Autor Tópico: O Terror. vol. 1  (Lida 16025 vezes)

Offline Smirlah

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Re: O Terror. vol. 1
« Responder #60 em: Agosto 05, 2011, 22:15:12 pm »
Minha gente,
Está neste momento a decorrer um passatempo que tem como prémio um conjunto dos dois volumes que compõem O Terror de Dan Simmons. Aproveitem e vão participar! http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=2314.0
Têm até 15 de Agosto. ;)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Setembro 11, 2011, 04:50:11 am »
Muito, muito, MUITO BOM!
Não ganhei o passatempo, mas fiquei de tão "agarrada" que tive de ter o livro nas mãos! :D

Adorei, acho que está muito bem escrito, com um ambiente de tensão, de expectativa, com as personagens encurraladas num local hostil, claustrofóbico, arrepiante (e não só pela temperatura!) e, por todas as razões e mais alguma, avesso à sobrevivência humana.
Achei muito bom o desenrolar da narrativa pelos diferente pontos de vista, e o crescente suspense até uma cena final de "arromba". Embora aquele cenário tenha parecido algo irreal e, de certo modo forçado (com que finalidade é que eles levavam, nos navios, as tintas para tingir os panos, já iam a planear algo do género, ou era para outro propósito relacionadao com a expedição, e de pois serviu para criar o cenário?), a verdade é que criou uma cena absolutamente espectacular!

E adorei pequenos pormenores, como a referência a Poe e as pequenas "pinceladas" de como era a vida a bordo de um navio da Royal Navy do sec. XIX, a fazer lembrar os livros de Patrick O´Brien, a partir dos quais Peter Weir adaptou o seu Master and Commander: The Far Side of the World (2003).

Só não me entusiasmei tanto na cena... digamos assim... mais "gráfica" do livro. Geralmente acho mais envolvente o terror de "sugestão", de sombras, de sensações, do "medo do medo". Mas admito que não é fácil manter sempre esse formato, nestes contextos, e até me sinto receptiva a algumas cenas mais fantásticas. EStea, por exemplo, acabou por se enquadrar bem.

Finalmente, fiquei com duas questões: porque que é que nos diários de Goodsir aparecem tantas palavras com letra maiúscula? (suponho que já esteja assim no original, mas é tão chato de ler...); e por que é que o 2º volume não tem uma "escotilha" tão genial como o 1º?  :'(
« Última modificação: Setembro 11, 2011, 21:09:55 pm por Riona »

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #62 em: Setembro 13, 2011, 22:15:48 pm »
e por que é que o 2º volume não tem uma "escotilha" tão genial como o 1º?  :'(

Deve ter ficado caríssima aquela capa por unidade... Fazer no primeiro foi um mimo da editora, no segundo seria suicídio :P
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Setembro 14, 2011, 02:52:26 am »
Foi isso que eu pensei, mas se calhar essa era mais uma razão para não terem dividido o livro, que não é assim tão grande.... Mas pronto, não quero entrar numa questão que já não é nova, e acho que já vi discutida numa série de sítios diferentes e, que acaba por se tornar secundária.
O que interessa verdadeiramente é que o livro vale mesmo a pena, e só espero não me desiludir com o 2º volume. Para já, continuo a gostar! Dan Simmons é mesmo muito bom! De tal maneira que, apesar de já ter chegado o meu Dança dos Dragões, agora não consigo por de lado a saga dos homens do Terror! :D

Offline Sharky

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Setembro 26, 2011, 07:06:48 am »
Eu terminei a leitura hoje e a história está bem escrita e narrada, tem alguma palha e demora a desenrolar o que verdadeiramente interessa.
Por exemplo, demasiada informação sobre as latas de comida, e de onde vêem, blá blá blá , demasiados pormenores e descrições ao longo da história.
Algumas situações pouco credíveis, uma festa de ano na rua com luzes e carne de urso no churrasco sabendo que existe um monstro lá fora que os pode matar e comer??
E que cena foi aquela na página 265 em que a visibilidade era fraca e mesmo assim o tipo conseguiu ver a olho nu que o buraco que lá estava media quarenta por noventa centímetros no casco?? :o

O livro é porreiro e lê-se bem, tem situações engraçadas que despertam algumas risadas compensando assim a parte chata.  :P

Offline n3kr0

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Março 20, 2013, 16:09:24 pm »
Fica aqui um boa noticia, para alguns talvez, a cadeia de televisão AMC que transmite as melhores serie dramaticas do momento
The Walking Dead, Breaking Bad, The Killing (renascida para uma 3º Temporada)

Vai adaptar "O Terror" de Dan Simmons para serie, esta a ser escrito por David Kajganich que está também a escrever
a adaptação para o cinema o romance The Stand de Stephen King publicado em 1978.

8)

Offline wavegirl

• Bibliófilo
  • "Tudo tem um preço..."
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Abril 19, 2013, 11:47:18 am »
Eu terminei a leitura hoje e a história está bem escrita e narrada, tem alguma palha e demora a desenrolar o que verdadeiramente interessa.
Por exemplo, demasiada informação sobre as latas de comida, e de onde vêem, blá blá blá , demasiados pormenores e descrições ao longo da história.
Algumas situações pouco credíveis, uma festa de ano na rua com luzes e carne de urso no churrasco sabendo que existe um monstro lá fora que os pode matar e comer??
E que cena foi aquela na página 265 em que a visibilidade era fraca e mesmo assim o tipo conseguiu ver a olho nu que o buraco que lá estava media quarenta por noventa centímetros no casco?? :o

O livro é porreiro e lê-se bem, tem situações engraçadas que despertam algumas risadas compensando assim a parte chata.  :P

Eu estou nas páginas finais...

Concordo com o Sharky quando diz que tem palha pelo meio... o escritor gosta mesmo de descrever tudo tudo :) Mas acho que a informação das latas é importante para o contexto... eles estão no mar gelado há anos... parados no mesmo local... o único pensamento deles (e pânico) é a comida... eu por acaso gostei dessa descrição e da maneira como foi inserida na história...

Quando às situações pouco credíveis, também concordo com algumas... a festa não acho pouco credível... acho simplesmente que foi uma ideia muito parva de alguém muito tonto... mas mais uma vez... aquele pessoal está "preso" ali uma porrada de tempo... com uma coisa a come-los... acho que piraram de vez só isso... eles não têm nada a perder... porque não se embebedar :)

A cena do casco... pronto ok... foi detalhe a mais para quem estava só à luz da vela :P

Em geral gostei bastante do livro... sempre que o lia ficava com frio devido à tamanha descrição sobre o tempo... na maior parte do tempo li enrolada num cobertor lol

Vai adaptar "O Terror" de Dan Simmons para serie, esta a ser escrito por David Kajganich...

Vamos lá ver como as coisas vão sair... se ficar bem feita pode vir a ser uma grande série  :D
"What We Do in Life... Echoes in Eternity..." - Gladiator

Offline filipamoreno

• Bibliófilo
  • live the life you love, love the life you live
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Maio 19, 2013, 18:05:45 pm »
Acabei de ler o primeiro volume há uns dias e gostei! Acho que o autor conseguiu misturar muito bem ficção com pesquisa factual e isso é sempre de louvar. Gosto da escrita e o nível de descrição e engonhamento para mim, pareceu resultar nesta leitura. Muitas coisas mal explicadas, no que toca especialmente à senhora Silêncio e as tribos nativas que por ali (poderiam) andar. Mas como é só metade do livro, isto desculpa-se. Já estou a ler a segunda metade. Já li bem mais de metade e para já está ao mesmo nível. Se bem que respostas, nem vê-las.

Offline Ammar Ibn Khairin

• Bibliófilo
  • O descendente do Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Setembro 25, 2013, 13:48:13 pm »
Bem gostei de ler esta primeira parte e como tenho já o volume II sigo de imediato para a sua leitura.

Gostei de ver mais este carnaval, como já tinha visto no livro Os Leões de Al Rassan do Guy Gavriel Kay e estou mesmo muito curioso por saber mais sobre o que irá acontecer, em especial com a senhora Silêncio :)

A parte menos bem conseguida é mesmo "a coisa" demasiado fantástico e que preferia que aparecesse menos, mas vamos ver como irá ser desenvolvidos.

E Magnus, deves ter tipo lá um antepassado teu de nome Magnus Manson que juntamente com Cornelius Hickey, andavam lá a fazer coisas que a ser descobertas dava pena de morte...temo pelo que lhes irá acontecer, apesar de terem apanhado um valente castigo mesmo no final :D

Offline wavegirl

• Bibliófilo
  • "Tudo tem um preço..."
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Setembro 25, 2013, 14:23:41 pm »
E Magnus, deves ter tipo lá um antepassado teu de nome Magnus Manson que juntamente com Cornelius Hickey, andavam lá a fazer coisas que a ser descobertas dava pena de morte...

LOL Pois... :P
"What We Do in Life... Echoes in Eternity..." - Gladiator

Offline Magnus

• Bibliófilo
  • O Senhor Luvas
    • Ver Perfil
    • O Senhor Luvas
« Responder #70 em: Setembro 25, 2013, 14:26:17 pm »
E Magnus, deves ter tipo lá um antepassado teu de nome Magnus Manson que juntamente com Cornelius Hickey, andavam lá a fazer coisas que a ser descobertas dava pena de morte...temo pelo que lhes irá acontecer, apesar de terem apanhado um valente castigo mesmo no final :D

Eu acho que é mais um caso de duas famílias completamente distintas, mas que (infelizmente) partilham o nome...  :P
O Senhor Luvas
mais que um blog de literatura

Offline Ammar Ibn Khairin

• Bibliófilo
  • O descendente do Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Setembro 25, 2013, 16:47:41 pm »

Eu acho que é mais um caso de duas famílias completamente distintas, mas que (infelizmente) partilham o nome...  :P

Pois pois, estou ta ber :D