Autor Tópico: Martin e a Dança dos eternamente atrasados Dragões  (Lida 158766 vezes)

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Martin e a Dança dos eternamente atrasados Dragões
« Responder #15 em: Setembro 22, 2009, 20:23:58 pm »
Citação de: "Thanatos"
Citação de: "oliveira8"
(...)
Mas como Tiga disse, eu(e muita gente) já investi tempo e dinheiro na serie, por azar a serie é mesmo boa. Só que isto está a demorar, e quanto mais tempo demora mais gente fica chateada e expectativas aumenta. Se o livro torna-se um autentico desastre(Tipo Crossroads of Twilight) acho que...como é que o Lorde Frey diz? (...)

Eu por acaso também investi bastante. Até já perdi o conto a quantas vezes comprei várias edições diferentes dos livros. A questão é que enquanto ele escreve ou não escreve vou dedicando o meu tempo a outras coisas e quando, eventualmente, ele terminar o livro logo se verá. Não fico em stress.  Daí o meu «who cares» enquanto houver livros para ler o mundo gira.

Até porque esperar por esperar ainda estou à espera da bolacha que prometeste no outro tópico acerca dos filmes do Conan.  :twisted:

Eh...agora estou a passar um momento que não apetece pegar em novas series, e agora só colo naquilo que já conheço e tem qualidade garantida.(Ler falido da carteira) E estes ecrãs de 21 polegadas(ou raio) não são exactamente muito bons para ler horas a fio.

E a bolacha...bem....extraviou-se no correio. Sabes como os CTT são.

Offline TheRebel

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Setembro 23, 2009, 12:55:43 pm »
Escritor é um emprego igual aos outros todos.

Ora ai está!

Concordo com tudo o que dizes Oliveira8. Mas agora vamos lá pensar de outra maneira. O pessoal que defende o Martin é porque este lhes dá talvez a melhor fantasia de todos os tempos, pelo menos para estas pessoas (e podem me incluir nesse saco), ora as pessoas deixam de ser clientes ou fãs e passam a fanáticos em que Grrm é equivalente Deus, e nos não podemos duvidar da vontade de Deus. Se Deus que ver jogos da NFL quem somos nós, comuns mortais, para dizer alguma coisa. Mas o Martin só é o que é devido aos fãs, então não deveria de mostrar mais interesse em quem o tornou conhecido/rico.

Tal como o oliveira disse "Escritor é um emprego", se eu nao faço bem ou se estiver atrasado no meu trabalho o meu patrão não vai ficar chateado comigo? ou despedir-me? Agora neste caso quem é o Patrão? A editora? Não, porque se fosse um bom patrão já Dance andava nas ruas. A editora deve ainda estar a ganhar muito dinheiro com ASOIAF, direitos disto e daquilo. Então o patrão somos nós. Nós é que temos de mostrar o nosso descontentamento com o Sor Martin.

Mas o Sor Martin anda a viver bem, ele não está a fazer NENHUM!

O grave, mas mesmo grave problema é a série. Sim a série porque muitos pensam que agora o Martin tem que acabar ASOIAF mais depresa, mas não é bem assim. Ele vai ter mais $ a entrar e cada temporada da série deve ser um livro da versão Portuguesa. Traduzindo 8 Temporadas  = 7-8 anos!!! Então o Martin tem mais 8 anos para acabar Dance? Acabaram de lhe alargar o prazo e de o tornar ainda mais famoso ($)!

Só espero muito sinceramente estar errado!!!

Bem não vou continuar senão não me calo! hahahahaha!

George YOU are our Bitch

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Setembro 23, 2009, 17:24:48 pm »
Eu falei de Salazar totalmente diferente. *Nod*

Daí eu ter dito, e passo a citar-me:

* Vá, algo parecido.

(A menos que negues que invocar de uma ditadura fascista é fundamentalmente diferente de invocar outra ditadura fascista).

E eu sei perfeitamente o que diz a regra de Godwin. u.u *Sensibilidade geek ofendida*

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Setembro 23, 2009, 18:21:03 pm »
Citação de: "Ghenris"
Eu falei de Salazar totalmente diferente. *Nod*

Daí eu ter dito, e passo a citar-me:

* Vá, algo parecido.

(A menos que negues que invocar de uma ditadura fascista é fundamentalmente diferente de invocar outra ditadura fascista).

E eu sei perfeitamente o que diz a regra de Godwin. u.u *Sensibilidade geek ofendida*

Mas o "Vá, algo parecido" pensava que era o nome de Godwin. E nem sabias o nome do homem! Não tens Sensibilidade geek nenhuma!

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Setembro 23, 2009, 20:48:06 pm »
Mas o "Vá, algo parecido" pensava que era o nome de Godwin. E nem sabias o nome do homem! Não tens Sensibilidade geek nenhuma!

Acredita, tive de reler o meu post umas vinte vezes para descobrir que te referias àquele «l» a mais (que eu nem tinha reparado que tinha escrito).

Foi, de facto, um erro imperdoável. [/ironia]  :roll:

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Setembro 23, 2009, 23:41:46 pm »
Esse post era mesmo necessário? Quer dizer...acho que já todos sabíamos a opinião do Oliveira sobre Martin, mas está no seu direito. O homem, se quiser, pode pura e simplesmente não escrever mais nada da série( não lhe passe sequer pela cabeça!!!).

Nós, leitores, podemos ou não esperar pela obra. É tão simples quanto isso. Decerto todos sabem isso,talvez precisem apenas de recordá-lo de vez em quando.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Setembro 24, 2009, 00:34:49 am »
Citação de: "Ser Land"
Esse post era mesmo necessário? Quer dizer...acho que já todos sabíamos a opinião do Oliveira sobre Martin, mas está no seu direito. O homem, se quiser, pode pura e simplesmente não escrever mais nada da série( não lhe passe sequer pela cabeça!!!).

Nós, leitores, podemos ou não esperar pela obra. É tão simples quanto isso. Decerto todos sabem isso,talvez precisem apenas de recordá-lo de vez em quando.

Não não pode. Um electricista não deixa uma instalação eléctrica a meio porque não lhe apetece trabalhar mais. Não sei de onde foram buscar essa ideia mas um escritor não tem passe grátis para fazer o que lhe der na gana.

Como eu disse é um emprego como outro emprego qualquer. Ele certamente tem um contracto com a editora e agora um dever para os seus clientes(nós) para acabar a obra que começou.

Não há passes ou desculpas só porque ele fez algo giro. Ele que faça o seu trabalho e eu continuo a pagar-lhe os snacks e a TV plasma gigante para ver a NFL em Super-HD. Enquanto o senhor escritor continuar a fazer o seu trabalho não há razão de queixa. Quando o senhor escritor começar a pensar que pode fazer o que lhe bem apetece no que toca a fazer o seu trabalho, há razões de queixa.

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 24, 2009, 15:27:29 pm »
Não tens razão no que dizes, Oliveira.

É evidente que se Martin quiser, não acaba as crónicas, o mesmo se aplica ao teu exemplo do electrecista, se lhe der na cabeça que não acaba o seu serviço, não acaba. O que acontece é que simplesmente deixa de ter emprego ou então mesmo que não o perca tem de arcar com as consequências dos seus actos.
Nada mais simples! Agora diz-me lá quem é que pode efectivamente obrigar o homem a escrever?!
Podem pressioná-lo, e chateá-lo de todas as maneiras, mas não o podem obrigar a nada! Ele já tem a sua vidinha feita.

É claro que nenhum de nós, que adoramos as crónicas, queremos que isso aconteça, mas não é com posts de desagrado para com o escritor que o livro sai cá para fora mais rápido.
Não podemos fazer nada para acelerar o rítmo da escrita de Martin, por isso o melhor que todos temos a fazer é ler outros livros, que é coisa que não falta por aí, ou então reler as crónicas.

Lógico que o livro já devia estar terminado. Mas o que queres fazer?
Continuar a lembrar que o homem passa a vida no seu blog, a ver TV e nas suas viagens? Isso já todos sabemos.

Há tanto livro bom por aí, que andar a fazer posts do género é apenas uma perda de tempo e energia.

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 24, 2009, 15:48:03 pm »
Agora diz-me lá quem é que pode efectivamente obrigar o homem a escrever?!

Um contrato que ele tem com uma editora, assinado por ele mesmo, que o obriga, em termos legais, a finalizar a série. Tal como um electricista, aliás, substituindo-se os termos adequados.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 24, 2009, 15:54:08 pm »
Citação de: "Queen_of_the_Darkness"
Não tens razão no que dizes, Oliveira.

É evidente que se Martin quiser, não acaba as crónicas, o mesmo se aplica ao teu exemplo do electrecista, se lhe der na cabeça que não acaba o seu serviço, não acaba.

Isso não acontece tenho muita pena. Muita vezes estava eu a ligar cabo para uma rede telefónica e apetecei ame ir para casa, não podia ir porque estava debaixo de contracto com a minha empresa que por seu lado assinou um contracto com o cliente como a obra vai ficar completa.

Da mesma maneira que o senhor Martin tem um contracto com a sua editora como vai escrever livros. E como neste caso A Song of Ice and Fire é a única coisa que mantém Martin empregado, no momento que ele dizer " Não apetece mais" ele é capaz de ser despedido, os seus direitos de autor dos livros removidos e capaz de ser processado por brecha de contracto.

Já para não dizer que a sua fanbase do lado mais hardcore ia fazer com que ele nunca mais fizesse um cêntimo na vida a escrever.

Edit:Raios ninja!

Offline Queen_of_the_Darkness

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Setembro 24, 2009, 17:06:33 pm »
Da mesma maneira que o senhor Martin tem um contracto com a sua editora como vai escrever livros. E como neste caso A Song of Ice and Fire é a única coisa que mantém Martin empregado, no momento que ele dizer " Não apetece mais" ele é capaz de ser despedido, os seus direitos de autor dos livros removidos e capaz de ser processado por brecha de contracto.

Já para não dizer que a sua fanbase do lado mais hardcore ia fazer com que ele nunca mais fizesse um cêntimo na vida a escrever.

E não foi precisamente isso que eu referi?

O que acontece é que simplesmente deixa de ter emprego ou então mesmo que não o perca tem de arcar com as consequências dos seus actos.

Simplesmente quis referir, que qualquer ser humano pode cometer loucuras, mesmo sabendo as suas obrigações...

E quantos contratos é que não são desfeitos por esse mundo fora?

Evidentemente que não acredito que seja este o caso do nosso Martin.
Não nos podemos esquecer também, que o senhor já não é um jovem e que pelo andar da carruagem (leia-se escrita), pode até ir desta para melhor sem terminar a série.

E aí quem é que vai dizer que ele quebrou o contrato? Isto são apenas divagações claro, mas é possível que se venha a verificar.

O que eu acredito realmente é que o nosso Pai Natal há-de continuar por cá ainda muitos anos e que vai terminar esta série que já tem tantos fãs por todo o planeta e depois deste livro ser publicado os seguintes demorarão menos tempo a vir cá para fora. Pelo menos tenho fé  8)

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
« Responder #26 em: Setembro 24, 2009, 17:50:41 pm »
O que muita gente parece não conseguir compreender é que o trabalho criativo, seja ele qual for, é fundamentalmente diferente dos outros. Fundamentalmente. A criatividade é uma fera selvagem: faz o que lhe dá na gana, e não liga a mínima para contratos, irritações de fãs, razões e sua ausência, seja o que for. Não liga a mínima, principalmente, para a vontade do trabalhador criativo. Se lhe apetece vir, vem; se não apetece, não vem.

Pode ser seduzida das formas mais variadas, pode ser chamada com a promessa de recompensas, e por vezes essas técnicas até resultam, mas não pode ser obrigada a aparecer. Não é a criatividade que é do autor; é o autor que é da criatividade. É ele que está nas mãos dela e não o contrário, e só quem nunca tentou criar não sabe disso. Ou será que nunca ouviram falar de "bloqueio do escritor"?

Todos os artistas os têm, não só os escritores.

Há algo neste ponto da história que tem andado a bloquear o Martin. Não sei o que é, não sou arrogante ao ponto de julgar saber o que lhe vai na vida e na cabeça, mas há indícios. O tal "meereneese knot" de que ele fala às vezes parece indicar que pelo menos parte importante do problema está num ponto do enredo que ele ainda não conseguiu descobrir como desatar de forma satisfatória. A criatividade tem andado a dar-lhe negas atrás de negas atrás de negas. E se algum de vocês julga por um momento que ele não se aflige com isso, que isso não lhe causa muito mais stress e irritação do que a qualquer um dos seus fãs, está completamente por fora. Completamente por fora.

Há poucas frustrações que se comparem com a que sente um criador quando não consegue criar.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Setembro 24, 2009, 19:38:01 pm »
@Candeias

Então porque razão Martin não admite que o livro não está cá fora porque não faz a minima ideia de como continuar, e inspiração "0". Esse "meerenesseensnene Knot" é uma coisa "recente"(acho eu, pelo menos aos ouvidos do publico) e aparentemente são os últimos 20% do livro.

Citação de: "Queen_of_the_Darkness"
Simplesmente quis referir, que qualquer ser humano pode cometer loucuras, mesmo sabendo as suas obrigações...

E quantos contratos é que não são desfeitos por esse mundo fora?

Evidentemente que não acredito que seja este o caso do nosso Martin.
Não nos podemos esquecer também, que o senhor já não é um jovem e que pelo andar da carruagem (leia-se escrita), pode até ir desta para melhor sem terminar a série.

E aí quem é que vai dizer que ele quebrou o contrato? Isto são apenas divagações claro, mas é possível que se venha a verificar.

O que eu acredito realmente é que o nosso Pai Natal há-de continuar por cá ainda muitos anos e que vai terminar esta série que já tem tantos fãs por todo o planeta e depois deste livro ser publicado os seguintes demorarão menos tempo a vir cá para fora. Pelo menos tenho fé Cool

Pois muitos contractos são rasgados pelo mundo fora mas raros são os contractos que fazem milhões.
Martin sendo a cash cow que é não pode simplesmente abandonar o navio como-lhe bem apetece. Os homens de fato iam-no comer vivo.

E morrer não é brecha de contracto. Jordan morreu e não quebrou contracto nenhum. Foi uma situação fora do alcance do empregador. E mesmo assim a editora e a Casa de Jordayne arranjou um substituto para acabar. Neste caso Casa de Jordayne vai continuar a receber lucros por tudo que tenha nome de Robert Jordan(incluindo os próximos 3 livros e toda a merchandising WoT.)

Se Martin quebra-se contracto vivo e de vontade própria o mais certo era ser despojado dos direitos e nunca mais ver um cêntimo. E não é a primeira vez que tal acontece. Com os homens de fato e do dinheiro não se brinca.

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
« Responder #28 em: Setembro 24, 2009, 19:55:31 pm »
@Candeias

Então porque razão Martin não admite que o livro não está cá fora porque não faz a minima ideia de como continuar, e inspiração "0". Esse "meerenesseensnene Knot" é uma coisa "recente"(acho eu, pelo menos aos ouvidos do publico) e aparentemente são os últimos 20% do livro.

Não sei. Como disse, não presumo saber o que lhe vai na cabeça. Mas acho perfeitamente possível que tenha tido vários "nós" do género ao longo dos últimos anos que teve de desenredar um a um para poder avançar. Aliás, parece-me mesmo que toda a mudança que ele fez na forma de prosseguir com a história, que deu origam à divisão do volume que estava planeado em A Feast for Crows e A Dance with Dragons é um sintoma de que toda esta fase das Crónicas está a ser para ele um grande nó enredado que só se vai desenredando a muito custo.

E o facto de ele dizer que lhe falta escrever 20% do livro (ou coisa que o valha) não quer dizer que são os últimos 20%. Ele não escreve os capítulos na sequência em que nós depois os vamos ler. Se percebi bem o que tenho lido sobre o "meerenese knot", acho provável que ele esteja a ter problemas com todo o arco de história que envolve Daenerys.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Setembro 24, 2009, 20:04:56 pm »
Citação de: "candeias"
@Candeias

Não sei. Como disse, não presumo saber o que lhe vai na cabeça. Mas acho perfeitamente possível que tenha tido vários "nós" do género ao longo dos últimos anos que teve de desenredar um a um para poder avançar. Aliás, parece-me mesmo que toda a mudança que ele fez na forma de prosseguir com a história, que deu origam à divisão do volume que estava planeado em A Feast for Crows e A Dance with Dragons é um sintoma de que toda esta fase das Crónicas está a ser para ele um grande nó enredado que só se vai desenredando a muito custo.

E o facto de ele dizer que lhe falta escrever 20% do livro (ou coisa que o valha) não quer dizer que são os últimos 20%. Ele não escreve os capítulos na sequência em que nós depois os vamos ler. Se percebi bem o que tenho lido sobre o "meerenese knot", acho provável que ele esteja a ter problemas com todo o arco de história que envolve Daenerys.

Talvez não o todo mas sim a parte que começa a aquecer.

Aparentemente uma porrada de personagens vão se converger naquele ponto.

De cabeça aposto em: Tyrion, Varys, Victarion, Quenty, Dany e Co., Sor Jorah e outros.

Mas mesmo assim um só nó, não o parou durante 4(quase 5) anos.

E isto remete um pouco aquilo que estava a discutir com o Fiacha, se Martin apercebeu-se que deu o passo errado em 2001 e descartou a cena dos 5 anos e agora está tentando resgatar a serie de não se afundar. Ele notou um desagrado por A Feast for Crows, que ele próprio falou sobre. Tanto de faltar as personagens favoritas de muitos leitores e o desenrolar quase morto.