Autor Tópico: Sonho Febril  (Lida 20901 vezes)

Archeth

• Visitante
Re: Sonho Febril
« Responder #75 em: Abril 12, 2011, 19:07:26 pm »
Penso ainda não me ter feito entender.
Um tradutor obviamente não tem que desvirtuar a obra, alterando a história,personagens, etc.
Mas de tradutor para tradutor, a "forma" de uma determinada frase pode variar, sem que lhe mude o sentido ou o que no original está escrito.
Por isso é que há melhores e piores tradutores, e melhores e piores traduções.

Mas tambem sou de opinião, que se uma determinada frase no original, não está escrita da melhor "forma", porque não alterá-la, ao traduzir?

Por exemplo, na frase "Abner Marsh nunca vira Mike Cabeludo bater em ninguem com a barra, só uma ou duas vezes", o "só uma ou duas vezes" devia ser suprimido da frase( se é que existe no original), pois retira todo a lógica ao que é dito.

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #76 em: Abril 12, 2011, 19:43:50 pm »
percebam duma vez que o mundo (mesmo o dos vampiros) não é definitivamente nada romântico.

Bah, mas os vampiros são as criaturas Românticas por excelência! Há criatura que nos convide para a tragédia, através de promessas de amor e paixões eternas, como um vampiro? ;D

Archeth

• Visitante
« Responder #77 em: Abril 12, 2011, 20:14:30 pm »
Nah, Smirlah, os vampiros não são nada românticos.Nunca o foram.São sanguinários, sem alma e frios( dizem, pois nunca vi nenhum, a não ser o famoso Vampiro da Uva, que anda de bar em bar e está sempre bêbado!).  ;D
Românticas, na realidade, são as senhoras escritoras, e a sua legião de leitoras, que "criaram" esse novo vampiro romântico, talvez porque os homens deixaram de o ser(românticos).  ;)

E de promessas de amor e paixão eternas está o Inferno dos vampiros cheio, tal qual o nosso.Já não lhes bastava ser sugadores de sangue, e ainda se tornaram uns refinados mentirosos, imitando-nos sempre naquilo que de pior temos. ;D ;D ;D

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #78 em: Abril 12, 2011, 20:40:46 pm »
Nah, Smirlah, os vampiros não são nada românticos.Nunca o foram.São sanguinários, sem alma e frios( dizem, pois nunca vi nenhum, a não ser o famoso Vampiro da Uva, que anda de bar em bar e está sempre bêbado!).  ;D
Românticas, na realidade, são as senhoras escritoras, e a sua legião de leitoras, que "criaram" esse novo vampiro romântico, talvez porque os homens deixaram de o ser(românticos).  ;)

E de promessas de amor e paixão eternas está o Inferno dos vampiros cheio, tal qual o nosso.Já não lhes bastava ser sugadores de sangue, e ainda se tornaram uns refinados mentirosos, imitando-nos sempre naquilo que de pior temos. ;D ;D ;D
Mas que raio de vampiros andas tu a ler? Por acaso havia senhoras escritoras com legiões de leitoras nos sécs. XVIII e XIX a escrever sobre vampiros ''highschoolianos''? E vais dizer que esses vampiros (sécs. XIII e XIX) não eram Românticos? Com R grande e não pequeno. ;)

Archeth

• Visitante
« Responder #79 em: Abril 12, 2011, 21:08:19 pm »
Ah, estás a falar desses "vampirecos de saias" clássicos à Le Fanu.
Está bem, está bem,não fiques nervosa, toma lá o meu pescoço... ;D ;D

Offline Dadupe

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #80 em: Setembro 02, 2011, 07:50:48 am »
Tinha dito que queria comprar este livro quando ele saiu, mas nunca se proporcionou. Após todo este tempo comprei-o, sempre um bocadinho de pé a trás porque quando tenho expectativas muito altas, muitas vezes sou desiludido e confesso que estava um pouco de pé atrás com o livro por causa disso.

Depois de ler o Game of thrones sempre pensei que o autor não seria capaz de me surpreender, mas,.....

uau. Que livro. Li-o de uma golfada só. Personagens vibrantes, dos melhores ambientes que já li, e o George Martim tem a capacidade se nos prender durante TODOS os capítulos, levando-nos para o centro da acção de das emoções dos personagens.

Brilhante

Offline Puky

• Bibliófilo
  • "Viaja com leveza"
    • Ver Perfil
« Responder #81 em: Setembro 03, 2011, 23:05:05 pm »

A ler: Celestial - Cynthia Hand

Offline ZmeryDwagon

• A viver num sietch em Arrakis
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #82 em: Outubro 13, 2011, 04:34:14 am »
Já está escolhida a minha proxima leitura. Acabando o Dune Messiah (que está a ser secante), pego neste que está já ali na prateleira à espera :)
Última Leitura - Robin Hobb - Aprendiz de Assassino
A Ler - Robin Hobb - O Punhal do Soberano
Próxima Leitura - Raymond E. Feist - As Trevas de Sethanon

Offline Puky

• Bibliófilo
  • "Viaja com leveza"
    • Ver Perfil
« Responder #83 em: Outubro 13, 2011, 07:58:33 am »
Já está escolhida a minha proxima leitura. Acabando o Dune Messiah (que está a ser secante), pego neste que está já ali na prateleira à espera :)

Go go go !!

A ler: Celestial - Cynthia Hand

Offline static_pulse

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #84 em: Outubro 25, 2011, 07:16:14 am »
O meu comentário ao livro no Goodreads:

Já tinha este livro parado há algum tempo para ler, não há muito, mas como também estive bastante tempo à espera até ele chegar a casa, a verdade é que a minha vontade de o ler entretanto se sumiu toda. Comecei a lê-lo mais por obrigação e por puro acaso, visto que não sabia muito bem o que me apetecia ler a seguir.
Tenho desde já a dizer que fiquei completamente fascinada. Normalmente sou uma leitora ávida que chega a ler um livro por dia. Existem alguns que levam um pouco mais de tempo, na maior parte das vezes porque são livros mais complexos, com uma linguagem mais trabalhada. No entanto não foi o que aconteceu neste caso, não é que a escrita não seja elaborada, afinal estamos a falar de Martin, simplesmente fiquei de tal maneira cativada pelo livro, pela história em si e pela maneira como o autor escreveu a história, que a minha vontade foi ler muito devagarinho para poder saborear o livro ao pormenor. Além do pormenor da escrita e história fantásticas tenho a acrescentar que as personagens me cativaram sobremaneira. Sendo que o Capitão Marsh foi sem sombra de dúvida a que mais me cativou. Muito bem construída e fundamentada, com uma personalidade peculiar, mas invejável. Também o personagem Joshua York está muito bem conseguida. Uma alma atormentada pelo peso dos erros cometidos. A sua história está muito bem contada e a sua maneira de ser está também muito bem caracterizada!
Tenho que admitir que quando faltavam cerca de 100pág para o final eu já quase estava a espumar para ver o Marsh a matar o mau da fita, o autor tortura-nos durante aquelas 100pág levando-nos quase à loucura. Pareceu-me que houve ali um pouco de enrolanço, mas isso também se pode dever ao facto de já estar quase a entrar em desespero. Qando finalmente cheguei ao fim a única coisa que consegui foi respirar de alívio e ficar comovida com o epílogo.
Sem sombra de dúvida um livro que prima pelas personagens, pelo fio condutor da história e pela maneira como esta está escrita.

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
« Responder #85 em: Outubro 25, 2011, 18:27:18 pm »
Hum, gostei muito da tua opinião. Agora fiquei interessada.  :D

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #86 em: Outubro 25, 2011, 19:36:30 pm »
Ainda não o tenho, mas é um daqueles livros que anda à imenso tempo debaixo de olho!
De qualquer maneira, há-de cá vir parar à estante, pelo menos quando o George Martin vier cá, conto já o ter lido, quer o leve ou não para autografar. Depois logo se verá. 8)
Mas à leitura, não vai escapar mesmo! ;D

Offline ZmeryDwagon

• A viver num sietch em Arrakis
  • Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #87 em: Dezembro 06, 2011, 06:16:50 am »
Que livro FE-NO-ME-NAL.

Desde o raio do Harry Potter que um mesmo livro não me fazia rir e chorar desta maneira. Personagens intensas e vibrantes, um enredo em crescendo magistralmente bem escrito, uma sensação de aproximação emocional com as personagens.

Spoiler (click to show/hide)

Um dos melhores livros que já li. Sem qualquer dúvida.
Última Leitura - Robin Hobb - Aprendiz de Assassino
A Ler - Robin Hobb - O Punhal do Soberano
Próxima Leitura - Raymond E. Feist - As Trevas de Sethanon

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #88 em: Dezembro 07, 2011, 01:46:07 am »
Realmente este é um grande livro e que merecia muita mais destaque, mas infelizmente nem sempre qualidade anda de mãos dadas com quantidade.
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Cloud XXIII

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
    • Suspiros Literários
« Responder #89 em: Dezembro 07, 2011, 03:23:51 am »
Que livro FE-NO-ME-NAL.

Desde o raio do Harry Potter que um mesmo livro não me fazia rir e chorar desta maneira. Personagens intensas e vibrantes, um enredo em crescendo magistralmente bem escrito, uma sensação de aproximação emocional com as personagens.

Spoiler (click to show/hide)

Um dos melhores livros que já li. Sem qualquer dúvida.

Concordo. O fim está mesmo muito emocional. E a própria história transporta consigo tantas interpretações. Sonho Febril não é apenas mais um livro de vampiros, é muito mais que isso. Abrange muitos temas importantes. Enerva-me que as pessoas pensem que Fantasia são apenas livrinhos que nunca poderão passar disso... Desculpem o desabafo.
« Última modificação: Dezembro 07, 2011, 03:37:04 am por Cloud XXIII »