Autor Tópico: O Veneno de Ofiúsa de Francisco Dionísio  (Lida 6212 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
O Veneno de Ofiúsa de Francisco Dionísio
« em: Outubro 04, 2010, 18:23:38 pm »

Numa luta entre deuses e homens, só os verdadeiros heróis poderão fazer a diferença. Chegou o tempo há muito anunciado em que os deuses deverão partir e deixar o destino da Terra entregue aos homens. Mas nem todos os deuses aceitam fazê-lo, e um terrível conf lito entre homens e divindades é inevitável. É neste cenário que dois jovens guerreiros, Anio e Camal, percorrem a Lusitânia em busca do guardião da joia da Deusa-mãe - uma pedra capaz de aniquilar as próprias divindades. Inspirado nos povos pré-romanos da Península Ibérica, "O Veneno de Ofiúsa" é uma viagem para um tempo mágico há muito esquecido. Estás preparado para a guerra com os deuses?

Leia um excerto desta obra.
« Última modificação: Março 29, 2012, 21:59:11 pm por Smirlah »
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline DreamGazer

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
    • Caneta, Papel e Lápis
Re: O Veneno de Ofiúsa de Francisco Dionísio
« Responder #1 em: Dezembro 13, 2010, 19:03:48 pm »
Ontem à noite terminei a leitura deste livro, e posso dizer que gostei.
É um livro que demonstra bem o público-alvo (quanto mais não seja por ter personagens principais adolescentes, e pelo foco nas batalhas), mas que não se fica por aí, conseguindo entreter. Peca por se focar demasiado nas batalhas, mesmo assim não descuidando um certo nível de desenvolvimento das personagens. Gostei muito do uso da história Ibérica, e do uso das divindades. Recomendo aos mais jovens, e aos adultos que gostem da nossa história e que não pretendam que estas leitura seja de uma extrema complexidade, mas que a vejam como um livro interessante.

A minha opinião completa está no blog Floresta de Livros: http://florestadelivros.blogspot.com/2010/12/o-veneno-de-ofiusa.html

Agora uma questão, se me permitem: Porque é que este livro não teve quase publicidade nenhuma e acabou com uma tiragem tão ... minúscula? Isto é de estranhar quando todos os outros receberam muito mais atenção. Corrijam-me se estiver enganada, mas foi esta a ideia com que fiquei.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 13, 2010, 20:27:12 pm »
Conto ler este livro brevemente e já o tenho na minha estante aguardando vez (A Capa é muito bonita).

Quanto à questão que levantas não sei mesmo responder, mas penso que um dia poderá ser opção de oferta na compra de 2 leve um 3 grátis, logo vir a ter alguma visibilidade :), veremos
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Vanda

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 14, 2010, 03:07:13 am »
Agora uma questão, se me permitem: Porque é que este livro não teve quase publicidade nenhuma e acabou com uma tiragem tão ... minúscula? Isto é de estranhar quando todos os outros receberam muito mais atenção. Corrijam-me se estiver enganada, mas foi esta a ideia com que fiquei.

Posso estar errada, mas creio que essa situação ("este livro não teve quase publicidade nenhuma") não se aplica somente a este livro. Acho que aconteceu isso com todos os livros da TEEN, não só com este.
Quanto à tiragem, isso já terá a ver com critérios que não nos dizem respeito, mas sim ao editor, que certamente terá uma maior conhecimento do mercado em relação a um livro com O Veneno de Ofiúsa.
 A Susana e o Martin, e os seus livros tornaram-se mais conhecidos porque ambos estão inscritos no fórum e interagem bastante com os restantes users, além de terem participado no FF e terem tido a oportunidade de conhecer alguns membros aqui do fórum. :)
 A meu ver, os livros da TEEN tiveram definitivamente mais visibilidade desde que foi aberto um board aqui no fórum para esta colecção. Até porque a maioria dos users praticamente nem os conhecia… :-\
O silêncio é o inicio da Sabedoria...
[Never a failure, always a lesson]

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 14, 2010, 04:57:22 am »
(....) A meu ver, os livros da TEEN tiveram definitivamente mais visibilidade desde que foi aberto um board aqui no fórum para esta colecção. Até porque a maioria dos users praticamente nem os conhecia… :-\

Fico mesmo contente que digas isso ;), bastou-me ler Os Homenzinhos livres do Terry Pratchett para perceber que algo teria que ser feito e penso que a solução encontrada pela Editora foi a mais acertada.
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #5 em: Dezembro 14, 2010, 06:02:49 am »
.
 A Susana e o Martin, e os seus livros tornaram-se mais conhecidos porque ambos estão inscritos no fórum e interagem bastante com os restantes users, além de terem participado no FF e terem tido a oportunidade de conhecer alguns membros aqui do fórum. :)
 A meu ver, os livros da TEEN tiveram definitivamente mais visibilidade desde que foi aberto um board aqui no fórum para esta colecção. Até porque a maioria dos users praticamente nem os conhecia… :-\

Não foi bem assim, penso eu. Os livros da TEEN tiveram maior visibilidade a aprtir do momento em que Alex 9 entrou para a lista de ofertas da promoção 2=3 da editora. Foi por esse livro ter sido oferta que alguns users do fórum começaram a ler e a deixar as suas opiniões positivas. A partir daí, (já se sabe como funcionam actualmente as opiniões literárias na web, quase que são a melhor publicidade que um livro pode ter) outros começaram a investir mais na TEEN. A publicação dos Homenzinhos Livres do Terry Pratchett, um autor mais que consagrado na fantasia também veio dar uma visibilidade merecida à colecção. Só relativamente recentemente é que os autores se inscreveram no fórum (e fizeram muito bem! ganham eles e ganham os leitores, sem dúvida), e depois, claro, a presença no FF deu-lhes grande visibilidade.
Mas é claro que não podemos confundir o que se passa aqui no fórum onde somos todos uns agarrados sempre à procura de bons livros e atentos às novidades, com o que se passa lá fora. Sei que aqui no fórum os autores portugueses da colecção estão em alta, mas honestamente não faço a menor ideia se estes e outros da TEEN estão a ser muito divulgados. Quando saíu o Daenerys, estava em todo o lado :)

MAs em todo o caso, concordo que a TEEN devia ter mais publicidade, principalmente a parte em que  se esclarece afinal que tipo de livros são, porque o próprio título da colecção (se bem que um excelente trocadilho) é um pouco enganador. Eu ainda só li Os Homenzinhos Livres e gostei bastante, e pelo que leio por aqui são autores a apostar.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline DreamGazer

• **
    • Ver Perfil
    • Caneta, Papel e Lápis
« Responder #6 em: Dezembro 14, 2010, 18:25:01 pm »
.

Não foi bem assim, penso eu. Os livros da TEEN tiveram maior visibilidade a aprtir do momento em que Alex 9 entrou para a lista de ofertas da promoção 2=3 da editora. Foi por esse livro ter sido oferta que alguns users do fórum começaram a ler e a deixar as suas opiniões positivas. A partir daí, (já se sabe como funcionam actualmente as opiniões literárias na web, quase que são a melhor publicidade que um livro pode ter) outros começaram a investir mais na TEEN. A publicação dos Homenzinhos Livres do Terry Pratchett, um autor mais que consagrado na fantasia também veio dar uma visibilidade merecida à colecção. Só relativamente recentemente é que os autores se inscreveram no fórum (e fizeram muito bem! ganham eles e ganham os leitores, sem dúvida), e depois, claro, a presença no FF deu-lhes grande visibilidade.
Mas é claro que não podemos confundir o que se passa aqui no fórum onde somos todos uns agarrados sempre à procura de bons livros e atentos às novidades, com o que se passa lá fora. Sei que aqui no fórum os autores portugueses da colecção estão em alta, mas honestamente não faço a menor ideia se estes e outros da TEEN estão a ser muito divulgados. Quando saíu o Daenerys, estava em todo o lado :)

MAs em todo o caso, concordo que a TEEN devia ter mais publicidade, principalmente a parte em que  se esclarece afinal que tipo de livros são, porque o próprio título da colecção (se bem que um excelente trocadilho) é um pouco enganador. Eu ainda só li Os Homenzinhos Livres e gostei bastante, e pelo que leio por aqui são autores a apostar.

Pelo menos no início, quando foram lançados o Illusya e o Daenerys, esta colecção foi bastante publicitada, mas desde aí tem decrescido.
E sim, embora seja sempre bom publicitar nos fóruns, se não for publicitado fora nunca vai angariar novos leitores assim chegar a um público mais vasto, e embora todos os seguintes livros da colecção tenham sofrido um pouco com isso, acho que este foi o que menos atenção teve, e só em questionava se havia uma razão para isso.

Mas não é só na TEEN, também na Bang há livros que eu praticamente não sei que foram lançados e só por visitar o site regularmente é que tomo conhecimento. Mas, bem ... é a lei do mercado, suponho.

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 05, 2011, 23:36:15 pm »
Como é óbvio, os primeiros livros da colecção TEEN receberam bastante publicidade porque se tratava do início de uma nova colecção e daí o facto de estar em todo o lado. Quando acabou a novidade, a visibilidade foi inevitavelmente decrescendo.

Mas parece-me que há aqui uma percepção errada de como as coisas funcionam em termos de marketing. Nem todos os livros recebem investimentos em marketing. Nem todos os livros recebem investimento para que possam ter grande visibilidade nas livrarias. É errado estar à espera disso e pedir à editora tal coisa nem sequer faz muito sentido.

Os livros são alvo de marketing consoante o seu potencial de venda e numerosos outros factores. Faz parte da tarefa de um editor avaliar esses potenciais e saber fazê-los florescer no mercado. Só podemos rezar para que o investimento resulte e a coisa pegue, mas muitas vezes não é garantido e pode falhar mesmo com publicidade, causando um grande prejuízo.

Quando não há dinheiro para investir na visibilidade de todos os livros, tenta compensar-se por outros meios e a Internet, nesse aspecto, tem sido fundamental. Nós levamos as novidades aos nossos leitores através do site e loja online, criamos fóruns e blogues, dinamizamos as redes sociais, promovemos uma interacção pessoal rara no meio editorial português com o nosso leitor, oferecemos livros a leitores e bloggers, etc, etc. Tudo isto já é uma estratégia de marketing em si que funciona muito bem nos nichos, entre fandoms, mas não podem esperar que tal coisa funcione bem com a população em geral, porque a população em geral está desligada destas comunidades na net. Para essa grande maioria é mesmo preciso, infelizmente, investir €€ (que não é pouco) nos espaços físicos das livrarias e grandes superfícies. E nisso, meus caros, todas as editoras têm limites financeiros. Gostamos de todos os nossos livros em igual medida, mas temos perfeita consciência de que só alguns livros irão  atingir voos mais altos. ;)

A TEEN é algo que funciona bem em termos de nicho, de fandom, mas não é mainstream e o facto de ter uma faixa etária específica tem limitado a visibilidade desta colecção.
« Última modificação: Janeiro 05, 2011, 23:44:19 pm por Safaa_Dib »
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline DreamGazer

• **
    • Ver Perfil
    • Caneta, Papel e Lápis
« Responder #8 em: Julho 29, 2011, 22:07:05 pm »
A TEEN é algo que funciona bem em termos de nicho, de fandom, mas não é mainstream e o facto de ter uma faixa etária específica tem limitado a visibilidade desta colecção.

Pelo pouco que sei dos livros da colecção, não me parece que estes tivessem de ser de nicho. São livros para jovens, mas que podem ser lidos por adultos, portanto parece-me que se apostassem mais nos jovens/adolescentes, só tinham a ganhar, ao invés de se focarem quase exclusivamente nos mais adultos (que são,segundo me parece, o grande leque de membros do fórum e clientes do site).
Mas claro, posso estar enganada, pois vocês devem estar mais conscientes da faixa etária dos vossos leitores.

Só digo isto porque se conhecem outras colecções (de outras editoras) que por serem para jovens/adolescentes conseguem vender bastante bem, exactamente porque apostam neles.
O meu conhecimento é limitado, por isso perdoem-me se estou a dizer barbaridades, mas é essa a sensação que fica.

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 30, 2011, 19:37:58 pm »
Como é óbvio, os primeiros livros da colecção TEEN receberam bastante publicidade porque se tratava do início de uma nova colecção e daí o facto de estar em todo o lado. Quando acabou a novidade, a visibilidade foi inevitavelmente decrescendo.

Mas parece-me que há aqui uma percepção errada de como as coisas funcionam em termos de marketing. Nem todos os livros recebem investimentos em marketing. Nem todos os livros recebem investimento para que possam ter grande visibilidade nas livrarias. É errado estar à espera disso e pedir à editora tal coisa nem sequer faz muito sentido.

Os livros são alvo de marketing consoante o seu potencial de venda e numerosos outros factores. Faz parte da tarefa de um editor avaliar esses potenciais e saber fazê-los florescer no mercado. Só podemos rezar para que o investimento resulte e a coisa pegue, mas muitas vezes não é garantido e pode falhar mesmo com publicidade, causando um grande prejuízo.

Quando não há dinheiro para investir na visibilidade de todos os livros, tenta compensar-se por outros meios e a Internet, nesse aspecto, tem sido fundamental. Nós levamos as novidades aos nossos leitores através do site e loja online, criamos fóruns e blogues, dinamizamos as redes sociais, promovemos uma interacção pessoal rara no meio editorial português com o nosso leitor, oferecemos livros a leitores e bloggers, etc, etc. Tudo isto já é uma estratégia de marketing em si que funciona muito bem nos nichos, entre fandoms, mas não podem esperar que tal coisa funcione bem com a população em geral, porque a população em geral está desligada destas comunidades na net. Para essa grande maioria é mesmo preciso, infelizmente, investir €€ (que não é pouco) nos espaços físicos das livrarias e grandes superfícies. E nisso, meus caros, todas as editoras têm limites financeiros. Gostamos de todos os nossos livros em igual medida, mas temos perfeita consciência de que só alguns livros irão  atingir voos mais altos. ;)

Talvez a colecção precise de nomes sonantes. Dragonlance, por exemplo. Ou outra obra/autor famosa(o).
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 04, 2011, 12:32:07 pm »
Faixas etárias torna-se muito complicado...até porque as crianças e adolescentes de hoje são mais maduras que as gerações anteriores, vêem coisas, que as das gerações anteriores, não viam.

Lembram-se do animé Dragon Ball (onde se morre um pouco)? Aquilo era para que idades? Ninguém sabe responder a esta pergunta.Nem eu. Mas via quando tinha 6 anos e adorava. Mas isso sempre dizer para não se falar na Morte em coisas dirigidas para crianças.

Eu apostava em livros do Sobrenatural para a colecção Teen. Nos EUA a série Sobrenatural (Supernatural) tem também livros recentemente.

Isso iria atrair os jovens todos.
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'