Autor Tópico: O mundo oprimido por vampiros...  (Lida 5720 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
O mundo oprimido por vampiros...
« em: Abril 14, 2008, 20:47:43 pm »
Li O Império do Medo de Brian Stableford há cerca de 3 anos e lembro-me de uma das coisas de ter gostado mais foi o twist de história alternativa em que as principais famílias imperiais da Europa e líderes religiosos se tinham tornado vampiros, seres de enorme beleza e crueldade, imortais que sugam o sangue e vida dos humanos. Adorei a ideia de uma Europa subjugada por uma elite real de vampiros.

Embora seja uma história claramente fantástica, é construída de forma totalmente verosímil e não é difícil de acreditar que a partir de Átila, o Huno, alguns indivíduos alcançaram o segredo da imortalidade, tornando-se predadores de sangue humano.

É um livro muito imaginativo e, mais importante, cientificamente bem fundamentado, e pleno de viagens e aventuras que lembram um pouco o melhor das narrativas de Ridder Haggard e até Júlio Verne. Pode-se dizer que é um dos melhores exemplos em literatura do confronto da superstição vs. ciência. E para saber quem triunfa, nada melhor do que ler o livro.
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline mp

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2009, 00:19:46 am »
Concordo plenamente. É um livro muito bem estruturado, combina aventura, ciência, romance...tudo em parcelas muito equilibradas.
Gostei imenso deste livro e foi através dele que cheguei "à porta" da colecção Bang e julgo que não podia ter cá chegado de melhor forma.

Offline Depassion

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 14, 2009, 00:48:17 am »
Bem...vampiros...
Acho que vou ler! :twisted:
" I waisted all my childhood dreams by staring at the sun..."Sonata Arctica - San Sebastian

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
« Responder #3 em: Fevereiro 14, 2009, 02:37:21 am »
Ando há imenso tempo para ler este livro... Primeiro foi porque me passou completamente despercebido, depois, a falta de tempo... :(

Offline Cruxmaister

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Re: O mundo oprimido por vampiros...
« Responder #4 em: Março 24, 2010, 00:41:17 am »
Comprei o livro (já há uns 2 anos) porque achei a ideia muito boa e confirmou-se quando li, infelizmente não gostei nada do rumo da história.
Mas voltando à ideia:
É raro um autor neste tipo de literatura optar por usar a história real que todos conhecemos, mas Stableford conseguiu-o com mérito. Conseguimos acreditar que tanto Ricardo Coração de Leão como Átila ou Vlad (de onde terá tirado a ideia?  ::)) podiam ser vampiros e se fecharmos os olhos ao facto de sendo uns imortais, os outros teriam muito poucas hipóteses de existir como monarcas, até é tudo plausivel.
Tive mesmo pena de ter gostado tão pouco do resto do livro!  :-\

Offline Artafo

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Re: O mundo oprimido por vampiros...
« Responder #5 em: Março 24, 2010, 01:30:11 am »
Sim, também foi essa a ideia com que fiquei. Não digo que tenha desgostado da história, mas acho que se ficou um bocado "pelas curvas". A idéia é muito boa mas parece ter sido mal explorada. Mas não deixa de ser uma "lufada de ar fresco vampiresco" no meio desta invasão de vampiros apaixonados  ::)!