Autor Tópico: Mensagem do Editor  (Lida 4679 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline admin

  • Administrator
  • Leitor de Fim de Semana
  • *****
  • Mensagens: 96
    • Ver Perfil
    • http://www.saidadeemergencia.com
Mensagem do Editor
« em: Fevereiro 18, 2010, 01:50:59 am »
Mais do que um editor de literatura fantástica, sou um fã do género. Por isso é duplamente gratificante publicar David Soares. Beneficio do mérito em editar um autor de excelência e ainda tenho o prazer de editar um autor que admiro. Para mim, David Soares é o melhor escritor de literatura fantástica em Portugal. A anos-luz de qualquer outro. E passo a explicar o porquê.

David possui aquela qualidade rara que é contar uma história fascinante recorrendo a uma escrita superior. O seu português é maravilhoso. Musical. As suas frases nunca são demasiadamente compridas ou curtas. São perfeitas na medida. Quase todas as palavras têm sinónimos, mas David escolhe sempre a mais certa. Nenhum sinónimo ficaria melhor. Os diálogos das personagens são um dos seus pontos fortes. Fluem normalmente, sem artifícios, cumprindo o objectivo dos diálogos. Mas ao contrário de muitos autores que se ficam pela beleza da escrita, para satisfação de tanta crítica para quem isso é suficiente, David vai mais longe. Muito mais. A sua escrita é apenas a ferramenta para contar uma história.

E esse é outro ponto forte de David. A sua habilidade para imaginar histórias. Valendo-se de uma imensa capacidade para esmiuçar ensaios, biografias e livros antigos que desencanta em alfarrabistas, David atira-se para a criação dos seus enredos com infinita preparação. Disciplinado, diligente, honesto e resignado com as dores do parto, David vai equilibrando camada de enredo sobre camada de enredo, onde tudo tem uma razão e nada foi deixado ao acaso. Na escrita de David não existem personagens de cartão. Sejam figuras históricas ou anónimos arrancados à imaginação, há complexidade em todas elas. E em todas se pressente a existência de uma vida inteira.

Mas David Soares não dá vida apenas às figuras que vivem e morrem nos seus romances. Outro dos seus dons é dar vida a toda uma época. Dizem os cientistas que viajar no tempo nunca será uma realidade. Valem-nos os autores que conseguem transportar o leitor para épocas distantes e preencher-lhe os cinco sentidos. David é um desses autores.

Depois de descritas tantas virtudes e sendo já autor de culto para um nicho, porque permanece David Soares desconhecido do grande público? É certo que a crítica engravatada vem sempre de arrasto, mas é quase irresponsável a forma como se promove tanta mediocridade e se ignora um autor assim. Talvez se não publicasse connosco mas sim num dos grandes grupos, talvez se renunciasse ao fantástico e escrevesse algo mais mainstream, David arranjasse um padrinho para lhe apresentar gente bem posicionada e, quem sabe, encomendar o próximo prémio Saramago.

O Evangelho do Enforcado chega amanhã às bancas. Para quem nunca leu este autor deixo o convite. Leiam e depois digam-me se foram exagerados os elogios. Para quem já conhece o autor, será apenas mais um degrau numa escadaria de excelência para o sucesso.

Luis CR [editor]

Offline Fiacha

  • Bibliófilo
  • ******
  • Mensagens: 15386
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Re: Mensagem do Editor
« Responder #1 em: Fevereiro 18, 2010, 14:59:34 pm »
Eu já li um livro e só posso subscrever.

Conto ainda ter a possibilidade de ler este novo livro e poder confirmar o que aqui está descrito. ;)

Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tangerina

  • Global Moderator
  • Bibliófilo
  • *****
  • Mensagens: 4851
    • Ver Perfil
    • goodreads
Re: Mensagem do Editor
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2010, 00:01:53 am »
Nunca li este autor, mas estou bastante curiosa. Espero pelo resultado do passatempo do Evangelho do Enforcado... Caso não ganhe, tentarei adquirir o livro de qualquer das formas daqui a uns tempos.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin
        

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

ubik

  • Visitante
Re: Mensagem do Editor
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2010, 20:09:32 pm »
Subscrevo integralmente as palavras do editor.Já tive oportunidade de afirmar, em outros posts deste fórum, que para mim existe um unico autor de excelência na área do fantástico, já com obra feita e "regular" ( ou noutra área literária1!, quando se escreve bem há apenas e tão sómente, literatura), e que é precisamente o David Soares.
Parabéns à SdE por publicar este autor, e nomeadamenteao seu editor(por apostar/arriscar nele).
Adquri e li todas as obras do DS publicadas pela SdE(LEIO E COMPRO!!), e estou a iniciar a leitura do Evangelho do Enforcado(sim, adquiri um daqueles 20 volumes autografados), e já estou fascinado com a sua leitura.Quem não leu David Soares não sabe o que está a perder!!Até porque David Soares é daqueles raros autores que não sabe defraudar o leitor...