos) acho que ele é Azhor Azai e por isso não vai morrer ali assim. Aquilo foi a passagem da profecia, ele vai "renascer" mais poderoso.
Vai ficar uns tempos de cama, talvez bastante tempo, mas não vai morrer. Também acho que nesse tempo ele vai ficar "dentro" do Fantasma. Mas depois vai acordar, tal como o Bran acordou.
Já se viu como resulta as magias dos troca peles e dos sacerdotes vermelhos. Dúvido que ele fique UnJon, como a Cat depois de ter sido trazida de volta pelo Dondarrion (ele deixou de continuar a reviver para a trazer de volta certo? Já li o livro há algum tempo...). O Stannis não deixou a Melisandre lá à toa, deve ser por alguma coisa. E o que ela mais quer é seguir o Azhor Azai. Acho que ela quer ser Nissa Nissa. Talvez salve o Jon e peça para ele espetar nela a Garralonga, para dar força à espada.
A espada do Stannis é falsa, não é? Não é a verdadeira Luminifera. A do Jon é mágica.
Ele vai conseguir! Ele devia ser o Rei no Trono de Ferro!
Aquela parte do Bowen Marsh a chorar e a dizer "Pela Patrulha!", foi horrível! O Martin teima em dar às minhas personagens favoritas "finais" ou peripécias assim...já com o Robb foi a mesma coisa. 
"És o cataplasma que me retira o veneno do coração. - disse-lhe."
 (O Medo do Homem Sábio 1 - Patrick Rothfuss)

http://www.goodreads.com/user/show/4631723-maria

Offline Sally

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 04, 2012, 22:05:21 pm »
Eu (sou uma pessoa suspeita para falar disto, o Jon é dos meus favoritos) acho que ele é Azhor Azai e por isso não vai morrer ali assim. Aquilo foi a passagem da profecia, ele vai "renascer" mais poderoso.
Vai ficar uns tempos de cama, talvez bastante tempo, mas não vai morrer. Também acho que nesse tempo ele vai ficar "dentro" do Fantasma. Mas depois vai acordar, tal como o Bran acordou.

O Jon também é dos meus preferidos (neste momento, acho que é mesmo O preferido). Concordo inteiramente contigo, acho que é o mais provável de vir a acontecer. Também não acredito que os atacantes dele se safem assim tão bem a acabar o trabalho, porque se há muitos descontentes com o rumo que ele deu à Patrulha, também tem muitos que lhe são fiéis e que o apoiam, mesmo entre o Povo Livre. :)
"A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one."

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 06, 2012, 20:05:50 pm »
Valham-me os deuses antigos e os novos!
Adivinhei (Arya, Sor Robet, Theon, Jon Snow) ou ja tinha visto (Septa = Ashara; ) quase todas as teorias que a Smirlah trouxe. mas algumas apanharam-me mesmo de surpresa!
Algumas, como a identidade do Aegon ou a orientação sexual do Conington, ou o paradeiro real da Osha e do Rickhon, não cheguei mesmo lá.
E fiquei sobretudo chocada como me passou ao lado uma das mais óbvias: a do Abel! Eu devo andar mesmo a dormir, para me escapar uma coisa destas!  :o Obviamente que têm toda a razão! Ainda por cima o nome dele parecia soar tão.... deslocado, no meio daquilo tudo.... Sou mesmo totó.
Outra que me escapou, e que adoro: as tartes dos Frey! Genial!  ;D

Em relação à teorias propriamente ditas, concordo que as coisas se estejam  a formar para Jon ser o Azor Azai renascido (A Song of Ice and Fire, ele mesmo).
Por um lado, adoro a ideia, já que ele foi sempre um dos meus favoritos, e sempre lhe tenho dado razão (à exceção da sua ideia de ir armado em Tarzan para Larduro).
Por outro, o modo como ele supostamente irá renascer deixa-me com algumas reservas. Estou também farta de regressos dos mortos, de vivos que era suposto estarem mortos, etc.

E também só faltava essa de o Aegon não ser verdadeiro. Nada me espanta, ja que é o Varys que anda a puxar os cordelinhos, mas sinceramente, começo a ficar cansada de identidades e contra-identidades. :P
« Última modificação: Fevereiro 06, 2012, 20:10:35 pm por Riona »

Offline Sally

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 06, 2012, 20:55:50 pm »
Outra que me escapou, e que adoro: as tartes dos Frey! Genial!  ;D

É mesmo genial. O modo como foi escrito é engraçado, até porque se dá muita importância a umas simples tartes...mas por outro lado tenho pena que não seja mais explícito, possivelmente alguns leitores ficarão sem captar esse pormenor delicioso. Se bem que o Manderly é capaz de vir a revelar o conteúdo das tartes no próximo livro. ::)

Em relação à teorias propriamente ditas, concordo que as coisas se estejam  a formar para Jon ser o Azor Azai renascido (A Song of Ice and Fire, ele mesmo).
Por um lado, adoro a ideia, já que ele foi sempre um dos meus favoritos, e sempre lhe tenho dado razão (à exceção da sua ideia de ir armado em Tarzan para Larduro).
Por outro, o modo como ele supostamente irá renascer deixa-me com algumas reservas. Estou também farta de regressos dos mortos, de vivos que era suposto estarem mortos, etc.

Concordo contigo. Também gostava mais quando os mortos ficavam mortos...a morte de um personagem assim perde impacto e valor. A maneira como o Martin irá lidar com esta situação do Jon será fundamental para uma boa fatia do sucesso de um próximo livro, sob pena de deixar muitos fãs enfurecidos (eu entre eles). Espero que ele não vá demasiado "Robin Hobb" on us, se tiver de meter o Fantasma ao barulho que não se alongue demasiado. Surpreendente mesmo era ele morrer... :-\
"A reader lives a thousand lives before he dies. The man who never reads lives only one."

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 06, 2012, 21:10:57 pm »
Sim, essa da Robin Hobb estava neste preciso momento a passar-me pela cabeça. Por isso é que o Martin a elogia tanto...  ;D
A ver vamos.

Entretanto, venham mais teorias. Logo que tenha mais tempo, vou passar por este tópico:
http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2284.0
que fala do Dance como um todo, e deve ter discussões interessantes. Vemo-nos por aí. 8)
« Última modificação: Fevereiro 06, 2012, 21:20:36 pm por Riona »

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 06, 2012, 21:36:10 pm »
O modo como foi escrito é engraçado, até porque se dá muita importância a umas simples tartes...
Se virmos bem Martin dá muita importânia à comida! Nós sabíamos sempre o que as personagens tomavam ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, se ceavam...   ::) (aposto que um dos motivos que atrasa o Martin na escrita é que sempre que começa a descrever o comer faz uma pausasinha para comer um snack e depois já não volta!  ;D) Portanto é natural que a cena das tartes tenha passado despercebida a muitos apesar de terem mais enfâse... e também é preciso não esquecer que era necessário que as pessoas se lembrassem da letra da canção (acho que este é até o principal ponto).

Então e quanto à carta do Bolton, qual é que vocês acham que é o grande objectivo desta carta e a real situação em Winterfell?
Da minha parte não me sinto muito inclinada em acreditar nestas palavras. Ou é uma acção desesperada do Bolton em arranjar reféns para confrontar Stannis ou então um engodo para afastar Jon da Patrulha.

Offline Sally

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 06, 2012, 22:40:27 pm »
Sim, também acho que o Martin aproveita as descrições da comida para perder uns largos minutos a divagar e a empanturrar-se. ;D Mas achei mesmo que no caso das tartes foi diferente, foi sobretudo todo o entusiasmo do Manderly à volta daquilo...Mas claro que sem o comentário do Cozinheiro Ratazana não teria chegado ao porquê. :)

Em relação à situação em Winterfell, não me parece de todo que o Stannis esteja morto. Até porque a Melisandre insiste que saberia se isso acontecesse. Da carta do Ramsay depreende-se que ele descobriu quem é o Abel e as suas intenções, e que não tem em seu poder o Theon e a sua noiva. As hipóteses que colocas são interessantes Roxie, mas não me parece que o Jon fosse um grande refém, pelo menos um que fizesse o Stannis ceder. A opção do engodo parece-me mais provável, assim como a pura e simples vingança pelo envolvimento do Jon na fuga da rapariga.

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 06, 2012, 23:11:44 pm »
Sim, concordo com o facto de ser pura vingança por causa do Jon ter ajudado. com o Mance a as esposas de lanças.
O Stannis não morreu, há um POV onde ele entra no site do Martin.

http://georgerrmartin.com/if-sample.html

;)

Offline Roxie

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 07, 2012, 07:48:02 am »
As hipóteses que colocas são interessantes Roxie, mas não me parece que o Jon fosse um grande refém, pelo menos um que fizesse o Stannis ceder.
Quando falo em reféns não me refiro ao Jon mas sim aos que ramsay exige:

Ramsay's letter

Your false king is dead, bastard. He and all his host were smashed in seven days of battle. I have his magic sword. Tell his red whore.
Your false king's friends are dead. Their heads upon the walls of Winterfell. Come see them, bastard. Your false king lied, and so did you. You told the world you burned the King-Beyond-the-Wall. Instead you sent him to Winterfell to steal my bride from me.
I will have my bride back. If you want Mance Rayder back, come and get him. I have him in a cage for all the north to see, proof of your lies. The cage is cold, but I have made him a warm cloak from the skins of the six whores who came with him to Winterfell.
I want my bride back. I want the false king's queen. I want his daughter and his red witch. I want his wildling princess.
I want his little prince, the wildling babe. And I want my Reek.
Send them to me, bastard, and I will not trouble you or your black crows. Keep them from me, and I will cut out your bastard's heart and eat it.

Encontrei uma entrevista do Martin sobre os spoilers deste livro interessante:
http://shelf-life.ew.com/2011/07/21/dance-with-dragons-shocking-twist-g/

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 07, 2012, 22:28:07 pm »
O modo como foi escrito é engraçado, até porque se dá muita importância a umas simples tartes...
Se virmos bem Martin dá muita importânia à comida! Nós sabíamos sempre o que as personagens tomavam ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, se ceavam...   ::) (aposto que um dos motivos que atrasa o Martin na escrita é que sempre que começa a descrever o comer faz uma pausasinha para comer um snack e depois já não volta!  ;D) Portanto é natural que a cena das tartes tenha passado despercebida a muitos apesar de terem mais enfâse... e também é preciso não esquecer que era necessário que as pessoas se lembrassem da letra da canção (acho que este é até o principal ponto).
O que me deixou a cismar com toda a situação foi a insistência do Manderly na canção do "Rat Cook". Andei à procura na minha memória de alguma referência a essa canção e até cheguei a procurar na internet por ela, embora não tenha levado essa busca a fundo por causa dos possíveis spoilers. No entanto, apesar da minha fixação com a situação não cheguei à grande conclusão... ::)

Entretanto, venham mais teorias. Logo que tenha mais tempo, vou passar por este tópico:
http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2284.0
que fala do Dance como um todo, e deve ter discussões interessantes. Vemo-nos por aí. 8)

Esse tópico foi criado como algo temporário para quem leu o livro mal este saiu poder comentar à vontade sem andar a disturbar aqueles que iam esperar pela edição portuguesa. Acho que seria mais interessante que caso quisessem comentar alguma opinião, fizessem uma citação e comentassem neste tópico ou num outro criado para o propósito de discutir estes dois últimos livros como um só. Afinal aquele é um tópico que serviu o seu propósito e morreu. No entanto, se preferirem, pode-se continuar a dar uso ao mesmo e nesse caso irei mover o tópico para o quadro deste livro. :)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 08, 2012, 02:11:10 am »
Pois... se calhar é melhor quem quiser levantar aqui as questões e ir lá só para buscar eventuais citações, para não se criar confusões! Já fiz por lá uma leitura em diagonal, e... hello, Riona..... basicamente o essencial já se está a discutir aqui, por isso...  :D

Em relação à carta, pode ter algum bluff (sobre o Stannis), mas o Mance deve estar nas mãos dele. Afinal quando Theon estava a fugir com a "Arya", penso que o Abel ficou a tocar no salão e as esposas de lanças foram sendo apanhadas uma a uma. Agora como é que o raio do bastardo soube da identidade do Abel...  Só se o Mance se chibou todo, para não ser esfolado... ::)

Entretanto, descobri a teoria do Jon super-desenvolvida (há fãs que pensam em tudo):
http://mrfuzzybear.com/2011/07/19/a-song-of-ice-and-fire-theories-howland-reed-will-save-john-and-he-will-be-known-as-azor-ahai/

A parte onde ele fala da "transformação" até faz sentido, e eu adorava que o Reed aparecesse (tenho expecativas que ele desvende muita coisa), mas não sei não.... Afinal a Melisande já lá está, para alguma coisa deve ser.
Adorei, no entanto, a analogia com o nome do lobo - Ghost - escolha do Martin pelo papel que vai desempenhar na história e não pela sua aparência. Adoro o Fantasma!  ::)
« Última modificação: Fevereiro 08, 2012, 03:02:27 am por Riona »

Offline Queen_Fire

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Fevereiro 08, 2012, 05:52:07 am »
Eia pah!
Thanks pelo tópico!

A parte da Catelyn é bastante interessante. Como podia chegar ela até ele?
Eu acho que o Fantasma é muito parecido com os represeiros.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 09, 2012, 01:23:04 am »
No post original (não li os outros), não fazem referência à hipótese de Tyrion Lannister ser um filho bastardo do rei louco( Aerys II). É certo que é algo que já transparece um pouco em livros anteriores, mas mais ainda neste.

E quanto a Jon, não acredito que ele permaneça morto com Melisandre ali mesmo a jeito. Será Azor Ahai? Talvez. Ou um dos outros (confesso que já não me lembro bem de qual é o quê, referindo-me aos heróis das profecias).

Theon, castrado? Não me tinha lembrado disso, mas faz sentido. Como é que não pensei nisso? Pobre tipo.

E quanto à Lenore ser Ashara Dayne, essa não é a que supostamente se atirou da janela? Bom, se a janela tinha vista para o mar, suponho que seja exequível.

Acho  que vou ler os posts.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 09, 2012, 04:57:44 am »
No post original (não li os outros), não fazem referência à hipótese de Tyrion Lannister ser um filho bastardo do rei louco( Aerys II). É certo que é algo que já transparece um pouco em livros anteriores, mas mais ainda neste.

De facto é uma teoria que por aí anda. Eu pessoalmente não acho muito provável. É verdade que o Aerys II estava a apaixonado pela Joanna e inclusive clamou no casamento dela com o Tywin que ainda deveria haver aquele direito do soberano experimentar as futuras esposas antes do casamento mas acho que isso só aponta para que, caso exista algum bastardo, este não seja o Tyrion mas os gémeos. O Tyrion é completamente filho do Tywin enquanto os gémeos não têm nada ou quase nada deste. Como o oliveira indicou noutro tópico, o Jaime e a Cersei até praticam incesto, característica de renome da linhagem Targaryen.

Se houver bastardos ali são a Cersei e o Jaime e não o Tyrion, parece-me.

Mas posso acrescentar estas duas teorias ao post inicial.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 09, 2012, 08:17:15 am »
Tyrion é filho de Tywin e Jaime e Cersei os bastardos por causa de destino irónico, e por causa da personalidade de Tywin Lannister.

Tywin vê Tyrion como uma horrível perversão da natureza, a sua opinião do anão reflecte a sua verdadeira pessoa(feio!), o seu ódio provem que ele sabe no seu intimo que Tyrion é o seu filho, e como sal numa ferida é o filho que herdou o que Tywin mais admira e achava a sua maior qualidade, o seu intelecto.
Jaime e Cersei por outro lado são a sua ideia de perfeição humana, lindos, cabelo de ouro, e essa treta da raça ariana toda, os dois representam aquilo que Tywin tem em abundância, ouro! Mas Tywin não é Littlefinger, ele não criou uma fortuna do nada(Por outras palavras, Tywin Lannister não cagava ouro), ele herdou o seu estatuto de mega-rico, e consequentemente ele "herdou" os filhos perfeitos. O lorde Lannister queima a sua vida a passar Jaime e Cersei como os seus verdadeiros filhos, mas nem Jaime e Cersei revelam  ter alguma qualidade do pai, nenhum do intelecto e subtil crueldade, os seus esquemas e segredos são tão fáceis de perceber que até um bronco como Eddard Stark os topa! E quando Jaime depois de perder a mão tenta jogar jogos diplomáticos e armar-se em general, ele pensa "Como é que Tyrion resolveria este problema" e não "Como é que o meu pai resolveria este problema", Jaime tenta emular o seu irmão que é a sua afinidade mais próxima(depois da irmã) e possui uma estranha inveja por Tyrion porque o seu irmão feio tem mais do seu pai do que a perfeição que é Jaime Lannister. Cersei por sua vez é completamente o oposto do pai, tenta jogar com o seu intelecto mas não mora nada de inteligente na sua cabeça, facilmente frustrada e apanhada nas suas mentiras, e tem um certificado de loucura. Também mesquinha e com manias de grandeza, Tywin nunca aprovou ou mostrou falta de prudência e geral incompetência(algo reflectido nos seus lacaios, são todos bons num especifico trabalho. Assim diminui o risco de palermice nas fileiras), a única pessoa a o enganar é o seu maior rival e igual, o seu próprio filho. Cersei é apenas demasiado estúpida para declarar que é filha de Tywin Lannister.  Jaime e Cersei são um anátema no nome de Tywin, mas este esconde as suas duvidas bem no fundo e prefere largar a sua fúria no filho "defeituoso", aquele que é o seu herdeiro.

Mas a parte mais interessante disto tudo é que Jaime e Tyrion acabam os dois como parricidas.