Autor Tópico: Adaptação televisiva de 'A Canção de Gelo e Fogo'  (Lida 303333 vezes)

Offline Safaa_Dib

• Administrator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
Adaptação televisiva de 'A Canção de Gelo e Fogo'
« em: Outubro 01, 2007, 12:05:24 pm »
Há alguns meses, George R. R. Martin anunciou que a o canal norte-americano HBO tinha comprado os direitos de adaptação da série A Canção de Gelo e Fogo e que estava previsto para 2008 a estreia da 1ª série, inteiramente devotada aos acontecimentos de A Game of Thrones.

Martin irá intervir como co-produtor e irá escrever o guião de um episódio por cada temporada.

A notícia é melhor do qualquer fã poderia esperar. Uma temporada inteira por cada livro é mesmo o ideal para recriar com todo o detalhe os acontecimentos do livro. E que melhor canal que a HBO, os produtores de séries como The Sopranos, Deadwood, Rome e Carnivále, para recriar este épico com toda a intensidade e drama, violência e brutalidade?

O link da IMDB ainda não tem nenhum dado sobre a produção da série, e o primeiro guião ainda espera por aprovação, mas podem começar a especular que actores ou actrizes gostariam de ver a fazer parte do elenco. Uma especulação que muitos irão adorar fazer à medida que mais informações forem chegando sobre o desenvolvimento da série televisiva. ;)
Kill the boy, Jon Snow.  Winter is almost upon us.  Kill the boy and let the man be born. - A Dance with Dragons

Offline Moebius

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Re: Adaptação televisiva de 'A Canção de Gelo e Fogo'
« Responder #1 em: Outubro 13, 2007, 19:54:08 pm »
Desde que ouvi o primeiro rumor sobre esta adaptação que estou expectante. conhecendo a qualidade das séries da HBO e sabendo que um filme nunca seria suficiente para capturar a essência de cada livro, acho que esta será a melhor maneira de dar um suporte visual a esta saga literária.

Offline S2ug

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 14, 2008, 11:51:05 am »
Eu tb andei por ai a ver e apercebi m que é capaz de haver uns atrasos por causa da greve dos guionistas.... Graças a esses parolos metade das series deste ano vei com uma metade comida... Vai ser uma grande serie sem duvida mal posso esperar pra ver... :lol:

Offline White_Lady

• **
    • Ver Perfil
    • http://estemeucantinho.blogspot.com/
« Responder #3 em: Junho 14, 2008, 21:41:20 pm »
No LJ do autor:

Citação de: "http://grrm.livejournal.com/46002.html"
The latest news on HBO front is that David Benioff and D.B. Weiss have turned in the second draft of the pilot script for A GAME OF THRONES, and their rewrite is presently being read and evaluated by the powers-that-be at HBO. In other words, it's the normal process, which is long and often slow. So far, the reports are good, and HBO seems to like what they're seeing... but no, there's no greenlight yet, A GAME OF THRONES remains a script in development, not a series in production.

The one hard bit of news is that HBO has reached agreement with the BBC for them to come in as a partner on the series... IF it goes ahead. That's very cool news, and I'm excited and pleased to have the BBC involved... but even so, we're still in the crossed fingers stage here, not the shooting-off-fireworks stage.

Offline S2ug

• **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 14, 2008, 21:52:53 pm »
Prefiro que demore mais meio ano ou assim, que trabalhem bem no guião e que façam uma cena a maneira. Que não aconteça o que aconteceu com algumas series deste ano que tenho visto, algumas tinham grandes falhas a nivel de cooerencia no guião...
A série LOST pode servir de exemplo a seguir pra as Crónicas de Gelo e Fogo, foi toda planeado desde inicio, (é pra ter 6 seasons) e foi das que sofreu menos com a greve dos guionistas.... :

Pessoal espreitem aqui ta uma cena porreira sobre os possiveis actores na serie....
http://www.geocities.com/asoiafcasting/

Offline White_Lady

• **
    • Ver Perfil
    • http://estemeucantinho.blogspot.com/
« Responder #5 em: Junho 14, 2008, 22:44:24 pm »
Alguns fãs, para fazer icons também andam a fazer os seus castings.  :D Aqui está um exemplo e aqui uns icons. Atenção que pode conter spoilers, ou pode levar a procurar por spoilers *assobia inocentemente*. :wink:

Offline S2ug

• **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 15, 2008, 02:49:32 am »
Pode ser uma coisa absurda mas é sempre intresante ver as escolhas de alguns actores do publico geral para as series... Eu parti o coco o rir com algumas escolhas e tambem achei que outras até tinham sentido...

Mesmo assim o mais intressante é ver o que uma pessoa faz pra se sentir proximo da narrativa enquanto o proximo livro não chega.... :lol:

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 17, 2008, 09:02:22 am »
Eu acho que há um problema maior que esses...

A série tem sexo, violência, personagens moralmente ambíguos (descrição retirada duma entrevista), e não sei se há muitas produtoras americanas que arriscariam fazer uma série em que há coisas como sexo entre irmãos, violações em grupo, etc.

Não que a história principal não seja interessante, mas o que torna (para mim) estes livros bons é o facto das coisas boas acontecerem tanto como as más, e os heróis moralmente correctos terem uma grande tendência para acabarem mortos.

Basta ver tudo o que passou quando se viu o mamilo da Janet Jackson na final do Superbowl, não quero saber o que se passará quando lançarem uma criança da janela.

Isto tudo, aparte de:

Why Song of Fire and Ice? Why did you pick such a big concept?

I felt like doing something big. I've been working in TV for 10 years. Television movies are very restrictive; for a one hour show, you only have 46 minutes. You are always cutting, cutting, cutting. Movies are somewhat bigger, two hours... 100 minutes. I wanted to do something more expansive, something epic without having to worry about how big it was going to be. Where I could have characters without economizing on plot and where I could have a cast of thousands. I wouldn't have to worry about budget. It was almost a reaction to my 10 years in TV.

Porque "Canção de Fogo e Gelo"? Porquê um "conceito" tão grandioso?

Apetecia-me fazer algo grande. Trabalhei durante 10 anos para a televisão. As séries e os filmes são demasiado restritivos; Num episódio de uma hora só se tem 46 minutos. Estamos sempre a cortar, cortar, cortar. Os filmes são, de de alguma maneira, maiores... Duas horas ou 100 minutos. Queria fazer algo grande, epico, sem ter que me preocupar com o tamanho. Onde podia ter personagens sem ter que economizar no guião, ter milhares de actores. Não teria que me preocupar em cumprir o orçamento. Foi quase como uma reacção aos meus 10 anos em televisão.

Tradução "fanhosa" do que ele disse numa entrevista... Desculpem o tamanho da letra, mas o itálico normal custa a ler no tamanho default (pelo menos a mim).

E agora pergunto-me... Não será a série mesmo grande (não em número de páginas, claro) demais para ser passada para televisão?  :roll:

Offline S2ug

• **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 23, 2008, 23:43:20 pm »
Citação de: "Hic"

A série tem sexo, violência, personagens moralmente ambíguos (descrição retirada duma entrevista), e não sei se há muitas produtoras americanas que arriscariam fazer uma série em que há coisas como sexo entre irmãos, violações em grupo, etc.

Não que a história principal não seja interessante, mas o que torna (para mim) estes livros bons é o facto das coisas boas acontecerem tanto como as más, e os heróis moralmente correctos terem uma grande tendência para acabarem mortos.

Basta ver tudo o que passou quando se viu o mamilo da Janet Jackson na final do Superbowl, não quero saber o que se passará quando lançarem uma criança da janela.

Talvez por causa de isto tdo a casa escolhida foi a HBO, toma o exemplo das series Rome, Sopranos e 7 palmos de terra... So a Roma tem sexo e violencia aos montes, e hoje em dia tens mts series rated M/18 a passar na tv, Weeds, Californication, Dexter entre outras.

E quanto aos herois moralmente correctos a morrerem, nao vejo qual é o problema, trata-se da lei do mais forte(caso de Ned Stark, por fazer o bem e o correcto, e seguir a sua honra acabou sem cabeça).

Quanto ao tamanho da serie tb não vejo problemas de maior, uma season por livro(tamanho original) com cerca de 21/24 eps, num total de 7 seasons.

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 24, 2008, 10:14:31 am »
Citação de: "S2ug"

Talvez por causa de isto tdo a casa escolhida foi a HBO, toma o exemplo das series Rome, Sopranos e 7 palmos de terra... So a Roma tem sexo e violencia aos montes, e hoje em dia tens mts series rated M/18 a passar na tv, Weeds, Californication, Dexter entre outras.

E quanto aos herois moralmente correctos a morrerem, nao vejo qual é o problema, trata-se da lei do mais forte(caso de Ned Stark, por fazer o bem e o correcto, e seguir a sua honra acabou sem cabeça).

Quanto ao tamanho da serie tb não vejo problemas de maior, uma season por livro(tamanho original) com cerca de 21/24 eps, num total de 7 seasons.

Tudo verdade e no entanto há cenas nos livros que fazem rome parecer um menino de coro. É inevitável que a adaptação para tv seja mais leve que os livros, por exemplo as cenas da Daenerys, se aparecerem como aparecem nos livros não vão certamente ser feitas por uma actriz de 13 anos.

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 24, 2008, 15:33:27 pm »

Não sei onde vais, mas os "moralmente correctos" são mais do que o Ned Stark... E estão quase todos mortos ;)

E o que eu vejo nessas séries são temas mais maduros e tal, é verdade, mas nunca vi coisas tão "pesadas" como algumas das que vejo nos livros. Mas sim, tens razão, esqueci-me que os canais de assinatura costumam passar temas mais maduros... Espero que não se encolham na altura de reproduzir estes livros :)

Offline Riona

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 04, 2008, 18:47:16 pm »

E agora pergunto-me... Não será a série mesmo grande (não em número de páginas, claro) demais para ser passada para televisão?  :roll:

É esse o meu medo. Adaptar as Crónicas não vai ser nada fácil, e eu a maior parte das vezes já me sinto tão desiludida nas adaptações de livros, que sinceramente não tenho grandes expectativas para esta adaptação. Mas vou dar-lhe o  benefício da dúvida, e claro, quando começar, eu não vou conseguir descolar do ecrã. :D
Quanto às escolhas dos actores é uma discussão demasiado complexa, confesso, para eu me "enfiar", mas acho que muitos dos nomes são demasiado  conhecidos para uma série destas. Apesar de eu adorar ver muitos dos meus ídolos nesta saga, (ex, adorei a ideia de Gary Oldman como Davos Seaworth e..  o Christopher Walken como um dos Outros! Só podia, mesmo  8)  ) , talvez se houver menos "estrelas" fosse melhor.

Offline Skilgannon

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Julho 19, 2008, 10:59:36 am »
(...)

Pessoal espreitem aqui ta uma cena porreira sobre os possiveis actores na serie....
http://www.geocities.com/asoiafcasting/

Parti-me a rir com este cast .... cada vez que passava para a fotografia seguinte só ouvia o tlim tlim da caixa registadora :)
Acho que o PIB de Portugal não dava para pagar um elenco desses.

Quanto ao conteúdo pesado dos livros, tenho a certeza que vão ser limados. Tipicamente acredito que vão eliminar as referências à idade e que os miúdos vão todos crescer em média uns 5 anos, para adaptar melhor a realidade à nossa. Depois vão transformar em sombras as cenas mais explicitas, ou mesmo torná-las implicitas.

Penso que é possivel fazer um bom trabalho sem desvirtuar muito a série. E o formato de uma série com um livro por season parece-me o ideal.
Aliás, penso que por exemplo o Harry Potter tinha benificiado muito se tivesse sido transformado numa série. Os filmes desvirtuam completamente a história.

Cumprimentos
- Aquele é Skilgannon, o Maldito. Não queiras ter nada a ver com ele.
<texto removido por causa do excesso de sangue>
- Acabaste de o ver matar cinco homens. Ele é impiedoso e mortífero. Lucresis.
- Talvez, mas tem uns lindos olhos.

Offline Dakkon

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Setembro 09, 2008, 20:25:31 pm »
qt ao facto das cenas "imorais" mm sendo a hbo.. a mts cenas que nunca poderiam passar ou a hbo seria crucificada e eles n iriam arriscar tanto..

Mamilos cortados a frio acredito que n tenham problemas em colocar.. mas as violacoes e o bran a voar janela fora???

mm sendo a hbo duvido
"Somos aquilo que vivemos, n devemos desejar mudar o passado e no futuro que podemos renascer.." The Unbreakable

Offline tahra

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 09, 2008, 20:34:11 pm »
Citação de: "Dakkon"
qt ao facto das cenas "imorais" mm sendo a hbo.. a mts cenas que nunca poderiam passar ou a hbo seria crucificada e eles n iriam arriscar tanto..

Mamilos cortados a frio acredito que n tenham problemas em colocar.. mas as violacoes e o bran a voar janela fora???

mm sendo a hbo duvido

Qualquer cena dessas não precisa de ser explícita... não houve violações suficientes no Rome? E a linguagem... a sério... acabei por nunca ver nenhum ep na RTP2.... mas estava curiosa sobre a tradução..  :twisted:  Logo no primeiro episódio fiquei de boca aberta a olhar para a minha irmã com a linguagem...

Espero que deixem de fora as barbaridades com animais... ler ja é mais que mau (e infelizmente inesquecível...), mas ver...
Tahra
Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos cães.. e dos gatos!