Autor Tópico: Duvidas sobre autores e livros  (Lida 23899 vezes)

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
Re: Duvidas sobre autores e livros
« Responder #30 em: Agosto 11, 2011, 21:30:47 pm »
Boa Tarde. Através de alguns amigos meus, decidi encomendar os 3 livros da saga de Elric, disponíveis na SDE. A minha duvida é (se a minha pesquisa foi correcta e existirem mais livros da saga) se a SDE estará de alguma forma focada em num futuro próximo lançar os restantes livros?
Peço desculpa se a minha pergunta, não se enquadra neste tópico, mas como sou novo por estas bandas ainda estou em fase de explorar o forum.
Abraço. Pedro Alves.

Bem vindo Pedro.
Não posso falar pela editora, mas penso que para já não está nos seus planos editoriais publicar mais livros Elric.
Lido: Aristides de Sousa Mendes, Um Herói Português, José-Alain Fralon
A ler: 1808, Laurentino Gomes
         A Game of Thrones, G. R. R. Martin

http://abibliofila.blogspot.com/

http://www.goodreads.com/catsadiablo

Offline PedroA

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Agosto 12, 2011, 02:36:48 am »
Hmm ok. Obrigado "Tangerina" fico então à espera que os 3 livros sejam "porreiros" como a minha malta amiga diz.

Offline Nininha

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Agosto 12, 2011, 22:30:51 pm »
Hmm ok. Obrigado "Tangerina" fico então à espera que os 3 livros sejam "porreiros" como a minha malta amiga diz.
O Elric é porreiro, eu gostei, mas do género "sword and sorcery" não o considero dos melhores. Gostei inclusivamente mais do Conan, das Cronicas da Espada e do John Carter of Mars (este só em inglês).

Offline PedroA

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Agosto 13, 2011, 02:52:47 am »
Ok. Quando tiver hipotese irei dar uma vista de olhos.
Obrigado pela dica  :)

Offline Fernando Pinheiro

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Agosto 13, 2011, 02:56:02 am »
Sabem se é permitido um autor introduzir personagens reais e históricas vivas? E as que já morreram?

Quais são as regras que existem (se existem) para introduzir pessoas reais que já morreram.

Já vi personagens como figuras históricas a aparecem várias vezes. Mas noto um certo receio em introduzir personagens reais que já morreram, do século XXI (expecto Hitler).
Não há qualquer limite para a introdução de personagens reais nas histórias, desde que haja autorização da pessoa em questão. No caso de figuras publicas, estas limitações não se colocam, dado que a legislação até prevê um estatuto especial para figuras publicas.
No caso de pessoas mortas creio que é inteiramente livre.
Atenção creio, pois não sei se no caso de uma pessoa morta há 50 anos, com herdeiros conhecidos, haverá a necessidade de uma autorização legal por parte destes. De qualquer das formas os autores salvaguardam-se.

Mas acima de tudo creio que o unico obstáculo aos autores é justamente o receio de criar conflitos com a pessoa em questão ou com os respectivos herdeiros (por isso arranjam-se nomes ficticios ou então, como fazem alguns, citam simplesmente o Sr. ... ).

Já ouvi falar por outro lado, que é proibido por lei difamar ou acusar de conteudos duvidosos, certas figuras históricas de renome como no caso de Portugal, D. Afonso Henriques ou Camões.
Sei inclusivé do caso duma familia Vaz Camões, que quis baptitazar o filho de Luís, mas que a Conservatória não aceitou, or razões obvias.

Obrigado. Fiquei bastante esclarecido em relação a estas dúvidas. Também já reparei que os autores evitam (o José Saramago e Rushman não evitaram) meter Deus, Jesus e Maomé com receio que as críticas se transformem em violência (como com os Versículos Satânicos).

Essa de difamar personagens históricas não sabia. Isso é complicado, porque o Vasco da Gama tinha mau feitio (muito mesmo).  ;D
Brevemente Diábolos, o Rapaz-Diabo.

Silent Hill 2 é o melhor videojogo de Fantástico.

Dentro de cada um de nós existe um animal prestes a ser despertado.

Salazarismo e Extrema-direita Sucks -.-'

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #35 em: Agosto 13, 2011, 22:23:32 pm »
A conversa que se desenvolveu depois deste post foi movida na íntegra para este tópico.
A moderação.

• Sou um anjo-caído ou demónio se preferirem. Também sou o "sociopata" de Almada :D
  • Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Agosto 14, 2011, 21:04:25 pm »
A conversa que se desenvolveu depois deste post foi movida na íntegra para este tópico.
A moderação.

Tangerina o que se passou aqui? Estive uns dias fora do fórum. Fiquei sem saber o que a Nininha respondeu ao meu post.

Aquela conversa que estão a ter no post não têm nada a ver com o que queria saber.  >:(
« Última modificação: Agosto 14, 2011, 21:44:41 pm por Fernando Pinheiro »

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Agosto 14, 2011, 21:18:57 pm »
Sabem se é permitido um autor introduzir personagens reais e históricas vivas? E as que já morreram?

Quais são as regras que existem (se existem) para introduzir pessoas reais que já morreram.

Já vi personagens como figuras históricas a aparecem várias vezes. Mas noto um certo receio em introduzir personagens reais que já morreram, do século XXI (expecto Hitler).
Não há qualquer limite para a introdução de personagens reais nas histórias, desde que haja autorização da pessoa em questão. No caso de figuras publicas, estas limitações não se colocam, dado que a legislação até prevê um estatuto especial para figuras publicas.
No caso de pessoas mortas creio que é inteiramente livre.
Atenção creio, pois não sei se no caso de uma pessoa morta há 50 anos, com herdeiros conhecidos, haverá a necessidade de uma autorização legal por parte destes. De qualquer das formas os autores salvaguardam-se.

Mas acima de tudo creio que o unico obstáculo aos autores é justamente o receio de criar conflitos com a pessoa em questão ou com os respectivos herdeiros (por isso arranjam-se nomes ficticios ou então, como fazem alguns, citam simplesmente o Sr. ... ).

Já ouvi falar por outro lado, que é proibido por lei difamar ou acusar de conteudos duvidosos, certas figuras históricas de renome como no caso de Portugal, D. Afonso Henriques ou Camões.
Sei inclusivé do caso duma familia Vaz Camões, que quis baptitazar o filho de Luís, mas que a Conservatória não aceitou, or razões obvias.

Obrigado. Fiquei bastante esclarecido em relação a estas dúvidas. Também já reparei que os autores evitam (o José Saramago e Rushman não evitaram) meter Deus, Jesus e Maomé com receio que as críticas se transformem em violência (como com os Versículos Satânicos).

Essa de difamar personagens históricas não sabia. Isso é complicado, porque o Vasco da Gama tinha mau feitio (muito mesmo).  ;D

Nininha se não te importares. Podes dizer o que respondes-te ao meu post? Estive uns dias fora do fórum e não cheguei a ler a tua resposta.

Portado estava a dizer "que os autores evitam (o José Saramago e Rushman não evitaram) meter Deus, Jesus e Maomé com receio que as críticas se transformem em violência (como com os Versículos Satânicos) e que essa de difamar personagens históricas não sabia.

Imagino que seja complicado para um autor usar Vasco da Gama como personagens, porque tinha mesmo muito mau feitio  :P

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Agosto 14, 2011, 21:41:55 pm »

Nininha

« Responder #378 em: Agosto 12, 2011, 20:14:16 »

Deus e Jesus (pelo menos a versão cristã deles), directa ou indirectamente, são mais alvos de críticas do que qualquer outra coisa neste mundo. Jesus nem por isso, afinal pelo que está escrito na Biblia sobre ele, era mais um gajo porreiro do que outra coisa...

Mas afinal qual é o propósito de criticar Deus ou Jesus quando a maior parte do pessoal que escreve isso, é ateu? Criticam logo é a organização que tenta impingir esse modo de comportamento - a Igreja. E criticas à Igreja é o que não faltam para aí.

Maomé, por outro lado já não pode ser considerado um gajo tão porreiro assim. Afinal ele fomentou como principio a Jihad (guerra religiosa), coisa que Jesus Cristo sempre foi contra. Mas então? Rushdie criticou-o e o que é que lhe ia acontecendo? O Papa descaiu-se num discurso e criticou-o e viste só a comédia que despoletou? E as caricaturas que circularam por aí há uns anos? Ninguém leva a mal se desenharem um Jesus Cristo com um charro na boca, ou uma Virgem "com os milagres à mostra", mas na figura do Maomé ninguém toca...
Os Islâmicos são mais intolerantes que nós, e quando digo isto sei do que falo, porque os conheço bem. Regra geral não toleram nem a minima brincadeira (mais a mais provinda de ocidentais) com a religião deles.

Esquece só vi a tua resposta agora, porque estava no tópico errado.  ;D

Sim existe muitas críticas acerca da Igreja e também é normal. Deus na Bíblia (cristã, judaica e islâmica) é um autentico jerk.
Logo é normal os autores ateus representarem no dessa maneira. Zeus também tinha uma moralidade duvidosa.

Lembro agora de repente da Bússola Dourada de Pullman. É um exemplo.

Maomé é complicado. No Islão é proibido representar Maomé visualmente pelo que ouvi. Mas sempre tive a dúvida se se podia representa-lo literáriamente.

Voltando ao tópico eu estou a escrever uma história ao anos onde eu cria escrever sobre o Apocalipse. E queria incluir Maomé por exemplo a sua alma estar no Paraíso. E depois de ouvi falar do Rushman. Fiquei a perguntar se posso ou não. >:( Na minha história tanto Deus (têm a personalidade de todas as versões do Deus Supremo patriarca incluído Zeus), como Jesus, como Maomé aparecem.

Offline rui278

• Bibliófilo
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Agosto 14, 2011, 22:08:07 pm »
. E queria incluir Maomé por exemplo a sua alma estar no Paraíso. E depois de ouvi falar do Rushman. Fiquei a perguntar se posso ou não

Claro que podes. Tanto ele, como Deus, Zeus, Vishnu e por ai a fora são personagens ficticias sobre as quais ninguem detem os direitos.

http://curiouscharacteradventures.blogspot.com/

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them

Offline tangerina

• Global Moderator
  • Bibliófilo
    • Ver Perfil
    • goodreads
« Responder #40 em: Agosto 14, 2011, 22:37:10 pm »
A moderação.

Tangerina o que se passou aqui? Estive uns dias fora do fórum. Fiquei sem saber o que a Nininha respondeu ao meu post.

Aquela conversa que estão a ter no post não têm nada a ver com o que queria saber.  >:(

Passou-se que a conversa se desviou de forma gritante do tema original, e como tal foi movida.
Nada foi apagado, apenas mudado de sítio e penso que é possível continuar a conversa deste tópico dentro do tema, nada de entrar em pânico  8)

• Bibliófilo
  • Um escritor ecléctico.
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Agosto 15, 2011, 18:42:07 pm »
. E queria incluir Maomé por exemplo a sua alma estar no Paraíso. E depois de ouvi falar do Rushman. Fiquei a perguntar se posso ou não

Claro que podes. Tanto ele, como Deus, Zeus, Vishnu e por ai a fora são personagens ficticias sobre as quais ninguem detem os direitos.

Pois é essa a ideia que tenho. Mas existe sempre controvérsia. Rushman sendo o exemplo mais conhecido. Mas sendo Portugal um país livre (por enquanto...) creio que não há problema. Se houvesse problema o José Saramago ou o Bruno Nogueira (humor sobre religião) já estavam lixados.  ;D

A minha politica em principio vai ser só, não incluir pessoas vivas (Passos Coelho por exemplo). No entanto não sei como é isso funciona muito bem em relação em introduzir personagens reais e vivas numa história.

Queria por exemplo meter o Obama a aparecer como cameo a discutir por exemplo problemas  paranormais nos EUA. Será que posso?

Offline wasp

• **
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Agosto 28, 2011, 10:27:49 am »
Sei que há por aqui fãs de Colleen McCullough. Alguém, sabe se os livros da série O Primeiro Homem de Roma podem ser lidos como livros independentes ou para se perceber a história é necessário ler todos os volumes por ordem?  :)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Agosto 28, 2011, 16:10:31 pm »
Sei que há por aqui fãs de Colleen McCullough. Alguém, sabe se os livros da série O Primeiro Homem de Roma podem ser lidos como livros independentes ou para se perceber a história é necessário ler todos os volumes por ordem?  :)

Tens mesmo que ler pela ordem, não tens hipotese.

Já agora esta é a minha escritora preferida, muito por culpa dos seus excelentes romances mas acima de tudo por essa magnifica obra de Romance Histórico que é a serie 1º Homem de Roma.

Imperdivel mesmo ;)
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline wasp

• **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Agosto 28, 2011, 19:45:34 pm »
Obrigada Fiacha :) Vou mesmo ler seguidos, então.