Autor Tópico: Sonho Febril  (Lida 22364 vezes)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: Sonho Febril
« Responder #15 em: Outubro 09, 2010, 02:18:50 am »
O título português não se refere a uma tradução do nome do barco, embora seja tão semelhante que se torne adequado. Os nomes dos barcos foram mantidos em inglês. O título refere-se às palavras da própria personagem que descreve toda aquela experiência alucinante em que foi enfiado como "um sonho febril". Esse excerto está na badana. ;)

O facto de ser semelhante não o torna adequado.

Se formos a ver que fevre é febre, pelo menos em francês, não ficaria lá muito bem sonho de febre ou algo do género. Sonho Febril faz mais sentido.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Outubro 09, 2010, 02:27:57 am »
O título mais correcto seria Fevre Dream, mas...nao deveria ser muito bom em termos comerciais, suponho...
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Outubro 09, 2010, 02:49:17 am »
O título mais correcto seria Fevre Dream, mas...nao deveria ser muito bom em termos comerciais, suponho...

Visto que dá a aparência de ser inglês...

Offline Deck

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Outubro 09, 2010, 08:37:19 am »
Passei hoje na Fnac e so tenho a dizer que a capa é brutal, espectacular mesmo! voces costumam ter livros com capas bonitas, mas esta supera todas!  8)  ;D

O facto de o livro ser de vampiros é que ja não me agrada muito.  :-\

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Outubro 09, 2010, 19:53:26 pm »
Passei hoje na Fnac e so tenho a dizer que a capa é brutal, espectacular mesmo! voces costumam ter livros com capas bonitas, mas esta supera todas!  8)  ;D

O facto de o livro ser de vampiros é que ja não me agrada muito.  :-\

Três palavras: O Último Anel.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Mahsira

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 10, 2010, 19:24:29 pm »
Eu quero este livro! Vem cá parar de certeza, as saudades de ler Martin já são muitas  :P
A LER: The Surgeon, Tess Gerritsen
           A Rainha no Palácio das Correntes de Ar, Stieg Larsson

"Books are the quietest and most constant of friends; they are the most accessible and wisest of counsellors, and the most patient of teachers."
Charles W. Eliot

Offline Puky

• Bibliófilo
  • "Viaja com leveza"
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Outubro 15, 2010, 07:38:44 am »
Talvez invista neste livro =D

A ler: Celestial - Cynthia Hand

Offline RuiTeves

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Outubro 16, 2010, 06:17:01 am »
Este já cá canta na estante :) E a capa está mesmo de mais, a minha namorada já está farta de me ouvir dizer 'É pá esta capa tem mesmo pinta'

Offline RuiBaptista

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Bela Lugos is Dead
« Responder #23 em: Outubro 16, 2010, 06:22:03 am »
Talvez invista neste livro =D

Talvez???  :o Investe que não te vais arrepender.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Outubro 20, 2010, 23:56:14 pm »
Sonho Febril - Crítica no blogue Lydo e Opinado

Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1982, esta obra de George R. R. Martin, muito anterior ao seu grande sucesso «As Crónicas de Gelo e Fogo», só agora é editada entre nós. Se tinha expectativas elevadas? Muitas. As Crónicas são responsáveis por esperarmos semopre muito de um autor que até então sempre nos surpreendeu. Este 'Sonho Febril', com a sua capa portuguesa maravilhosa, e sendo fantasia de George R. R. Martin já escrita há quase trinta anos, só podia prometer grandes coisas. Parti para a sua leitura entusiasmado e expectante. Não me desiludi! É-nos introduzida logo desde o começo uma personagem que associaria como sendo tipicamente de Martin - Abner Marsh. Ao nível das suas melhores personagens de sempre, juntando com o TOP das presentes nas Crónicas de Gelo e Fogo. E é sob o olhar deste capitão que acompanhamos grande parte desta aventura. Este capitão tão peculiar e com o qual é tão fácil aprendermos a gostar da sua forma de ser. Descrito como o homem mais feio de todo o rio Mississipi, com os seus cento e cinquenta quilos e cara cheia de verrugas, tem uma maneira de ser muito forte e vincada. Esta personagem é responsável por 1/3 do gosto que tenho por este livro. O dos 1/3 restantes estão no ambiente. Este mundo de meados do século XIX no rio Mississipi, com toda a história dos barcos a vapor, as cargas e descargas, as viagens atribuladas, as competições entre os barcos por um maior estatudo e fama... é simplesmente apaixonante. Dá vontade de lá estar a viver aqueles momentos. A descrição dos barcos, dos mais e menos luxuosos... identifiquei-me bastante com o ambiente descrito. Mágico e envolvente.O último 1/3 do gosto não podia deixar de ir para o horror que caracteriza este livro. Não é uma história fácil, serena. Pelo contrário. Não se assustem os que fogem das modas quando eu disser que o tema principal do livro é exactamente 'Os Vampiros'. Agora reparem que há aqui uma grande diferença! Primeiro foi escrito muito antes da moda que agora houve. Depois, temos aqui uma dimensão mais palpável e assustadora destes seres. Longe de terem uma co-existência fácil com os humanos, ou de serem bonzinhos, ou de transformarem outros também em vampiros se assim o desejarem... temos aqui um conceito mais horroroso e monstruoso. Humanos e vampiros não se ligam, não se consideram iguais - e nisto há também uma constante referência à escravatura ainda existente na época, entre brancos e negros não se considerarem iguais. A comparação é feita constantemente! Atenção, aviso-vos: momentos de terror verdadeiramenre... repugnantes, diria assim. Perturbador. Não querendo revelar spoilers, e não o vou fazer - adoro a posição que o tema "poesia" tem na obra. Entrando aos poucos na vida de Marsh, que no entanto nunca deixa de a chamar 'malditos poemas!', sentindo o contrário. Está muito bem conseguido. Como pontos menos positivos tenho apenas o enredo da segunda metade do livro, que me parece um pouco mais pobre que a primeira. Quanto à tradução, embora boa na sua grande parte, tanto no princípio como no fim apresenta algumas repetições de palavras escusadas em sequências de frases muito próximas, e uma ou duas trocas de nomes que teriam ido lá com uma melhor revisão. Muito positiva, no entanto! Fica pois a sensação que o livro correspondeu às altas expectativas que tinha criado, sem as ter no entanto nem ultrapassado nem ficado aquém. Uma obra que confirma George R. R. Martin como o meu autor preferido de fantasia, e que prova o poder que uma boa escrita tem de nos levar para longe do tempo e da realidade em que vivemos. Excelente! Personagem Preferidas: Abner Marsh. Adorei!
Nota: 9/10 - Excelente

Para seguir no blogue Lydo e Opinado.

http://lydoeopinado.blogspot.com/2010/10/critica-sonho-febril.html
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline LarsGon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • Os Livros do Lars
« Responder #25 em: Outubro 21, 2010, 01:51:23 am »
Daqui a uns dias vou começar a ler o livro depois logo digo se gostei, mas a capa é mesmo linda  ;D

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Outubro 29, 2010, 04:08:02 am »
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Silent Raven

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • http://www.freewebs.com/carlaribeiro
« Responder #27 em: Outubro 29, 2010, 22:34:04 pm »
Mais uma (a minha): http://asleiturasdocorvo.blogspot.com/2010/10/sonho-febril-george-rr-martin.html

Quando Abner Marsh é abordado por um estranho que lhe propõe comprar metade da sua companhia de barcos a vapor (companhia essa que está praticamente falida) e ainda financiar a construção do barco dos seus sonhos, as estranhas exigências de Joshua York parecem ínfimas ante as possibilidades que o estranho tem para oferecer. Mas, à medida que a viagem do Fevre Dream prossegue, os estranhos comportamentos de York despertam rumores e perplexidade e a dúvida instala-se na mente de Abner Marsh. Quem é, afinal, o seu sócio? E que relação tem ele com as estranhas mortes que vão aparecendo nos jornais?
É difícil não partir para a leitura de um livro como este com expectativas elevadas. Por muito diferente que seja este livro relativamente às conhecidas Crónicas de Gelo e Fogo, Martin é um autor de quem nunca esperaria senão uma grande obra. E as minhas expectativas não saíram, de todo, defraudadas.
Sonho Febril é um livro onde descrições completas e detalhadas, que praticamente permitem visualizar o barco em todos os seus aspectos, tal é a precisão dos pormenores, se conjugam com um enredo que, ainda que não seja de leitura compulsiva, é envolvente pela forma como personagens interessantes e algo misteriosas, bem como situações e acções surpreendentes, são apresentadas, sem perder de vista a caracterização detalhada de aspectos como o pensamento e o sistema da época.
Um dos aspectos mais intrigantes deste livro está, como não poderia deixar de ser, na caracterização e nas relações construídas entre os vampiros. Criaturas que de inocente (ou até de benévolo) têm muito pouco, não deixam, ainda assim, de apresentar uma certa diversidade, e isto é particularmente marcante na estranha relação de antagonismo entre Damon Julian e Joshua York. Nos seus conflitos e jogos de controlo, acabam por representar uma interessante dualidade entre o vampiro cruel e quase monstruoso e a figura do vampiro humanizado, ainda que nenhum deles seja, na visão total que deles é oferecida, totalmente linear.
Abner Marsh surge como um protagonista bastante invulgar. Não sendo um indivíduo que prime pela beleza - muito pelo contrário - acaba por conquistar o leitor de uma forma mais lenta, mas igualmente intensa, pelas suas atitudes, pela lealdade que, apesar de vacilante e posta à prova por várias vezes, acaba por se revelar impressionante. Já York exerce uma forma diferente de fascínio, marcando principalmente pelo idealismo dos seus planos, mas que, apesar disso, revela a sua imperfeição na passividade que, por vezes, se revela em certos actos.
Uma última referência para a importância da poesia ao longo desta narrativa. São, em parte, como pistas para futuras revelações os poemas de Byron que são citados ao longo do livro, e a escolha dos poemas, encaixando na perfeição com a situação narrativa em que se enquadram, cria na leitura uma harmonia bastante impressionante, quase como se o poema tivesse surgido propositadamente para aquele contexto.
Envolvente, com uma escrita soberba, personagens fascinantes e um enredo intenso e marcante, um livro que, apesar de muito diferente do que conhecia do autor, surpreende em cada acção e em cada cenário... e que fica na memória, bem depois de terminada a leitura.
"I cast out the Light and bind you to me. I cast out the Light and become your dwelling place. I cast out the Light that lives within me and will walk in this Dark place forever!" in Belladonna, by Anne Bishop

http://asleiturasdocorvo.blogspot.com

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Novembro 10, 2010, 20:54:54 pm »
Foi com enormes expectativas que parti para a leitura deste livro pois este é sem duvidas um dos meus escritores preferidos e que obviamente associamos às crónicas do Gelo e do Fogo.

Mesmo não tento lido muita literatura sobre vampiros e tendo em atenção que este livro foi escrito muito antes da actual onde que por ai anda, acho que estamos na presença de um excelente livro, com personagens marcantes, um enredo que retrata muito bem uma época da história americana e onde são acrescentados alguns elementos fantásticos que foram os vampiros e uma escrita como Martin já nos habituou.

Quanto a mim o forte são mesmo as persongens, onde o escritor quase nos faz sentir o que eles sentem, os dilemas que tem.

Adorei as pesonagens centrais da história em especial o nosso Marsh que se veio a revelar uma personagem extraordinaria, embora existam personagens secundárias que são igualmente muito boas..

Penso que o contributo dos vampiros tambem foi bem conseguido tornando-se uma mais valia para o enredo.

Só posso recomendar a qualquer adepto de boa fantasia :)

9/10

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #29 em: Novembro 12, 2010, 20:57:49 pm »
Ontem, à noite, mal peguei no livro e comecei a ler, já não consegui parar, foram seis capítulos e só parei porque a mulher me obrigou a ir dormir, um livro realmente magnifico  8).
Quem me dera estar a lê-lo agora...
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura