Autor Tópico: Philip K. Dick  (Lida 13631 vezes)

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Philip K. Dick
« Responder #15 em: Julho 07, 2011, 23:51:50 pm »
Do (pouco) que conheço do autor (os livros publicados na Presença e agora na Bang) não me passaria chamar-lhe um autor de Ciberpunk, antes e como o PCO69 lhe chamou DrogaPunk  será mais correcto.

Não. Não existe nenhum termo como "drogapunk". É mesmo cyberpunk que se diz. Detectives, super computadores, andróides, passado no futuro, ambiente noir (por vezes), flashbacks, droga (sim é uma característica comum em cyberpunk), tecnologia, crime e corrupção.

O Blade Runner inclui-se aqui.   Tal como muitos outros que tem estes termos. Até o Terminador têm elementos de cyberpunk (um andróide vindo dum futuro cyberpunk veio para os anos 80).

Secalhar fui só eu, mas drogapunk = escrever sobre a influencia de drogas...
mas secalhar fui só eu que achei isso...
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Julho 08, 2011, 00:02:20 am »
Do (pouco) que conheço do autor (os livros publicados na Presença e agora na Bang) não me passaria chamar-lhe um autor de Ciberpunk, antes e como o PCO69 lhe chamou DrogaPunk  será mais correcto.

Não. Não existe nenhum termo como "drogapunk". É mesmo cyberpunk que se diz. Detectives, super computadores, andróides, passado no futuro, ambiente noir (por vezes), flashbacks, droga (sim é uma característica comum em cyberpunk), tecnologia, crime e corrupção.

O Blade Runner inclui-se aqui.   Tal como muitos outros que tem estes termos. Até o Terminador têm elementos de cyberpunk (um andróide vindo dum futuro cyberpunk veio para os anos 80).

Secalhar fui só eu, mas drogapunk = escrever sobre a influencia de drogas...
mas secalhar fui só eu que achei isso...

Pois ....até faria sentido. Mas o problema é que no mercado estrangeiro dão o nome de cyberpunk. Em relação à parte "policial e corrupta" dão o nome de noir. E o Blade Runer não é só um filme sobre droga como sabes. Logo não sentido ter esse nome.

É comum haver detectives, corrupção, droga em cyberpunk. Não é só super computadores e andróides.
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Julho 08, 2011, 00:16:12 am »
E o Blade Runer não é só um filme sobre droga como sabes

Não estou a dizer isso. Só esta a referir que, ao chamarem ao livro drogapunk (nome claramente inventado se eu tiver razão) estão a apontar para o facto de eles suspeitarem que o autor escreveu o livro/conto/novela sobre a influencia de drogas. Agora, isto n sei, foi so o que me pareceu que eles queriam dizer com drogapunk.
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Julho 08, 2011, 00:22:28 am »
E o Blade Runer não é só um filme sobre droga como sabes

Não estou a dizer isso. Só esta a referir que, ao chamarem ao livro drogapunk (nome claramente inventado se eu tiver razão) estão a apontar para o facto de eles suspeitarem que o autor escreveu o livro/conto/novela sobre a influencia de drogas. Agora, isto n sei, foi so o que me pareceu que eles queriam dizer com drogapunk.

Oh desculpa  ;D Percebi-te mal.  Pois a mim também me parece que é isso. E a palavra "droga"punk é mesmo claramente inventada. E soa bastante mal por sinal.

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #19 em: Julho 08, 2011, 04:22:18 am »
Sim a palavra Drogapunk é inventada, e quando a uso estou a referir ao que já li da sua obra e não ao que ele andava a tomar quando escreveu os livros.

Fernando embora o Blade Runner seja um grande filme, e perdoa-me se estou enganado, acho que deves ler mais obras dele antes de começar a rotulá-lo, ai vais perceber o que queremos dizer com drogapunk  ;)
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #20 em: Julho 08, 2011, 04:28:20 am »
Além de que rotulá-lo só por rotular é parvo. Muitas obras abrangem vários géneros, e são apreciáveis (ainda mais) se não lhe colarmos uma etiqueta.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Julho 08, 2011, 08:32:02 am »
Sim a palavra Drogapunk é inventada, e quando a uso estou a referir ao que já li da sua obra e não ao que ele andava a tomar quando escreveu os livros.

Fernando embora o Blade Runner seja um grande filme, e perdoa-me se estou enganado, acho que deves ler mais obras dele antes de começar a rotulá-lo, ai vais perceber o que queremos dizer com drogapunk  ;)

Sim mas os livros dele são mesmo cyberpunk. (agora já tens os tais debates  ;) ). O foco dele não é a droga.Mas sim os andróides e os computadores. Pode haver corrupção e droga mas é normal, em cyberpunk. Aquele género é chamado de cyberpunk.Já o expliquei em cima.
« Última modificação: Julho 08, 2011, 08:38:56 am por Fernando Pinheiro »

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Julho 08, 2011, 08:37:10 am »
Além de que rotulá-lo só por rotular é parvo. Muitas obras abrangem vários géneros, e são apreciáveis (ainda mais) se não lhe colarmos uma etiqueta.

Opiniões. O Dick era um escritor de FC  (cyberpunk ). Não existe mal nenhum em rotular. Desde que não seja ofensivo. Se um género chama-se cyberpunk, qual é o mal de chamar de cyberpunk.

Também já ouvi o termo "livros de gaja".Isso também é um rótulo.

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://www.bbde.org
« Responder #23 em: Julho 08, 2011, 08:38:00 am »

Sim mas os livros dele são mesmo cyberpunk. (agora já tens os tais debates  ;) ). O foco dele não é a droga.Mas sim os andróides e os computadores. Pode haver corrupção e droga. Aquele género é chamado de cyberpunk.Já o expliquei em cima.

O foco são os andróides e os computadores??

Desculpa lá uma pergunta indiscreta Fernando mas afinal que livros já leste do homem?

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #24 em: Julho 08, 2011, 08:44:29 am »
Ainda não percebeste que o termo drogapunk foi inventado à pressão, como piada, porque o autor escrevia sob o efeito de drogas? Não se está a rotular a obra dele com base nisso, nem sequer a dizer que o foco é a droga, mas sim que os efeitos das drogas influenciaram a obra do autor? As divagações existenciais, etc..? Ok? Ninguém está a falar em corrupção e drogas nos livros do Dick, mas sim nas drogas que ele tomava!

Também já foi explicado isso em cima, duas vezes...  ::)
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Julho 08, 2011, 08:45:50 am »

Sim mas os livros dele são mesmo cyberpunk. (agora já tens os tais debates  ;) ). O foco dele não é a droga.Mas sim os andróides e os computadores. Pode haver corrupção e droga. Aquele género é chamado de cyberpunk.Já o expliquei em cima.

O foco são os andróides e os computadores??

Desculpa lá uma pergunta indiscreta Fernando mas afinal que livros já leste do homem?

Relatório Minoritário, Blade Runner (a edição portuguesa está com o titulo do filme em vez traduzido do titulo original). Ambos são cyberpunk.Pode haver corrupção como é normal em cyberpunk. Mas o foco é a tecnologia, andróides, computadores.  Sim tem um poco de noir. Mas o noir e o cyberpunk são quase como irmãos.

Não digo que ele tenha escrito outros géneros. Mas estes dois são mesmo cyberpunk.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Julho 08, 2011, 08:50:37 am »
Ainda não percebeste que o termo drogapunk foi inventado à pressão, como piada, porque o autor escrevia sob o efeito de drogas? Não se está a rotular a obra dele com base nisso, nem sequer a dizer que o foco é a droga, mas sim que os efeitos das drogas influenciaram a obra do autor? As divagações existenciais, etc..? Ok? Ninguém está a falar em corrupção e drogas nos livros do Dick, mas sim nas drogas que ele tomava!

Também já foi explicado isso em cima, duas vezes...  ::)

Lol não me apercebi. Tinha ideia que ele tinha esquizofrenia   ??? Não tinha conhecimento que tomava drogas.

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Julho 08, 2011, 08:56:13 am »
Bom -.-' claramente vejo que era uma piada. Não sabia que ele se drogava.Pensava que era esquizofrenia.

De qualquer das maneiras Dick é o melhor escritor de cyberpunk de todos os tempos (como já repararam sou fã do género)!!!!!!

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://www.bbde.org
« Responder #28 em: Julho 08, 2011, 15:56:09 pm »
Encontraste andróides e computadores no Relatório Minoritário?

Então e quando o foco é na tecnologia e computadores já passa a ser cyberpunk? Então 90% dos romances do Arthur C. Clarke e do Isaac Asimov, paz às suas almas, são cyberpunk. E nem eles o sabiam!  ???

Mas desculpa dizer-te, para quem diz tão facilmente que Dick é o melhor escritor de cyberpunk, sem ter lido mais que dois livros... não sei, não sei. Olha experimenta ler também Alfred Bester, Fred Pohl, William Gibson, Bruce Sterling, Pat Cadigan, Bruce Bethke... só para mencionar alguns.  ;)

Offline Sor Flavius

• Bibliófilo
  • BAZINGA!!
    • Ver Perfil
    • http://www.myspace.com/sorflavius
« Responder #29 em: Julho 08, 2011, 18:57:37 pm »
Não sabia que ele se drogava.

:o Não me interpretes mal ma friend mas em qualquer coisinha que leias sobre ele/obra vem explicito o que consumia.

A esquizofrenia foi fruto dos seus abusos com a droga(e claro, da sua própria genial mente). O facto de ter sido raptado por aliens também deve ter ajudado... ::) ;D (devia bater forte, devia... ;D)

E lê mais cenas dele... O Profanador, A Fenda no Espaço, Os 3 Estigmas de Palmer Eldritch, Ubik, A Penúltima Verdade e/ou o Homem do Castelo Alto editado aqui pela SdE numa edição que merece aplausos. Não são todos cyberpunk.

Mas, who cares?! É PKD e isso para mim basta.
Penso logo estorvo.