Autor Tópico: A Canção de Kali  (Lida 19495 vezes)

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
Re: A Canção de Kali
« Responder #30 em: Junho 19, 2010, 21:46:19 pm »
Não percebo como este livro pode ter deixado alguém indiferente. As descrições de Calcutá são tenebrosas, porque são assustadoramente reais. As descrições da Deusa terrível. A maneira como acabamos por não saber o que acontece às personagens indianas que foram traçando a linha dos acontecimentos, é tão real de forma horrível. Emocionei-me com o desfecho, consciencializei-me com a referência à verdadeira natureza humana. De facto estamos na Era de Kali. Adorei.
« Última modificação: Junho 19, 2010, 21:49:55 pm por tangerina »
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

ubik

• Visitante
« Responder #31 em: Junho 21, 2010, 19:16:02 pm »
Ainda bem que gostaste! ;)

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Abril 15, 2011, 18:02:54 pm »
Sabem se este livro vai estar à venda na feira do livro?

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Abril 15, 2011, 18:04:15 pm »

Deve estar à venda sim, esteve nos últimos anos.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Archeth

• Visitante
« Responder #34 em: Abril 15, 2011, 18:59:23 pm »
Mas não devia, devia estar esgotadissimo.Ou na 10ª edição. >:(

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #35 em: Abril 15, 2011, 19:24:59 pm »
Mas não devia, devia estar esgotadissimo.Ou na 10ª edição. >:(

Já teve duas! A primeira e a especial. Mas sim, merecia estar esgotado  :-\
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Abril 15, 2011, 20:28:32 pm »

Deve estar à venda sim, esteve nos últimos anos.

Obrigado, mas é engraçado, porque este é um livro que tenho repetidamente tentado encontrar e não consigo.
Se o vir na feira não me escapará!  :)

Offline bola de sabão

• Bibliófilo
  • Vive e deixa viver.
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Julho 31, 2011, 07:51:52 am »
Acabei hoje este livro e gostei bastante. Confesso que toda a história acabou por revelar-se diferente daquilo que imaginava que seria, mas nem por isso pior... aliás, acho que todo o livro acaba por ser uma sucessão de pequenas e grandes surpresas, uma vez que sempre que julgamos que algo vai acontecer, o autor muda de direcção deixando-nos sempre na expectativa.  ;) Se tiver de apontar um ponto mais fraco, acho que terei de referir o final... fiquei com mais perguntas do que respostas.  ::) Quanto às descrições de Calcutá, são de facto fantásticas... conseguem criar um misto de curiosidade mórbida com profundo nojo. Acho que não irei esquecer tão depressa a fuga de Luczak numa certa ruela... urgh.  :P

« Última modificação: Julho 31, 2011, 07:54:15 am por bola de sabão »
"Há um silêncio peculiar que sempre preside a tudo o que é definitivo."

www.goodreads.com/boladesabao

A ler: O Dardo de Kushiel - Jacqueline Carrey (leitura conjunta Bang)
         Haunted - Chuck Palahniuk

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Novembro 03, 2011, 18:27:41 pm »
Comecei a ler "A Canção de Kali" com a Edição Especial da SdE.

Vou colocando aqui no tópico algumas impressões que vou tendo sobre o livro.
Acho o Dan Simmons um escritor perfeccionista e será interessante analisar até que ponto isso transparecerá na escrita e afecta a qualidade mais institiva da mesma.

Até ao momento, e estando no final da primeira página, destaco:

- A citação de Saul Below, que demonstra como uma frase grande pode ser uma grande frase;
- Este pequeno intróito ao manancial de recursos estilísticos que o Simmons necessariamente possui:

Após tantas horas passadas a espreitar das alturas rarefeitas dos escritórios de Madison Avenue, este escritoriozinho (...)

Que contudo poderia ter sido perfeito se o Dan Simmons tivesse sido um nadinha mais ousado:

Após tantas horas passadas a espreitar das alturas rarefeitas de Madison Avenue, este escritoriozinho (...)

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Novembro 11, 2011, 02:54:47 am »
Comecei a ler hoje este livro. Ainda só li 42 páginas, pelo que não há ainda muito a dizer, mas confesso que já me sinto intrigada com o mistério que paira na cidade de Calcutá.  ;)

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #40 em: Novembro 11, 2011, 20:35:06 pm »
Acho que este será o próximo livro que vou ler...  ::)
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Novembro 11, 2011, 21:32:37 pm »
Vou sensivelmente a meio e tenho os seguintes comentários:

- Confirma-se que o Dan Simmons escreve tão bem ficção quanto não ficção. Aliás, há uma elegância competente ao serviço da narrativa que não consigo definir. Não é um escritor com um estilo vincado mas consegue conferir nuances interessantes à sua escrita direccionada. Tenho algumas suspeitas do porquê mas vou deixar para depois.

- Fiquei a saber durante a leitura que ele visitou a India antes de escrever o livro. Só podia pois algumas das descrições são exactas e fidedignas do primeiro ao último detalhe. Não percebi contudo se a questão da malevolência/violência intrínseca a Calcutá que ele tenta transmitir é ficção ou realmente o que ele sentiu. Bem sei que ele quando ele fez a visita provavelmente as coisas seriam diferentes (mais conturbadas) mas não associo a India a violência e maldade no estado puro. Na minha opinião e baseando-me numa visita recente penso que permance um sentimento de insegurança latente mas lá está, 30 anos mudam mta coisa.

- Até agora a mulher do Luczack, Amrita, parece-me totalmente artificial e um mecanismo narrativo usado pelo Dan Simmons para expor as suas ideias, digamos, menos literárias. Aquela comparação da cultura indiana a modelos matemáticos (introduzida num diálogo entre marido e mulher) não tem nada a ver com nada. Por mim bem que ele podia ter deixado a familia fora da India que a coisa corria melhor mas provavelmente o facto de a família estar com ele vai ser peça chave no enredo.

Ou seja, estou a gostar mas não me está a impressionar por aí além.
« Última modificação: Novembro 11, 2011, 21:45:35 pm por escritorario »

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Novembro 12, 2011, 02:02:29 am »
Não sei se a edição especial deste livro foi revista, mas a verdade é que tenho encontrado muito erros. Embora pequenos (trocas de letras e coisas afins), este não é um hábito que eu associe à Editora.
São pequenas coisas, mas que me fazem confusão ao ler.

No entanto, quanto à história, subscrevo o comentário final do escritorário. Não me está a impressionar, embora a escrita do auto seja fluida e faça descrições que agarram o leitor à sua narrativa.
Sinceramente, o protagonista não me está a cair no goto, por assim dizer. A única personagem que até agora achei interessante foi o Sanjam e o amigo Mu........ etc.

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Novembro 12, 2011, 19:15:12 pm »
Acabei hoje de manhã este livro e gostei, embora não me tenha fascinado. Achei um livro muito morno. Estive inclusive a ver reviews de algumas pessoas que o leram em inglês e que dizem que é o livro mais assustador que alguma vez leram. Sinceramente, não concordo. Nem considero este livro como pertencendo ao género de horror. Fantasia, sim. Horror, nada a ver. O autor nem me arrepiou, não me assstou nada. Certo, existem algumas descrições que poderão ser algo macabras, mas fora esses pequenos momentos (que nem são assim tantos quanto isso), este livro não é minimamente assustador.
Gostei da escrita do autor, acho que que faz umas descrições bastante boas, visto que o leitor consegue mesmo imaginar-se pelas ruas de Calcutá.
Mas de resto, achei o enredo pouco desenvolvido. Não senti empatia nenhuma (ou quase nenhuma) pelo protagonista e achei aquelas tentativas de piada um bocado deprimentes... O personagem passou a vida a lamentar-se ou arrepender-se de todas as suas decisões. Parecia que tinha medo da sua própria sombra. Também achei que a Amrita foi uma personagem pouco influente. Em suma, acho que a única personagem que me suscitou mais interesse e mais perdurou na memória foi o Sanjay.
Bem... fiquei um bocado desiludida com o livro, depois de ter visto as opiniões que andam por aí.

Aqui vos deixo a minha opinião mais completa: http://labirinto-livros.blogspot.com/2011/11/cancao-de-kali.html

Offline escritorario

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Novembro 14, 2011, 23:08:01 pm »
E já agora acrescento que segui à risca o que me foi pedido no prefácio, para primeiro ir ler o livro e só depois voltar para completar a leitura do mesmo...  ;D