Autor Tópico: O Caderno Secreto de Leonardo - partes I e II  (Lida 4964 vezes)

Offline acrisalves

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
    • http://acrisalves.wordpress.com
O Caderno Secreto de Leonardo - partes I e II
« em: Dezembro 20, 2009, 20:34:06 pm »
Quando publiquei o comentário a O Caderno Secreto de Leonardo, tinha já lido os dois volumes:

Jack Dann é um prolífero autor americano, que reside há vários anos na Austrália, cujo trabalho é comparado com Jorge Luís Borges, Roald Dahl, Lewis Carrol, J.G. Ballard e Philip K. Dick. Com as suas obras foi nomeado diversas vezes para vários prémios e venceu prémios tão sonantes como World Fantasy Award (com Dreaming Down-Under) ou Nebula (com Da Vinci Rising, um conto baseado em The Memory Cathedral ou O Caderno Secreto de Leonardo).

The Memory Cathedral ou O Caderno Secreto de Leonardo, como foi publicado em Portugal pela Saída de Emergência (em dois volumes), foi vencedor do prémio Aurealis, um importante prémio australiano que data de 1995.

Em O Caderno Secreto de Leonardo seguimos um dos artistas mais misteriosos da história na sua carreira multifacetada como pintor, escultor, engenheiro, matemático, inventor, anatomista, arquitecto, botânico, músico e escritor. Ainda que todas estas facetas sejam mostradas ao longo do romance, é nas capacidades pouco realizadas de engenheiro e inventor, que Jack Dann se centra.

Aproveitando alguns anos da vida de Leonardo pouco documentados, o autor encaixa a possibilidade de uma viagem ao Oriente, onde Leonardo terá tido a oportunidade de desenvolver e aplicar algumas das suas mais espectaculares invenções, principalmente aquelas de utilidade bélica.

No início do livro conhecemos o jovem Leonardo, um jovem aprendiz, enamorado por Ginevra, a filha de um rico comerciante que vê o seu futuro enegrecido aquando da proposta de casamento de um homem muito mais velho. Para salvar a riqueza e a honra da família, afasta-se de Leonardo. Este, destroçado, tenta aproximar-se da amada, mesmo depois do casamento. A seu cargo tem um jovem, Niccolò Machiaveli, o mesmo que terá escrito, anos mais tarde, O Príncipe, e que terá cunhado o termo maquiavélico.

Leonardo ganha fama através da qualidade das suas pinturas e esculturas, tornando-se um protegido d’O Magnífico, Lorenço de Medici. Ainda que apresente os belíssimos planos para potentes armas de guerra, pessoalmente ou por carta a vários possíveis candidatos, nenhum dos mecenas o vê como um engenheiro de guerra.

Após várias conspirações, a guerra silenciosa entre os Pazzi e os Medici, rebenta em Florença aquando da morte de Giuliano Medici, irmão de Lorenço. A cidade de Florença torna-se instável, e qualquer pessoa pode ser facilmente decapitada ou aprisionada. Leonardo é assim, obrigado a deixar a cidade, levando consigo Niccolò e acompanhado por alguns artistas. Entre os persas é obrigado a desenvolver as máquinas de guerra, que serão utilizadas para combater e amedrontar o enorme exército turco.

O Caderno Secreto de Leonardo explora Da Vinci não só enquanto artista, inventor e engenheiro, mas também como Homem, capaz de ceder à fúria e ao amor, influente e influenciável.

Cada capítulo se inicia com um separador, que contém citações de vários autores, inclusive de Leonardo. Ainda que graficamente o aspecto interno seja agradável, as capas são, para mim, o ponto negativo – são bem menos atractivas ao vivo do que olhando para as imagens.

Enquadrado dentro do género de História Alternativa, O Caderno Secreto de Leonardo constitui uma obra extensa de leitura aprazível, em que as páginas se sucedem rapidamente, sem momentos mortos ou aborrecidos – um livro recomendável para quem se interesse pelo Renascimento e pelo Homem Renascentista, Leonardo da Vinci.

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
Re: O Caderno Secreto de Leonardo - partes I e II
« Responder #1 em: Julho 21, 2010, 22:18:32 pm »
Para quando um pack com os dois volumes?  ::)
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 21, 2010, 22:36:39 pm »

Pois eu tambem estou a aguardar oportunidade ;D
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #3 em: Julho 21, 2010, 23:12:28 pm »

Pois eu tambem estou a aguardar oportunidade ;D

Eu acabei de aproveitar a oportunidade, e encomendei o pack Asteca, muito graças à opinião do senhor corvo  ;)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 22, 2010, 19:49:40 pm »
(...)

Eu acabei de aproveitar a oportunidade, e encomendei o pack Asteca, muito graças à opinião do senhor corvo  ;)

Se gostas-te muito dos Leões de Al Rassan (que eu acho mais romance histórico) gostarás seguramente da serie Asteca.

Para mim como obra é superior.

Espero que consigas motivar mais malta a ler estes livros, pelo menos igual ao que conseguiste nos Leões de Al Rassan ;D
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #5 em: Julho 22, 2010, 21:00:31 pm »
Achas que devia pedir comissão à SdE? ;D

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 01, 2010, 03:01:02 am »
Achas que devia pedir comissão à SdE? ;D

Claro ;D

Bem sendo eu um adomirador de romance histórico, vou apostar nestes dois livrinhos e conto já em Agosto ler o 1º volume, quero saber mais sobre Leonardo da Vinci.

Vamos lá ver se a minha opinião se torna identica ao do Rui Baptista ;D