Autor Tópico: Primeiras impressões  (Lida 54185 vezes)

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« em: Julho 04, 2008, 10:33:59 am »
Bem sempre podemos ir trocando umas primeiras impressões sobre o livro (para quem já o tem :roll: ) e ir comentando uma situação ou outra.

Atenção que poderá conter SPOILERS

Penso que o livro começa com um prologo, não tão interessante como dos 2º livros anteriores (versão original, entenda-se).

Quanto ao capitulos, parece-me que estão mais distribuidos pelas várias personagens, não sendo tão centrado em Tyrion (este duende proporciona sempre bons momentos, sem dúvidas).

Mesmo não existindo nenhum capitulo dedicado a Theon (eram excelentes), penso que vão existir novos pontos de vista que serão seguramente uma mais valia, uma já é JAIME e a outra será San o amigo de Jon, mas penso que só acontecerá um pouco mais a frente.

Gostei de todos (1ª volta) e já me encontro a lêr o 2º de Jaime e estou muito curioso em saber mais sobre TODOS, pois estão a surgir dados muito interessantes...mas Bran, Danny Jon e Sansa estão demais :D

Aquela Rainha dos Espinhos hehehe :D
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Dadim4794

• Aprendiz
  • *
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #1 em: Julho 04, 2008, 11:39:40 am »
Os capitulos do Sam existem realmente. Eu já li um e está pouco antes do meio do livro. É também um excelente capítulo.

Jaime é também uma personagem fenomenal e gosto muito dos capítulos dele. Tem uma abordagem própria dos Lannister.

Acho também que para quem não gostava muito dos capítulos da Dany (não é o meu caso), os capítulos dela seram ainda melhores.

Concordo também com essa distribuição dos capítulos de que fala o Fiacha.

Concordo com a opinião de que o Storm of Swords (3º Livro Original) é o melhor das "Crónicas de Gelo e Fogo"

Offline pendragon

• Leitor Inveterado
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #2 em: Julho 04, 2008, 11:54:49 am »
Boas ja acabei a "tormenta", para ser verdadeiro ja acabei ontem,devorei basicamente e tenho que dar a razão aos veteranos este e O livro de martin,e não só revela a batalha final que desconfiavamos,o gelo contra o fogo claramente,e revelado sorrateiramente a entidade superior "maligna" o "outro"-"mor",e o deus do fogo tb ja e revelado por outras personagens sem ser melisainde,será que os dragões tb são do lado de roll´thor?o inverno esta a chegar,mas tambem esta o fogo.....e esta hein?.......Abraço Sandro.
"ALIAS JACTA ES"///VENI,VIDI,VICI

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #3 em: Julho 04, 2008, 12:04:41 pm »
Citação de: "pendragon"
Boas ja acabei a "tormenta", para ser verdadeiro ja acabei ontem,devorei basicamente e tenho que dar a razão aos veteranos este e O livro de martin(...)

A segunda metade é muito melhor !!  :twisted:

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • http://www.bbde.org
Primeiras impressões
« Responder #4 em: Julho 04, 2008, 12:08:18 pm »
Qual é mesmo o título que vão dar à segunda metade? Já li por aí mas agora não encontro a referência.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #5 em: Julho 04, 2008, 12:09:58 pm »
Thanatos,

É a Gloria dos Traidores :wink:

Ravhin,

Já falta tão pouco, é já em Novembro :twisted:
Livro a ler: O Cavalo de Outubro de Collen McCuloough 6º volume da saga 1º Homem de Roma

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #6 em: Julho 04, 2008, 12:19:09 pm »
Citação de: "Fiacha"
Thanatos,

Pois! Já me recordo porque é que tive uma dor de barriga. Doce Jesus H. Cristo num par de canadianas de plástico. Algures deve haver uma explicação para tal, agora apenas não consigo encontrar nenhuma que se destaque. Ou então li outro livro.  :roll:

Offline Hic

• Leitor de Fim de Semana
  • **
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #7 em: Julho 04, 2008, 12:49:24 pm »
Foi por volta desta altura que comecei a ficar deprimido, da primeira vez. Comecei a perceber que não ida durar para sempre :(

Este livro foi de longe o que mais gostei, a segunda parte então está excepcional mesmo.

Já agora, qual é o nome que o Jaime dá à Brienne na tradução portuguesa? (não sei se é assim o nome dela, mas não dei para ir ver :P)

Offline Ravhin

• Rato de biblioteca
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #8 em: Julho 04, 2008, 12:50:35 pm »
Citação de: "Thanatos"
Thanatos,

Pois! Já me recordo porque é que tive uma dor de barriga. Doce Jesus H. Cristo num par de canadianas de plástico. Algures deve haver uma explicação para tal, agora apenas não consigo encontrar nenhuma que se destaque. Ou então li outro livro.  :roll:

Acho que o título até se enquadra bem nos acontecimentos.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #9 em: Julho 04, 2008, 13:03:30 pm »
Citação de: "Hic"
Foi por volta desta altura que comecei a ficar deprimido, da primeira vez. Comecei a perceber que não ida durar para sempre

Para já ainda temos esta Tormenta pela frente e muito mais :wink:

Este livro foi de longe o que mais gostei, a segunda parte então está excepcional mesmo.:

Muito gostam os veteranos de nos aumentar as expectativas :twisted:  o que eu quero é trocar ideias / opiniões sobre este livro que estamos a lêr :twisted:

Já agora, qual é o nome que o Jaime dá à Brienne na tradução portuguesa? (não sei se é assim o nome dela, mas não dei para ir ver :P)

O nome dela é Brienne e salvo existir outro que ainda não vi, chama-lhe rapariga, coisa que ela não gosta nada....alias vou de imediato ler precisamente mais um bocado do 2º capitulo de Jaime....

Ainda faço algumas confusões com certos nomes, bolas são tantos campos de acção...

agora na prespectiva de Jaime fiquei curioso em relação a um bastardo de Bolton e em especial a Lorde Beric e o seu companheiro Thoros de Myr, esta dupla parece-me ser um terror e promete muito em especial Thoros de Myr, que parece ter certos poderes...O Feiticeiro Vermelho

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #10 em: Julho 04, 2008, 13:10:01 pm »

O nome dela é Brienne e salvo existir outro que ainda não vi, chama-lhe rapariga, coisa que ela não gosta nada....alias vou de imediato ler precisamente mais um bocado do 2º capitulo de Jaime....

wench não é bem "rapariga" a não ser que sejamos todos brasileiros :P

por acaso estava curioso, não encontro nenhuma palavra em português que traduza exactamente o que ele lhe chama (prostituta e os seus sinónimos são um bocadinho fortes :P).

Eu até discutia, mas o que se passa neste livro já foi "alterado" no futuro, já não faz muito sentido ^^. Mas estou a gostar de ler as vossas interpretações, às vezes até dão um segundo significado às coisas do qual não tínhamos pensado ;)

Offline Thanatos

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #11 em: Julho 04, 2008, 13:31:53 pm »
Citação de: "Ravhin"
Citação de: "Thanatos"
Thanatos,

Acho que o título até se enquadra bem nos acontecimentos.

Evidentemente! Acontece apenas que conoto os termos "glória" e "traidores" com outro tipo de situações.

Offline Fiacha

• Bibliófilo
  • Corvo Negro
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #12 em: Julho 04, 2008, 13:42:52 pm »

por acaso estava curioso, não encontro nenhuma palavra em português que traduza exactamente o que ele lhe chama (prostituta e os seus sinónimos são um bocadinho fortes :P).

Eu já admirava a rapariga por ter feito algo que nunca pensei, derrotar o Loras Tyrrel em combate de lança, pela sua lealdade, mas agora que tem tido o seu protagonismo, junto de Jaime, acho que é mais uma excelente personagem e deve ter ali algum segredito (será mesmo rapariga :? ).

É que os dialogos que tem com Jaime, são potentes e Jaime chega ao ponto de admira-la, não pela sua beleza, mas pelas suas capacidades...e realmente o passado de Jaime junto de Arys o rei louco....esta personagem está a ir em crescendo, crescendo.....

Bem o seguinte é Tyrion....de visita a Varys...olha que dois

Eu até discutia, mas o que se passa neste livro já foi "alterado" no futuro, já não faz muito sentido ^^. Mas estou a gostar de ler as vossas interpretações, às vezes até dão um segundo significado às coisas do qual não tínhamos pensado ;)

Isso eu compreendo, no entanto podes sempre indo lançando umas pistas, umas chamadas de atenção a qualquer personagem enfim é que existe tanta situação, que por vezes podemos estar a ler coisas importantes e não lhe dar a devida atenção :roll:

Offline Hic

• **
    • Ver Perfil
Primeiras impressões
« Responder #13 em: Julho 04, 2008, 13:56:09 pm »

Eu já admirava a rapariga por ter feito algo que nunca pensei, derrotar o Loras Tyrrel em combate de lança, pela sua lealdade, mas agora que tem tido o seu protagonismo, junto de Jaime, acho que é mais uma excelente personagem e deve ter ali algum segredito (será mesmo rapariga :? )

Vais ver a resposta à tua questão ainda nesta metade, penso eu ;)

Offline candeias

• Leitor compulsivo
    • Ver Perfil
    • A Lâmpada Mágica
Primeiras impressões
« Responder #14 em: Julho 04, 2008, 16:01:35 pm »
wench não é bem "rapariga" a não ser que sejamos todos brasileiros :P

Pois, tens razão: wench não é bem rapariga, mas também não é bem o que estás a pensar.

O uso de "wench", e em especial o uso mais ou menos arcaizante de "wench", que é o que o Martin lhe dá, tem mais a ver com classe social do que outra coisa qualquer. Uma "wench" é uma rapariga que tem de trabalhar para prover ao seu sustento, seja qual for o trabalho. Tanto é wench a prostituta como a criada de quarto, como a aia de uma donzela, como uma agricultora, etc. Desde que seja jovem.

O termo também é por vezes aplicado, em sentido razoavelmente pejorativo, a raparigas de classe social elevada, como no caso de Jaime e de Brienne de Tarth.

E também tens razão em não haver palavra do português contemporâneo que traduza bem o conceito. Deu-me alguma dor de cabeça, e ainda pensei em "moça" ou "moçoila", mas achei que estes termos estão demasiado conotados com um certo tipo de ambiente (e uma geografia) para serem mais adequados do que rapariga. Especialmente porque rapariga, em português de há algumas décadas, era precisamente uma "wench": as bem-nascidas não eram raparigas mas sim "meninas".

Mas é a tal coisa: a minha opção foi a que foi pelo raciocínio que acabei de explicar, mas nada garante que tenha sido a mais correcta.