Autor Tópico: Ciência!  (Lida 23217 vezes)

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
Ciência!
« em: Novembro 17, 2010, 05:34:19 am »

Por que nem só de livros se faz o mundo, e como para muitos de nós é uma parte integral da vida, decidi criar um topico dedicado a descução de assuntos relacionados com a ciência, engenharia e tudo relacionado.

Começo já postando uma noticia que achei interessante: No CERN o LHC já está de novo a funcionar, desta vez a fazer colidir ioes metálicos em vez de protões. Já se atinjiram temperaturas nas ordens dos milhoes de graus(eu diria que de qualquer escala) e a resposta a esta pergunta continua a mesma:http://hasthelargehadroncolliderdestroyedtheworldyet.com/

Com isto ponho esta questão: o que acham do LHC? É um perigo, ncessario ao avanço cientifico, inutil, super-awesome (esta e a minha opinião pessoal)...

Pessoalmente acho que o LHC é sem duvida uma otima adição ao conjunto de ferramentas disponiveis actualmente para fazer ciecia, atingindo niveis de energia muito superiores aos dos outros aceleradores, o LHC abre-nos uma porta para inumeras descobertas cientificas (como a descoberta do Bosão de Higgs, que por sua vez poderia vir a confirmar variadas teorias) e talvez nos ajude a responder a uma das perguntas mais fundamentais da humanidade: Como é que tudo começou.

E tem um extra: vão tentar criar mini buracos negros! ;D

quanto as questões de segurança... n creio que seja grande perigo. Todas as experiencias levadas a cabo são baseadas em tremendas quantidades de calculos(todos revistos varias vezes), anos de trabalho e varias verificações de segurança antes de qualquer experiencia começar., como tal considero que será seguro.
http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
Re: Ciência!
« Responder #1 em: Novembro 17, 2010, 05:50:41 am »
Eu acho o LHC fantástico, verdadeiramente a matéria de que são feitos os sonhos, alias, como toda a ciência o é, numa escala ainda maior, e os livros sobre ciência chegam a ser tão (ou mais) fantásticos que a própria fantasia, ou a FC  8)
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 17, 2010, 06:16:15 am »

Dr. Insano é que sabe.

Mas de qualquer maneira The Large Hardon(har har har) Collider é super awesome. E não nos precisamos de preocupar com a segurança.

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 17, 2010, 22:42:21 pm »

Yay Science! :D

(Aposto 10 internetz em como este tópico, dentro de quatro ou cinco páginas, terá descambado e nós teremos sido acusados e cientismo e de como a ciência é apenas mais uma forma culturalmente relativa de entender o mundo e de como é apenas um paradigma ocidental (e já agora patriarcal) que nós na nossa arrogância infantil achamos ser superior aos demais mas que não passa de mais um processo falido de compreender o mundo e que tem a mesma validade que a religião e as crenças culturais. Sim, com estas copulativas todas.)
« Última modificação: Novembro 18, 2010, 00:03:11 am por Ghenris »

Offline Ser Land

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 17, 2010, 22:55:06 pm »

(Aposto 10 internetz em como este tópico, dentro de quatro ou cinco páginas, terá descambado e nós teremos cido acusados e cientismo e de como a ciência é apenas mais uma forma culturalmente relativa de entender o mundo e de como é apenas um paradigma ocidental (e já agora patriarcal) que nós na nossa arrogância infantil achamos ser superior aos demais mas que não passa de mais um processo falido de compreender o mundo e que tem a mesma validade que a religião e as crenças culturais. Sim, com estas copulativas todas.)

Heh! Vejo um certo nome espalhado por este post.
A reler:

"The Fires of Heaven" de Robert Jordan

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 17, 2010, 23:57:07 pm »

(Aposto 10 internetz em como este tópico, dentro de quatro ou cinco páginas, terá descambado e nós teremos cido acusados e cientismo e de como a ciência é apenas mais uma forma culturalmente relativa de entender o mundo e de como é apenas um paradigma ocidental (e já agora patriarcal) que nós na nossa arrogância infantil achamos ser superior aos demais mas que não passa de mais um processo falido de compreender o mundo e que tem a mesma validade que a religião e as crenças culturais. Sim, com estas copulativas todas.)

Epá que mania da perseguição.

Para quê estar a estragar um tópico que pode vir a ser interessante, onde se podem partilhar conhecimentos das mais variadas áreas científicas, com provocações e ataques estéreis?

A mim parece-me que és tu que estás desejoso de começar algum tipo de confrontação, mesmo na primeira página. ;)

Já existiu um tópico sobre o assunto.

A ciência tem tantos encantos que merecem ser partilhados e descobertos, tentemos deixar de fora discussões ciência versus outra coisa qualquer.

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 18, 2010, 00:05:50 am »
Bolas, vocês exageram um bocadito, não? o.O Uma pessoa faz uma piada (em tamanho 8! :P) e cai-me tudo em cima. O meu único arrependimento é que, por algum motivo que não consigo discernir mas provoca em mim vontade de cometer suicídio, escrevi "sido" com "c-". Tipo, wth?

Pronto, seja um tópico para coisas awesome então. Que tal isto? :)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 18, 2010, 00:26:06 am »
Exagerado, eu? ;)

Vá relaxa, ninguém te apontou essa troca de S por C, não precisas suicidar-te ;)

Há uns tempos vi um doc no discovery onde uns engenheiros inventaram um exoesqueleto que permitia a um homem normal levantar pesos consideráveis, para além de facilitar a sua locomoção. A linha do que é FC e o que é realidade estão cada vez mais ténues.

Nesse mesmo doc, falaram em usar edifícios estufas, distribuídos um por quarteirão, capazes de produzir todos os vegetais necessários ao ser humano e assim tornar as cidades auto-suficientes e libertar os terrenos selvagens da agricultura.

Noutro doc, falavam de mega-edifícios auto-suficientes. Verdadeiras cidades verticais. Imaginem um cenário futurista como este:

Edifícios-cidades afastados entre si por km rodeados de florestas, prados, desertos, savanas, ligados entre si por linhas de comboio, ou tráfego aéreo.

Outro doc falava de edifícios que poderiam funcionar como plantas e produzir a sua própria energia através de janelas com vidros fotovoltaicos, etc.

Existe todo um universo de ideias geniais para as cidades do futuro que me atraem bastante.

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 18, 2010, 00:45:30 am »
Os Japoneses querem criar um Gundam(ou algo semelhante a um Gundam) totalmente operacional nas nossas vidas.(Dentro de 20 a 40 anos)

Spoiler: Isto é um Gundam (click to show/hide)

Eles já construiriam estátuas em tamanho real. Meio caminho andando. ^^

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 18, 2010, 00:46:42 am »
Todas essas informações são fascinantes, mas são tecnologia e engenharia, não são ciência. São espectaculares, sim senhor, mas há coisas em ciência que são ainda mais geniais. Por exemplo, o facto de haver parasitas que literalmente controlam a mente do hospedeiro manipulando as suas acções e levando-os a cometer suicídio en masse. Ah, biologia. =)

Offline big bang

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 18, 2010, 01:18:42 am »
Pois, até têm vários nomes: advogados, gestores, políticos, etc.   ;)

Offline oliveira8

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 18, 2010, 01:19:22 am »
Todas essas informações são fascinantes, mas são tecnologia e engenharia, não são ciência.

Podes sempre dizer que está tudo interligado, de certa forma.

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 18, 2010, 01:34:57 am »
Todas essas informações são fascinantes, mas são tecnologia e engenharia, não são ciência.

A isso respondo com uma citação do rui278.

decidi criar um topico dedicado a descução de assuntos relacionados com a ciência, engenharia e tudo relacionado.

Daí serem aceites neste tópico temas de engenharia também.

São espectaculares, sim senhor, mas há coisas em ciência que são ainda mais geniais. (...)  Ah, biologia.

Acho que não se pretende neste tópico competir pela notícia mais genial, nem tão pouco determinar o que é mais genial ou não, mas sim, partilhar conhecimento das mais variadas áreas da ciência e tecnologia.

Ou será que me enganei ao ler o post inicial do rui278? ;)

Já que falas de biologia o que achas da teoria que o intestino funciona como uma segunda inteligência no nosso organismo (li isso algures numa superinteressante, já não me lembro qual).

Offline Ghenris

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 18, 2010, 05:12:04 am »
Citação de: oliveira8
Podes sempre dizer que está tudo interligado, de certa forma.

Eu tenho pretensões a vir a ser um cientista. Alguém que faz ciência. Conhecimento. Não tenho paciência para as aplicações práticas e intelectualmente desinteressantes que alguém faz com o conhecimento que eu gero. :P

Estou a brincar, mais ou menos. É claro que está tudo interligado. A ciência precisa da tecnologia e a tecnologia da ciência, numa relação simbiótica. Mas isso não me impede de achar a ciência pura muito mais interessante e intelectualmente estimulante. ;)

Citação de: ruiramos
Daí serem aceites neste tópico temas de engenharia também.

Claro que sim. Se tu achas esses temas fascinantes (e eu também acho, descansa!) pois fala deles, como fizeste. Eu não critiquei que o tivesses feito. Mas quis mostrar um pouco daquilo que eu acho verdadeiramente impressionante, que é a ciência pura. Não é, afinal, o objectivo do tópico mostrar e discutir a ciência/engenharia e tudo relacionado? Pois foi o que eu fiz! :)

Acho que não se pretende neste tópico competir pela notícia mais genial, nem tão pouco determinar o que é mais genial ou não, mas sim, partilhar conhecimento das mais variadas áreas da ciência e tecnologia.

Gente, eu não estava a "competir" pela notícia mais genial. Será que não posso mostrar-me entusiasmado com a área da ciência da minha preferência? Haverá algo de errado em dar a conhecer, num tópico com esse objectivo, aquilo que eu acho fascinante? E porque não hei-de dizer, com orgulho, que aquilo que estou a mostrar é o mais genial? É essa a minha opinião! Ficarem chateados por eu dizer isso é como eu sentir-me chateado porque alguém prefere descobrir os mistérios da física quântica, ou porque alguém gosta é dos reagentes a borbulhar num erlenmeyer, ou por causa do outro que se sente fascinado por robots e AI.

Já que falas de biologia o que achas da teoria que o intestino funciona como uma segunda inteligência no nosso organismo

Nunca ouvi falar a respeito, mas parece intrigante... Hei-de pesquisar sobre isso. ;)

Offline ruiramos

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 18, 2010, 06:16:47 am »
Vá Ghenris não vale a pena empolar mais o assunto.

Sabiam que existiu um dinossauro com quatro asas? tipo biplano?

Apresento-vos o microraptor do período Cretáceo.